20 de janeiro de 2016

FIEIS LOTAM IGREJA PARA MISSA SOLENE DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM PARELHAS

Após dez dias de festa, muito bem participada, tanto na parte religiosa quando na social, a comunidade católica de Parelhas e visitantes lotaram a Matriz de São Sebastião, na manhã desta quarta-feira, (20), para a celebração da missa solene.
 
 
Apesar das dificuldades financeiras que o povo enfrenta em todo o País, a festa foi considerada um grande sucesso, superando todas as expectativas.
 
 
Vale salientar que, essa foi a primeira festa do Pe. Rômulo Azevedo como pároco de Parelhas. “Antes eu vinha para festa de São Sebastião como Padre convidado, e já achava maravilhoso, e agora que estou “de dentro”, fiquei apaixonado pela comunidade de Parelhas. Parabéns e muito obrigado a todos!”, agradeceu Pe. Rômulo Azevedo.

CERCA DE 200 TONELADAS DE PEIXES MORREM EM BARRAGEM NO INTERIOR RN

Cerca de 200 toneladas de peixes morreram nesta terça-feira (19) na barragem de Umari, no município de Upanema, região Oeste do Rio Grande do Norte. Produtores perderam 70% do que foi pescado. O prejuízo, segundo a colônia de pescadores da região, pode ultrapassar R$ 1 milhão.
 
Colônia de pescadores calcula prejuízos de mais de R$ 1 milhão com a mortandade dos peixes (Foto: Renato Medeiros)
 
 
A barragem de Umari possui cerca de 600 viveiros. "A cadeia produtiva sofreu um grande impacto", disse o criador Alberto Padilha. Treze produtores fazem parte da cooperativa que usa a barragem para a criação de tilápia. Os peixes que morreram seriam vendidos na Semana Santa.
 
A assessoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que uma equipe técnica vai até a cidade nesta quarta-feira (20) para investigar as causas da mortandade.
 
Foto: Renato Medeiros.

ALUNA DE ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL NO CE PASSA EM 1º LUGAR EM MEDICINA

A rotina incluía ensino médio, curso técnico, estágio, cursinho pré-vestibular e, por vezes, até ter que dormir na casa de amigos quando a aula acabava tarde e o ônibus partia antes. Ainda assim, a estudante Diana Maria da Silva, 17 anos, de Tianguá, a 335 km de Fortaleza, conseguiu aprovação em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral.
 
 
Aluna de escola pública da zona rural do CE é aprovada em medicina na UFC (Foto: Arquivo pessoal)
 
Filha de professora e de pedreiro e vigia noturno, Diana era candidata do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 pelo sistema de cotas e conseguiu o primeiro lugar das vagas reservadas para estudantes escolas públicas. “Foi maravilhoso. Fiquei muito ansiosa nos dias que antecederam o resultado. A felicidade foi enorme”, descreve.
 
Até a aprovação, porém, foi preciso conciliar o ensino médio na escola Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho com curso técnico em contabilidade em escola de tempo integral. Durante o terceiro ano, em dois dias por semana, as aulas eram substituídas por um estágio devido ao curso técnico. Além disso, fazia cursinho pré-vestibular no turno da noite.
 
  
O principal obstáculo, lembra, foi encaixar o cronograma de estudos na rotina. “Às vezes ficava difícil separar um tempo para alguma disciplina que tinha dificuldade ou para fazer revisões”, diz.

O fato de morar longe da escola e do cursinho também era um empecilho. “Para ir e vir da escola utilizava um ônibus disponibilizado para a prefeitura. Mas para ir ao cursinho era mais difícil, pois apesar de haver um ônibus à noite muitas vezes o cursinho acabava tarde e eu perdia o transporte tendo que me hospedar na casa de amigos.

A jovem conta que a escolha por medicina tem relação com a paixão por ciência. “Minha mãe é professora de biologia e sempre me incentivou na área. Medicina sempre esteve em minha mente, mas só no ensino médio tomei minha decisão e decidi me dedicar ao vestibular e buscar a tão sonhada aprovação”.
 
Para Diana, o "segredo" para os bons resultados não é tão mistério assim: "organização e dedicação". "Mesmo com todos os empecilhos sempre busquei aproveitar meu tempo naquelas matérias nas quais tinha mais dificuldade, melhorando meus pontos fracos."

