26 de julho de 2022

PF DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ESPECIALIZADA NO REFINO DE DROGAS NO INTERIOR DO RN

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26), com o apoio de policiais da Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado de Mossoró, a Operação Hemera, para desarticular organização criminosa responsável pelo refino, adulteração e preparação de drogas em laboratório clandestino desativado em
setembro de 2021 na cidade de Mossoró/RN.


Estão sendo cumpridos 17 mandados judiciais, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Mossoró, destinados a efetivar buscas e apreensões, intimação de medidas cautelares e prisões. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Curitiba/PR, Apucarana/PR, Macaíba/RN, Riacho da Cruz/RN, Portalegre/RN, Mossoró/RN, Umarizal/RN e Currais Novos/RN.


A investigação teve início em setembro de 2021, quando policiais descobriram o funcionamento de laboratório clandestino em uma residência no bairro Costa e Silva em Mossoró/RN. Após avançar na coleta e análise de dados, o proprietário do mencionado laboratório foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, em outubro do mesmo ano.


Na ocasião foi dado cumprimento, também, a mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros pelo crime de estupro em desfavor do investigado. Há indícios de que o investigado tenha vinculação com facção criminosa de origem paulista.


De posse de novos dados, foi identificada a participação de alguns indivíduos no esquema criminoso, entre eles um fornecedor de produtos químicos no Estado do Paraná, um fornecedor, em Parnamirim/RN, da droga que seria adulterada em laboratório, um homem do interior do Rio Grande do Norte responsável por desviar medicamentos da área da saúde e um homem que realizava locações sucessivas para instalação do laboratório itinerante em Mossoró.


Os presos estão sendo conduzidos para as unidades da Polícia Federal da respectiva circunscrição para formalização dos procedimentos de polícia judiciária e, na sequência, serão encaminhados ao Sistema Penal.


O nome da Operação faz alusão à mitologia grega, que atribui à Deusa Hemera o predicado da persuasão e da mentira, traço observado na investigação com a manipulação dos produtos químicos.

PGR RESSALTA QUE PEDIDOS DE ARQUIVAMENTOS SEGUEM REQUISITOS LEGAIS

A Procuradoria-Geral da República (PGR) rebateu nesta terça-feira (26), as críticas aos pedidos da vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, ao Supremo Tribunal Federal (STF), de arquivamento de apurações da CPI da Covid, contra o presidente Jair Bolsonaro e aliados. 

 

Por meio de nota, a PGR ressaltou que os pedidos de arquivamento seguem requisitos legais. “Todas as manifestações enviadas ao Supremo Tribunal Federal estão devidamente motivadas, atendem a critérios técnicos e aos regramentos específicos que regulam o Direito Penal”. 

 

A PGR também reiterou que as convicções da CPI da Pandemia foram políticas. “A PGR reitera ainda que, embora importantíssimo, o papel da Comissão Parlamentar de Inquérito tem caráter político. Já o Ministério Público tem sua atuação limitada pelos princípios que regem a atividade jurídica, o que inclui o respeito ao devido processo legal, à garantia de ampla defesa e à cadeia de custódia de eventuais provas, fundamentais para evitar futuras anulações. Parâmetros que têm o propósito de proteger cidadãos e a sociedade contra os abusos do Estado, em prol da dignidade da pessoa humana”. 

 

Destacou também que desde a entrega do relatório final da CPI à PGR, em 27 de outubro do ano passado, o trabalho foi realizado com o devido tratamento legal ao material. “Em quase nove meses de trabalho, o órgão requereu e executou diligências, ouviu testemunhas e analisou manifestações da defesa dos respectivos indiciados, entre outras providências típicas de investigação e que podem ser consultadas no andamento processual do STF, inclusive a decisão que mandou incinerar provas ilegalmente colhidas”. 

