4 de maio de 2021

BRUNO COVAS RECEBE ALTA DA UTI E IRÁ PARA LEITO EM TERAPIA SEMI-INTENSIVA

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (4) e aguarda a liberação de leito na unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista, onde está internado desde o último domingo (2).

 

A informação foi divulgada pela equipe médica que acompanha o prefeito em coletiva de imprensa no início da tarde.

 

Covas foi extubado no fim da tarde desta segunda-feira (3), após o sangramento que teve na cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, ser estancado.

 

Segundo o infectologista David Uip, um dos responsáveis pelo tratamento do prefeito, Covas dormiu a noite toda, passa bem, mas não há "qualquer previsão de alta".

 

Ainda de acordo com o especialista, a equipe médica considera o sangramento como um evento pontual.

´TRAGÉDIA! JOVEM INVADE ESCOLA E MATA TRÊS CRIANÇAS E DUAS FUNCIONÁRIAS EM SC

Três crianças e duas funcionárias de uma escola infantil de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, morreram após um ataque à faca nesta terça-feira (4). O assassino, um jovem de 18 anos, deu golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado gravíssimo para um hospital da região após o crime.


 

Uma professora da escola, que não estava na unidade no momento do ataque, disse que, segundo relatos, funcionárias esconderam os bebês quando o assassino começou o ataque.

 

 

Os mortos no local foram: Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos, Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola, (foto) e as crianças, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses, Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses e     Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

 

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE PROVAS DE CONCURSO DA PRF MARCADAS PARA 09 DE MAIO

A Justiça Federal no Distrito Federal determinou, em decisão liminar (temporária), a suspensão das provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), marcadas para o próximo domingo (9). O motivo é o risco apresentado pela realização dos exames presenciais em meio à pandemia de Covid-19.

 

As inscrições para a seleção foram abertas em janeiro e o edital prevê o preenchimento de 1,5 mil vagas. Ao todo, 304.330 pessoas se inscreveram para o concurso em todo o país. As provas deveriam ter sido realizadas em março, mas já haviam sido adiadas por conta da pandemia. Cabe recurso da decisão.

CHEGA AO RN MAIS 108 MIL DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19 ENVIADAS PELO GOVERNO FEDERAL

O Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta segunda-feira (03) uma carga com 101.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 7.020 doses do primeiro lote da Pfizer/BioNTech.



As vacinas foram direto para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), de onde serão distribuídas para os municípios. Todas as doses da vacina da Pfizer vão ficar em Natal, já que ela necessita ficar resfriada em condições especiais.

 

Já as vacinas Astrazeneca/Fiocruz, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, serão destinadas às primeiras doses para o público com comorbidades, gestantes e pérpueras e pessoas com deficiência permanente, além da continuidade da vacinação para idosos entre 60 a 64 anos

 


TRAGÉDIA! VIADUTO DESABA, TREM DO METRÔ CAI E DEIXA DEZENAS DE MORTOS E FERIDOS NO MÉXICO

Um trem do Metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após um viaduto desabar na noite desta segunda-feira (4), deixando mortos e feridos. Autoridades informaram preliminarmente que ao menos 20 pessoas morreram e outras 49 ficaram feridas. 

 

O número de mortos e feridos não é definitivo e pode, segundo as autoridades, aumentar. 

 

O viaduto da linha 12 do Metrô, que vai de Mixcoac a Tláhuac, ruiu entre as estações Los Olios e Tezonco, por volta de 22 horas. A estrutura e dois vagões do comboio desabaram sobre alguns veículos que circulavam na avenida Tláhuac.

MPS E DEFENSORIA PÚBLICA EMITEM RECOMENDAÇÕES SOBRE PRIMEIRA DOSE DA VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES E DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público Federal (MPF/RN), o Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) emitiram recomendações destinadas ao Governo do Estado e à Prefeitura de Natal sobre a nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 destinada às pessoas com comorbidades, aí incluídas as pessoas com Síndrome de Down (1ª Dose) e pessoas com deficiência que recebem o Benefício da Prestação Continuada - BPC. Os documentos tratam principalmente sobre a necessidade do ordenamento de etapas, correção do público-alvo, bem como definição dos documentos necessários para a comprovação das condições de saúde.


Ao Governo do Estado, a recomendação orienta que as doses (D1) sejam distribuídas conforme o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. Na atual fase de vacinação deve ser observada a concomitância dos seguintes grupos: pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade, desde que igual ou superior a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade, desde que maior de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade, desde que superior a 18 anos, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Em seguida, devem ser distribuídas as doses para vacinação da fase II que contempla as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos para pessoas com comorbidades sem cadastro no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes. A recomendação busca ainda um ajuste no portal RN Mais Vacinas para que seja aberto um campo para anexação dos documentos que comprovam as comorbidades. A publicação ainda detalha os tipos de documentos que devem ser aceitos para a comprovação das comorbidades.

À Prefeitura de Natal, é orientado que siga o mesmo calendário de prioridade proposto ao Governo do Estado. Segundo o documento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) só deve efetuar a vacinação das pessoas após cadastro no RN Mais Vacinas e análise dos documentos comprobatórios das condições de saúde por equipe técnica, em se tratando da prioridade da vacinação em decorrência de comorbidade, o que exclui essa necessidade para as pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos,  e para pessoas com deficiência, entre 55 e 59 anos, que recebem o BPC, que podem se dirigir aos postos de vacinação para o recebimento da 1ª dose com os documentos que comprovem as respectivas condições.

A publicação trata ainda da necessidade de aprimoramento da comunicação das etapas da vacinação por parte da Prefeitura. “Disponibilizem todas as informações e esclarecimentos referentes à vacinação contra o coronavírus transmitidos à população de modo acessível, inclusive entrevistas e etapas da campanha de vacinação, contando com intérprete de Libras, linguagem simples e direta, disponibilidade da informação em áudio ou em meio eletrônico, entre outras formas de acessibilidade, permitindo que as pessoas com deficiência, inclusive auditiva, visual, mental e intelectual possam ter acesso a elas”, registra.

No texto da recomendação, é esclarecido que as pessoas com deficiência que não recebem o BPC e que não apresentam comorbidade terão acesso à vacinação prioritária na etapa seguinte a das comorbidades. A Prefeitura de Natal e o Governo do Estado têm agora 48 horas para remeter aos órgãos as informações acerca das providências adotadas para implementação das medidas recomendadas, com a devida comprovação.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...