21 de novembro de 2013

PARELHAS E JARDIM DO SERIDÓ LIDERAM LISTA DE MUNICÍPIOS COM MAIS INFESTAÇÃO DE DENGUE NO SERIDÓ

SADE_D~1Apesar da falta de chuvas na região, quando os índices de infestação de Dengue aumenta em muito, as cidades de Parelhas e Jardim do Seridó aparecem como as duas cidades com maior índice de infestação, conforme dados do novo mapa da dengue apresentado nesta terça-feira (19) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Conforme o mapa, no Seridó, a cidade de Parelhas aparece com 7,5 de índice de infestação, seguido da ‘vice-campeã', Jardim do Seridó, que tem 5,8 de índice de infestação. O levantamento foi elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios de 1º outubro à 08 de novembro.

Do Blog: E a secretária de Jardim do Seridó vive dizendo que: “Está tudo mil maravilhas”. Agora esteja!

OURO BRANCO COMEMORA 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

imagesCATAJ8MLOuro Branco foi fundada em 16 de julho de 1905 por Cirilo de Souza, conhecido por "Velho do Poção", e Manoel Correia do Cobiçado. Seu reconhecimento formal, instalação do Povoado do Espírito Santo — antigo nome de Ouro Branco — deu-se com a inauguração da primeira feira organizada por seus dois fundadores.

Em 1920 o nome mudou de "Espírito Santo" para "Ouro Branco", sinônimo literário do algodão mocó, dada a relevância da cotonicultura para economia do município na época. Entre 1944 e 1948 a vila mudou de nome novamente, tornando conhecida por "Manairama", motivado pelo poeta Manoel Felipe da Costa Filho, que através de seus versos fazia comparações do algodão com o maná em rama. Em 23 de dezembro de 1948 pela lei nº 146, volta a denominação de "Ouro Branco".

A cidade tornou-se emancipada politicamente, (antes vila pertencente à Jardim do Seridó) em 21 de novembro de 1953, tendo Luiz Basílio como um dos principais mediadores do processo de emancipação política de Ouro Branco, contando com o apoio do então deputado estadual João Guimarães, patrono do projeto de criação do município, que encontrou resistência dentro da Assembléia Legislativa para aprovação do projeto.

CEFE CONVIDA COMUNIDADE JARDINENSE PARA “I SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DIÁTICOS PEDAGÓGICOS”

 

clip_image002O CENTRO EDUCACIONAL FELINTO ELÍSIO – Escola Estadual de nossa cidade, classificada como a 7ª melhor escola do estado do Rio Grande do Norte, tem a honra de convidar toda a comunidade de Jardim do Seridó, para visitarem neste dia 22 de novembro a “I SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DIÁTICOS PEDAGÓGICOS” desenvolvidos por professores e alunos durante o ano de 2013. A abertura será na sede da própria escola às 7:30 horas, onde na oportunidade a Direção homenageará alunos e professores e em seguida as salas serão abertas para a presença do público.

MAMÃES E GRÁVIDAS GANHAM PRESENTES E MUITO CARINHO DA PREFEITA DE EQUADOR E SUA EQUIPE

As mamães e as futuras mamães do município de Equador ganharam enxovais, presentes e principalmente muito carinho e atenção da prefeita, Noiede Sabino e de toda sua equipe nesta quarta-feira, (20).

SAM_5195 copy

Os “mimos”, palestras e cuidados com a saúde fazem parte da programação da ‘I Semana do Bebê da Equador’, que tem como objetivo investir na primeira infância, assegurando às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade.

SAM_5205 copy

digitalizar0053Criadora do Programa FLOMAVI (Flor de Mãe: Amor e Vida) ainda na questão do então prefeito Zenon Sabino, (seu esposo), a atual prefeita Noeide Sabino quer resgatar a alto-estima e confiança das futuras mamães de Equador, oferecendo-lhes uma estrutura sólida e funcional para elas e seus bebês.

Noeide Sabino ouviu atentamente os pleitos das gestantes e mamães, e de pronto se comprometeu em resolver todos. Após o término do evento, um berço foi sorteado entre as gestantes, e Noeide ainda deu de presente o colchão de berço à ganhadora.

