1 de outubro de 2013

PREFEITURA INICIA DESASSOREAMENTO DO AÇUDE MAMÃO EM EQUADOR COM RECURSOS PRÓPRIOS

A Prefeitura inicia amanhã, dia 02, o trabalho de desassoreamento do Açude Mamão em Equador. Um grande trabalho de recuperação e desassoreamento, que vai possibilitar o recebimento de água nos próximos invernos. Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos esteve no local e constatou que quando o açude foi construído, na década de 80, sua capacidade era de 1.200 metros cúbicos de água e hoje não ultrapassa 800 metros.

SAM_3633_thumb[1]

Preocupada com essa situação e a estiagem que castiga o município, a prefeita Noeide Sabino solicitou um estudo da SEMARH e com recursos próprios começa o desassoreamento. "Percebi que desde que foi criado o Açude Mamão nunca passou por nenhum melhoramento ou serviço, o que acarretou toda essa problemática que encontrei no município", revela a prefeita. Ela explica que, apesar das sucessivas quedas no FPM, a situação do aterramento pouco a pouco do único açude da cidade teria que ser prioridade. Noeide revela que toda areia retirada do Mamão será colocada no balde do açude a partir de orientações dos técnicos da SEMARH. "Estaremos ampliando a capacidade do açude e procurando prepará-lo para o futuro", garante a prefeita.

 DSC00196

No último sábado, a prefeita Noeide Sabino, ex-prefeito Zenon Sabino, a equipe da Secretário de Obras estiveram reunido com os caçambeiras que vão trabalhar no desassoreamento do açude.

DEPUTADO VIVALDO COSTA ENCAMINHA PEDIDO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE QUE LIGA AS ZONAS SUL E OESTE DE CAICÓ

vivaldo-tribuna-assembleia3Com o objetivo de interligar os Bairros Paraíba ao Soledade, localizados em Caicó, o deputado Vivaldo Costa solicitou junto a Assembleia Legislativa a construção de uma ponte para veículos e pedestres. A iniciativa, que é indispensável para o desenvolvimento, facilitará o deslocamento dos munícipes entre as Zonas Sul e Oeste na capital do Seridó.

A ponte deverá ser construída onde já existe uma passagem molhada, esta que em época de inverno, devido ao aumento do volume de água, apresenta grandes riscos para à segurança de veículos e pedestres que precisam ter acesso à comunidade.

Venho solicitar ao governo do estado um pedido antigo dos moradores daquela região, de Caicó, que anseiam por ver a melhoria das condições de locomoção. Espero que seja tomado o mais rapidamente possível às medidas cabíveis, em relação a este meu pleito”, defendeu Vivaldo.

JARDIM DO SERIDÓ, UMA TERRA SEM LEI!

imagesCAFBMYIRA omissão e prevaricação das “autoridades“ estão proporcionando uma dura realidade em Jardim do Seridó, onde os adolescentes estão “tomando conta” da cidade, bebendo e pilotando motos e carros em altíssimas velocidades, sem serem “incomodados” por ninguém.

Como se não bastasse o problema do transito, a lei do silêncio não é respeitada, e todos fazem “o que bem quer e entendem”, como aconteceu nesta manhã de terça-feira, (01) quando em plena 5 horas da manhã os fogos de artifícios (pistoletas) acordaram a população, numa mostra da esculhambação que ora impera na cidade.

Resta saber qual o motivo de tanta omissão e prevaricação, pois a população não agüenta mais tanta esculhambação, pois os salários daqueles que deveriam manter a ordem pública são pagos com dinheiro do próprio povo.

Espera-se que os órgãos voltem um dia a funcionar como antes, e que a ordem e a paz voltem a reinarem na cidade.

Do Blog: Cadê as autoridades de Jardim do Seridó? Será que estamos no Velho Oeste? É uma vergonha!

JUSTIÇA DETERMINA RETIRADA DE CARROÇA DAS RUAS DE NATAL

untitledO Juiz de Direito Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, homologou acordo firmado entre o Ministério Público Estadual e o Município de Natal, que tem como objetivo procurar solucionar a situação do tráfego de veículos de tração animal nas vias públicas da capital. Dentre as medidas pactuadas está a retirada definitiva de circulação das vias urbanas da cidade, no prazo de cinco anos, de todos os veículos de tração animal, especialmente as carroças tracionadas por equinos, asininos e muares.

