21 de novembro de 2015

ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE APÓS COLIDIR COM UM POSTE EM CIDADE DO RN

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada desta sexta-feira (20) na rotatória do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A vítima foi identificada como sendo Artur Melo Dionísio, de 17 anos que estava em um veículo que colidiu com um poste em uma das curvas da rotatória.

Após a colisão o veículo capotou e arremessou a vítima para fora do carro, sofrendo diversos traumatismos e inclusive a perda de massa cefálica, devido a uma pancada forte na cabeça.

Os peritos do Instituto Técnico de Científico de Polícia (ITEP) estiveram no local e realizaram a remoção do corpo para a sede do instituto. Até o momento a polícia não sabe o que pode ter causado a perda do controle do veículo.

Fonte: 190/RN.

IMORAL! PREFEITO DEIXA DE INSTALAR POÇO QUE É USADO POR CORRELIGIONÁRIO PARA LAVAR CARROS EM ACARI

É no mínimo muito estranha a decisão do atual gestor público de Acari, Isaias Cabral, que deixou de instalar um poço que poderia servir para distribuir água para muitas famílias, enquanto que o mesmo é usado para lavagem de veículos por um de seus correligionários.

DSC04837

Para piorar ainda mais as desconfianças de favorecimento, o cidadão que usa a água do referido poço para lavar veículos, é suspeito de ser um “laranja” do prefeito, e tem um carro de som “agregado” na prefeitura, sendo que o carro de som “era” de propriedade do prefeito antes do mesmo se eleger.

DSC04834

Por fim, vale salientar que, o referido poço foi um dos perfurados pelo Governo do Estado, e agora, com a desculpa de pouca vazão de água, o mesmo beneficia apenas uma pessoa.

Do Blog: A água só serve para “laranjeiras”?

EZEQUIEL FERREIRA ANUNCIA AÇÕES QUE BENEFICIAM SAÚDE PÚBLICA NO SERIDÓ

Seguindo agenda em Currais Novos nesta sexta-feira (20), o governador em exercício, Ezequiel Ferreira, anunciou ações no setor de Saúde Pública com a entrega de uma ambulância e a assinatura de um termo de cooperação entre as secretarias de Saúde estadual e municipal para estruturação, manutenção e reabastecimento do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, que atende toda a região.

Ezequiel beneficia Saúde no Seridó

As ações de saúde do Governo do Estado em Currais Novos beneficiarão a população em todo o Seridó. Conversei com Robinson agora e comentei a alegria em estar aqui com essas boas notícias. Vamos avançar nas demandas de saúde, segurança e nas ações de combate aos efeitos da seca”, afirmou, pontuando alguns benefícios garantidos a toda região.

O governador em exercício entregou ainda as chaves do veículo Ford Ka, destinado ao transporte de medicamentos, após oficializar  a entrega de uma ambulância.

Currais Novos agradece estas medidas eficazes e imediatas realizadas pelo Governo do Estado em nossa cidade, que está enfrentando sérios problemas agravados pela crise hídrica”, afirmou o prefeito Vilton Cunha acerca da agenda positiva do governador em exercício.

Poços

Ezequiel também acompanhou a perfuração de um dos 15 poços na zona urbana garantidos para a cidade, um dos seus pleitos como presidente da Assembleia Legislativa do RN. A ação emergencial refletirá num aumento imediato na oferta de água.

MPF DENUNCIA CASAL DE EX-DEPUTADOS E FILHA POR DESVIO DE DINHEIRO DO SUS NO RN

apamimO Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça Federal contra o ex-deputado federal Laíre Rosado Filho, contra a mulher dele, a ex-deputada federal Sandra Maria da Escóssia Rosado, e contra a filha do casal, Larissa Rosado, também ex-deputada. Quem assina a denúncia é o procurador Emanuel de Melo Ferreira, de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Os três, juntamente com outros 12 envolvidos, incluindo o ex-marido de Larissa Rosado, são acusados de montar um esquema para desviar recursos da União destinados à Fundação Vingt Rosado, em Mossoró. De acordo com o MPF, o total dos desvios, em valores atualizados, pode chegar a mais de R$ 2,7 milhões.