SAM_5208 copy

Do Blog: Criança e Adolescente são prioridade absoluta! Parabéns Prefeita!

CLUBE DA 3ª IDADE REZA MISSA PARA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM JARDIM DO SERIDÓ

O Clube da 3ª Idade Nossa Senhora da Conceição, que é coordenado e financiado com recursos próprios por “Maricota”, realizou no final da tarde desta quarta-feira, (20) a Missa em preparação para a Festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

SAM_5237 copy

A Santa Missa foi celebrada pelo pároco, Pe. Emanuel. O local ficou totalmente lotado por féis. Vejam imagens:

BOMBA QUEBRADA HÁ MAIS DE OITO DIAS PREJUDICA ABASTECIMENTO D’ÁGUA NA VILA I SABUGI, EM CAICÓ

Uma comissão de vereadores composta pelos vereadores Nildson Dantas, Alisson Jackson e Mara Costa realizaram na manhã desta quinta-feira (21) uma visita a Vila I do Perímetro irrigado Sabugi.

_DSC04507

Após denúncias de moradores, os vereadores foram averiguar a situação do abastecimento de água na comunidade que há mais de oito dias está sendo prejudicado pelo fato da bomba que traz água de um poço artesiano está quebrada.

Com o equipamento quebrado, a comunidade está sendo abastecida com apenas uma pipa d’água por dia. E moradores com dificuldade de locomoção estão sendo extremamente prejudicados.

Constatamos a falta de compromisso que a comunidade vem sofrendo com a gestão municipal. Há mais de uma semana que a bomba esta quebrada e só ficam na promessa. Os moradores reclamam que a dificuldade para ter água potável é imensa”, disse Nildson Dantas.

Outra problemática narrada por moradores é a falta da nomeação de um sub-prefeito. “Moradores afirmam que a última vez que a sub-prefeitura foi aberta foi ano passado e a falta de um sub-prefeito para a comunidade faz com que os problemas cotidianos se multipliquem sem que haja um responsável por encaminhá-los”, finalizou Nildson Dantas.

GENOINO É LEVADO DA PRISÃO PARA HOSPITAL COM SUSPEITA DE INFARTO

dirceu_genoinoO deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) passou mal nesta quinta-feira (21) no presídio da Papuda, onde cumpre pena por condenação no julgamento do mensalão, e foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, dentro do complexo do Hospital das Forças Armadas, em Brasília.  Genoino está na Unidade de Dor Toráxica do hospital.

Um dos advogados de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, disse que havia suspeita de infarto, informação não confirmada pelo hospital. Outro advogado de Genoino, Cláudio Alencar, confirmou que o deputado foi levado ao hospital, mas não confirmou a suspeita de infarto.

A assessoria de Genoino informou que ele estava passando mal desde a noite de quarta. Nesta quinta, de acordo com a assessoria, a administração do presídio entendeu que ele não tinha mais condições de permancer no local e precisava de atendimento médico especializado.

Um profissional da equipe de saúde do Complexo da Papuda informou  que Genoino foi submetido a um eletrocardiogarma na manhã desta quinta. O exame teria apontado "alterações" nos batimentos cardíacos que exigiram cuidados especializados. Por precaução, disse esse profissional, o médico que atendeu o deputado recomendou que ele fosse levado para um hospital. No início da tarde, a mulher e a filha de Genoino foram ao Insittuto de Cardiologia para visitá-lo.

ROBINSON FARIA PARTICIPA DA MISSA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

A padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação foi celebrada nesta quinta-feira (21) com uma missa no início da manhã às margens do Rio Potengi . Uma multidão de fieis acompanhou a celebração na Pedra do Rosário que contou com a participação do vice-governador Robinson Faria (PSD) e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), vereadores e grupos da Igreja Católica.

padroeira 

A missa é considerada a principal celebração à santa, reúne fieis de todo o Rio Grande do Norte e sinaliza o fim das comemorações, iniciadas no dia 11 de novembro. “A missa em homenagem à Nossa Senhora da Apresentação é um momento de fé e de agradecimento”, declarou o vice-governador Robinson Faria.

padroeira2

Esse ano a padroeira completa 260 anos de comemoração com o tema “Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé” .

