5 de fevereiro de 2009

HOSPITAL MATERNIDADE DR. RUY MARIZ PODERÁ FECHAR SUAS PORTAS DURANTE O CARNAVAL


Segue abaixo uma entrevista com o Presidente da Associação Mantenedora do HMRM, onde o mesmo relata a situação da instituição e o futuro da entidade, bem como faz uma análise dos últimos acontecimentos:

Há rumores na cidade de que o hospital poderá fechar suas portas durante o período de carnaval, isso é verdade?


Olha Paulinho, apesar das enormes dificuldades que temos enfrentado em razão da sustação da ajuda financeira que recebíamos do Poder Público Municipal a nossa instituição ainda continua funcionando e atendendo a população na medida de suas possibilidades. Ainda são atendidos e, se preciso, são internados pacientes, cirurgias continuam sendo realizadas, gestantes continuam “dando a luz” na Maternidade, entre vários outros atendimentos que são feitos por nossa equipe médica e de auxiliares de enfermagem. Agora, é verdade que estamos enfrentando uma grave crise financeira que gera conseqüências diretas na nossa capacidade de atendimento. Assim, o nosso funcionamento durante o período do carnaval fica comprometido, pois não temos dinheiro para contratar médicos e comprar medicamentos, como soro, seringas e curativos, para atender a demanda que, nesse período, aumenta em mais de mil por cento.

Isso quer dizer que no carnaval o hospital poderá fechar suas portas?

É verdade. Caso a situação não mude até o dia 16 de fevereiro, nós fecharemos as portas no dia 20, às 17 horas e só reabriremos no dia 25 de fevereiro, pelo meio dia. Essa medida extraordinária, que infelizmente ora lhe anuncio, será tomada para garantir a integridade física dos nossos funcionários e de nossa entidade que correrão risco caso o hospital não funcione a contento nesses dias críticos.

O que poderia, então, acontecer para que isso seja evitado?

Ora, só há uma forma: O surgimento de recursos para contratar médicos e comprar medicamentos. Do contrário, não posso evitar a medida que infelizmente será tomada pela primeira vez em mais de 50 anos de existência.

É verdade, que uma indústria de café local suspendeu a doação do produto para o hospital enquanto não fosse fechada a parceria da Entidade com a Prefeitura?

Às vezes eu acho que algumas pessoas nos criticam porque não sabem a verdade sobre toda a perseguição que estamos sofrendo. Outras vezes, acredito que o fazem gratuitamente e por pura maldade. A verdade é que, infelizmente, como de costume, nosso funcionário foi até a indústria de café que nos ajudava há anos e, quando pediu a doação da semana, recebeu a resposta de um funcionário que enquanto não fosse celebrado o acordo com a Prefeitura, não haveria mais doação alguma. Ficamos impressionados e profundamente abalados!

E quanto aos médicos, foi contratado um novo médico cirurgião?

Sim, com a ajuda do médico e amigo Edimar Medeiros, contratamos o Dr. Eduardo Ponte, da cidade de Currais Novos o qual estará estreando seu trabalho no Hospital amanhã, dia 06 de fevereiro, devendo permanecer realizando cirurgias nas sextas-feiras.

E quanto às negociações com a Prefeitura, existe algum fato novo?

Somente a aprovação pela Câmara Municipal que obriga o Executivo a cumprir a previsão orçamentária que, acredito, será cumprida por força de decisão judicial. Mas aproveito o ensejo para dizer que não fomos intransigentes nas negociações com a Prefeitura. Aceitamos os médicos, aceitamos reduzir o valor do repasse da Prefeitura para o Hospital, como queria o Prefeito, apesar do aumento das despesas em virtude do aumento do salário mínimo, e, por fim, aceitamos que o Executivo incluísse alguém dentro da instituição, porém, neste único caso, quisemos opinar sobre o nome do Profissional que iria trabalhar conosco, a bem da harmonia no trabalho na instituição. Ocorre que a Prefeitura insistia em um só nome, enquanto pedíamos que outra pessoa do sistema político do Prefeito fosse indicada, como por exemplo: Ana de Paulo, Zuíla Coutinho, Zeca Melo, Cida de Izaura, Alécio Alves, entre outros, mas, infelizmente, a Prefeitura não aceitou. Aliás, houve um dia que o acordo chegou a ser feito, num consenso com o nome de Alécio Alves, mas no dia seguinte, o Prefeito voltou atrás.

