16 de setembro de 2020

RN TEM 168 GESTORES COM CONTAS REPROVADAS NO TCU E QUE PODEM SER DECLARADOS INELEGÍVEIS

O Rio Grande do Norte tem 168 gestores públicos entre os que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que poderão ser declarados inelegíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral no estado. A corte entregou na segunda-feira (14), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista com nomes de 7.354 gestores de todo o país que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. 

 

 

Os casos julgados pelo TCU são especificamente os que envolvem aplicação de verbas federais. No Rio Grande do Norte, foram 247 processos, envolvendo 168 pessoas. Somente na capital potiguar, há 70 pessoas com contas julgadas irregulares.

 

 

Entre os nomes, há ex-prefeitos de várias cidades do Rio Grande do Norte, ex-vereadores, diretores de associações que receberam recursos federais, além de gestores de empresas e companhias estatais.

 

 

Segundo o Tribunal de Contas, a inclusão do nome do gestor na lista não o torna inelegível automaticamente. Isso porque cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um candidato.

 

 

Segundo o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU. A partir da divulgação da lista, Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos podem solicitar ao TSE a análise das candidaturas.

 

“VIVA”! GAROTA QUE MATOU AMIGA CONSEGUE HABEAS CORPUS MENOS DE 24 HORAS APÓS INTERNAÇÃO

A adolescente de 15 anos que atirou em Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, se apresentou na noite desta terça-feira (15) na Delegacia Especializada do Adolescente.

 

 

Menos de 24h após a internação, entretanto, a adolescente deve ser solta. A defesa da menina ingressou com um pedido de habeas corpus para tentar reverter a decisão judicial, que foi concedido.

 

 

Isabele morreu com um tiro no rosto em 12 de julho deste ano, em um condomínio de luxo de Cuiabá. O disparo foi feito pela jovem, que, durante as investigações, alegou ter sido involuntário.

 

 

A internação da adolescente, pelo prazo de 45 dias, foi determinada pela juíza Cristiane Padim, da Vara da Criança e da Juventude de Mato Grosso. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que entendeu que a adolescente cometeu ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso.

RODRIGO MAIA TESTA POSITIVO PARA COVID

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, teve diagnóstico positivo para Covid-19.

 

 

Ele afirmou que sentiu a temperatura do corpo mais alta nos últimos dias e que, nesta terça-feira (15), teve uma leve indisposição. O teste e o resultado positivo saíram nesta quarta-feira (16). O presidente está em isolamento, respeitando as recomendações médicas.

 

 

Maia esteve presencialmente na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux no dia 10 de setembro. Ele usou máscara no plenário, assim como os outros participantes do evento, que incluiu o presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Na sexta-feira (10), ele esteve em São Paulo e comentou sobre uma possível intervenção no preço dos alimentos.

VIVALDO COSTA SUGERE CRIAÇÃO DE PROJETO HABITACIONAL EM CAICÓ

O deputado Vivaldo Costa (PSD) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para anunciar a apresentação de um requerimento que solicita a implantação de um programa habitacional no município de Caicó, localizado na Região Seridó.

 



“Caicó é uma cidade polo da região do Seridó e é natural que tenha sempre problema e necessidade de habitações dado ao crescimento do município. Por isso peço que seja construído um conjunto em parceria com a prefeitura”, solicitou.

 



Vivaldo também requereu que, paralelamente, seja feito um programa de melhoria habitacional. “É preciso melhorar as casas dos bairros periféricos, da população mais carente de Caicó, oferecendo mais dignidade para essas famílias”, disse.

MPF/RN DEFINE RETOMADA GRADUAL DE ATIVIDADES PRESENCIAIS A PARTIR DE 05 DE OUTUBRO

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) iniciará, a partir de cinco de outubro, a retomada gradual das atividades presenciais. Neste primeiro momento, o atendimento eletrônico e regime de teletrabalho seguem como regra. As idas às instalações devem seguir normas para garantir a segurança de todos. Acesse aqui a portaria PR/RN n° 120/2020, que detalha os procedimentos.

 

 

Os cidadãos que precisarem de atendimento do podem continuar utilizando os canais digitais do MPF tanto enquanto perdurar o regime de teletrabalho quanto depois da retomada presencial, se preferirem. Os serviços podem ser acessados pelo endereço http://www.mpf.mp.br/mpfservicos. Todas as unidades contarão com salas passivas para o cidadão que não dispuser de meios ou equipamentos para realizar o atendimento de forma eletrônica. Os interessados precisarão agendar a ida à procuradoria com o Setor de Atendimento ao Cidadão, por meio do telefone (84) 3232-3900.

 

 

A adoção do teletrabalho para o corpo funcional da procuradoria tem como objetivo contribuir com o distanciamento social como medida para evitar o contágio pelo novo coronavírus e, desta forma, preservar vidas, sem, no entanto, deixar de atender a sociedade. Agora, com a retomada gradativa das atividades dos mais diversos setores no estado, o MPF/RN adotará um esquema de funcionamento presencial mínimo e gradual, seguindo todas as recomendações sanitárias para prevenção da covid-19 no ambiente laboral.

NÍVEL DE ÁGUA BAIXA E REVELA CERCA DE 15 CARROS EM PEDREIRA EM SP

Cerca de 15 carros foram encontrados na pedreira desativada de Salto de Pirapora (SP), após a diminuição do nível de água. A Polícia Civil informou que vai apurar como e por que esses veículos foram parar no lago.

 

 



Alguns carros já estão completamente expostos, mas há também os que ainda estão submersos. Outros estão parcialmente encobertos pela água.

