19 de novembro de 2016

TRAGÉDIA! 4 POLICIAIS MORREM EM QUEDA DE HELICÓPTERO NA ZONA OESTE DO RIO

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) caiu próximo à Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, no começo da noite deste sábado (19). Quatro policiais militares que estavam na aeronave morreram na queda. O helicóptero caiu no começo da Avenida Ayrton Senna, perto do acesso à Linha Amarela. A identidade dos PMs mortos ainda não foram informadas pela corporação.
 
 
 
 
 
 
 
 
A informação da queda foi confirmada  pelo coordenador de Comunicação Social da Polícia Militar, Major Ivan Blaz. Durante o dia, a região foi palco de intensos tiroteios quando, mais cedo, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus trocaram tiros com criminosos.
 
 
 
 
De acordo com Blaz, "tudo indica que o helicóptero fez um pouso forçado". Na região, desde cedo o Comando de Operações Especiais (COE) da PM - Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque e GAM -  estava no local dando apoio à UPP local.
 
 
 
 
A Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, pediu que motoristas evitassem a região. Mais tarde, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou às 19h52 que foram interditados os dois sentidos da Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus, e trechos da Av. Ayrton Senna, da altura do Via Parque ao acesso à Cidade de Deus, devido a uma operação policial.
 
 
 
 
A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) foi ao local para apurar as circunstâncias da queda da aeronave. Além disso, informou que a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) foi acionada e está prestando apoio. De acordo com a Polícia Civil, diligências estão sendo feitas.

TURISMO DO RN É DESTAQUE NO PRINCIPAL JORNAL DA ARGENTINA

A press trip com 12 jornalistas, selecionados de algumas das principais mídias nacionais e internacionais para conhecer pontos turísticos do Rio Grande do Norte, continua a render mídia. Desta vez foi o destaque do jornal argentino La Nación às belezas praianas, culturais e gastronômicas do Estado potiguar, e uma segunda matéria exclusiva sobre São Miguel do Gostoso.
 
 
 
 
 
 
 
 
A ação da press trip foi coordenada no último mês de setembro pelo Governo do Estado, via Secretaria de Turismo e Empresa Potiguar de Promoção Turística, com recursos do RN Sustentável. Outras matérias em blogs especializados em turismo já foram publicadas, como o Mercado & Eventos, Qual Viagem, Embarque na Viagem, Turismo e Eventos, e mídias internacionais, como o People`s Daily, no Japão, entre outros.
 
 
 
 
A Argentina se tornou um dos principais mercados turísticos para nosso Estado nos últimos dois anos graças ao trabalho de promoção e divulgação desenvolvido pela Setur e Emprotur. Temos um voo direto de Buenos Aires para cá e queremos outro. Então, toda ação de divulgação colabora para tornar essa meta cada vez mais viável”, opina o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
 
 
 
A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda o resultado positivo conquistado com o fam tour com jornalistas e operadores de turismo realizado em proveito da promoção do Fest Bossa & Jazz em Mossoró, desta vez pelo circuito cultural e serrano, para divulgar os potenciais do interior do Estado. “Aliamos o turismo cultural do evento às nossas praias e ao nosso interior”, completou Aninha.
 
 
 
 
 
O La Nación destacou o passeio de buggy e de camelo, os recifes de corais em Maracajaú, a cor esmeralda das nossas praias e o clima ensolarado durante quase todo o ano. Já nos primeiros parágrafos, a explicação etnográfica do potiguar e as delícias gastronômicas elaboradas a partir do camarão ou mesmo a nossa caipirinha feita com cachaça local.
 
 
 
Em outra página inteira, São Miguel do Gostoso ganhou adjetivos para encantar qualquer leitor do jornal. Cm o título “Gostoso, a praia brasileira de que todos falam” traz ainda no subtítulo esses dizeres: “Cem quilômetros ao norte de Natal, no Brasil, um pequeno porto de pescadores, com novas pousadas e ventos alísios, constantes e com boa intensidade, ideais para praticar windsurfe”.
 
