28 de maio de 2013

SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ ESTÁ IGUAL A CANTIGA DA PERUA, DE PIOR À PIOR!

untitledMarcar um exame de média ou alta complexidade na secretaria de saúde de Jardim do Seridó sem ser “bacurau” declarado, é o mesmo quê procurar vendedor de picolé no pólo norte, haja vista a falta de compromisso da atual gestão para com a saúde dos jardinenses.

Difícil de ser encontrada no seu local de trabalho, haja vista que atende em um PSF da cidade de Ouro Branco, a secretária de saúde, Talita Moura, que é filho do vice-prefeito, e irmã do presidente da câmara, nada resolve, e exames solicitados em janeiro de 2013 ainda aguardam marcação.

É normal ver pessoas reclamando do atendimento na referida secretária, principalmente pela ausência da secretária, ficando os problemas à cargo das suas auxiliares, que quase sempre não tem autonomia para resolvê-los.

O desmantelo na saúde do município pode ser visto em quase todas as unidades ligadas à pasta, como é o caso dos PSFs, onde os médicos não cumprem com a carga horária, deixando a população a mercê da própria sorte, salvo o caso do incansável Dr. Iron Lucas, que atende todos os dias.

O reflexo da falta de saúde no município pode ser medida aos finais de semana, quando o hospital local dispõe de médico plantonista, que deveria atender apenas casos de urgências, mas pela falta de saúde básica no município, atendem dezenas de pessoas no ambulatório.

Por fim, resta saber até quando cargos políticos serão moeda de troca de apoio político, em detrimento da qualidade do atendimento da coletividade.

Do Blog: Jornalismo sério é jornalismo sem ‘Rabo Preso’!

COMERCIANTE É ASSASSINADO ENQUANTO CUIDAVA DE FILHINHA DE 11 MESES EM SEU RESTAURANTE EM NATAL

O comerciante Erlan  Santos Soares, dono do Mandacaru Restaurante e Marmitaria, foi assassinado, na noite desta segunda-feira (27). Ele estava dentro do seu estabelecimento comercial, localizado na Rua Rio Salgado, no Alto da Torre, na Redinha. No momento do crime, a vítima cuidava da filha, uma criança de 11 meses.

Um homem armado invadiu o restaurante e já foi atirando contra Erlan Santos, que caiu morto dentro do estabelecimento. A filha dela estava em um carrinho de bebê e ficou chorando sozinha após os disparos. O criminoso fugiu logo em seguida sem ser identificado.

De acordo com o soldado Vandel, do 4º Batalhão da Polícia Militar, os policiais que atenderam a ocorrência não conseguiram colher muitas informações, devido ao medo das pessoas em repassar detalhes sobre o crime e sobre o assassino.

A esposa da vítima, Kaline Santos, revelou que ela havia saído para cuidar da mãe que se recupera de uma cirurgia e deixou Erlon com a filha do casal. Bastante abalada, a mulher declarou que tinha uma suspeita para o crime, mas que só iria falar para a polícia.

Em determinado momento, ela chegou a falar em voz alta que não queria que uma pessoa, cujo nome não foi revelado por ela, não se aproximasse da cena do crime, pois essa mesmo pessoa já havia ameaçado Erlan com uma arma. O corpo do comerciante foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

Fonte  e foto: Portal BO.

JACARÉ-AÇU DE MAIS DE TRÊS METROS É CAPTURADO EM QUINTAL DE CASA NO AM

Pescadores mediram e comprovaram os 4,3 metros do animal (Foto: José Souza/TV Amazonas)

Moradores do município de Barreirinha, a 331 km de Manaus, capturaram e mataram um jacaré de mais de três metros de comprimento. A ação ocorreu no domingo (26). O animal foi localizado no quintal de uma residência. Os moradores desconfiam que a subida dos rios é responsável pelo aparecimento de bichos nos terrenos das casas. Segundo o biólogo Robinson Botero-Arias, o jacaré é da espécie açu.

A dona de casa Eliane Colares declarou que cria galinhas e que as aves estavam desaparecendo. Ela suspeitou de que alguma cobra estivesse "visitando" o terreno de sua residência. No fim de semana, veio a surpresa: o jacaré de 3,40 metros foi visto na área da casa dela.

"Toda vez que ele pegava uma galinha, nós ouvíamos o barulho da cauda dele, que batia na parede da minha casa. Achávamos que era uma cobra. O medo maior era o risco que nossas crianças estavam correndo, pois elas brincam nesta área", disse a moradora.

Animal virou atração para moradores e crianças do município (Foto: José Souza/TV Amazonas)Animal virou atração para moradores e crianças do município (Foto: José Souza/TV Amazonas)

O pescador Eliney Colares participou da captura do bicho. Segundo ele, a descoberta do animal aconteceu na noite de sábado (25). "Eu foquei e vi os olhos dele. Fiquei com medo de que ele atacasse meus filhos e acontecesse algo pior. Capturamos e o matamos. Depois disso, dividimos o animal em pedaços e distribuímos entre os moradores", declarou.

