19 de fevereiro de 2014

BOMBA! CASO DE PRÉDIO PINTADO POR MULHER EM JARDIM DO SERIDÓ VIRA INQUÉRITO CIVIL INSTAURADO POR PROMOTOR

O Promotor de Justiça, Dr. Glauco Pinto Garcia da comarca de Jardim do Seridó, instaurou inquérito civil para apurar possível prática de ato de improbidade administrativa por parte do prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas de Araújo.

digitalizar0005

A denúncia feita pelos vereadores, Iron Júnior e Gilberto Brito dá conta que o município contratou a “pintora” de paredes, Edilza Azevedo da Silva, residente na Rua: Fefa Caldas, nº 279 no Bairro Baixa da Beleza, para realizar um serviço de pintura em um prédio público, mas na verdade quem fez a pintura foi a pessoa de “Galtierre”, sem realização de um processo licitatório.

O Ministério Público requisitou do município no prazo de 10 dias documentos que prove a realização do processo licitatório, despensa ou inexigibilidade para a contração da Srª. Edilza Azevedo da Silva.

digitalizar0006

Conforme documentos apresentados pelo Conselho Municipal de Saúde, Edilza Azevedo da Silva, foi quem executou (pintou) o prédio do Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, recebendo pelo serviço quase 10 mil reais, tendo o pagamento sido efetuado em várias parcelas, talvez para tentar burlar a lei da licitação.

Do Blog: O rolo agora não é mais o “rolo de pintura”, é o que terá que ser desenrolado na justiça!

MISS MORRE BALEADA EM PROTESTOS ANTIGOVERNO NA VENEZUELA

Uma jovem de 22 anos que ganhou o concurso Miss Turismo Carabobo 2013 morreu nesta quarta-feira (19) após ter sido baleada na cabeça durante os protestos na véspera na Venezuela.

Génesis Carmona é socorrida nesta terça-feira (18) após ser baleada em protesto em Valencia, na Venezuela (Foto: Mauricio Ceneno-Notitarde/Reuters)

Segundo a página oficial de Génesis Carmona no Facebook, ela morreu às 12h locais, após ter ficado internada na Unidade de Cuidados Intensivos da clínica Guerra Méndez.

Ela torna-se assim a quinta pessoa a morrer desde o início dos protestos.

Segundo o jornal “El Carabobeño”, a estudante e modelo foi atingida na cabeça por uma arma de fogo de alto calibre.

A jovem foi baleada na Avenida Cedeño, na cidade de Valencia, que fica no estado venezuelano de Carabobo. Ela participava de uma manifestação em apoio a Leopoldo López, que convocou os protestos e se entregou à polícia nesta terça.

Génesis Carmona foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013 (Foto: Reprodução/Facebook/Genesis Carmona)

A Venezuela vive um clima de tensão após vários dias de protestos, depois que distúrbios causaram três mortes e deixaram dezenas de feridos em uma manifestação estudantil na quarta-feira passada (12). Nesta terça, uma quarta pessoa morreu e dezenas ficaram feridas.

O dirigente de oposição Leopoldo López, que tinha uma ordem de detenção contra si por causa desses incidentes, se entregou à Guarda Nacional (Polícia Militar) após liderar uma grande manifestação de oposição ao governo de Nicolás Maduro no leste da cidade.

O governo do presidente Maduro responsabiliza López pelos incidentes e culpou os Estados Unidos pela violência em Caracas e em outras cidades nos últimos dias.

VEREADORA AFIRMA QUE “BLOGs DO PREFEITO” DE ACARI ESCONDEM AUMENTO DE QUASE 1 MILHÃO NAS ARRECADAÇÕES ‏

untitledGrandes equívocos vêm sendo notados diariamente na nova gestão de Acari. Todos os dias os cidadãos estão fadados a deparar-se com as irregularidades e falta de compromisso com o povo por parte da atual situação e seus aliados. Preocupados com essas situações, os vereadores que compõem a oposição buscam incansavelmente resolver esses problemas através de ações e questionamentos.

Sendo assim, na Câmara Municipal de Acari nesta terça feira (18), a vereadora Albervânia Medeiros (PR), questionou sobre a arrecadação do FPM e ICMS, pois, com o aumento significativo desse número, deveria acarretar em mais benefícios e serviços para a população.

Anualmente, foi observado nos blogs de Acari, que mesmo sendo particular, tem publicações que mostram apenas o que agradam ao prefeito Isaías. Um grande exemplo disso é de um dos referidos Blog, que antes anunciava a arrecadação do FPM, e agora que teve um aumento significativo nos valores, o blog não divulga mais os números.