 
 
 
Em ambas, os pratos regionais, sobretudo a base de frutos do mar também mereceram menção. Personagens nativos foram entrevistados e serviram de base para montagem da historicidade de cada local. Em cada uma das matérias também foram colocados dicas de como chegar, onde ficar e comer, para atrair ainda mais o turista a também visitar o Estado potiguar.

POLÍCIA DIVULGA IMAGENS DE CASAL DE GOLPISTAS QUE ESTÁ AGINDO NO SERIDÓ POTIGUAR

A Polícia divulgou imagens do casal que anda aplicando golpes em agências bancárias, e em comerciantes da região Seridó.
 
 
 
 
 
 
 
Segundo informações, o casal recentemente aplicou um golpe no centro da cidade de Currais Novos, subtraindo a quantia de R$ 7.000,00 de uma comerciante da cidade de Lagoa Nova/RN.


Se você reconhece esse casal ligue imediatamente para a polícia através do 190.

HISTÓRIA DO CATOLICISMO NO BRASIL SERÁ LANÇADA EM LIVRO

O professor do Departamento de História da UFRN, Renato Amado Peixoto e o professor da UFMT, Cândido Moreira Rodrigues, lançarão na Cooperativa Cultural Universitária, no Centro de Convivência do Campus Central, na próxima quinta-feira (24) o livro “Olhares sobre os catolicismos no Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil".
 
 
 
 
 
 

 
Para elaborar a obra, os dois professores de História fizeram pesquisas e mapearam a História do Catolicismo brasileiro, contada e vivida fora dos grandes centros. Ambos além de professores universitários são líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC). O lançamento será a partir das 18h.

POR ORDEM DO TSE, GAROTINHO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL PARTICULAR NO RIO

O ex-governador Anthony Garotinho foi transferido, no início da madrugada deste sábado (19), para o Hospital Quinta D'or, na Zona Norte do Rio. Garotinho obteve o direito de deixar o Hospital Penitenciário, em Bangu, na Zona Oeste da cidade, por ordem da ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
 
 
 
 
 
 
 
O TSE determinou ainda que, depois dos exames de coração, o ex-governador ficará em prisão domiciliar até que seja votado em plenário seu pedido de liberdade.
 
 
 
Garotinho foi levado em uma ambulância por volta de 0h10. O veículo foi escoltado por dois carros da Polícia Federal (PF).
 
 
 
A transferência aconteceu após a chegada da ordem judicial na administração do Complexo de Gericinó, onde fica o Hospital Penitenciário. Uma ambulância do Hospital Copa D'or já esperava desde a noite de sexta-feira (18) para transferir o ex-governador.
 
 
 
 
Na nova unidade, Anthony Garotinho será submetido a um cateterismo para descobrir a causa das dores no peito após ser preso pela PF, na quarta (16).
 
 
 
 
A ministra Lúcia Lóssio acolheu o recurso dos advogados do ex-governador e derrubou a decisão do juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira. O magistrado afirmou que Garotinho teve regalias no hospital.
 
 
 
 
Na noite de quinta (17), a transferência do ex-governador para o conjunto de presídios foi tumultuada.
 
 
 
 
Os agentes da PF foram cumprir o mandado. O ex-governador resistiu e houve confusão ainda no quarto do hospital. Num áudio gravado, Anthony Garotinho discutiu com um agente, se negando a ir para Bangu. Disse temer se morto por bandidos.