No dia 1º de agosto deste ano, o MP-RN e o Município de Natal firmaram Termo de Compromisso pelo qual o Município assumiu formalmente uma série de obrigações para disciplinar o tráfego de carroças nas ruas de Natal, entre as quais se destaca a retirada definitiva.

O Município deve encaminhar, no prazo de 180 dias, à Câmara Municipal, projeto de lei regulamentando a atividade dos carroceiros e prevendo a redução gradativa do número de veículos durante o período de transição até a proibição definitiva do trânsito dos animais pelas vias do Município, conforme previsto na cláusula primeira, revogando expressamente a Lei nº 5862, de 22 de abril de 2008.


No prazo de um ano, a Prefeitura deve realizar o cadastro dos carroceiros que estiverem em atividade dentro dos limites do Município de Natal, a fim de fundamentar a autorização para circular nas vias públicas, procedendo à apreensão, após o decurso deste prazo, das carroças movidas à tração animal que não estiverem autorizadas ou estejam circulando em vias proibidas, bem como dos animais que a conduzem.

Outro termo do acordo é o do Município estruturar um local para onde serão destinados os animais apreendidos nas situações descritas no termo de compromisso. O local deverá possuir as condições estruturais e sanitárias adequadas e deverá dispor de, no mínimo, um médico veterinário para prestar assistência aos animais nele abrigados.

A Prefeitura deve definir, dentro de 60 dias, as vias nas quais será proibido o trânsito das carroças movidas por animais ungulados durante o período de transição até a proibição definitiva, dando ampla publicidade ao decreto que fará esta definição, a fim de que a população possa ajudar a implementá-lo, bem como realizando campanhas educativas especialmente para educar a população a respeitar essa proibição.

BARBOSA CRITICA 'INFLUÊNCIA POLÍTICA' SOBRE JUÍZES

Ministro Joaquim Barbosa profere palestra em São Paulo (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou nesta segunda-feira (30) durante palestra em São Paulo a "influência política" exercida sobre juízes que têm expectativa de progressão na carreira.

No evento, um fórum promovido pela revista 'Exame', Barbosa foi questionado pela plateia sobre combate à corrupção, o caso do mensalão e sobre se o sistema atual de indicação de ministros do STF fragiliza as decisões da Corte.

Para o presidente do Supremo, os juízes ingressam na carreira por concurso público, mas, ao tentar ascender profissionalmente, "entram num fenômeno que eu acho dos mais perniciosos, que é a influência política”.

Barbosa mencionou como exemplo um juiz federal promovido para um tribunal superior. Segundo ele, “não há mecanismo que crie automatismo para que esse juiz seja promovido sem ter que sair por aí com o ‘pires na mão’”.

Permita que ele evolua na sua carreira de maneira natural, sem que tenha que sair por aí pedindo apoios políticos. Vamos atacar o problema na sua raiz”, defendeu o ministro, para quem "é preciso deixar o juiz em paz".

Acredito firmemente que quando um juiz quer, ele decide, ele aplica. Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido ou politicamente engajado. E isso o distrai, o impede moralmente”, disse o ministro.

Depois, em entrevista coletiva, Joaquim Barbosa afirmou que não se pronunciaria sobre entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal "Correio Braziliense". Na entrevista, Lula afirmou que, hoje, teria “mais critério” para escolher e nomear ministros do STF.

Não tenho nada a dizer. Ele foi presidente da República, eu não sou presidente da República. Não tenho nenhum papel na nomeação de ministros do STF e nunca procurei exercer influência sobre esse papel, porque não me cabe”, disse.

Questionado sobre se a fala de Lula tem relação com as afirmações que fez na palestra, Barbosa respondeu: “Eu acho isso sim”.

Isso faz parte da independência do juiz. Ele tem que ter tranquilidade, ele não deve sofrer qualquer tipo de influência”, disse o ministro. “Desconfie de juiz que vive travando relações políticas aqui e ali.

Infelizmente nosso sistema permite que esse tipo de influência negativa seja exercida sobre determinados juízes. É claro que há juízes que conseguem driblar isso muito bem”, declarou Barbosa, que disse esperar que isso mude. “Espero que sim”, concluiu.