Na audiência desta terça feira (18), a vereadora fez um comparativo das receitas do ano de 2012, onde a gestão pertencia a Antônio Carlos, e a receita de 2013, com a gestão de Isaías Cabral. Sua preocupação é que a atual gestão afirmou que as receitas foram praticamente iguais, e este fato tem que ser comprovado. Pois, a realidade é que em duas contas, FPM e ICMS, foram constatados um acréscimo de quase um milhão de reais.

Quem quiser postar informações tendenciosas e partidárias em seus blogs e sites independentes, tem que no mínimo mostrar compromisso com a verdade, trabalhar imparcialmente, se fundamentar em dados precisos e locais, sem generalizações, isso sim é uma abordagem jornalística.

Enfim, se algum blogueiro ou cidadão tenha alguma informação sobre a arrecadação do FPM e ICMS, seria justo colocar isso em números, em valores monetários. Vamos fazer um comparativo justo: o valor em dinheiro de 2012 e de 2013. Não adianta se esconder atrás de generalizações.

VIVALDO COSTA FALA SOBRE VIOLÊNCIA NO INTERIOR DO ESTADO

VIVALDO-COSTA-TRIBUNA-CASAOs crescentes índices de violência registrados nas cidades do interior do Rio Grande do Norte levou o deputado Vivaldo Costa (PR) a abordar o assunto na sessão desta quarta-feira (19). Na ocasião, o parlamentar falou sobre as manchetes de noticiários locais e nacionais, nos quais os principais temas tem sido o aumento da criminalidade, não só no RN, mas em todo o Brasil. “A violência tem saído dos grandes centros urbanos, das capitais e indo para o interior, para as cidades médias e pequenas. De acordo com estudos sociológicos, trata-se de um fenômeno recente”, disse Vivaldo.

Na opinião do deputado, a principal causa da violência é o uso de drogas, especialmente o crack. “Essa droga está chegando em toda parte, fazendo nossos jovens ficarem dependentes. O Ministério da Saúde tem buscado soluções, mas não existe uma conduta padronizada para o enfrentamento do crack no Brasil”,declarou o deputado.

Vivaldo Costa lembrou de um programa adotado no município de Caicó quando estava à frente da Prefeitura daquela cidade, o Programa Menor de Ofício, que oferecia apoio ao adolescente pobre, que recebia uma bolsa para trabalhar.“Depois desses anos todos eu pergunto por esses jovens e tenho notícias de que todoas buscaram estudar, trabalhar honestamente. Nenhum entrou no mundo das drogas. Ou se tem escola de qualidade, ou vamos ver cada vez mais crescer a criminalidade e a violência. Precisamos cuidar das nossas crianças e do adolescentes”, declarou.

DE NOVO! EX-PADRE JOCIMAR IGNORA CONVOCAÇÃO DA CÂMARA PARA FUGIR DE EXPLICAÇÕES SOBRE DESMANTELO NO SEU GOVERNO

imagesCAE1D3GBQue eles não respeitam as leis, isso todos já sabem, quanto mais o povo, pois eles sabem que chegando à campanha basta usar o dinheiro do “jogo de bicho” para comprar as eleições e nada é feito contra eles.

De forma imoral e ilegal, outra vez o prefeito ignora sua convocação para prestar esclarecimentos à câmara, desta vez sobre a interdição da uma ala com oito salas na ‘Escola Municipal Calpúrnia Caldas de Amorim’.

Vale salientar que o requerimento do edil Gilberto Brito convocando o prefeito foi sob escrito por dois vereadores da situação, “Zeca Melo”, e Joaci Costa, pai do prefeito, mas nem com a assinatura do próprio pai ele teve coragem de comparecer.

Agora a câmara vai reenviar a convocação, e caso o prefeito “fuja” novamente, o caso será levado ao Ministério Público.

Do Blog: Quem não deve não teme!

CÂMARA CRIMINAL JULGA NOVO RECURSO DO CASO 'CARLA UBARANA'

untitledCom quatro horas de duração, a Câmara Criminal do TJ potiguar realizou nessa terça-feira (18), o julgamento do recurso movido pelos advogados de Carla Ubarana e seu esposo, George Leal, presos após a deflagração da ação conhecida como "Operação Judas", efetuada pela Polícia Civil e Ministério Público.

A ação teve o objetivo de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão sobre o caso que ficou conhecido como o 'Escândalo dos Precatórios', desviados e fraudados, segundo a denúncia do MP, pela então servidora do TJRN, Carla Ubarana, que foi exonerada em seguida. Os mandados foram cumpridos em Natal, Canguaretama e Recife.

