26 de novembro de 2015

ROBINSON FARIA PRESTIGIA ABERTURA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

O governador Robinson Faria participou na manhã desta quinta-feira (26), na Escola de Governo, da solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte. A Conferência, que tem como tema “Mais Direito, Poder e Participação para as Mulheres”, tem por objetivo estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e discutir a definição de subsídios e recomendações para a construção do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Conferência Mulher_Demis Roussos (1)

Para o governador Robinson Faria a implantação da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres foi uma das medidas mais importantes de sua gestão. “O Governo do Estado valoriza e está diariamente fortalecendo as ações voltadas para o público feminino. Com a criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres foi possível dar a oportunidade da mulher participar mais efetivamente da nossa gestão”.

Para a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, ao criar a Secretaria, o governador assumiu e confirmou o seu compromisso com a luta das mulheres.

A secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho, disse que “desenvolver políticas públicas para as mulheres é uma tarefa árdua, mas o Governo Federal reconhece o esforço da equipe do Rio Grande do Norte e está orgulhoso, pois o estado tem participado ativamente nas conferências municipais e territoriais”.

Conferência Mulher_Demis Roussos (2)

No Rio Grande do Norte, o processo está em curso desde maio, com a publicação do decreto de convocação, e até setembro foram realizadas 10 conferências territoriais e 12 municipais, representando uma participação de 126 municípios e mais de três mil mulheres durante a realização desses encontros, superando todas as expectativas de público. Essa etapa estadual conta com a participação de cerca de 450 participantes, entre delegadas, observadoras e convidadas.

Sei que desta conferência sairão importantes projetos e estamos abertos ao diálogo com todos os segmentos das mulheres para que juntos possamos concretizá-los”, concluiu o governador.

A 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do RN segue até esta sexta-feira (27), na Escola de Governo, e integra o calendário de atividades da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Os encaminhamentos desta Conferência serão levados para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília em março de 2016.

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários estaduais da Sethas, Julianne Faria, da Seplan, Gustavo Nogueira, da Sejurn, Divaneide Basílio, e reuniu representantes de diversas instituições, associações e movimentos ligados ao segmento das mulheres.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RECEBE EMBAIXADORES DA POLÔNIA

A expectativa da ampliação das relações comerciais entre a Polônia e o Rio Grande do Norte foi tema de reunião na tarde desta quinta-feira (26) entre o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PMDB), e o embaixadores da Polônia, Andrzej Braiter e Katarzyna Braiter.


"Dialogamos sobre a intenção de ampliar acordos de cooperação nos setores de desenvolvimento econômico e novos investimentos", explicou o presidente da Assembleia.


Durante a reunião, o embaixador da Polônia destacou projetos na área de dessalinização; energias renováveis e turismo. "A Polônia pretende ampliar as relações com o Rio Grande do Norte em diversos segmentos", destaca.


Os novos voos diretos que saem do Rio Grande do Norte para Buenos Aires, Itália e Cabo Verde também foram destacados na reunião. O embaixador demonstrou interesse na perspectiva de um voo para a Polônia, como já ocorre entre países da Europa.


Na reunião, o embaixador também convidou o presidente da Assembleia para conhecer a Polônia e  participar da Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá no ano que vem, na Cracòvia, com presença confirmada do Papa Francisco. "Nossa missão é apresentar a Polônia ao Brasil", conta.


Andrzejr e Katarzyna Braiter também falaram sobre projetos comerciais na área cultural, como três novas produções cinematográficas que serão filmadas em solo brasileiro. "O Rio Grande do Norte poderá ser privilegiado nesses novos filmes", comenta o deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB).


Na área de pesquisa e inovação tecnológica, os representantes da Polônia confirmaram interesse em estreitar as relações com o RN. "É importante a boa relação entre o RN e a Polônia, que pode gerar também novas oportunidades na área de educação", disse o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB).

DURANTE FUGA, BANDIDOS CAPOTAM VEÍCULO COM PRODUTOS ROUBADOS DE LOJA EM CIDADE SERIDOENSE

No início da manhã de desta quinta-feira, 926),   uma viatura de Acari passou um rádio informando sobre uma perseguição a um veículo que seria um Corola de cor branca que estariam com elementos que realizaram um furto na Loja Atacadão dos Eletros naquela cidade.