CORPO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO POR CAÇADOR

Um caçador morador do assentamento Anatália de Souza Silva, no bairro Guarapes, encontrou um corpo em adiantado estado de decomposição. Ele passava por uma área de matagal, no início da noite desta segunda-feira (30), quando se deparou com o corpo.

untitled

A partir daí, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, bem como necrotomistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados. Devido ao estado de decomposição, um mau cheiro forte tomou conta dá área.

De acordo com o ITEP, o corpo está praticamente somente os ossos. A área onde ele foi localizado é de difícil acesso e, por isso, a polícia não conseguiu colher muitas informações. Alguns moradores da comunidade estiveram no ponto onde o corpo estava e relataram para a polícia que não relatos de morador desaparecido.

O corpo, aparentemente de um homem, foi levado para a sede do ITEP, na Ribeira. Agora, o órgão ficará esperando que algum familiar possa fazer reconhecimento, possivelmente, através de exame de DNA.

Fonte e foto: Portal BO.

NILDSON DANTAS APRESENTA MOÇÃO DE APLAUSO AO GRUPO CAMARÕES PELA INAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE “CAICOENSE”

Na sessão desta segunda-feira (30) da Câmara Municipal de Caicó o vereador Nildson Medeiros Dantas (DEM) apresenta uma Moção de Aplauso ao grupo Camarões pela inauguração do restaurante Caicoense localizado na praça de alimentação do Natal Shopping.

A culinária de Caicó é sinônimo de qualidade e esta marca eleva ainda mais o nome de nossa cidade. O grupo Camarões é reconhecidamente um grupo forte no setor de alimentação e implantar um novo empreendimento que homenageia nossa terra tem mais que ser aplaudido e reconhecido por todos nós”, afirmou Nildson Dantas.

Como foi dada entrada na sessão desta segunda, a moção será votada pelo plenário da câmara na sessão desta quarta-feira (02).

Como o próprio nome diz, o Caicoense tem como argumento culinário a comida originária da região mais gastronômica do RN, o Seridó, cuja principal cidade é Caicó.

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU 192/ RN EM PARELHAS

Foto_Demi..A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, inaugura às 11h desta terça-feira (1), a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) do município de Parelhas. A nova Base conta com uma ambulância de Suporte Básico, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, em função do perfil da localidade. Além da governadora, a cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Medeiros, prefeitos de municípios circunvizinhos, além da coordenadora estadual do Samu, Cecília Picinin, e do secretário adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Bessa.

Segundo a coordenadora geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, para prestar um atendimento pré-hospitalar com qualidade e efetividade, uma equipe de profissionais foi capacitada durante os últimos meses. A ação é um esforço das três esferas de governo: a Prefeitura entra com os profissionais (seis técnicos de enfermagem, seis motoristas e um enfermeiro-chefe, além da estrutura física) e os governos Estadual e Federal assumem a parte de manutenção de viaturas, combustível, equipamentos, material e ambulância de suporte básico.

Para o prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Medeiros, a implantação do Samu representa um ganho importante para o município que conta hoje com uma população de cerca de 21 mil habitantes. Antes, a demanda era atendida por uma viatura simples, sem equipamentos e por profissionais do Hospital Dr. José Augusto Dantas que não tinham a qualificação específica do atendimento de urgência prestado pelo SAMU. A base do SAMU 192/RN, em Parelhas vai cobrir ainda ocorrências nas BRs 086 e 088 e RN 427.

A implantação da nova base representa um avanço no processo de regionalização do Serviço. No início da atual gestão, o serviço era restrito à região metropolitana (Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibu, Extremoz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Nísia Floresta), correspondendo a 43% da população do Estado. Agora já conta com bases descentralizadas em Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros, Macau, Curaris Novos, dentre outros.

Com as próximas inaugurações das bases descentralizadas de Caicó e Santa Cruz, previstas para o mês de outubro, o SAMU 192/RN passará a cobrir 73% da população do RN. Estamos nos empenhando para que, em 2014, essa cobertura alcance 85% da população, o que tornará os serviços do Samu 192/RN superior a estados do Centro Sul do país”, destaca Cecília.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...