Além disso, Diana cita o apoio da família, professores, e do grupo de estudos que ela montou com os amigos, momento de incentivo e troca de dicas e livros. "Hoje todos estão aprovados em universidades federais", destaca.

Além de estudar, o tempo livre era dedicado, principalmente, para ler, "minha paixão desde criança", e sair com os amigos. "Sempre busquei reservar pelo menos um momento do fim de semana para fazer essas coisas, mesmo com a semana puxada".

A quem também almeja um bom resultado no Enem, a futura médica opina que não é necessário estudar durante várias horas por dia. "O importante é se conhecer e saber quais os pontos fracos e fortes e em que é necessário dedicar mais atenção, e saber aproveitar o tempo. O Enem é uma prova de conhecimento, mas que exige também muito do raciocínio crítico do aluno e de preparo psicológico, por isso é necessário estar sempre atualizado e ler bastante", orienta.
 
Fonte: G1/CE.

EM JARDIM DE PIRANHAS, MORADORES DO PARQUE DAS LUZES TERÃO ÁGUA ENCANADA

Os moradores do bairro Parque das luzes no município de Jardim de Piranhas tem motivos de sobra para comemorar, já que depois de vários anos receberão em suas residências água encanada pela Companhia de águas de Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). 
 
Os moradores do bairro agradecem a ação do prefeito Elídio Queiroz que em parceria com o Governo do Estado pode proporcionar a conquista, já que antes recebiam água através de ligações clandestinas.
 
Além da água encanada, o bairro também ganhará uma caixa d'água que abastecerá por gravidade todas as residências situadas no setor. A obra vai beneficiar mais de 150 famílias.

HOMENS ARMADOS ABREM FOGO EM UNIVERSIDADE NO PAQUISTÃO; 21 MORREM

Homens armados invadiram a Universidade Bacha Khan em Charsada no noroeste do Paquistão nesta quarta-feira (20), abrindo fogo contra estudantes e professores em salas de aula. O Movimento dos Talibãs Paquistaneses (TTP) reivindicou o ataque, que deixou 21 mortos e mais de 60 feridos, segundo a agência France Presse.
 
Equipes de resgate carregam ferido em ataque a universidade no Paquistão nesta quarta-feira (20) (Foto: Hasham Ahmed/AFP)



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O ataque começou por volta das 9h30 locais (2h30 de Brasília). "O balanço de mortos no ataque terrorista se elevou a 21", afirmou o chefe de polícia regional, Saeed Wazir, sem explicar se entre os mortos estão os quatro agressores que o exército afirmou ter eliminado.
 
Wazir anunciou o fim da operação e informou que a vários estudantes mortos estavam em uma residência no campus da Universidade de Bacha Khan, em Charsada, uma cidade que fica a 50 km de Peshawar.
 
"Nossos quatro suicidas executaram hoje o ataque contra a Universidade de Bacha Khan", afirmou por telefone à AFP um comandante dos insurgentes, Umar Mansoor, de um local não revelado.
 
Este líder rebelde integra a facção Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) de Hakimullah Mehsud, que tem o nome de um comandante talibã morto por disparos de um drone americano em novembro de 2013.
 
"Este ataque foi realizado em represália à operação Zarb-e-Azb", uma ofensiva antiterrorista executada atualmente pelo exército nas zonas tribais do noroeste, próximas da fronteira com o Afeganistão, afirmou Mansoor, que ameaçou com novos ataques.
 
O vice-reitor da universidade, Fazal Raheem, explicou ao canal de televisão estatal "Pakistan TV" que ao menos quatro dos feridos eram guardas de segurança e que nenhum professor ou estudante do centro educativo, onde havia cerca de 3 mil pessoas no momento do ataque, tinha morrido ou ficado ferido.
 
No entanto, um dos professores disse para veículos de informação locais que um de seus colegas morreu baleado, o que não foi confirmado pela polícia. "Havia mais de 600 convidados para uma conversa poética. O professor do Departamento de Química Hamid foi assassinado diante de mim. Os terroristas entraram na sala em que estávamos. Corri para o banheiro. Eles o mataram e eu sobrevivi", relatou ao canal estatal o docente, que não foi identificado.

