23 de junho de 2021

UNIVERSIDADE DE OXFORD TESTA IVERMECTINA COMO POSSÍVEL TRATAMENTO PARA COVID-19

A Universidade de Oxford anunciou nesta terça-feira (23) que está testando o medicamento antiparasitário ivermectina como um tratamento possível para a Covid-19, como parte de um estudo apoiado pelo governo britânico que busca auxiliar a recuperação de pacientes em contextos não hospitalares. Ainda não é possível afirmar concretamente que o fármaco tenha de fato alguma eficiência contra o novo coronavírus.

 

 

O estudo será feito através da comparação de quadros de pacientes sintomáticos da Covid que tomarem a invermectina para tratamento e daqueles que não tomaram, através do método científico. Os voluntários serão pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido.

 

 

A ivermectina resultou na redução da replicação do vírus em estudos laboratoriais, afirmou a universidade, acrescentando que um pequeno estudo piloto mostrou que administrar o medicamento antecipadamente poderia reduzir a carga viral e a duração dos sintomas em alguns pacientes com quadros leves de Covid-19.

 

 

Batizado de “Principle”, o estudo britânico também testou os antibióticos azitromicina e doxiciclina, e demonstrou em janeiro que são ineficientes de maneira geral em estágios iniciais da Covid-19.

 

 

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e reguladores europeus e norte-americanos tenham se posicionado contra o uso da ivermectina em pacientes da Covid-19, o medicamento está sendo utilizado de modo “off-label” – método onde o uso não é previsto oficialmente para o tratamento da doença pela bula do medicamento, mas o médico toma a opção de receitar – para tratar a doença em alguns países, incluindo a Índia e o Brasil.

TRAGÉDIA! 3 ADULTOS E 1 CRIANÇAS MORREM APÓS CARRETA TOMBAR SOBRE CAMINHONETE EM ESTRADA NO SERIDÓ POTIGUAR

Quatro pessoas morreram e uma ficou ferida em um grave acidente envolvendo uma carreta-pipa da água Siena e uma caminhonete, nesta quarta-feira (23). O caso aconteceu na RN-288, entre os municípios de Caicó e São José do Seridó. O acidente aconteceu próximo a localidade conhecida como Fazenda São Bernardo, por volta das 11h. 

 

 


 

As vítimas foram identificadas como Valtécia Janaína dos Santos, Cristiano Aniani, Rafael Gomes dos Santos Silva e Ryan Charles dos Santos Araújo, de 4 anos de idade. Todos eles estavam na caminhonete, e moravam na cidade de Cruzeta.

 

O motorista da carreta-pipa foi socorrido com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A carreta virou por cima da caminhonete modelo F-4000. Existe comentários que testemunhas viram o motorista da F4.000 tentar uma ultrapassagem forçada, e com isto provocado o acidente.

 

Do Blog: Deus conforte os familiares das vítimas dessa grande tragédia. 


 

 

MÉDIA DIÁRIA SUPERA 1 MILHÃO DE VACINAS APLICADAS AO LONGO DO MÊS DE JUNHO

Depois de ultrapassar a média diária de um milhão de doses nos últimos sete dias, o Brasil colhe os resultados da turbinada na campanha de vacinação neste mês de junho. Ao aplicar mais de 22 milhões de doses nos primeiros 22 dias e em franca aceleração, o Plano Nacional de Imunização (PNI) deve superar o resultado de abril e fazer de junho o primeiro mês com mais de um milhão de vacinas aplicadas por dia. 

 

O recorde anterior foi em abril, quando o PNI aplicou 24,6 milhões de doses, segundo o vacinabrasil.org. Média diária de 820,5 mil vacinas.

 

Junho já teve 12 dias com mais de um milhão de doses, cinco dias acima de 1,3 milhão e um dia com mais de dois milhões de vacinas aplicadas.
 
 

Comparado a Israel, Chile e Reino Unido, o Brasil aplicou 90 milhões de doses, que seria suficiente para vacinar 100% dos adultos desses países.

 

O Brasil tá tem 66 milhões de pessoas vacinadas com uma dose ou 41% da população adulta, segundo o ministro Marcelo Queiroga (Saúde).

 

BANDIDOS ROUBAM CARRO DE PREFEITURA DO INTERIOR DO RN COM DOSES DE VACINA CONTRA A COVID

Um carro da Prefeitura de Arez que transportava 40 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19, foi roubado na zona rural do município. Os imunizantes seriam aplicados em moradores do distrito a partir dos 50 anos, sem comorbidades. 

 

O veículo e as vacinas foram recuperados pela Polícia Militar cerca de uma hora após o crime. As doses não foram comprometidas e poderão ser utilizadas normalmente.

GOVERNO DO RN REFORÇA PROIBIÇÃO A FESTAS JUNINAS E FOGUEIRAS

Na semana do São João, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte reforça a proibição de festas populares, bem como a realização de fogueiras, como forma de controle do coronavírus e prevenção às doenças respiratórias e acidentes que possam aumentar a demanda nas unidades de saúde. O novo decreto, que estabelece as medidas sanitárias de combate à pandemia, será publicado na edição desta quarta-feira (23), no Diário Oficial, visto que o atual é válido até amanhã.

 

 

O documento, que modifica o decreto n.º 30.562/2021, prorroga a vigência das medidas restritivas até o dia 07 de julho. 


 

Apesar da ênfase quanto à proibição de eventos de massa e de fogueiras, o Governo do RN adota a flexibilização gradual de algumas atividades da economia, graças aos indicadores epidemiológicos registrados no Rio Grande do Norte, e divulgados esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde Pública.



 

Está prevista, no novo decreto, a redução do horário do toque de recolher, que passa a ser das 23h às 05h, todos os dias da semana; e o calendário de retomada de setores econômicos, que será efetivado em cinco fases, considerando a classificação do indicador composto de cada município e mediante prévia autorização. A flexibilização das novas regras fica condicionada, portanto, ao comportamento epidemiológico verificado nas regiões e nos municípios. 

 

 


SENADO APROVA MP QUE AUMENTA TRIBUTOS DOS BANCOS PARA DESONERAR DIESEL E GÁS

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) a medida provisória (MP) que aumenta as alíquotas sobre o lucro líquido de instituições financeiras a fim de bancar a desoneração sobre o diesel e o gás.

 

A proposta também altera regras sobre a isenção de IPI na compra de carros novos por pessoas com deficiência.

 

Por se tratar de medida provisória, o texto está em vigor desde março, quando foi publicado pelo governo. Para se tornar lei em definitivo, porém, precisa ser aprovado pelo Congresso.

 

Como a versão aprovada pela Câmara dos Deputados foi modificada no Senado, o texto terá de ser reanalisado pelos deputados. A MP expira no próximo dia 28, portanto, precisa ser votada antes disso para não perder validade.

 

As mudanças foram propostas pelo governo para compensar a redução das alíquotas de PIS, Pasep e Cofins incidentes sobre o óleo diesel e o gás de cozinha, determinada em março deste ano por meio de um decreto.

 

Ao editar a MP, o governo argumentou que as medidas visam o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que exige compensação quando há renúncia de receita.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...