As investigações do Ministério Público Federal se inciaram a partir de um relatório do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). O trabalho realizado pelo Denasus apontou diversas irregularidades nas licitações deflagradas para utilização dos recursos repassados por meio de convênios, entre o Ministério da Saúde e a Fundação Vingt Rosado, instituição vinculada à família de Laíre Rosado. Os créditos orçamentários que permitiram o repasse dos recursos foram todos resultados de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, propostos pela então deputada federal Sandra Rosado, segundo o MPF.

Esquema criminoso


A denúncia afirma que o modus operandi consistia no seguinte esquema: primeiro Sandra Rosado direcionava recursos de emendas parlamentares à Fundação Vingt Rosado; em seguida havia a simulação de um procedimento licitatório para encobrir a escolha direta das empresas integrantes do esquema. Posteriormente, havia o repasse dos recursos às empresas selecionadas, lastreados em notas fiscais que atestavam a suposta aquisição de medicamentos e insumos não fornecidos efetivamente à fundação. Um dos representantes da empresa “vencedora” da licitação sacava os valores repassados pela entidade, para em seguida realizar a partilha dos recursos entre os envolvidos.


O MPF aponta ainda que para tornar mais complexo o esquema, dificultando uma possível investigação, os recursos não eram imediatamente repartidos entre os integrantes do esquema criminoso. O dinheiro era “branqueado” através da utilização da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância em Mossoró (Apamim), sendo destinado às contas bancárias dos membros da família Rosado. Antes, entretanto, passava por assessores parlamentares. A quebra do sigilo bancário dos envolvidos, autorizada pela Justiça Federal, revelou uma série de transferências e depósitos em favor dos investigados.


Apamim

De um total de R$ 360 mil repassados pelo Convênio nº 743/2004, a importância de 148.774,75 teria sido doada à Apamim, o que representa 41,32% do total de recursos. Ressalte-se que o presidente da Fundação Vingt Rosado, Francisco de Andrade Silva Filho, ex-marido de Larissa Rosado, também fez parte da diretoria da Apamim, chegando a ocupar a presidência das duas entidades ao mesmo tempo.


A denúncia do MPF destaca que, apesar do recebimento desses recursos, a prestação de serviços que deveriam ser oferecidos pela Apamim (assistência à gravidez de baixo e médio risco) só piorava, até o ponto que tornou calamitosa.


A exemplo disso, consta do Auto de Infração nº 002576, emitido em 02.06.2014 pela Vigilância Sanitária do Município de Mossoró, o qual noticiou a absurda reutilização de seringas na Apamim, assim como a inexistência de filtros de incubadoras na maioria das incubadoras”, destaca a denúncia do MPF.


O procurador Emanuel de Melo Ferreira explica que fica claro que os repasses efetuados pela Fundação Vingt Rosado em favor da Apamim não se destinavam à aquisição de materiais de consumo hospitalar ou medicamentos em favor da entidade. “Servia apenas para conferir aparência de legalidade na utilização dos recursos, que posteriormente eram objeto de operações financeiras ilícitas entre os investigados”, destaca.

AO LADO DE VIVALDO COSTA, JÚNIOR NOGUEIRA RECEPCIONA EZEQUIEL FERREIRA DURANTE VISITA AO SERIDÓ

O vereador da cidade de Ouro Branco, Júnior Nogueira, recepcionou o governador em exercício, Ezequiel Ferreira, durante sua visita ao Seridó. Júnior estava acompanhado do também Seridoense, Deputado Vivaldo Costa.

12243440_806065016189519_5452765803751113111_n

Com o apoio de Ezequiel Ferreira e Vivaldo Costa, Júnior Nogueira é um dos nomes fortes para disputar as eleições para prefeito de Ouro Branco em 2016.

Do Blog: Vamos aguardar os acontecimentos!

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS AFETAM SAÚDE DOS OLHOS E PODEM LEVAR À CEGUEIRA

PterígioFatores climáticos requerem cuidados à saúde dos olhos e na capital, conhecida como Cidade do Sol, onde a insolação pode chegar a três mil horas por ano, a atenção é redobrada. Condições como essas podem ser uma das causas ao surgimento do pterígio, ou como popularmente é conhecida, carne no olho.

O pterígio é uma pequena membrana fibrovascular que cresce na córnea, assemelhando-se ao formato de um triângulo. De início, pode causar apenas incomodo estético e sintomas de vermelhidão, irritação, lacrimejamento, inchaço, sensação de ardência e fotofobia, mas, se não devidamente tratado, pode atingir a pupila, cobri-la, deformar a córnea e até causar cegueira.

