24 de agosto de 2009

JORNALISTAS SERIDOENSES VENCEM FESTIVAL COM VÍDEO QUE FALA SOBRE O CEMITÉRIO DE ANIMAIS DE CARNAÚBA DOS DANTAS



Aconteceu de quinta-feira (20) até domingo (23), o 3° Festival Cinema com Farinha, em Patos/PB. O Festival visa proporcionar um espaço de encontro para a discussão e exibição da produção audiovisual local, regional e nacional, e ainda, atender à demanda existente para esse tipo de manifestação cultural no sertão paraibano.

Com sala cheia, foi anunciado ontem (23) os vencedores do Festival, que teve mais de 200 vídeos apresentados em diversas categorias. Mas, um dos grandes destaques foi à produção assinada pelos jornalistas seridoenses Ismael Medeiros e Bárbara Medeiros, naturais de Acari e que também fez parte a paraibana Dayse Guedes. "Um Santo Francisco no Sertão", vencedor escolhido na categoria sertão pelo Júri Oficial, que era composto por especialistas da área e também pelo Júri Popular. Com duração de 20 minutos, narra à história de um agente funerário de animais residente em Carnaúbas dos Dantas. Pela primeira vez o produto foi apresentado num festival.

O nome do vídeo, que foi produzido no final do ano passado é "Um Santo Francisco no Sertão", em alusão a história de Alexandre Lúcio, neto do musicista Felinto Lúcio. Alexandre nasceu em Parelhas, mas sempre morou em Carnaúba dos Dantas. O jovem rapaz desde sua adolescência decidiu doar sua vida aos animais. Alexandre cuida de um cemitério de animais, onde enterra e também faz orações para os animais.




OURO BRANCO ESTÁ ENTRE OS 25 MELHORES MUNICÍPIOS DO RN E 8° DO SERIDÓ


O Seridó teve 10 municípios incluídos entre os 30 melhores do Rio Grande do Norte, de acordo com levantamento apontado pelo estudo do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no final de semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O estudo leva em conta três indicadores: Emprego e renda, Educação e Saúde. Os dados tabulados pela Firjan são referentes a 2006.

Baseado nos números, o município de Ouro Branco, que é administrado pelo prefeito Nilton Medeiros e que tem uma população de quase 5.000 habitantes está classificado entre os 25 municípios mais bem avaliados do Rio Grande do Norte. Da região Seridó, Ouro Branco ficou na oitava colocação entre as 24 cidades. A média alcançada por Ouro Branco foi de 0,6001. No caso especifico, o estudo aponta que Ouro Branco é considerado de desenvolvimento moderado, já que variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade. O estudo do IFDM aponta a classificação desenvolvimento moderado, com médias entre 0,6 e 0,8.

Em relação aos indicadores de Ouro Branco, a Saúde do município obteve a maior média 0,7611, seguida pela pontuação da Educação, que foi de 0,6597. Já o Emprego e renda obteve 0,3795, mas ficou acima de cidades importantes como Parelhas (0,3772), Jucurutu (0,3363), Acari (0,3387), Jardim do Seridó (0,2848), Touros (0,3172), Extremoz (0,3563), Maxaranguape (0,3508), Nísia Floresta (0,3137), Nova Cruz (0,3772), por exemplo, que são municípios que arrecadam mais que Ouro Branco, mas que não conseguiram a média alcançada pela cidade seridoense.

MEDITAÇÃO PARA O DIA 24 DE AGOSTO

GRATUIDADE

Num mundo marcado pelo toma-lá-dá-cá, é confortante encontra gestos de gratuidade – fazer o bem pelo prazer de faze-lo, porque faz bem. Há pessoas que conseguem romper o circuito fechado dos interesses, dedicando-se a fazer o bem sem esperar recompensa alguma.

Certa ocasião, o mestre Jesus recomendou a um fariseu que, ao oferecer um almoço, convidasse aquelas pessoas que ninguém jamais convidaria e que não tinham como retribuir: pessoas o fariseu considerava impuras e cujo o contato deveria evitar: pobres, aleijados, mancos e cegos. E o mestre Jesus lhe garantiu: “então você será feliz”.

O apostolo Paulo cita uma frase de Jesus que os evangelhos não registraram: “Há mais felicidade em dar do que receber”. Porque a gratuidade revela a bondade que a pessoa tem dentro de si.

LIBERTA-SE DO FARDO DAS EXPECTATIVAS E PRATIQUE A GRATUIDADE – FAZER O BEM PARA SER FELIZ.
José Bortolini



PREFEITO JOCIMAR DANTAS REPREENDE SENHOR DE IDADE POR NÃO TRATÁ-LO DE PADRE


O prefeito de Jardim do Seridó Jocimar Dantas vem travando uma batalha ferrenha para que todos o tratem como Padre, mesmo estando ele com seus direitos sacerdotais suspensos por ordem desde que optou em seguir a vida política, mas não é o que vem acontecendo por grande parte da população que não o tem mais como sacerdote, o que o deixa muito nervoso.