 


Policiais da Rádio Patrulha de Caicó se dirigiram até o Anel viário do Itans e iniciaram um acompanhamento ao veículo que vinha de Jardim do Seridó e seguiu direto pelo anel viário deixando rastros de freadas bruscas devido a alta velocidade que desenvolviam.

O veículo mudou a rota no Anel Viário em sentido a Serra Negra do Norte e veio a capotar nas proximidades do trevo após aquela cidade. Com o capotamento os elementos abandonaram o veículo com os objetos furtados em seu interior e fugiram para o mato. Ficou constatado que o veículo não se tratara de um Corola, e sim de um Honda Civic de cor branca. Até o momento da conclusão desta matéria os elementos ainda não haviam sido localizados pela polícia e podem ser presos a qualquer momento.

Fonte: Caicó na Rota da notícia.

GOVERNO PAGA FOLHA DIAS 30 DE NOVEMBRO E 1º DE DEZEMBRO

RNO Governo do Estado paga a folha dos servidores nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os servidores aposentados e pensionistas receberão segunda-feira (30), enquanto os ativos terão seus vencimentos depositados na terça-feira (1º).

Apesar das frustrações de receita terem ultrapassado R$ 500 milhões em comparação ao orçamento previsto em 2015, o Governo segue focado e acompanhando diariamente a arrecadação do Estado para honrar todos os compromissos assumidos até dezembro, incluindo a segunda parcela do 13º salário e a folha de dezembro. Por enquanto ainda não é possível confirmar datas nem firmar um calendário de pagamento para os próximos vencimentos.

ACABOU! CAERN SUSPENDE BOMBEAMENTO D’ÁGUA DA PASSAGEM DAS TRAÍRAS PARA JARDIM DO SERIDÓ

sem-agua1356103465Em contato com o ‘Blog Barra Pesada’ na manhã desta quinta-feira, (26), o gerente do escritório da CAERN de Jardim do Seridó, “Zé Vital”, informou que a CAERN não vai mais fornecer água da barragem “Passagem das Traíras” para o município.

A água não serve mais para o consumo. Peixes estão morrendo, o que mostra a péssima qualidade da água”, disse “Ze Vital”. “A partir de agora, a CAERN bombeará a água dos poços do ‘Catururé’, e o município é que tem obrigação de distribuir para a população”, finalizou.

Do Blog: Estão fechando as portas depois de roubados! Cinco anos de seca e nada fizeram, e por isto chegamos ao colapso total. Vergonha!

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 150 TÍTULOS DE TERRA PARA AGRICULTORES DE APODI NA SEXTA- FEIRA (27)

RNO Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), fará a entrega de 150 títulos de terra para agricultores familiares do município de Apodi e de escrituras públicas de propriedades rurais adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para famílias de Umarizal e Campo Grande, nesta sexta- feira (27). O evento será realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, às 9h, e contará com a presença do Governador do Estado, Robinson Faria e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A titulação é parte das ações previstas no convênio com o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A entrega de títulos é uma ação importante que abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar crédito rural. “Com o título em mãos, os agricultores familiares garantem a segurança jurídica do seu imóvel, possibilitando acessar outras políticas públicas importantes para o desenvolvimento rural do nosso Estado”, falou Raimundo Costa, titular da Seara.

Na oportunidade, também serão entregues escrituras públicas de propriedades rurais adquiridas pelo Crédito Fundiário, beneficiando 24 famílias dos municípios de Umarizal e Campo Grande, sendo 20 da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável São José, em Umarizal, e 4 da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Nova Zelândia, em Campo Grande.

O PNCF propicia condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam adquirir um imóvel rural via financiamento, permitindo ainda a implementação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural por meio do acesso à terra, e às outras políticas públicas complementares ao Programa, garantindo o desenvolvimento produtivo e sustentabilidade das famílias.