Charsadda fica a cerca de 40 quilômetros da capital provincial, Peshawar, onde o principal grupo talibã paquistanês, o TTP, efetuou um ataque contra uma escola em dezembro de 2014, deixando 151 mortos, entre eles 125 crianças.
 
Forças de segurança do lado de fora da Universidade de Bacha Khan no Paquistão, alvo de ataque nesta quarta-feira (Foto: Fayaz Aziz/Reuters)

 
 
A província é limítrofe à região de Khyber, onde o exército paquistanês iniciou uma ofensiva contra os insurgentes em outubro de 2014, que se somou a outra lançada em junho daquele ano na área tribal do Waziristão do Norte.
 
Os talibãs disseram na época que o ataque contra a escola foi uma vingança pelas operações do exército, nas quais pelo menos 3.500 insurgentes e 488 membros das forças de segurança paquistanesas morreram, segundo dados oficiais.
 

DEPRESSÃO: SAIBA COMO IDENTIFICAR E AJUDAR PESSOAS QUE SOFREM DA DOENÇA

Considerada o "mal do século”, a depressão atinge mais de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil é proporcionalmente o país com o maior número de casos no último ano, com o total de 10,8% da população apresentando este distúrbio. Confundido com uma tristeza normal, muitas vezes os sintomas podem ser ignorados pela família e a ausência de um diagnóstico que comprove a doença, reforça a falsa ideia de que a depressão é uma “fase”. Mas, os especialistas afirmam: Depressão é uma doença séria e o tratamento dever ser acompanhado por um médico.
 
Marcela Clementino, psicóloga do Hapvida, explica que a depressão causa sintomas mentais e físicos e a observação é a melhor forma de identifica-los. “Todo mundo passa por problemas na vida e tem o direito de ficar triste por isso. Porém, o depressivo tem respostas desproporcionais aos acontecimentos, seja em intensidade ou duração. Estes sintomas começam a se tornar aparentes em 2 semanas, expondo o paciente a situações distintas do seu dia a dia.  E esta intensidade deve ser suficiente para causar comprometimento da qualidade de vida”, esclarece.
 
A psicóloga enumera os sintomas mentais mais comuns da doença: Tristeza contínua, angústia, desesperança, sentimento de culpa, medo desmotivado, irritabilidade, mau humor e vontade repentina de chorar.
 
Os sintomas físicos são: Cansaço constante, alteração de sono (dormir muito ou dormir pouco), oscilação de peso (ganho ou perda de peso), dores de cabeça ou pelo corpo, disfunção sexual, desatenção e esquecimentos contínuos.
 
Listamos 5 dicas que auxiliam nos cuidados de uma pessoa com depressão:
 
1 – Compreenda a doença: Leia sobre o assunto, informe-se, converse com outras pessoas que já passaram ou estão passando por isso, assim, você poderá se tornar mais útil nos momentos de angústias e necessidades da pessoa doente.
 
2 - Procure ajuda especializada: Um clínico de confiança, um médico neurologista ou mesmo um psiquiatra são as melhores opções. Caso a pessoa esteja em dúvida quanto a procurar um profissional médico, você pode tomar essa iniciativa. Para a pessoa em depressão é difícil dar esse primeiro passo.
 
3 - Acompanhe a primeira consulta: Seu amigo ou familiar ficará mais tranquilo e confiante se estiver acompanhado. Você também terá a chance de explicar, brevemente, quais os sintomas tem observado. Mas, lembre¬-se de que o médico, provavelmente, vai querer falar com ele a sós.
 
4 – Apoio emocional: A depressão é uma doença que pode durar meses ou até mesmo anos. Durante esse tempo, esteja sempre presente quando a pessoa precisar, o apoio emocional é tão importante quanto o acompanhamento médico. Seja compreensivo, paciente e carinhoso. Esses fatores são importantíssimos durante o processo de recuperação.
 
5 – Saia de casa: Uma pessoa deprimida tem como tendência natural, desligar-se do mundo lá fora, e essa falta de contato, dificulta ainda mais a situação. Se ela não quiser sair de jeito algum, convença-a de apenas ir dar uma volta no sol, mas não force-a a fazer algo que não quer. Comece devagar, tornando as saídas um hábito.