 

 

Os carros serão removidos para que seja feita a perícia e registro da ocorrência. A polícia fará um levantamento das placas e chassis.

 

 

Ainda segundo a corporação, a logística para a apreensão dos veículos ainda está sendo providenciada. Não há prazo para retirada dos carros.

 

Fonte e foto: G1/TV TEM. 

ESTUDANTE DE MEDICINA DA UFRN É PRESO POR FRAUDE EM VESTIBULARES PELO PAÍS

Um estudante de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se apresentou nesta terça-feira (15) à Delegacia Especializada de Capturas (Decap), em Natal. Ele é suspeito de participação no esquema de venda de vagas em cursos de medicina e estava foragido. A prisão preventiva é um desdobramento da chamada Operação Asclépio Verita, deflagrada pela Polícia Civil de Assis, em São Paulo, que prendeu envolvidos em cinco estados.

 

 

O homem tem 25 anos e é natural de Apodi, na região Oeste do RN. Ele foi interrogado durante seis horas e confessou a participação na fraude, de acordo com o delegado Odilon Teodósio, titular da Decap.

 

 

"Ele revelou que entrou para essa organização criminosa porque se viu na necessidade de fazer manutenção financeira própria, e achou que o ganho era expressivo. Conheceu alguns destes que foram presos à época de residência universitária. Se empolgou e chegou a fazer provas em três universidades - Faculdade de Medicina do ABC Paulista, em São José dos Campos e na Faculdade Tiradentes, de Jaboatão dos Guararapes", disse Odilon.

 

 

O delegado lembrou que, no esquema, estudantes de medicina e médicos faziam vestibulares (provas) no lugar de outras pessoas, com uso de identidade falsa, com o objetivo de garantir a aprovação em cursos de medicina de universidades particulares bem conceituadas. "Esse grupo era formado por estudantes de medicina e alguns até formados em medicina. Eles fizeram várias provas Brasil afora. Esses alunos que acessavam as universidades chegavam a pagar até R$ 80 mil para esse grupo organizado", falou.

 

 

"Nas cidades onde iam, faziam as provas com o nome de terceiro. Quando aprovado, quem assumia era o aluno 'fantasma'. Esse trabalho chegava a render a quem fazia as provas até R$ 20 mil no fim de semana, fora as passagens de avião. Isso se espalhou pelo Brasil", completou.

 

 

Odilon Teodósio ressaltou que "grande parte do esquema era feito no Rio Grande do Norte". "O indivíduo que fazia a prova no lugar do aluno recebia uma identidade falsa, feita aqui em Natal. Quem fazia essa identidade já foi identificado, a polícia está procurando. Já tem mandado de prisão", lembrou.

 

Foto: Ilustração.

 

 

 

ALELUIA! PESQUISA BRASILEIRA MOSTRA QUE COVID ESTÁ DESACELERANDO NO PAÍS

O maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil revelou que a Covid-19 está desacelerando no país. Coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), a pesquisa mostrou, em sua etapa mais recente, que o número de brasileiros com anticorpos do Sars-Cov-2 - e que, portanto, tiveram contato com o vírus - diminuiu com relação ao período anterior avaliado. 

 

 

Os dados divulgados nesta terça-feira (15) indicam que, na fase quatro da pesquisa (com amostras coletadas entre 27 e 30 de agosto), 1,4% dos entrevistados tiveram contato com o coronavírus. Na fase 3 (amostras coletadas entre 21 e 24 de junho), o número havia sido 3,8%.

ADOLESCENTE QUE ATIROU E MATOU ISABELE É INTERNADA EM UNIDADE SOCIOEDUCATIVA

A adolescente de 15 anos que atirou em Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, se apresentou na noite desta terça-feira (15) na Delegacia Especializada do Adolescente. Isabele morreu com um tiro no rosto, no dia 12 de agosto deste ano. O disparo foi feito pela jovem, que, durante as investigações, alegou ter sido involuntário.

 

 

A internação dela foi determinada pela juíza Cristiane Padim, da Vara da Criança e da Juventude. A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que entendeu que a adolescente cometeu ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso.

 

 

A defesa da adolescente informou que vai ingressar com um pedido de habeas corpus para tentar reverter a decisão judicial.

ATENÇÃO! ECON E TRE/RN APRESENTARÃO LIVE DE ‘PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CANDIDATOS 2020’

O contador e presidente da ECON, André Pereira, e a representante do TRE/RN, Lígia Limeira, irão apresentar uma importante live com todas as informações sobre as ‘Prestação de Contas de Candidatos 2020’.

 

 

 



Conforme banner, o evento acontecerá  nesta quinta-feira, (17), a partir das 19:00 horas, com transmissão pelo youTube.

ALELUIA! TAXA DE CONTÁGIO DO NOVO CORONAVÍRUS NO BRASIL É A MENOR DESDE ABRIL

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil atingiu o menor valor desde o início do acompanhamento do Imperial College London, em abril, segundo relatório da instituição divulgado nesta terça-feira (15). O estudo mostra que o índice está em 0,9 — ou seja, cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 90 pessoas, o que indica um freio nos contágios da Covid-19.

 

 

O número, também chamado de ritmo de contágio (Rt), reforça a tendência de estabilização da pandemia.

 

 

Segundo o relatório, os dados levam em conta a mediana das estimativas de mortes na comparação das duas semanas. Pelas estatísticas, essa taxa pode ser maior (até Rt = 1,21) ou menor (até Rt = 0,86). A instituição também informa que as autoridades brasileiras têm revisado os números, e pede que os índices do Brasil sejam lidos com cautela.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...