EXCLUSIVA! POLICIAL JARDINENSE E EQUIPE DA CIVIL PREDEM BANDIDOS QUE ESTUPRARAM MÃE E FILHA NO RN

O Policial Civil DEA/Parnamirim/RN, bacharel em direito, Agnaldo Adones, “Agnaldo de Geraldo de Cabôcha”, filho de Jardim do Seridó, e sua equipe, foram responsáveis pela prisão da dupla de bandidos que aterrorizaram uma família em Parnamirim, onde os mesmos invadiram, assaltaram e estupraram mãe e filha, na presença do dono da casa e de mais duas crianças, uma de 7 e outra de 11 anos.

bb

Segundo relato do pai e marido das vítimas, os dois homens estavam armados, e colocaram uma arma apontada para sua filha de 14 anos. O crime aconteceu na noite da última terça-feira, (24). "Acordei, olhei, e vi que os dois homens estavam armados. Minha filha maior tava com uma arma na cabeça. Me tiraram do quarto e nos colocaram deitados no chão. Começaram a roubar e colocaram tudo dentro do carro", relatou. O pai contou à polícia que os criminosos obrigaram a garota a colocar os objetos roubados dentro do carro, momento em que a mãe chegou em casa. Ela foi rendida.

A prisão dos bandidos, Geová Soares de Lima, “Geivá Cego”, de 23 anos, e Euclides Tomás de 18 anos, aconteceu na tarde desta quarta-feira, (25), no Bairro Nova Esperança em Parnamirim. Na casa a polícia encontrou os produtos roubadas da família, entre os quais estavam até os alimentos das compras de mês da família.

Um desses bandidos havia saído da cadeia há um mês, e já estava cometendo crimes. Estamos cansados, mas, com certeza estou felizes da vida por tirarmos esses elementos perigosos de circulação”, comemorou Agnaldo.

FAPERN PROMOVE FÓRUM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

Cartaz Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação  da FAPERNA Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) realiza no dia 2 de dezembro, às 14h, na Escola de Governo, o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte.

No Fórum, haverá uma palestra que será ministrada pelo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, que abordará o tema: Inovação a serviço da sociedade.

Palestrante

Jacson Carvalho Leite, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia (FAE), assumiu a Celepar em 2011, trazendo na bagagem profissional a experiência bem sucedida na prefeitura de Curitiba em tecnologia da informação. Em 2005, na Assessoria Técnica de Informações (ATI) e, na sequência, de 2006 a 2010, na presidência do Instituto Curitiba de Informática (ICI), coordenou a implantação de um sistema integrado de informações estratégicas que convergiu na chamada sala de situação do município. Na Celepar, na condição de assessor para Assuntos Institucionais, implantou o site do governo do Paraná. Outra missão dele na empresa foi a de conduzir em todo o Estado o “Celepar na Comunidade”, projeto de inclusão social e digital que permitiu a 30 mil paranaenses o primeiro contato com o computador, bem como o acesso aos serviços disponíveis na rede corporativa do Estado.

Além da palestra, durante o evento serão empossados os novos membros do Conselho Técnico da FAPERN e do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecit).

O evento é gratuito com a inscrição realizada no local. Tendo como público-alvo estudantes de nível superior, pesquisadores, empresários e gestores públicos. 

Para mais informações, os interessados podem acessar o site da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br) ou através dos telefones 3232-1728/1729.

CASAL É PRESO NA TANZÂNIA POR MORTE DE MENINO ENCONTRADO EM FREEZER

A mãe e o padrasto do menino Ezra, encontrado morto em um freezer em setembro, foram presos pela Interpol na Tanzânia na manhã desta quarta-feira (25). Com a prisão, será “iniciado um processo de extradição dos procurados Lee Ann Finck e Mzee Shabani para o Brasil, para que possam ser julgados pelas autoridades brasileiras”, informou a Polícia Federal.

fri

ezraEzra Liam Joshua Finck tinha 7 anos e foi encontrado morto em 4 de setembro no freezer da casa onde morava com a mãe, a sul-africana Lee Ann Finck, de 29 anos, o padrasto, o tanzaniano Mzee Shabani, de 27 anos, e duas irmãs, no Centro de São Paulo. Câmeras do Aeroporto de Guarulhos registraram o casal deixando o país com as duas filhas em 3 de setembro.