JUIZ DETERMINA QUE ESTADO CONTRATE 120 PROFISSIONAIS PARA HOSPITAL REGIONAL DE CURRAIS NOVOS

imagesCA83R717Titular da Vara Cível da Comarca de Currais Novos, o juiz Marcus Vinicius Pereira Júnior decidiu em sentença que o Governo do Estado deve realizar a contratação de 120 profissionais da área da saúde para trabalharem no Hospital Regional daquele município. A sentença determina a nomeação de 78 médicos, dez assistentes sociais, 30 enfermeiros, um especialista em medicina intensiva e um técnico com habilitação em medicina intensiva pediátrica. O objetivo é garantir a prestação de serviço à comunidade curraisnovense em atendimento de urgências e emergências naquela unidade de saúde, sobretudo nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Adulto e Infantil. A sentença refere-se ao processo nº 0001391-23.2012.8.20.0103.

Em sua decisão, o magistrado considera necessária a suspensão de todas as nomeações por parte do Estado do Rio Grande do Norte para exercício de cargos de confiança até que o governo proceda as contratações da quantidade de profissionais mencionada. O objetivo é efetivar a tutela específica, com base no art. 461, caput e §5° do Código de Processo Civil, diante das alegações do Estado do Rio Grande do Norte no sentido de que é financeiramente impossível a nomeação de profissionais, instalações e estrutura suficientes para atender a demanda da população da Região Seridó, em razão do princípio da reserva do possível (fls. 376/391).

O juiz Marcus Vinicius destaca ainda que de acordo com as informações prestadas pelo diretor da unidade hospitalar, apenas dois médicos trabalham atualmente na Urgência/Emergência daquela casa de saúde e não integram os quadros efetivos do Estado. “Destaco, por oportuno, que caso necessário, com o fim de adequar a realidade orçamentária do RN, possibilitando a contratação dos profissionais na área de saúde no Hospital Regional de Currais Novos, deve o Estado do Rio Grande do Norte exonerar ocupantes de cargos de confiança, tudo nos termos do art. 169, §3°, inciso I, da Constituição da República e art. 23, §1°” - salienta o magistrado.

Reforça o julgador que caso não existam profissionais concursados em número suficiente para tomar posse nos cargos referidos na presente sentença, o Estado do RN deve promover a realização de novo concurso público para o provimento dos cargos. O juiz Marcus Vinicius ressalta ainda que no período entre a realização de eventual concurso e a posse dos aprovados, deverá a administração estadual promover a contratação de servidores suficientes para o atendimento do que foi determinado na sentença. Isto, nos termos da Lei nº 08.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências.

ARTESÃO PRIMO DO PREFEITO DE SANTANA DO SERIDÓ DENUNCIA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

O artesão santanense Adalberto José dos Santos, primo do prefeito Adriano Gomes, “Dril”, acusa o chefe do executivo de perseguição política contra o mesmo, pelo fato dele (Adalberto) não ter votado nele, (Dril).

SAM_5223 copy

Segundo relato do artesão, em 2007 o então prefeito Iranildo Pereira lhe beneficiou através de um programa de governo de ajuda ao artesão com algumas máquinas no valor de aproximadamente mil reais, que durante todos esses anos lhes serviram para ganhar pão de cada dia, mas agora, sem qualquer justificativa, o atual prefeito quer tomar as máquinas.

Ainda segundo o denunciante, na época da doação, as máquinas foram entregues direto em sua residência, tendo o mesmo ido pessoalmente em companhia do então prefeito à Campina Grande/PB para escolhê-las, mas agora, após quase sete anos o atual prefeito quer tomá-las.

SAM_5227 copy

Conforme imagens, até mesmo uma cópia da nota fiscal das máquinas foi entregue nas mãos do artesão, que até hoje guarda até os manuais de instrução dos equipamentos, numa mostra inconteste da doação.