Moradora descobriu que o bicho pode ser o responsável pelo desaparecimento de suas galinhas (Foto: José Souza/TV Amazonas)Moradora disse que o bicho era responsável pelo desaparecimento de suas galinhas (Foto: José Souza/TV Amazonas)

O biólogo Botero-Arias, coordenador de pesquisas com jacarés no Instituto Mamirauá, explicou que a presença desses animais tem se tornado comum em centros urbanos. "O réptil é um jacaré-açu, especialmente pelo tamanho. As outras espécies costumam ser menores e algumas não ultrapassam 2,5m. A incidência desses animais nas proximidades dos centros urbanos têm se tornado comum. Isso ocorre pela expansão das cidades. Nessa época de enchente, o espelho d'água constuma ficar maior com isso, o habitat dos jacarés se expande e eles acabam compartilhando o ambiente", informou.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda que, ao visualizar um animal como um jacaré fora do seu habitat natural, a comunidade ligue para que equipes de resgates se desloquem até o local para realizar a captura do animal.

DOCENTES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ALERTAM COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE MALEFÍCIOS DA PEC37

mostra_imagemA Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), divulgou nesta segunda-feira, dia 27/05, nota de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional n° 37/2011, que tramita no Congresso Nacional e se for aprovada da forma como foi apresentada retira o poder de investigação criminal do Ministério Público e de outras instituições.

...a investigação dos crimes não deve se tornar monopólio de uma única instituição, no caso, a polícia, como prevê a malsinada PEC 37”, traz o documento assinado pela Diretoria da ADUnB.

A nota alerta sobre prerrogativas que os membros do Ministério Público possuem, como a inamovibilidade, que não é uma prerrogativa prevista aos delegados, sujeitos a serem deslocados de determinadas investigações ligadas ao poder político ou econômico.

Na nota os Docentes da UnB também alertam que a PEC 37 possibilitaria a concentração de poder nas mãos do Poder Executivo, o qual controla a polícia, que não tem autonomia funcional ou inamovibilidade, afrontando o regime democrático.

Com esses, entre outros argumentos, a ADUnB repudia veementemente a PEC 37, também conhecida como “PEC da impunidade”, alertando a comunidade acadêmica sobre os malefícios de referida proposta de emenda à Constituição.

Confira abaixo a íntegra da nota.

NOTA DE REPÚDIO À PEC 37

A Associação dos docentes da Universidade de Brasília – ADUnB, entidade criada em 28 de maio de 1978,

Considerando que a investigação dos crimes não deve ser tornar monopólio de uma única instituição, no caso, a polícia, como prevê a malsinada PEC 37,

Considerando que a polícia não possui as prerrogativas do Ministério Público, tais como inamovibilidade, podendo, assim, serem deslocados Delegados de investigações de pessoas ligadas ao poder político ou econômico,

Considerando que a PEC 37 inviabilizaria a investigação por diversos órgãos, tais como COAF, Receita Federal, Bacen e Ministério Público, impondo, por via de conseqüência, que mesmo tendo sido obtido conjunto probatório apto a iniciar ação penal, terá o Ministério Público que requisitar a instauração de inquérito policial, o que hoje seria desnecessário, causando a demora na apuração de crimes, facilitando a prescrição e estimulando a impunidade,

Considerando que o Ministério Público tem hoje atuação significativa na investigação de policiais, quando exsurge a dificuldade da apuração dos crimes pela própria corporação, exsurgindo, nessas hipóteses, via de regra, a atuação do Ministério Público a pedido de vítimas, parentes de vítimas e instituições que defendem os direitos humanos,

Considerando ainda que diversas associações de peritos e policiais também são contra a PEC 37,

Considerando a PEC 37 possibilitaria a concentração de poder nas mãos do Poder Executivo, o qual controla a polícia, que não tem autonomia funcional ou inamovibilidade, afrontando o regime democrático,

vem repudiar veementemente a PEC 37, também conhecida como “PEC da impunidade”, alertando a comunidade acadêmica sobre os malefícios dessa proposta de emenda à Constituição.

Brasília-DF, 27 de maio de 2013.

A Diretoria

PARELHENSE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO É TRANSFERIDA DE HELICÓPTERO PARA NATAL

imagesCom quadro de paralisia nos membros inferiores, vítima de uma queda de moto no domingo passado, a parelhense Deuza de Fátima, de 27 anos, foi transferida do hospital de Parelhas para uma unidade de saúde na capital do RN.

A transferência da paciente foi feita na tarde de ontem, segunda-feira, (27), pelo Helicóptero da Secretária de Segurança Publica do Rio Grande do Norte, que levanto vôo por volta das 16 horas com destino à Natal.