O menino foi enterrado quase um mês depois do crime, em 29 de setembro, sem velório ou qualquer outro tipo de cerimônia.

Os foragidos foram encontrados em Bagamoyo, na região costeira do país. A Interpol de São Paulo havia inserido, a pedido da Justiça, o nome do casal na “difusão vermelha”, onde estão foragidos internacionais.

ESPERADO! 9 DOS 13 SENADORES QUE VOTARAM POR LIBERAR DELCÍDIO SÃO DO PT

imagesDos 13 senadores que registraram nesta quarta-feira (25) voto pela derrubada da prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo, 9 são do PT. Os outro quatro são do PSB, PDT, PMDB e PTB. Apenas o PT orientou a bancada a derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas dois senadores petistas votaram por manter a posição do Corte – Walter Pinheiro (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS). Ao todo, 59 votos foram favoráveis a manter a prisão e houve uma abstenção.

Dos 12 senadores que são alvos de inquérito no Supremo (sem contar com Delcídio Amaral) por suspeita de envolvimento nos crimes investigados pela Operação Lava Jato, quatro votaram pela continuidade da prisão: Benedito de Lira (PP-AL), Fernando Bezerra (PSB-PE), Valdir Raupp (PMDB-RR) e Romero Jucá (PMDB-RR).
Outros quatro defenderam a revogação: Fernando Collor (PTB-AL), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-PE) e Lindberg Farias (PT-RJ). Três não participaram da votação: Gladson de Lima Cameli (PP-AC), Ciro Nogueira (PP-PI) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que não votou por estar presidindo a sessão. Um dos investigados registrou abstenção – Edison Lobão (PMDB-MA).

GOVERNADOR ENTREGA PROJETO DE PONTE QUE LIGARÁ NATAL-MACAÍBA AO MINISTRO DAS CIDADES

Durante audiência em Brasília no início da tarde desta quarta-feira (25), o governador Robinson Faria entregou ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o projeto de uma nova ponte que ligará Natal a Macaíba, na região metropolitana da capital potiguar. A estrutura será erguida sobre o Rio Jundiaí e ligará a RN 160 com a BR 226, com restauração de 16 km de pista, e valor global de R$ 33 milhões.  A ponte facilitará o fluxo do trânsito para moradores da zona Norte de Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, oferecendo uma nova alternativa aos condutores.

Audiência com Gilberto Kassab 2

Além do projeto, Robinson Faria também atualizou o ministro sobre o andamento das obras de saneamento em curso no Rio Grande do Norte, e que são administradas pela Companhia de Águas e Esgotos do estado, Caern. O Programa Estadual de Saneamento Básico, especificamente para abastecimento de água e esgotamento sanitário, tem investimento da ordem de R$ 1,4 bilhão com recursos oriundos do Ministério das Cidades, Prodetur, Funasa e do PAC. São 21 empreendimentos de abastecimento de água, localizados em diversos municípios do Estado, dos quais 07 encontram-se em andamento, 05 em fase conclusão, 04 paralisados, 05 ainda não iniciaram.

Audiência com Gilberto Kassab 1

Os investimentos em esgotamento sanitário compreendem 30 empreendimentos, dentre os quais mais de 750 milhões para o município de Natal que  passará a ter 100% de cobertura. Cabe destacar que nos meses de  abril e maio foram iniciadas as frentes de trabalho, respectivamente, na zona sul e  zona norte de Natal, referente aos dois grandes contratos que totalizam R$ 509  milhões. Dos 30 empreendimentos, 11 encontram-se em fase de conclusão, 06  estão paralisados, 11 estão em andamento, e 02 ainda não iniciadas.

Após a audiência, Gilberto Kassab acompanhou o governador em uma reunião com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. No encontro, Robinson Faria voltou a pedir a liberação de recursos federais para o Proinvest e para operações de crédito junto ao Banco do Brasil para obras estruturantes no RN.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...