28 de maio de 2013

JACARÉ-AÇU DE MAIS DE TRÊS METROS É CAPTURADO EM QUINTAL DE CASA NO AM

Pescadores mediram e comprovaram os 4,3 metros do animal (Foto: José Souza/TV Amazonas)

Moradores do município de Barreirinha, a 331 km de Manaus, capturaram e mataram um jacaré de mais de três metros de comprimento. A ação ocorreu no domingo (26). O animal foi localizado no quintal de uma residência. Os moradores desconfiam que a subida dos rios é responsável pelo aparecimento de bichos nos terrenos das casas. Segundo o biólogo Robinson Botero-Arias, o jacaré é da espécie açu.

A dona de casa Eliane Colares declarou que cria galinhas e que as aves estavam desaparecendo. Ela suspeitou de que alguma cobra estivesse "visitando" o terreno de sua residência. No fim de semana, veio a surpresa: o jacaré de 3,40 metros foi visto na área da casa dela.

"Toda vez que ele pegava uma galinha, nós ouvíamos o barulho da cauda dele, que batia na parede da minha casa. Achávamos que era uma cobra. O medo maior era o risco que nossas crianças estavam correndo, pois elas brincam nesta área", disse a moradora.

Animal virou atração para moradores e crianças do município (Foto: José Souza/TV Amazonas)Animal virou atração para moradores e crianças do município (Foto: José Souza/TV Amazonas)

O pescador Eliney Colares participou da captura do bicho. Segundo ele, a descoberta do animal aconteceu na noite de sábado (25). "Eu foquei e vi os olhos dele. Fiquei com medo de que ele atacasse meus filhos e acontecesse algo pior. Capturamos e o matamos. Depois disso, dividimos o animal em pedaços e distribuímos entre os moradores", declarou.

Moradora descobriu que o bicho pode ser o responsável pelo desaparecimento de suas galinhas (Foto: José Souza/TV Amazonas)Moradora disse que o bicho era responsável pelo desaparecimento de suas galinhas (Foto: José Souza/TV Amazonas)

O biólogo Botero-Arias, coordenador de pesquisas com jacarés no Instituto Mamirauá, explicou que a presença desses animais tem se tornado comum em centros urbanos. "O réptil é um jacaré-açu, especialmente pelo tamanho. As outras espécies costumam ser menores e algumas não ultrapassam 2,5m. A incidência desses animais nas proximidades dos centros urbanos têm se tornado comum. Isso ocorre pela expansão das cidades. Nessa época de enchente, o espelho d'água constuma ficar maior com isso, o habitat dos jacarés se expande e eles acabam compartilhando o ambiente", informou.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda que, ao visualizar um animal como um jacaré fora do seu habitat natural, a comunidade ligue para que equipes de resgates se desloquem até o local para realizar a captura do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...