PREFEITO DE CAICÓ SE REÚNE COM PRESIDENTES DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS

O prefeito Roberto Germano (PMDB) reuniu na noite desta segunda-feira (27) os presidentes de todos os conselhos comunitários de Caicó. A reunião aconteceu na sede da prefeitura. Cada presidente teve a oportunidade de tratar das prioridades em termos de obras e ações da prefeitura para seus bairros. Germano classificou a reunião de bastante positiva e anunciou que as próximas serão realizadas nos próprios bairros, dentro de um calendário de visitas que será elaborado brevemente.

Conselho 5

Você indo para os bairros sentirá com mais facilidade os problemas da comunidade. Nossos secretários estão orientados para receber vocês, presidentes a qualquer hora do dia e atenderem as demandas dos moradores de cada bairro. Vamos priorizar o que for mais urgente, já que infelizmente não temos como resolver tudo”, explicou o prefeito.

Na reunião, Roberto Germano destacou algumas ações que vem sendo executadas pela prefeitura em parceria com os governos estadual e federal. “Estamos concluindo a construção da Unidade Básica de Saúde do Nova Caicó e vamos inaugurar em julho. Nestes 60 dias vamos concluir as 53 casas que faltam no bairro, e retomamos as obras da nova rodoviária. A quadra do castelo faltam alguns retoques para ser entregue a população. Temos algumas obras de pavimentação de ruas em parceria. Estamos trabalhando e a população já começa a sentir os efeitos positivos das nossas ações”, finalizou.

GRAZI VESTE NOVO LOOK DA AVOHAI EM FLOR DO CARIBE

No último sábado (25), a atriz Grazi Massafera, a Ester, protagonista da novela global “Flor do Caribe”, apareceu na telinha com uma regata branca Avohai. A peça escolhida pela equipe de figurinistas da TV Globo já é da nova coleção Primavera Verão da grife intitulada “Meu Paraíso”, apresentada em primeira mão num evento de moda, no Rio de Janeiro.

grazi blusa branca 

A blusa, em viscose transparente, é toda trabalhada com detalhes de guipure, destacando mais uma vez o estilo diferenciado da marca potiguar de trabalhar com vários detalhes de trabalhos manuais em suas roupas.

grazi blusa branca3

A estilista da Avohai, Eveline Santos, destaca as características potiguares das peças. “Nosso Estado é muito cheio de riquezas e culturas, por isso, faço questão de trabalhar com artesanato, bordados e outros elementos feitos pelo nosso povo. Gosto de valorizar isso com originalidade, sem fugir do que está em alta”, afirma.

grazi blusa branca4

Os bordados utilizados pela marca são rústicos e tem técnicas diferenciadas, tradicionais do Rio Grande do Norte. A Avohai conta hoje com uma cooperativa de mais de 100 bordadeiras e rendeiras que materializam as criações da estilista.

NILDSON DANTAS SUGERE ANTECIPAÇÃO DO PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE CAICÓ

Imagem inline 1

O vereador Nildson Dantas (DEM) solicitou na sessão desta segunda-feira (27) que a Prefeitura de Caicó efetue o pagamento da primeira parcela do 13º Salário do funcionalismo público municipal no próximo mês de junho deste ano.

Em sua justificativa, o vereador ressalta os benefícios da antecipação do 13º salário aos servidores municipais. “O adiantamento do décimo terceiro traz um triplo beneficio aos próprios servidores que tem oportunidade de receber parte desse 13º já no mês de junho, mais de 2,5 milhões de reais injetados na economia da cidade, como também a prefeitura pode programar os seus gastos e diminuir o peso de duas folhas de pagamento ao final do ano”, disse.

RIO GRANDE DO NORTE É CAMPEÃO DA 2ª ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES DE VOLEIBOL

A dupla formada pelas atletas Larissa Nunes e Aline Carla foram campeãs da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções realizada em Belo Horizonte, nos dias 23 a 26 de maio. As atletas federadas no Rio Grande do Norte já haviam sido vice-campeãs da primeira Etapa do Campeonato.

O treinador Francimackson Adriano diz que “O resultado na disputa foi muito satisfatório, pois sei o quanto as meninas se empenharam para conquistar o título. É importante ressaltar o apoio que recebi do Presidente da Federação de Voleibol do Estado, Igor Ribeiro Dantas, porque sem o seu apoio não seria possível conquistar o primeiro lugar no campeonato. Agradeço também o apoio de Washigton Dias, Diretor do departamento de Voleibol”, destaca.

Ainda segundo o treinador, uma das maiores dificuldades foi o frio que fazia em Minas Gerais, mas que foi superado pelas atletas que não estavam acostumadas a disputar com tais condições climáticas.

As atletas e o treinador receberam total apoio da Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV). Para o Presidente da FNV “O título é resultado do excelente trabalho que está sendo feito em prol do desenvolvimento do vôlei no Estado”, afirma.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...