9 de setembro de 2010

TRADIÇÃO ACABADA! FEIRINHAS DAS FESTAS RELIGIOSAS DE JARDIM DO SERIDÓ SÓ ENTRA QUEM PAGA

Mais uma das grandes tradições das festas religiosas da região nordeste está sendo banida do calendário social das festas de Jardim do Seridó, já que as tradicionais feirinhas, que antes eram realizadas em praça pública para que todos pudessem participar, e que eram patrocinadas pela prefeitura municipal, agora deram lugar as festas de clubes privados, que usam o nome de feirinha, mas que na verdade de feirinha só tem mesmo o nome.

Diferentemente de todas outras cidades da região Seridó, onde seus administradores fazem questão de patrocinarem as referidas feirinhas, que servem como geração de empregos temporários e rendas para o comercio local, além de ser uma grande vitrine para expor nossa cultura e fomentar o turismo local, em Jardim do Seridó agora só restou mesmo as festas pagas, onde só entra quem tem dinheiro.

As reclamações por parte da população são ouvidas em todos os pontos da cidade, que em forma de protesto repudiam a negligencia do poder público municipal para com as festa populares de nossa cidade. “Há pouco tempo atrás a gente podia participar das feirinhas no meio da rua, agora é preciso pagar, isso é um absurdo”. Protestou um morador da cidade.

Isso sem falar na atual realidade das outras grandes festas, que há pouco tempo atrás eram orgulho de nossa população, mas que agora foram transformadas em mini eventos, que mais parecem festas particulares de uma facção política partidária, onde só é bem vindo quem faz parte do cordão de puxa sacos.

AVANÇAM ESCAVAÇÕES DA ÁREA ONDE OS MINEIROS ESTÃO SOTERRADOS A 700 METROS NO CHILE

Por cerca de 90 minutos, os 33 trabalhadores soterrados na Mina de San José, no Norte do Chile, esqueceram o drama que vivem há mais de um mês. Eles assistiram ao vivo o amistoso entre as seleções chilena e ucraniana. Apesar do placar final de 2 para a Ucrânia e 1 para o Chile, os mineiros demonstraram bom humor e entusiasmo com a partida de futebol. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.


O jogo amistoso foi transmitido ao vivo para os mineiros por meio de um cabo de fibra ótica e um mini-projetor. A partida ocorreu em Kiev, na Ucrânia. Soterrados a 700 metros de profundidade, os mineiros acompanharam o jogo. Franklin Lobo, um dos trabalhadores, foi escalado pelo grupo para ser o comentarista da partida.

Na última terça-feira (07), as autoridades chilenas colocaram em prática o chamado plano B, utilizando uma máquina de perfuração (T-130) paralelamente à outra escavadora, a Strata 950 (que era o plano A). As informações são de que nas últimas 24 horas houve perfuração de mais 23 metros na direção de onde estão as vítimas. A previsão é de que o resgate demore de três a quatro meses para ser concluído.

O chamado plano C deve ser colocado em prática no dia 18. A idéia é instalar um equipamento de perfuração normalmente utilizado na indústria petrolífera. Segundo o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para isso será necessário montar uma plataforma com dimensões semelhantes a um campo de futebol.

De acordo com especialistas, na tentativa de manter o equilíbrio mental dos mineiros, eles serão estimulados a ajudar no próprio resgate, retirando os entulhos produzidos pelas escavadoras. Os trabalhadores também estão sendo estimulados a manter um ciclo reproduzindo o dia e a noite, com luz artificial dentro da mina.


Fonte e Foto: Agencia Brasil.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...