A defesa, da ex-servidora e do esposo, desta pediu a desqualificação do crime de Peculato, artigo 312 do Código Penal, que define a prática como um “Crime de apropriação por parte do funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou privado de que tenha a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio”.

Os advogados argumentaram que a então servidora não teria praticado o Peculato, mas sim, o crime de Estelionato, já que não teria se apropriado de numerário, mas se utilizado de fraude – com os pagamentos feitos em duplicidade e as aberturas de contas bancárias para esse fim.

No entanto, o presidente da Câmara Criminal e relator do processo (Apelação Criminal nº 20130076858), desembargador Glauber Rêgo, não deu provimento, neste ponto, ao apelo e destacou que o Peculato foi sim praticado, já que o crime ocorre não apenas por 'apropriação', mas por desvio, furto e na forma do peculato culposo.

Após o julgamento, a Câmara definiu a prisão de Carla Ubarana, quando o processo transitar em julgado, que ocorre quando não há mais possibilidade de recurso, para 9 anos e 4 meses de prisão. A Defesa, ao se retirar da Câmara Criminal, antecipou que vai recorrer quando ao critério de dosimetria da pena e benefícios ligados à delação premiada, que não teria sido bem deferida em favor de George Leal, que, na sentença inicial, foi condenado a 6 anos de prisão em regime semiaberto.

A Câmara também deu provimento parcial ao apelo do Ministério Público para que fossem ressarcidos sete milhões restantes, obtidos com o desvio dos pagamentos.

PREFEITURA DE CAICÓ NÃO COBRARÁ TAXAS PARA PEQUENOS AMBULANTES VENDEREM SEUS PRODUTOS NA ILHA DURANTE O CARNAVAL

Aconteceu na noite desta terça-feira (18) no Centro Administrativo de Caicó, uma reunião com vendedores ambulantes que irão trabalhar no percurso dos blocos e na Ilha de Sant’Ana durante o carnaval. O encontro contou com a presença do prefeito Roberto Germano, que fez questão de ouvir os ambulantes e discutir com eles as melhores formas de todos saírem ganhando durante a festa momesca.

DSC_0860

Participaram da reunião mais de 100 pequenos vendedores ambulantes previamente cadastrados, que ouviram de Roberto Germano a informação que não irão pagar nenhuma taxa para venderem seus produtos na Ilha de Sant’Ana. “Os pequenos ambulantes chegaram aqui assustados porque foi espalhada uma boataria que a prefeitura iria cobrar deles para a comercialização de seus produtos da Ilha, tratamos de desmentir isso e assim deixá-los mais tranquilos”, disse Roberto.

Na reunião também ficou acordado que todos os vendedores ambulantes de Caicó terão um crachá de identificação para entrar na Ilha de Sant’Ana com suas mercadorias. Até as 20 horas, o acesso será pela entrada principal, após este horário aqueles que tiverem devidamente identificados poderão entrar pelo acesso da Avenida Beira Rio na parte lateral da Ilha. Também durante o encontro, Roberto Germano discutiu com os ambulantes a importância deles não ficarem no meio do percurso durante a passagem dos blocos do Magão e Treme-Treme. Devido orientação do Corpo de Bombeiros quanto à questão de segurança.

ABSURDO! ÔNIBUS DO MUNICÍPIO INTERROMPEM RAMPA DE ACESSIBILIDADE EM PRAÇA CENTRAL DE ACARI

Da sexta-feira até a segunda-feira, esse é o período que dois dos ônibus doados pelo governo federal à cidade de Acari ficam estacionados interrompendo a rampa de acessibilidade à uma praça no centro da cidade.

IMG_4696

Se já não bastasse tamanho absurdo, ainda por cima a rampa dá acesso à praça aonde foi instalada uma academia destinada à idosos.

IMG_4697

Além de ilegal, a infração cometida pelos veículos é imoral, impossibilitando por completo o acesso de idosos e cadeirantes ao logradouro público.

Do Blog: Por isso que o “Barra Pesada” é tão perseguido. Aqui se mostra a verdade! Jornalismo sério é jornalismo sem “rabo preso”!

DEPUTADA LARISSA ROSADO CONFIRMA CANDIDATURA A PREFEITURA DE MOSSORÓ

untitledA deputada Estadual Larissa Rosado confirmou a sua candidatura nas eleições suplementares de Mossoró, prevista para acontecer nos próximos meses. A parlamentar, que participou da leitura da mensagem anual da governadora na segunda feira (17), aguarda a definição da data pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estou esperando que o TSE marque mais uma vez as eleições de Mossoró. O mais rápido possível. A partir desse posicionamento, iremos iniciar os trabalhos”, afirmou Larissa que assume que a campanha será curta.