O fato do bispo diocesano Dom Delson ter dito ao vivo em alto e bom som na missa de posse e despedida dos padres de Jardim do Seridó que o mesmo não deveria agir como padre, foi o suficiente para piorar a situação, pois Jocimar declaradamente não aceita as normas da igreja, chegando ao ponto de insinuar no seu programa de curas que apresenta na emissora local que o bispo não tem poder para empatá-lo de agir como padre.

Parece que a prepotência de Jocimar Dantas está atingindo o limite máximo da sua capacidade, fazendo o mesmo esquecer que principalmente as pessoas idosas devem ser tratadas com respeito e educação, o que ele não vem seguindo, e passa a destratá-los pelo simples fato de ser chamado de prefeito, e não de padre.

No sábado passado na feira livre de Jardim do Seridó, um senhor de idade residente na zona rural do município foi inocentemente cumprimentá-lo, e ao dizer: bom dia prefeito Jocimar! Foi surpreendido pelo mesmo, que de forma grosseira respondeu: prefeito não, Padre Jocimar! O senhor saiu cabisbaixo e com muita vergonha do carão que levou de Jocimar Dantas. Até onde isso vai chegar? Meu Deus! Santa ignorância.



IMPECÁVEL EM VALÊNCIA, BARRICHELLO VENCE A CENTÉSIMA DO BRASIL NA F-1

Barrichello comemora a vitória no pódio de ValênciaForam quase cinco anos, 81 GPs e muitas dificuldades. Mas neste domingo, no GP da Europa, disputado no circuito de rua de Valência, Rubens Barrichello voltou ao alto do pódio com a Brawn GP. O brasileiro triunfou na Fórmula 1 pela décima vez na carreira e, de quebra, ainda inseriu seu nome de forma definitiva na história do automobilismo nacional.

A vitória em Valência é a centésima do Brasil na Fórmula 1 e veio de uma forma excepcional. Barrichello largou na terceira posição e, com uma tática perfeita, superou as duas McLarens de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen nos pit stops da corrida deste domingo. O inglês chegou em segundo e o finlandês caiu para quarto, superado pelo compatriota Kimi Raikkonen, que conseguiu a última posição do pódio.

Fonte e foto: www.g1.com



MAIS DOIS INQUÉRITOS CONTRA A PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ SÃO INSTAURADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

A promotora de justiça da comarca de Jardim do Seridó Kátia Maria de Oliveira abriu dois inquéritos contra a prefeitura municipal. Conforme consta na portaria N° 17/2009 o ministério público vai apurar as condições do matadouro público, enquanto que a portaria N° 18/2009, vai investigar irregularidades nas pocilgas situadas na zona urbana da cidade.

A promotora Kátia Oliveira já mandou juntar aos autos do inquérito, o relatório de inspeção realizada no matadouro público de Jardim do Seridó pela vigilância sanitária, como também determinou à inspeção ministerial nas dependências do local. Quanto ao problema das pocilgas, o ministério público também já enviou oficio aos órgãos competentes determinando as devidas inspeções, que deverão ser concluídas e seus laudos entregues no prazo máximo de trinta dias.

A câmara municipal já havia tratado desde assunto em sessão ordinária, mais o que se viu foi uma troca de acusações entre o vereador Zeca Melo e a vereadora Geralda Sampaio, tudo porque o vereador Zeca Melo é um dos criadores de suínos no local, como também o(s) filho(s) da vereadora também cria porcos no local, ai ficou aquela bate boca entre os dois, trocando acusações sem nada resolverem. Mas foi enviado um oficio pedindo providencias ao prefeito para o problema.

Por uma questão de justiça, temos que dizer que a vereadora Geralda Sampaio é a favor da retirada dos referidos chiqueiros de porcos do local, e que o assunto foi debatido na câmara municipal quando na referida sessão a vereadora declarou que já pediu providências para o problema ao chefe do executivo, mas não foi atendida. E é porque ela é da base aliada ao prefeito, e se não fosse? Ai que não era atendida mesmo.


SURPRESA! LARISSA COSTA ESTÁ FORA DO CONCURSO MISS UNIVERSO

Surpresa. A miss larissa Costa está fora do miss universo. Ela não ficou entre as 10 finalistas anunciadas agora há pouco nas Bahamas.A decisão pegou muitos nalatenses de surpresa, pois era esperado que ele ficasse entre as 1o mais belas do mundo.

Na opinão de muitos houve uma injustiça da comissão julgadora do Miss Universo, pois a potiguar estava em primeiro lugar na bolsa de apostas do concurso.


De qualquer forma, o nome da Larissa Costa já entrou na galeria das mais belas do mundo.

Fonte: Eliel Bezerra

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...