Quando o pterígio começa a invadir a córnea, faze-se necessário a intervenção cirúrgica, porque pode ocasionar outras doenças, como astigmatismo, a necessidade do próprio transplante da córnea, além de tantas outras complicações”, esclarece Dr. Márcio Florêncio, oftalmologista com especialização em cirurgia ocular.

O diagnóstico clínico é importante desde o início, pois muitas vezes podem confundir a carne no olho com catarata, pseudopterígio e a pinguécula - que é um nódulo amarelo e elevado que se forma na conjuntiva, mas que não invade a córnea - e direcionar o tratamento adequado que varia de uso de colírios, intervenções cirúrgicas – em jovens há um índice significativo de reincidência – à transplantes de conjuntiva. “Qualquer sintoma de olho vermelho, a consulta é indicada. E esse sintoma, nem sempre indica pterígio, mas pode ser sinal de outras doenças”, acrescenta dr. Márcio.

Ainda segundo o oftalmologista, o fator genético para o pterígio pode existir, mas o principal é o da condição climática, da exposição ao sol, ao vento e ao calor excessivo.  Para prevenir, o ideal é usar óculos escuros com as devidas proteções UVA e UVB e não somente para a carne no olho, mas para prevenção de outras doenças também

AUDIÊNCIA REFORÇA NECESSIDADE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES QUE DENUNCIAM VIOLÊNCIA

O Rio Grande do Norte figura como o segundo Estado do Nordeste onde há menos denúncias de violência contra as mulheres, principalmente por causa da fragilidade da rede de proteção às vítimas. Essa foi a constatação durante a Audiência Pública proposta pela senadora Fátima Bezerra (PT), integrante da Comissão Parlamentar Mista de Investigação de violência contra a mulher. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa. 


Mesmo contando com uma das legislações mais modernas sobre o tema, como a Lei Maria da Penha, o Brasil tem alto índice de violência contra a mulher. O país é o 5º no ranking de 83 países. Diante dessa realidade é preciso encontrar soluções de se reduzir as estatísticas e buscar meios de atendimentos às vítimas. Quanto mais proteção, mais segurança para que essas mulheres tenham coragem de denunciar”, disse Fátima Bezerra.


A senadora destacou que a audiência foi realizada por meio da CPI mista do Senado e Câmara, que apura as causas do País ter um alto índice de violência contra a mulher. A CPI foi instalada este ano e vem realizando audiência e reuniões públicas, colhendo documentos e materiais enviados pelo poder público, por movimentos sociais e denúncias de vítimas de violência. O Rio Grande do Norte é o segundo Estado a sediar uma reunião da CPI, a primeira foi realizada no Rio Grande do Sul.


Um dos principais objetivos da CPI é traçar o mapa da violência em cada Estado. “É assustador saber que os homicídios de mulheres vem crescendo no Nordeste. Vamos cobrar medidas efetivas para mudar esse quadro”, ressaltou Fátima.


A deputada Márcia Maia (PSB), presente na audiência, também destacou o número da violência contra a mulher. De 2003 a 2013, esse número teve aumento de 178%. “Apesar dos avanços com a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher ainda é uma realidade muito triste, sobretudo no âmbito doméstico. Precisamos de ações importantes para combater esse tipo de agressão”, disse Márcia Maia.


A parlamentar falou ainda sobre seu projeto de Lei que destina 5% das vagas de contratações para essas vítimas de violência, pois segundo ela, a dependência econômica leva a mulher a não denunciar. O projeto de Márcia Maia foi vetado pelo Governo, mas ainda tramita na Assembleia Legislativa e pode ser vetado.


A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, explicou que a estrutura de apoio às vítimas de violências ainda é frágil. Natal conta com uma Casa Abrigo e 3 centros de referência, mas segundo ela é preciso que o tema seja prioridade no Governo.


Contamos com 5 delegacias que funcionam de forma precária e os municípios estão distantes da sensibilização de uma política municipal de enfrentamento e de prevenção à violência contra a mulher. Estamos dialogando com as secretarias, construindo um política transversal, para que aos poucos possamos descontruir a naturalização da violência contra a mulher na sociedade através da cultura”, disse Teresa.