CAERN REATIVA ABASTECIMENTO EM EQUADOR

Conforme o 'Blog Barra Pesada' havia informado com exclusividade, a CAERN retomou o abastecimento de água no município de Equador. A recuperação do fornecimento aconteceu quando o açude Mamão registrou um aumento de 35% no seu volume. Com isso, Equador saiu de colapso e entrou na situação de rodízio.
 
Desde que entrou em colapso, há quase dois meses, a cidade era abastecida por carro-pipa de Natal, sob a responsabilidade do Exército e da Defesa Civil da Prefeitura de Equador. Agora, a CAERN volta a fornecer água para cerca de 1.500 famílias, em forma de rodízio a cada 24h para os bairros José Marcelino, Dinarte Mariz e Cohab, prolongando o tempo de permanência do produto enquanto aguarda mais chuvas na região.
 
Com a retomada do abastecimento de água em Equador, o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte cai para 16.

O bairro José Marcelino vai receber água em dias alternados, começando às 5h da manhã de segunda-feira até 5h da terça, seguindo-se nos demais dias quarta, sexta e domingo. No bairro Dinarte Mariz, o abastecimento também será alternado a cada 24h começando às 22h da segunda feira até 22h da terça, prosseguindo no mesmo horário na quarta, sexta e domingo. O terceiro bairro é Cohab que vai receber água nas terças, quintas e aos sábados a partir das 5h da manhã, durante 24h e nos demais dias da semana.

BANDIDOS TROCAM TIROS COM FILHO DO JUIZ HENRIQUE BALTAZAR AO TENTAREM INVADIR CASA DO MAGISTRADO

O juiz de execuções penais, Henrique Baltazar, utilizou as redes sociais  para relatar a tentativa de assalto a sua casa, em Natal. Segundo o magistrado, os bandidos não chegaram a entrar em sua casa.

Não houve invasão, mas uma tentativa de assalto”, relatou Dr. Henrique em seu Twitter.

Cinco homens armados tentaram invadir minha casa. Meu filho reagiu e atirou neles. O tiroteio foi grande, mas ele não foi ferido. Ele acha que atingiu alguém. Está tudo bem. Contei a vcs antes que soubessem por outros e ficasse uma confusão grande. Ninguém em casa foi ferido (mas parece que um dos 5 assaltantes saiu baleado)”. Narrou o Juiz em um grupo no WhatsApp.



 

FENÔMENO EL NIÑO ESTÁ PERDENDO FORÇA E RN PODE TER AUMENTO DE CHUVAS EM ABRIL

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) divulgou o resultado parcial da análise e previsão climática para a região semiárida do estado no período que vai de fevereiro até abril de 2016. O comportamento das últimas semanas mostra que o fenômeno El Niño - fator que tem dominado as previsões climáticas nos últimos meses e reduzido a ocorrência de chuvas no Nordeste - está diminuindo de intensidade. As informações estão sendo levantadas durante o XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que acontece até esta quarta-feira (20), em Fortaleza.

Esse é o primeiro prognóstico para o período chuvoso de 2016 divulgado pela EMPARN e poderá sofrer alterações conforme o comportamento das variáveis oceânicas/atmosféricas que são avaliadas na previsão. A previsão para os próximos meses mostra a tendência de enfraquecimento do El Niño, devendo estar com anomalia em torno de 1,5ºC entre março e abril de 2016, e em condição neutra a partir de junho de 2016. Essa tendência de resfriamento do Oceano Pacífico pode significar que as consequências provocadas pelo fenômeno poderão ser menores, aumentando a possibilidade de ocorrência de chuvas na Região Norte do Nordeste, desde que as demais variáveis apresentem um comportamento favorável.

Além do El Niño, os parâmetros climáticos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região norte do Nordeste são ligados aos oceanos Pacífico e Atlântico. Variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos tem forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de fevereiro a maio sobre a região norte do nordeste e o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação a ocorrência de chuvas, tanto na questão da distribuição temporal como espacial.

A situação atual do oceano Atlântico ainda é indefinida, mesmo tendo apresentado um leve aquecimento no setor sul e um leve resfriamento no setor norte. Para que chova com maior intensidade, é necessário que durante os meses de fevereiro a maio de 2016 as águas do Atlântico Sul estejam mais quentes do que as águas do Atlântico Norte.

