29 de setembro de 2009

PROJETO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS INICIA ATIVIDADES NO SERIDÓ

A Cáritas Brasileira, instituição ligada à CNBB, desenvolverá em 10 cidades da Região do Seridó1, o Projeto Mediação de Conflitos e Construção de Uma Cultura de Paz. Tendo como parceiros a Diocese de Caicó, a Secretaria de Segurança Pública do Estado, através da Ouvidoria de Polícia e as paróquias de cada uma das cidades, o projeto pretende se tornar uma experiência piloto no RN no campo da abordagem aos conflitos e à diminuição da violência e criminalidade.

A metodologia a ser adotada conta com a mobilização das instituições locais, em cada cidade, com capacitação de 25 (vinte e cinco) pessoas sobre o Tema da Mediação (250 ao todo). Também será produzida uma cartilha e realizado um diagnóstico a respeito da incidência da violência em cada cidade para servir de parâmetro referencial e norteador das ações a serem realizadas.

Atividades educativas e preventivas serão desenvolvidas envolvendo segmentos como juventude, professores, policiais e pessoas das áreas detectadas como mais vulneráveis aos conflitos, escolhidas como prioridade de atuação. O projeto terá uma previsão de oito meses para execução, após o qual se espera que os municípios, através do poder público local e as comunidades, mantenham a continuidade das ações, tornando-o auto sustentável.

As mobilizações contarão com a participação de representantes da educação, saúde e assistência social, representantes de todos os programas e serviços das secretarias do município, entidades da sociedade civil, ministério público, judiciário e policias, além das diversas pastorais e serviços da igreja católica.


A programação das reuniões será a seguinte:
30 de setembro

Jardim do Seridó
08 horas
Auditório Mestre Galindo

Acari
15 horas
Municipal Clube Acari

01 de outubro

Parelhas
09 horas
Auditório da Secretaria de Educação

Equador
15 horas
Centro Pastoral Valdeci Donato

02 de outubro

Cruzeta
08 horas
Casa de Cultura Popular

Jucurutu
14 horas
Centro Educacional São Miguel

05 de outubro

Jardim de Piranhas
14 horas
Auditório da Câmara Municipal.



QUADRILHA FAZ ARRASTÃO E TRANCAM PASSAGEIROS DENTRO DA VAN ASSALTADA NO INTERIOR

Quatro pessoas, dentre eles homens e mulheres, invadiram uma Van que saiu de Upanema com destino a Mossoró, na tarde de ontem (28) e num determinado trecho anunciaram o assalto. Depois de subtraírem vários objetos e dinheiro, eles fugiram trancando as vítimas dentro do próprio veículo.

De acordo com a polícia, a ação ocorreu por volta das 13h30, na rua Francisco Edson Vieira, no bairro de Santa Helena, no subúrbio de Mossoró. Os bandidos teriam tomado o carro de assalto ainda em Upanema, após se fazerem de passageiros e quando chegou neste local, mandou que o motorista encostasse.

"Depois, eles iniciaram o arrastão. Do motorista levaram pertences, a chave do veículo e dois aparelhos celulares. De uma passageira, subtraíram um aparelho MP4, dois aparelhos celulares e ainda de um terceiro passageiro roubaram uma aliança em ouro e quantia de aproximadamente R$ 20,00. Após a ação, eles trancaram todos dentro do veículo e evadiram-se com destino ignorado", explicou um policia do 2º Batalhão de Mossoró.

Duas viaturas policiais foram acionadas e fizeram o patrulhamento na região, mas não conseguiram localizar os suspeitos. O caso será investigado pela delegacia civil de Mossoró.

Fonte: dnonline



EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...