FÓRUM PERMANENTE ENTRE GOVERNO E ESTUDANTES DEVE SER CRIADO NA PRÓXIMA SEMANA

O governador Robinson Faria recebeu em reunião, no final da tarde desta sexta-feira (18), integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e estudantes que vinham ocupando a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. O objetivo foi debater pontos da pauta proposta pelos alunos e encerrar as ocupações nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. Como encaminhamento principal ficou decidido que na próxima semana a portaria que cria o Fórum Permanente para diálogo entre governo e movimentos estudantis deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
 
 
 
 
 
 

 
Além disso, foram discutidos pontos como a Medida Provisória 746 (reformulação do ensino médio), passando pela organização da rede e criando matrizes e referências básicas próprias do estado, com a ressalva à implantação das escolas em tempo integral.
 
 

Também foram abordados temas como o redimensionamento e melhoria da infraestrutura das escolas, e ficou acordado que as entidades estudantis farão um levantamento dos alunos que participaram das ocupações e apresentar à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), com a possibilidade de compensação das faltas verificadas durante o período.
 
 

O governador Robinson Faria disse que a reunião teve um resultado satisfatório. “O encontro ocorreu em clima de convergência. Nós estamos dispostos a ouvir e dialogar com as entidades e com os estudantes para solucionarmos os problemas, que alguns datam de anos. O mais importante é que conseguimos avançar e dar encaminhamentos importantes”, declarou.
 
 
 

Participaram da reunião também as secretárias titular e adjunta de Educação, Cláudia Santa Rosa e Mônica Guimarães, respectivamente, do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha,  da Comunicação, Juliska Azevedo, o deputado estadual Fernando Mineiro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), representantes das ocupações das escolas, do Comitê de Juristas pela Democracia, da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Arquidiocese de Natal.

TRAGÉDIA! 3 CRIANÇAS MORREM E 10 FICAM FERIDAS EM GRAVE ACIDENTE COM KOMBI ESCOLAR NO GO

Três crianças, sendo dois meninos e uma garota, com idades entre 10 e 12 anos, morreram em um acidente envolvendo uma Kombi escolar, na tarde desta sexta-feira (18), na GO-173, entre Santa Fé de Goiás e Jussara, na região oeste do estado. Outras nove crianças, além do motorista, ficaram feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo bateu em um carreta prancha, usada para transportar máquinas agrícolas.
 
 
 
Acidente com Kombi escolar mata duas crianças e fere onze na GO-173, em Goiás (Foto: Divulgação/PM)
 
 
 
As vítimas, que seguiam da zona rural para a escola, foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal Antônio Carvalho, em Santa Fé de Goiás. Segundo a diretora administrativa Luciana Arão Gomes, sete crianças já foram liberadas. "Dois meninos seguem em observação, mas não correm risco de morrer", disse.
 
 
 
Duas das vítimas morreram no local. Já um garoto foi socorrido e transferido de helicóptero para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. No entanto, segundo informou a assessoria de impresa, por telefone, ele não resistitu aos ferimentos.
 
 
 
Já o motorista, que também foi levado à unidade, segue internado. Conforme a assessoria, ele está sedado e respira por aparelhos. O quadro de saúde dele é considerado grave.
 
 
 
Três unidades de resgate da cidade de Goiás e uma de Aruanã participaram do atendimento às vítimas.
 
 

O sargento da Polícia Militar Luiz Santana de Carvalho disse que, após ser acionado, foi o primeiro a chegar ao local. Ele afirma que a Kombi tinha capacidade para levar 13 pessoas - incluindo o motorista - trafegando, portanto, dentro da legalidade. Ele explicou que não ainda não é possível afirmar o que provocou a colisão.
 
 
 
 
Acidente com Kombi escolar mata duas crianças e fere onze na GO-173, em Goiás (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
 
 
 
"Os dois veículos seguiam em sentido contrário. A Kombi bateu de frente na lateral da prancha e foi arrastado, destruindo toda a lataria do lado do motorista", disse.
 
 
 
Os corpos já foram retirados e levados ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade Goiás.
 
