28 de agosto de 2019

JARDINENSE PERDE PERNA EM VIOLENTA COLISÃO ENTRE MOTO E CARRO NO BR 427 EM JARDIM DO SERIDO

Um grave acidente envolvendo uma moto e um carro, deixou um cidadão de Jardim do Seridó gravemente ferido. O pescador “Geraldo de Lola”, que transitava em sua moto, modelo CG, teve a perna arrancada. 











Segundo informações, a colisão entre a moto do pescador e o carro modelo Saveiro, com placas de Caicó, aconteceu na tarde desta quarta-feira, (28), na BR 427, à aproximadamente uns 12 km de Jardim do Seridó.




Apesar do grave ferimento, e sem a parte inferior da perna, Geraldo foi socorrido consciente por uma unidade do SAMU, que após os primeiros socorros o levou para a capital Potiguar.




Do Blog: Um batalhador! Que Jesus o proteja e o abençoe. Amém!

COM MAIS UMA CONDENAÇÃO DE 18 ANOS, PENA DE SÉRGIO CABRAL CHEGA A 233 ANOS

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral foi condenado nesta quarta-feira (28) a mais 18 anos de prisão, por crimes de lavagem de dinheiro. A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, relativa a delitos investigados nas operações Calicute, Eficiência e Mascate. 





Condenado em 11 ações penais da Lava Jato, Cabral agora tem pena total de 233 anos e 11 meses de prisão.




De acordo com a denúncia do MPF, o esquema apontado neste processo segue o modelo revelado na Operação Mascate, quando Ary Filho (apontado como um dos principais operadores financeiros de Cabral) foi preso preventivamente. As investigações demonstram uma rede de empresas “amigas” celebrava contratos fictícios com membros da organização criminosa, uma delas o Grupo Dirija.

MINISTRO DO SUPREMO AFASTA IRMÃ DE ÁLVARO DIAS DO CARGO DE SECRETÁRIA DA PREFEITURA DE NATAL

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do cargo da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Cristina Costa Dias de Viveiros. Irmã do prefeito de Natal, Álvaro Dias, a secretária ocupava o cargo desde fevereiro deste ano.




A decisão de Marco Aurélio é de 8 de agosto, mas só foi cumprida nesta terça-feira, 27, quando foi publicada no Diário Oficial do Município uma portaria na qual Álvaro Dias determina que o secretário adjunto de Administração Geral, Marx Helder Pereira Fernandes, assuma a titularidade da Semtas por tempo indeterminado.





O afastamento de Andréa Dias foi solicitado ao Supremo pela entidade Vigilantes da Gestão Pública. O pedido aponta que o prefeito de Natal desrespeitou uma súmula vinculante do STF que classifica como nepotismo a indicação de parentes para cargos de confiança na administração pública.





Nos autos do processo, Álvaro Dias argumentou que a súmula do Supremo não impede a nomeação de parente como secretário, por se tratar de cargo de natureza política. Alegou também que a jurisprudência o beneficia e que sua irmã tem formação adequada para o desempenho das funções.
Marco Aurélio Mello escreveu, porém, que a súmula não prevê a exceção evocada pelo prefeito. “O teor do verbete não contém exceção quanto ao cargo de secretário municipal, valendo notar a repetição do quadro considerados outros municípios”, argumentou o ministro, que tratou Andréa como mulher do prefeito, sendo que, na verdade, ela é irmã.





A decisão do ministro é de caráter liminar, ou seja, temporária. O afastamento vale até que o processo seja finalizado. Ao conceder a liminar, Marco Aurélio pediu parecer da Procuradoria-Geral da República, que ainda não se manifestou nos autos.

JÚRI POPULAR DE PERIGOSO BANDIDO QUE MATOU POLICIAIS NO INTERIOR DO RN É TRANSFERIDO PARA NATAL

Os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça do RN deferiram pedido formulado pelo Ministério Público Estadual para desaforamento do júri popular do acusado João Batista Ribeiro de Queiroz da comarca de Santa Cruz para a comarca de Natal.






O Ministério Público Estadual noticia que o caso é de uma “progressão criminosa que se iniciou com um roubo armado na cidade de Parnamirim, com outro em São Tomé e culminou com a morte de um Policial Militar e a tentativa de morte de outro agente da lei, que foram emboscados pelos criminosos, alvejados (sendo que um dos criminosos, após ferir o PM, retornou e efetuou mais três disparos contra a vítima que estava desacordada na viatura) e a vítima fatal ainda teve roubado seu celular, a arma, três carregadores de pistola municiados e o colete balístico da corporação”. O fato ocorreu no dia 5 de novembro de 2012, vitimando Fernando Quirino do Nascimento e Edmilson Emanoel da Silva.





O MP argumenta que o acusado “se tornou uma pessoa muito temida em toda região de Santa Cruz e adjacências, uma vez que o crime teve ampla repercussão na cidade”, causando grande perplexidade a forma como os delitos foram praticados e a periculosidade dos acusados.

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA LUZIA PARTICIPAM DE SEMANA DE ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS E SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Alunos da rede municipal de ensino de Santa Luzia iniciaram, nesta terça-feira (27), uma semana de atividades voltadas para o estudo arqueológico, de símbolos rupestres e sobre educação patrimonial, no Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo. Participam estudantes das escolas santa-luzienses matriculados no 5º e 6º ano, e também discentes oriundos de outros municípios da região, como São Mamede, São José do Sabugi e Junco do Seridó.









As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira (30), pela manhã e a tarde, e se dividem em três momentos.



A semana de estudos faz parte do “Projeto de Educação Patrimonial e Arqueologia Preventiva”, que tem o objetivo de conscientizar os estudantes, de forma teórica e prática, sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e arqueológico da região. 




A organização é do “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico do Parque Eólico Canoas 2”, instalado no Vale do Sabugi, que contratou a empresa “A Lasca Arqueologia” para realização do “Projeto de Educação Patrimonial e Arqueologia Preventiva”.




A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Educação e Museu Comunitário Jeová Batista de Azevedo apoia a realização do evento. As administrações municipais dos outros municípios participantes também são parceiros na realização da semana de estudos.


AÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS PRENDE 21 SUSPEITOS NO INTERIOR DO RN

Vinte e uma pessoas, todas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, foram presas por policiais civis e militares na manhã desta terça-feira (27) nas cidades de Caiçara do Norte, João Câmara e São Bento do Norte, na região do Mato Grande potiguar. Uma balança de precisão e dinheiro foram apreendidos. 








Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a ação foi denominada de Operação Retorno. Cinco mandados expedidos pela Justiça foram cumpridos dentro de presídios.



Foto: Polícia Civil.

BOLSONARO ACEITA DOAÇÃO DE 10 MILHÕES DE LIBRAS DO REINO UNIDO PARA COMBATER QUEIMADAS


O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (27) que o governo brasileiro aceitou uma doação de 10 milhões de libras pelo Reino Unido para combater queimadas na Amazônia. Pela cotação desta terça, esse valor equivale a R$ 51,09 milhões. 




Segundo o ministério, a oferta foi feita por um representante do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante uma conversa por telefone com o ministro Ernesto Araújo. Na ligação, conforme o Itamaraty, o chanceler brasileiro informou que aceitaria a doação. 




Ainda de acordo com o ministério, ainda não está definido como o repasse se dará "no nível técnico". Para ser concluída, a doação terá que "atender às orientações do governo brasileiro". 




O Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...