Sobre o seu companheiro de chapa, Larissa não tem definição e está em conversas com os partidos. “Nunca deixei de conversar, estamos fazendo isso com diversos partidos de Mossoró”, declarou.

A pré-candidata espera que as eleições aconteçam logo pela situação difícil que o munícipio passa. “O que aconteceu com Mossoró foi um abuso do governo do DEM, político e econômico”, disparou

CÂMARA DE SANTANA DO SERIDÓ ABRE TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2014

SAM_2868_thumb[1]Os trabalhos legislativos para o ano de 2014 serão abertos pela câmara municipal de Santana do Seridó nesta quarta-feira, (19), quando o executivo municipal fará sua leitura anual. Os trabalhos serão reabertos após o recesso de fim de ano.

Com metas a serem realizadas, o presidente Ivan Dantas espera que o período seja de muitas conquistas, beneficiando todo o povo santanense.

UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA DESAPARECE NA BOLÍVIA

A família de uma estudante de 26 anos, de Cerejeiras (RO), busca pistas da jovem, que estuda medicina em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e estaria desaparecida desde o dia 2 de fevereiro, quando foi vista em um restaurante na cidade.

Cristhielem Kruger Pomin está desaparecida desde o dia 2 de fevereiro, diz família (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristhielem Kruger Pomin passava férias de fim de ano em Vilhena (RO) e no dia 22 de janeiro embarcou para Santa Cruz de La Sierra. De acordo com a empresária Ivete Kruger, tia da estudante, o último contato feito pela jovem foi no dia 2 de fevereiro, quando postou uma mensagem em uma rede social. “Ela entrou em contato no dia 30 de janeiro com a mãe, e depois disso fez essa postagem”, diz.

O boletim de ocorrência foi registrado na manhã de segunda-feira (17). Segundo a Polícia Civil, por se tratar de um caso ocorrido em outro país, pouco pode ser feito, mas, caso a família peça, a rede social da estudante poderá ser monitorada.

A mãe da jovem desaparecida reside em Cerejeiras e está à caminho da cidade boliviana, acompanhada de um parente, para buscar pistas que levem ao paradeiro da filha. Ivete revelou que, apesar de a estudante morar há três anos no país, a relação com a família sempre foi muito próxima. "Ela e a mãe sempre foram muito amigas e se falavam direto. Não sabemos o que pode ter acontecido", diz.

A família pede para que, caso alguém tenha visto Cristhielem ou tenha alguma informação, entre em contato pelos telefones 190, (69) 3322-3001 ou (69) 8117 9029.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE ABASTECIMENTO D’ÁGUA EM JARDIM DO SERIDÓ

Com a presença de representantes de várias instituições governamentais e não governamentais, uma audiência pública debateu o problema da falta d’água em Jardim do Seridó, no intuito de buscar alternativas para que o município não enfrente a colapso total.

SAM_7221

A falta de políticas públicas para o gerenciamento do uso das águas foi um dos assuntos mais abordados durante a assembleia, além de muitos outros problemas que colaboram para com o mau uso da água no semi-árido nordestino.

Segundo a CAERN, caso não chova, a Barragem “Passagem das Traíras” só fornecerá água para a cidade até o final do mês de março, portanto, pouco mais de um mês de abastecimento, quando o abastecimento será interrompido.

SAM_7224

Os poços que abasteceram a cidade na grande seca de 1993, que ficam localizados no leito do Rio Seridó na comunidade Catururé serão reativados, mas a água não serve para consumo humano, haja vista o alto teor de ferro nela concentrado.

Por fim, esperamos que o inverno venha ao menos para recarregar nossos reservatórios, e que as autoridades realmente façam alguma coisa, pois se passou todo o ano de 2013 de seca, e só agora estão começando a “se bulirem”.

Do Blog: A prefeitura de Jardim do Seridó não faz nada para conter os efeitos da seca. É uma vergonha!

FÁBIO FARIA COMEMORA REELEIÇÃO DE EMANOEL CAMPELO PARA O CNJ

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), a recondução do advogado Emmanoel Campelo de Souza como membro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O deputado Fábio Faria (RN), 2ºvice-presidente da Casa, defendeu o indicado.

Emmanoel Campello é um orgulho potiguar. Terá mais dois anos de atuação no Conselho Nacional de Justiça, uma atuação impecável. O nosso partido não teve dúvidas em votar sim”, declarou Faria.

O jurista é natural de Natal (RN), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília em Direito Internacional e Econômico e é professor de pós graduação em universidades da capital federal. A vaga de Campelo é de direito da Câmara dos Deputados.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...