20 de fevereiro de 2024

‘COMO OUSA COMPARAR ISRAEL A HITLER?’, DIZ CHANCELER SOBRE LULA

Declarado persona non grata em território israelense por causa de sua declaração antissemita contra o Estado de Israel, no domingo (18), o presidente Lula (PT) voltou a ser cobrado por uma retratação, nesta terça-feira (20), pelo ministro israelense de Relações Exteriores, Israel Katz. Em seu perfil do X, o chanceler reagiu à crítica do governo petista por ter usado o idioma hebraico na reprimenda ao Brasil, e disse, em português, que a comparação feita pelo presidente brasileiro entre a guerra de Israel contra terroristas do Hamas na Faixa de Gaza e o Holocausto nazista é “promíscua, delirante e um cuspe no rosto de judeus brasileiros”. 

 

Presidente do Brasil @LulaOficial, Milhões de judeus em todo o mundo estão à espera do seu pedido de desculpas. Como ousa comparar Israel a Hitler?”, escreveu o chanceler israelense, marcando o perfil oficial de Lula.

 

A mensagem prossegue citando o que o regime nazista de Adolf Hitler fez, ao matar seis milhões de judeus, na 2ª Guerra Mundial, na Europa. E provocou o petista sobre não ser tarde para aprender história e pedir desculpas, citando que o ditador alemão levou milhões de judeus para guetos, roubou suas propriedades, os escravizou e, depois, com brutalidade sem fim, começou a assassiná-los sistematicamente. “Primeiro com tiros, depois com gás. Uma indústria de extermínio de judeus, de forma ordeira e cruel”, relatou. 

 

O chanceler destacou que Israel faz, em Gaza, o contrário do que Lula disse sobre a reação do governo de Benjamin Netanyahu à invasão do território israelense por terroristas do Hamas, que mataram 1,4 mil civis em 7 de outubro de 2023.

 

“Israel embarcou numa guerra defensiva contra os novos nazistas que assassinaram qualquer judeu que viam pela frente. Não importava para eles se eram idosos, bebês, deficientes. Eles assassinaram uma garota em uma cadeira de rodas. Eles sequestraram bebês. Se não tivéssemos um exército, eles teriam assassinado mais dezenas de milhares”, diz o ministro Israel Katz. 

 

E conclui sua mensagem reforçando a reprimenda contra o presidente Lula: “Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros. Ainda não é tarde para aprender História e pedir desculpas. Até então – continuará sendo persona non grata em Israel!”.

 

AVIÃO CAI COM 7 PESSOAS A BORDO NA GRANDE SÃO PAULO

Uma areonave de pequeno porte caiu no final da tarde desta terça-feira (20), em Barueri, Grande São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos sete pessoas estavam no avião, de acordo com a Polícia Militar.


Segundo a Polícia Militar, duas vítimas foram socorridas e levadas ao Pronto-Socorro Engenho, e uma foi encaminhada ao PS SAMEB. Não há informações sobre mortes. 

 

Nove viaturas foram encaminhadas, além do apoio de dois helicóptero Águia, da Polícia Militar.

BUSCAS POR FUGITIVOS DE MOSSORÓ SÃO INTENSIFICADAS NA DIVISA COM O CE; FORÇA NACIONAL IRÁ ATUAR

As forças de segurança intensificaram as buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento - fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró - na região de Baraúna, cidade na divisa com o Ceará. Nesta segunda-feira (19) foi o sexto dia de buscas.

 

A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.

 

Os criminosos foram vistos pela última vez na noite de sexta-feira (16) quando invadiram uma casa, fizeram os moradores reféns, jantaram e fugiram levando dois celulares, comida e água.

 

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (19) o uso da Força Nacional para ajudar na busca pelos fugitivos da penitenciária federal de Mossoró.

 

Segundo o Ministério da Justiça, serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região. O reforço nas buscas foi pedido pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF),

 

 

 

LULA CHAMA DE VOLTA EMBAIXADOR DO BRASIL EM TEL AVIV

Em meio a crise institucional estabelecida após a fala do presidente Lula que banalizou o holocausto, o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado de volta ao Brasil pelo presidente petista para consultas. 

 

A leitura é que o pedido de retorno do diplomata é uma medida desajeitada do governo Lula para responder a convocação de Benjamin Netanyahu para a reprimenda ao embaixador. 

 

Israel convocou Meyer uma reprimenda ao Brasil, depois que o presidente petista comparou o que ocorre na Faixa de Gaza ao Holocausto. A reprimenda feita pelo governo de Benjamin Netanyahu ocorreu no Museu do Holocausto e irá vigorar até que Lula se desculpe por insultar Israel.

JÁ SÃO 91 OS DEPUTADOS QUE ASSINAM IMPEACHMENT DE LULA

O número de Deputados Federais que protocolaram o pedido de impeachment à liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou para 91. Não para de crescer a reação às recentes declarações do petista comparando o Estado de Israel ao governo nazista de Hitler.

 

Os parlamentares alegam que tais declarações configuram como crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal: “cometer atos de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. 

 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou nota de repúdio às declarações do Presidente da República, consideradas ‘injustificáveis, levianas e absurdas’.

SENADO DEVE VOTAR NESTA TERÇA FIM DAS 'SAIDINHAS' DE PRESOS

O Senado deve votar nesta terça-feira (20) um projeto que extingue as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas, chamadas popularmente de “saidinhas”.

 

O texto, que já foi aprovado por uma comissão da Casa, conta com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Se aprovada em plenário, a proposta terá de ser analisada novamente pela Câmara, que votou o projeto em 2022.

 

O projeto relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) extingue duas possibilidades — visitas e atividades de convívio social —, mantendo somente a autorização de saída temporária para estudos e trabalho externo ao sistema.

 

É com base nessas duas possibilidades revogadas pela proposta que ocorrem os chamados “saidões”, que contemplam milhares de presos em datas comemorativas específicas, como Natal e Dia das Mães.

 

Segundo o parlamentar, esses benefícios têm colocado a “população em risco”. Em seu relatório, Flávio argumentou que as instalações carcerárias brasileiras não têm cumprido o papel de ressocializar os presos. 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...