E agora, o que será feito?

Continuaremos a luta para manter vivo o hospital. Estamos nos últimos preparativos de criação da Associação Amigos do Hospital, onde temos certeza de que será um sucesso.











MORADORES REVOLTADOS COM LIXO NAS RUAS DE JARDIM DO SERIDÓ

Hoje pela manhã, fomos procurados por moradores do bairro Bela Vista em Jardim do Seridó, que além de relatarem que a empresa que faz a limpeza pública não ta limpando as ruas do seu bairro, nos forneceram fotos tiradas hoje em algumas ruas do referido bairro.

E ainda por cima tem o agravante de que a Prefeitura Municipal Pela Primeira vez na historia de Jardim do Seridó, não faz a podagem da arborização publica, ficando este trabalho e também a retida dos galhos podados, por conta do morador que tiver uma arvore na frente de sua casa, já que segundo informações de populares no contrato da empresa não reza este referido trabalho. Sem muito mais conversa, vejam as fotos de algumas ruas que recebemos de moradores do bela vista.








COMITÊ DA FIFA/CBF CHEGA SEXTA-FEIRA EM NATAL

A comissão formada por membros da Fifa e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chega sexta-feira em Natal para inspecionar áreas estratégicas da cidade relacionadas ao projeto da arena - Natal é uma das cidades candidatas a uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Eles serão recepcionados por representantes do Governo do Estado e Infraero, no Aeroporto Internacional Augusto Severo. Segundo agenda divulgada pela assessoria do comitê, o pouso está marcado para ás 15h50.

A comissão formada pela equipe técnica da Fifa e CBF, além de um arquiteto contratado pelo Governo do Estado junto a empresa HOK (responsável pela reconstrução do estádio de Wembley) fará um sobrevôo pela área prevista para receber o projeto da arena, além das principais vias de acesso ao novo estádio. A equipe também fará avaliação da localização da rede hospitalar e hoteleira de Natal. O tempo previsto para o sobrevôo é de 30 minutos.

O restante da equipe, formada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira acompanhado da governadora Wilma de Faria, secretários de governo e membros da Prefeitura de Natal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal se deslocam para o Ocean Palace Hotel, na Via Costeira, onde será realizada a apresentação oficial do projeto técnico da arena, com tempo estimado de 20 minutos, entre 16h30 e 16h50. A apresentação será restrita aos membros técnicos da Fifa e parte do comitê.

Após a exposição detalhada do projeto técnico por membros do Comitê Natal 2014, Ricardo Teixeira fará um pronunciamento de 15 minutos de duração à imprensa, ainda no Ocean Palace, com previsão de início às 17h. Em seguida, a comissão volta ao Aeroporto Augusto Severo para ouvirem outros vinte minutos de detalhamentos técnicos e de infraestrutura, feito por membros do Governo do Estado e Infraero, acerca do próprio Aeroporto Augusto Severo e do projeto para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

A saída da comissão da Fifa/CBF de Natal rumo à capital de Fortaleza, onde fará o mesmo trabalho de inspeção, está previsto para às 18h30. A visita da comissão no Nordeste incluirá visita na capital pernambucana de Recife, de onde partem para Natal na sexta-feira. A expectativa é de que o projeto apresentado por Natal figure na lista das 12 cidades-sede dos jogos, divulgada até o final de março.

Arena:
O projeto da arena já foi entregue à Fifa e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Prevê a completa reurbanização do local onde atualmente está localizado o Machadão e o Centro Administrativo, com a implantação da nova arena para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping center, além dos Centros Administrativos do Estado e do Município.

Orçado em R$ 300 milhões, o "Estádio das Dunas" terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura necessárias para sediar eventos de porte internacional, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol. O projeto foi elaborado pelo escritório de arquitetura HOK SVE, que é o mais importante do mundo na construção de arenas esportivas, responsável, por exemplo, pela implantação dos estádios Wembley (Inglaterra) e Emirates (do Arsenal) e da Arena Olímpica de Sidney, na Austrália. O novo estádio será construído numa área de 45 hectares onde também será implantado o complexo comercial e os novos Centros Administrativos.
Fonte: www.rn.gov.br
Fotos: Projeto Estádio das Dunas - Natal - RN

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...