21 de novembro de 2009

MORRE O EX-PREFEITO DE SÃO PAULO CELSO PITTA

O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) morreu neste sábado (21) aos 63 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, onde fazia tratamento contra um câncer no intestino.

Em janeiro deste ano, o ex-prefeito foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino e, desde então, fazia tratamento com quimioterapia no hospital.

Afilhado político do deputado Paulo Maluf (PP), Pitta administrou a Prefeitura de São Paulo no período de 1997 a 2000. Sua gestão foi marcada por uma série de denúncias. A principal delas foi o esquema de corrupção batizado de “escândalo dos precatórios”.
Ele acabou afastado do cargo por 18 dias, sendo substituído por seu vice-prefeito Regis de Oliveira– e retomando em seguida. Concorreu a deputado federal e perdeu em duas ocasiões, mas manteve sua filiação ao PTB.

Em julho do ano passado, Pitta foi preso pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Satiagraha, que investiga crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. O ex-prefeito e os demais investigados presos foram soltos depois.

A investigação da PF resultou em uma denúncia do Ministério Público Federal, que acusado Pitta por corrupção passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa. Todos os pedidos foram integralmente aceitos pela Justiça Federal.




OURO BRANCO COMEMORA HOJE 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


O município de Ouro Branco comemora neste sábado (21), 56 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal anunciou uma série de jogos no Ginásio Poliesportivo “O Nogueirão” e também uma partida amistosa do time de Ouro Branco contra a equipe de São José do Sabugi/PB, no campo municipal.

À noite, acontece missa celebrada pelo padre Carlos Henrique, na matriz do Divino Espírito Santo e as festividades serão encerradas na Praça Governador Aluízio Alves, a partir das 22h com Forró Aryaxé e o grupo Marcos Luan e Carlinhos e Banda.





MULHER ASSASSINA TENTAR MATAR SUA SEGUNDA VÍTIMA ESTE ANO EM JARDIM DO SERIDÓ


A homicida Ana Lúcia Mendes, de 36 anos de idade, tentou matar a golpes de gargalo de garrafa no pescoço, seu atual companheiro, Alexandro Medeiros de Araújo, 30 anos, na manhã deste sábado, (21), no bar do Manézão que fica nas proximidades da BR 427 em Jardim do Seridó.

O fato aconteceu por volta das 05h20min desta manhã, quando o casal se encontrava no referido bar, e de repente Ana Lúcia despertou uma crise de ciúmes, e partiu para a agressão quebrando várias garrafas e desferindo golpes contra seu companheiro que conseguiu se livrar por várias vezes, mas num dado momento ela conseguiu atingi-lo no pescoço, quase lhe tirado a vida.



Segundo informações do próprio Alexandro ao Blog Barra Pesada, Ana é muito violenta e por pouco ele não perdeu a vida. “Ela Matou o ex-marido dela em São João do Sabugi há poucos tempos, estava presa, mas conseguiu sair, e estava morando comigo há uns três meses, só que agora eu não a quero mais não, é arriscado demais, e ela ainda ligou pedindo para eu retirar a queixa, mas eu não vou fazer isso não, senão minha família vai ficar todos contra mim”. Narrou Alexandro, ainda com muita dificuldade em falar.

A Polícia Militar de Jardim do Seridó fez as diligências e conseguiu prender Ana Lúcia num matagal próximo ao bairro Comissão neste município por volta das 07h30min desta manhã. A acusada matou a facadas o ex-marido, Nailton, que era irmão de um Policial Militar, mas conseguiu sua liberdade, caso a mesma tivesse conseguido matar Alexandro, seria seu segundo crime em menos de um ano.

É lamentável saber que a fragilidade de nosso CPB, (Código Penal Brasileiro), deixa brechas para que uma assassina de alta periculosidade como esta, viva em liberdade colocando em risco a vida de outras pessoas, como que se tirar uma vida humana não fosse algo tão grave para mantê-la na cadeia, de onde ela jamais deveria ter saído.






APAGÃO EM CAICÓ CAUSA MUITOS TRANSTORNOS PARA POPULAÇÃO


Quase 15 horas depois, a energia elétrica foi restabelecida na capital do Seridó Potiguar. O Apagão deixou a cidade de Caicó sem energia elétrica das 14:00hs de ontem (20), até as 5 horas da manhã de hoje (21), o que causou muitos transtornos população e prejuízos para o comércio local.

Segundo informações extra-oficiais, o problema foi causado pela queda de uma das torres de transmissão entre as cidades de Acari e Currais Novos, mas a COSERN ainda não confirmou oficialmente o motivo da interrupção do fornecimento de energia, que deixou a maior cidade do Seridó Potiguar quase incomunicável, já que apenas os telefones convencionais ficaram funcionando durante o período do apagão.



EX-PREFEITO DE CAICÓ NILSON DIAS É CONDENADO A CINCO ANOS DE PRISÃO


O ex-prefeito de Caicó, Nilson Dias de Araújo, foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte a cinco anos e 10 meses de detenção, pena que passará a ser cumprida, inicialmente, em regime semi-aberto. A decisão foi do Juiz Federal Jailsom Leandro, titular da 9ª Vara Federal, em Caicó. O ex-gestor foi acusado pelo Ministério Público Federal de desviar recursos públicos, que foram depositados pelo Governo Federal destinados a um convênio da construção de casas populares.

Na mesma sentença também foi condenado o então coordenador do programa Habitar – Brasil Rui Álvares de Faria a cinco anos de prisão, a serem cumpridos inicialmente em regime semi-aberto, mas os dois réus recorreram da sentença, o que lhes dá o direito de aguardar a decisão em liberdade.

Segundo o Ministério Público Federal, os acusados foram responsáveis pela não conclusão das obras de melhorias de casas populares, além de terem comprado material em excesso para o suposto serviço. A verba federal foi creditada em dezembro de 1997, por intermédio da Caixa Econômica Federal, quando a Prefeitura de Caicó recebeu R$ 240 mil.

Conforme a sentença o crime ficou caracterizado a parti do momento em que foram adquiridos materiais em comércios que não ganharam o processo licitatório. “Quanto à materialidade do crime, vejo que a mesma está devidamente comprovada. Conforme o laudo constante às fls. 542/580, durante a execução do contrato de repasse foram realizadas sete licitações, sendo vencedoras as seguintes empresas: Armazém Zezão, COMAG Material de Construção, A Cal Seridó, Madeireira Nordestina, Distribuidora de Ferragens Seridó Ltda. e Distribuidora de Madeiras Itans Ltda. No entanto, folheando os autos, verifica-se que houve a aquisição de materiais de construção de diversas empresas que não foram vencedoras dos processos licitatórios”, escreveu o Juiz Federal Jailsom Leandro na sentença.

O Magistrado Federal destacou que não há dúvidas sobre o dolo dos réus. “O dolo de dispensar as licitações está comprovado, eis que os réus, estranhamente, e sem nenhuma explicação, após a realização de licitações iniciais, deixaram de realizá-las para as compras de inúmeros itens, adquirindo-os sem licitação das diversas empresas enumeradas (12 empresas, 31 compras)”.




COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...