 

 

SOGRO DE PM É COVARDEMENTE MORTO A TIROS NO INTERIOR DO RN

Um homicídio foi registrado contra Manoel Januário de Lima, 61 anos, morto a tiros nesta terça-feira, (26), em Apodi, no interior do RN, por uma dupla que chegaram ao local de moto, mataram a vítima e fugiram do local. Manoel, que era sogro de um policial militar que atua no município, morreu ainda no local, sem chance de socorro. Segundo a Polícia Militar, a vítima não tinha envolvimento com nenhum tipo de crime.


NO SERIDÓ, ROGÉRIO MARINHO VISITA FÁBRICAS DO PRÓ-SERTÃO E RECEBE MAIS APOIOS

Pré-candidato ao Senado, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), cumpriu agenda nesta segunda-feira (25) no Seridó potiguar. Na região, visitou algumas das fábricas que fazem parte do Pró-Sertão, Programa de Industrialização do Interior, criado pelo próprio Rogério. Além disso, recebeu novos apoios, entre eles dos prefeitos Jackson Dantas (São José do Seridó), Amazan (Jardim do Seridó), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas) e Fernando Antônio Bezerra (Acari). Por fim, esteve em Currais Novos cumprindo agenda com o deputado Ezequiel Ferreira.

 

O primeiro compromisso foi em São José do Seridó, atendendo a convite do prefeito Jackson Dantas e do vice-prefeito, Ricardo Medeiros. No município, além de receber o apoio do grupo político, Rogério também foi as várias oficinas de costura que integram o Pró-Sertão e estão instaladas na cidade. A agenda contou com a presença do pré-candidato a governador, Fábio Dantas (SDD).

 

"Poder voltar a São José do Seridó e testemunhar a transformação que a cidade tem passado devido a oferta de trabalho fruto do Pró-Sertão é a maior das recompensas. As fábricas de costura permitiram que o município entrasse em um círculo virtuoso de geração de emprego, fomentando a abertura de novos negócios. Agradeço aos amigos pela receptividade, e renovo o compromisso a favor do Pró-Sertão. Vamos trabalhar para que o programa possa ser ampliado nos próximos anos, beneficiando mais cidades e mais potiguares com emprego, renda e dignidade", disse Rogério Marinho.

 

O Pró-Sertão foi criado por Rogério em 2013, durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Hoje, são cerca de 5 mil empregos gerados diretamente nas pequenas oficinas de costura que fazem parte do projeto.

 

De São José do Seridó, o ex-ministro partiu para o município de Jardim do Seridó, outro que também tem sido beneficiado pelos empregos gerados por meio do Pró-Sertão. Rogério foi recebido pelo prefeito Amazan, mais um que anunciou apoio a sua pré-candidatura ao Senado.

 

Em seguida, o ex-ministro foi até Carnaúba dos Dantas, onde o prefeito Gilson Dantas também confirmou que estará ao lado de Rogério Marinho na futura campanha eleitoral. Mesma decisão tomada pelo prefeito de Acari, Fernando Antônio Bezerra, mais uma cidade da agenda nesta segunda.

"A cada novo apoio que se une ao nosso projeto nos dá a certeza que estamos no caminho certo. A caminhada ainda será longa, mas continuaremos firmes sempre a favor do melhor para o nosso Estado", disse Rogério Marinho.

 

O ex-ministro concluiu a agenda desta segunda em Currais Novos, acompanhado do deputado estadual Ezequiel Ferreira. Na cidade, Rogério prestigiou a última noite do Pavilhão de Sant'Ana, encerrando a programação social da festa da padroeira do município.

LADRÕES ABATEM PORCA E LEVAM A CARNE EM JARDIM DO SERIDÓ

Um crime de furto de animal foi registrado durante o fim de semana em Jardim do Seridó, onde ladrões abateram e roubaram a carne de um suíno, que segundo comentários de criadores, pesava cerca de 60 kg.

 

Segundo informações, o animal foi abatido em uma pocilga que fica bem próxima à cidade, e levada para outro local, onde teve o couro tirado, e a carne levada pelos bandidos.

