A Prefeitura inicia amanhã, dia 02, o trabalho de desassoreamento do Açude Mamão em Equador. Um grande trabalho de recuperação e desassoreamento, que vai possibilitar o recebimento de água nos próximos invernos. Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos esteve no local e constatou que quando o açude foi construído, na década de 80, sua capacidade era de 1.200 metros cúbicos de água e hoje não ultrapassa 800 metros.
Preocupada com essa situação e a estiagem que castiga o município, a prefeita Noeide Sabino solicitou um estudo da SEMARH e com recursos próprios começa o desassoreamento. "Percebi que desde que foi criado o Açude Mamão nunca passou por nenhum melhoramento ou serviço, o que acarretou toda essa problemática que encontrei no município", revela a prefeita. Ela explica que, apesar das sucessivas quedas no FPM, a situação do aterramento pouco a pouco do único açude da cidade teria que ser prioridade. Noeide revela que toda areia retirada do Mamão será colocada no balde do açude a partir de orientações dos técnicos da SEMARH. "Estaremos ampliando a capacidade do açude e procurando prepará-lo para o futuro", garante a prefeita.
No último sábado, a prefeita Noeide Sabino, ex-prefeito Zenon Sabino, a equipe da Secretário de Obras estiveram reunido com os caçambeiras que vão trabalhar no desassoreamento do açude.