Assim, diante de um quadro onde persiste o Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e um Oceano Atlântico indefinido, a tendência é que o início do período chuvoso (fevereiro e março de 2016) seja com chuvas abaixo do normal, devendo melhorar durante o mês de abril devido ao enfraquecimento do El Niño. Lembrando que os meses mais chuvosos no Rio Grande do Norte são os meses de março e abril.
 
 
Esse fenômeno, presente durante o período chuvoso no Nordeste, dificulta a ocorrência de chuvas, pois impede o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para regiões próximas do Nordeste Brasileiro. Lembrando que a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema meteorológico causador de chuvas na região Nordeste do Brasil durante o período de fevereiro a maio.
 
 
As chuvas que tem ocorrido durante as últimas semanas sobre praticamente todo o Estado foram ocasionadas por um Sistema Meteorológico (Vórtice Ciclônico de Ar Superior), que ocorre normalmente durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, não tendo nenhuma relação com as chuvas da Zona de Convergência Intertropical que atuam entre os meses de Fevereiro a Maio.

MENINO AMPUTA PRÓPRIA MÃO PARA SE 'DESCULPAR' POR INSULTO A MAOMÉ E VIRA 'HERÓI' NO PAQUISTÃO

Um adolescente amputou por iniciativa própria uma de suas mãos após ter sido acusado publicamente de blasfêmia no Paquistão.
 
 
 
 
O incidente aconteceu quando Qaiser (nome fictício), um jovem de 15 anos, entendeu errado uma pergunta durante uma celebração a Maomé realizada em uma mesquita na Província de Punjab, no leste do país.
 
Durante a oração em homenagem ao nascimento do profeta, o clérigo perguntou aos presentes: "Quem entre vocês crê em Maomé?". Todos levantaram as mãos. Em seguida, ele questionou: "Quem entre vocês não acredita nos ensinamentos do santo profeta? Levantem suas mãos!".
 
Qaiser entendeu errado a pergunta e, sem querer, levantou a mão.
 
Havia cerca de cem pessoas na mesquita, e o clérigo imediatamente acusou o garoto de blasfêmia. Qaiser voltou para casa e quis provar seu amor pelo profeta – amputando sua própria mão com um cortador de grama. Depois, ele colocou-a em um prato e apresentou ao clérigo.
 
 
 
"Quando eu levantei minha mão direita sem querer, eu percebi que havia cometido uma blasfêmia e precisava compensar tamanha afronta", disse ele à BBC.
 
Após a atitude do garoto, toda a aldeia entrou em êxtase e pessoas de outros povoados vizinhos estão chegando para prestar homenagens a Qaiser.
 
O clérigo, no entanto, foi preso, enquadrado na lei antiterrorismo do Paquistão – acusado de ter instigado o extremismo e o fanatismo religioso.
 
A "punição" que Qaiser deu a si mesmo tomou proporções inimagináveis para ele, que segue convicto de ter feito a coisa certa cortando sua mão.
 
Quando perguntado se sentiu dor ao amputá-la, ele disse que não.

ROGÉRIO MARINHO SE REÚNE COM SENADOR ALOYSIO NUNES EM NATAL

Em Natal aproveitando os últimos dias de férias, o senador paulista Aloysio Nunes (PSDB), que foi candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, se reuniu com o deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido no Rio Grande do Norte.
 

 
Antes da reunião, Rogério acompanhou o senador durante visita ao Memorial João Faustino, criado em homenagem ao ex-deputado federal, em Petrópolis. No local, os dois encontraram o filho do ex-parlamentar, Edson Faustino.

No encontro, os tucanos abordaram o posicionamento que será adotado pelo partido este ano no Congresso Nacional, a ação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e, também, as candidaturas majoritárias do PSDB no Rio Grande do Norte. Ao todo, o partido trabalha o lançamento de cerca de 60 pré-candidatos a prefeito e mais de mil nomes para vereador.

Entre as cidades que o PSDB pretende lançar nomes próprios, está Natal, Parnamirim e Mossoró, atendendo orientação nacional da legenda, que é a favor de candidatos tucanos nas cidades com mais de 100 mil eleitores.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...