SAM_5224 copy

Ele diz na imprensa que não persegue ninguém, mas ele é um perseguidor, pois até de ladrão ele já me chamou, mas todos sabem da minha história, e sabem que as máquinas foram doadas”, desabafa o artesão. “Meu pai, (tio dele) foi o primeiro funcionário da prefeitura de Santana do Seridó, mas agora eu sou perseguido só por não ter votado mais no sistema deles. Quando eu votava neles eu prestava, agora, só porque votei contra eles estão fazendo isso comigo”, enfatizou Adalberto.

Por fim, resta saber por que só depois de quase sete anos é que o “município” quer tomar as máquinas do artesão, e por que as mesmas foram entregues na casa dele, e não em um prédio público? Estranho, muito estranho!

Do Blog: Se com a família é assim, imaginem com os estranhos?

PROMOTOR EXIGE IMPLANTAÇÃO DE PONTO ELETRÔNICO EM JARDIM DO SERIDÓ

untitledO Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Jardim do Seridó, firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o município de Jardim do Seridó para implantar um sistema biométrico (identificação por leitura das impressões digitais) para o controle de frequência dos servidores públicos efetivos ou não.

Inicialmente o sistema terá que ser implantado na sede do Poder Executivo daquele município e deve entrar em funcionamento com a capacidade de armazenamento de informação sobre a frequência ao trabalho dos servidores, que ficará registrada para a emissão de relatórios periódicos.

Atualmente o controle de frequência dos servidores é feito com assinaturas em um livro de registro, procedimento que, segundo o TAC, vem se mostrando falho.Já tramita na Promotoria inquérito civil sobre o não cumprimento da carga horária de alguns servidores públicos.

Em caso de descumprimento do que está fixado no Termo, o chefe do executivo municipal estará sujeito ao pagamento de multa de R$1.000,00. Cada violação do acordo acarretará na incidência de nova multa, no limite de duas por mês. A multa não será substituída pela obrigação violada.

Do Blog: Vai ter gente que vai ter que cortar o dedo e deixar na geladeira!

"ELES ATIRARAM PRA NOS MATAR", DIZ PM VÍTIMA DE ATENTADO

Dois policiais militares sofreram um atentado na RN 160, em São Gonçalo do Amarante, na tarde desta quarta-feira (20), e, segundo declarações de um deles, os bandidos sabiam que os dois eram militares e atiraram para matar.

O soldado Nidson Garcia Pinheiro, lotado no Pelotão de Touros, e o policial do Batalhão de Choque (BPChoque), Pedro Enilson de Araújo, estavam em uma motocicleta de folga, quando foram surpreendidos por um veículo de cor branca.

Os ocupantes atiraram diversas vezes contra os dois. O soldado Garcia foi atingido no pescoço e levado para o hospital. De acordo com a polícia, ele recebeu atendimento e passa bem.

Em entrevista, o soldado Pedro Enilson declarou que, mesmo eles estando de folga e sem fardas, os bandidos sabiam que os dois eram policiais e atiraram para matar, embora ele não saiba dizer o motivo.

Na noite desta terça-feira (19), o soldado Ribeiro, também do Batalhão de Choque, já havia sido baleado em São Gonçalo do Amarante, durante uma tentativa de assalto, na qual ele teria reagido.

Fonte e foto: Portal BO.

CONTRARIANDO STF, CÂMARA VOTARÁ CASSAÇÃO DE GENOINO

untitledO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira (20) que, em vez de cassar automaticamente o mandato do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), a mesa diretora da Casa irá abrir processo para que os parlamentares analisem em plenário a eventual perda do cargo. O deputado petista está preso desde o último sábado (16) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

No ano passado, durante o julgamento do processo do mensalão, os ministros da Suprema Corte haviam determinado que os condenados que são parlamentares deveriam perder os mandatos assim que não houvesse mais possibilidades de recursos e a casa legislativa fosse notificada a cumprir a decisão. No caso de Genoino, o chamado trânsito em julgado ocorreu na última sexta (15), quando também foi expedida a ordem de prisão contra ele.

Segundo Henrique Alves, a Mesa Diretora irá seguir o rito normal previsto no regimento interno da Casa para os casos de perda de mandato. A liturgia é a mesma do processo que, ao final, manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO).

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...