 

Do Blog: O criador cuida com tanto sacrifício, ai vem esses vagabundos e levam com tanta facilidade. Alguém que souber de alguma informação que possa levar à Polícia identificar os ladrões, ligue 190. Seu nome ficará no anonimato.


Foto: Ilustração.

PGR DIZ AO STF QUE DECIDIU ARQUIVAR ALEGAÇÕES DA CPI DA COVID CONTRA BOLSONARO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (25), o arquivamento de apurações preliminares em relação ao presidente Jair Bolsonaro, ministros e aliados, concluídas pela CPI da Covid. 

 

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo afirmou que as convicções da CPI foram “políticas” e não podem ser transportadas para área jurídica de “forma automática”. 

 

Das dez apurações concluídas e entregues pela comissão da Covid, a PGR quer o arquivamento de sete. Em cinco delas, existem os pedidos de indiciamento do presidente da República pela prática dos seguintes crimes: infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, prevaricação, epidemia com resultado de morte e emprego irregular de verba pública. 

 

No relatório final, a CPI acusou Bolsonaro de nove crimes, entretanto, para a PGR  não há indícios das práticas dos crimes, pelos quais a comissão acusa Bolsonaro. 

 

Além de Bolsonaro, também são alvos das ações, os ex-ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, Eduardo Pazuello, ex-CGU, Wagner Rosário, ex-ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), o deputado Osmar Terra, ex-assessor da Casa Civil, Heitor Abreu e os ex-secretário do Ministério da Saúde, Élcio Franco e Hélio Angotti Netto.

 

POLÍCIA CIVIL APREENDE QUATRO FUZIS ENTERRADOS EM SÍTIO NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) apreenderam quatro fuzis enterrados dentro de caixas em uma propriedade rural desabitada entre os municípios de João Dias e Antônio Martins, no interior do RN.

 

De acordo com a Polícia Civil, foram encontrados três fuzis 556 e um AK-47 no sítio.

 

A ação fez parte da 4ª fase da Operação Sinaloa, que combate o tráfico de drogas com atuação principalmente no Nordeste. Em 2021, uma das ações policiais, no interior da Bahia, culminou com a morte de dois irmãos da prefeita de João Dias, Damária Jácome e a prisão de outro.

NA CONVENÇÃO DO PL, BOLSONARO EXALTA TRABALHO DE ROGÉRIO MARINHO PARA CONCLUIR TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou o trabalho do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), durante discurso no lançamento da sua pré-candidatura à reeleição, na convenção nacional do PL, realizada neste domingo (24) no Maracanãzinho. O presidente enfatizou a dedicação do atual pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, para concluir as obras da transposição do Rio São Francisco.

 "Tivemos um ministro que está licenciado agora, Rogério Marinho, que concluiu as obras da transposição do São Francisco. Era para ter acabado a obra em 2010, passou para 12, 14, 16. A obra transpôs apenas dinheiro para o bolso de corruptos. E não água. Nós concluímos isso. Água em grande parte do Nordeste é uma realidade", disse Bolsonaro em meio a aplausos da multidão que esteve presente no evento.

 Além da conclusão das obras do Rio São Francisco, Rogério Marinho dedicou boa parte do seu trabalho como ministro para realizar outras importantes iniciativas que permitirão aos estados do Nordeste um melhor convívio com a seca. O Ministério do Desenvolvimento Regional conseguiu perfurar dezenas de poços nos últimos anos, por exemplo. Para o RN, especificamente, foi na gestão de Rogério que os recursos necessários para a conclusão da barragem de Oiticica foram liberados em sua totalidade.

 Outros importantes projetos neste setor são as obras dos ramais de Apodi e do Projeto Seridó, autorizadas também por Rogério quando ministro. Com estas duas iniciativas, as águas do São Francisco atenderão dezenas de cidades potiguares.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...