 
Fonte: G1/GO - Foto da Kombi: Divulgação/PM - Foto do Helicóptero: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

PREFEITO ELEITO DE JARDIM DO SERIDÓ, AMAZAN SILVA, PARTICIPA DO III WORKSHOP SOBRE CIDADES INTELIGENTES EM NATAL

Aconteceu essa semana em Natal, nos dias 17 e 18 de novembro, o lll Workshop sobre Cidades Inteligentes – WCID 2016, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), com a presença do prefeito eleito de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), que aproveitou a oportunidade para manter contatos com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia para implantação do programa no município jardinense.
 
 
 
 
 
 
 
 
O evento teve a participação de especialistas do Brasil e de Portugal em palestras e mesas-redondas sobre Ecossistema, gestão e Inovação. O evento é organizado pelo projeto Smart Metropolis em parceria com o Instituto Metrópole Digital. 
 
 
 
O objetivo foi reunir pesquisadores, profissionais e gestores públicos para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, e desafios para cidades inteligentes, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável, dentre outras questões.

MESMO BALEADO, HOMEM TOMA ARMA DE ASSALTANTE E EVITAR TER MOTO ROUBADA EM JARDIM DO SERIDÓ

O construtor de casas, “Zezinho de Zé Preto”, foi vítima de um assalto na noite desta sexta-feira, (18), em Jardim do Seridó. O assalto aconteceu na oficina de “Damião” ás margens da BR 427, próximo ao terminal rodoviário da Cidade.
 
 
 
Segundo testemunhas, o elemento chegou sozinho, e após anunciar o assalto, montou na moto de “Zezinho”, mas o mesmo reagiu, e mesmo sendo ferido com um tiro no ombro, dominou o bandido, tomou a arma e evitou que a moto fosse levada. O bandido conseguiu fugiu, deixando a arma para trás. “Zezinho foi socorrido, e levado para Caicó para extrair a bala do ombro.
Do Blog: Graças a Deus que o tiro não foi mortal. Não se deve reagir, mas, cada um tem um tipo de reação, então não podemos julgar.

APÓS PEDIDO DE ROBINSON, MALHA FERROVIÁRIA DE NATAL SERÁ AMPLIADA

O governador Robinson Faria teve seu pedido atendido pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, na manhã desta sexta-feira (18), durante visita a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o recebimento da quarta composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O chefe do executivo solicitou ao representante do governo federal a extensão da malha ferroviária da região metropolitana de Natal. O novo trecho sairá do município de Extremoz até o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
 
 
 
 
 
 
 
O que o povo quer é trabalhar. Essa é uma mudança que fortalece o Turismo, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) que vamos licitar em breve, já que o transporte estaria passando ao lado aeroporto, assim como o desenvolvimento do distrito industrial já existente no local”, enumerou Robinson as vantagens do crescimento da malha.
 
 
 
 
O ministro garantiu que ajudará no projeto executivo - que custará R$ 6 milhões - para a nova extensão. “Vamos assumir a responsabilidade de viabilizar o projeto e futuramente a bancada de deputados federais deverá garantir o orçamento para o funcionamento”, explicou Bruno Araújo.
 
 
 
 
O governador lembrou que a região metropolitana de Natal tem a melhor malha ferroviária da CBTU no Nordeste e atualmente transporta 12 mil pessoas diariamente com pretensão de chegar a 60 mil. “A menor tarifa do Brasil foi oferecida ao nosso povo”, apontou Robinson. Atualmente a passagem do transporte ferroviário custa R$0,50.
 
 
 
 
O diretor presidente da CBTU, José Marques, agradeceu ao ministro pela disposição em ajudar nos projetos locais e reforçou a importância da manutenção do transporte ferroviário. “A passagem custa R$0,50, mas o valor real dela é R$ 9. A tarifa é subsidiada para atende a população de menor poder aquisitivo”, salientou. Ele explicou ainda que quanto maior a quantidade de passageiros menor fica o valor da passagem. “Natal tem hoje 56 quilômetros de linha férrea com grande probabilidade de crescimento”, reforçou.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...