Já a coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (NAMVID), do Ministério Público Estadual, promotora de Justiça Érica Canuto falou que é preciso que os serviços de apoio funcionem para alcançar os objetivos da Lei Maria da Penha. “É preciso ter garantias de segurança às mulheres que denunciam a violência. As condutas machistas estão cada vez mais afloradas, diante dessa realidade é preciso uma iniciativa de educação nas escolas, aos meninos e meninas para que se oriente sobre a prevenção da violência”, disse a promotora.


Também participaram da audiência o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a vereadora Júlia Arruda (PSB), vereador Hugo Manso (PT), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e entidades do movimento social.

TRAGÉDIA! 21 MOREM EM ATAQUE TERRORISTA EM MALI, DIZ POLÍCIA

Depois de 8 horas de cerco, a polícia do Mali libertou reféns no hotel Radisson Blu, invadido por terroristas nesta sexta-feira (20), na capital Bamako. Durante o ataque, 170 pessoas chegaram a ficar em poder dos terroristas. Em declaração oficial pele televisão, o presidente do país, Ibrahim Boubacar Keita, afirmou que 21 pessoas foram mortas, incluindo dois sequestradores. Sete pessoas estão feridas.

Corpos são retirados de hotel em Bamako, no Mali (Foto: Habibou Kouyate/AFP)

Keita aproveitou para decretar estado de emergência por dez dias após os atentados, e três dias de luto.

Entre as vítimas está um cidadão americano, afirmou à CNN um oficial do departamento de Estado dos EUA.

Segundo a Reuters, agências governamentais americanas acreditam que os grupos terroristas Al-Mourabitoun e Al-Qaeda realizaram o ataque.

A postagem de uma conta do Twitter que se identifica como de propriedade do Al-Mourabitoun reivindicou o ataque.

O grupo é liderado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, que já foi membro do núcleo central da Al-Qaeda. Em junho, autoridades da Líbia afirmaram que ele tinah sido morto em um ataque aéreo americano, mas a informação foi negada pela Al-Qaeda quatro dias depois

Agências de inteligência, porém, ainda não conseguiram confirmar a autenticidade da mensagem.

Policial acompanha refém resgatado do hotel Radisson Blu em Bamako (Foto: Habibou Kouyate/AFP)

Ex-colônia francesa, o Mali fica no norte da África e registra recentes conflitos como extremistas islâmicos. O hotel onde houve o ataque fica a 1,5 km da embaixada dos Estados Unidos.

O Pentágono informou que os 22 militares e funcionários civis do governo dos EUA que estavam na cidade estão a salvo. E que 6 cidadãos americanos foram tirados do hotel --o estado de saúde deles não foi informado.

O governo francês informou à Reuters que não tem notícia de cidadãos do país entre vítimas. A empresa Air France afirmou que 12 de seus funcionários estavam no hotel, mas foram libertados pela ação policial. A empresa cancelou todos os voos de Paris para Bamako previstos nesta sexta.

Em agosto passado, outro hotel no Mali foi alvo de um ataque, que terminou com 13 mortos.

Os terroristas invadiram o hotel por volta das às 5h (horário de Brasília, 7h no Mali) desta sexta. No local havia 140 hóspedes e 30 funcionários, de acordo com a Rezidor, empresa americana que administra o Radisson Blu.
Segunto testemunhas, os agressores armados com fuzis AK-47 eram "jihadistas". Eles percorreram vários andares do hotel recolhendo reféns e se entrincheiraram no sétimo andar.
Alguns reféns foram liberados pelos próprios sequestradores, incluindo duas mulheres, após provarem que eram capazes de recitar versos do Alcorão. Quando percorriam os corredores do hotel, os agressores gritavam "Alá é grande".
Cinco horas depois do início do sequestro, uma primeira investida dos policiais e soldados  libertou algumas dezenas de reféns, mas, segundo a Rezidor, 138 pessoas permaneceram no hotel por até 8 horas, até a invasão das forças de segurança que pôs fim à ação.

PREFEITURA DE JARDIM DE PIRANHAS INSTALOU POÇO NO BAIRRO NOVO JARDIM

A prefeitura de Jardim de Piranhas já fez a instalação do poço perfurado no bairro Novo Jardim para uma caixa de cinco mil litros que abastece a população do bairro. A partir de agora o chafariz do bairro será abastecido pelo próprio poço e não mais por carro pipa como era antes.

poço novo jardim

Esse procedimento será adotado pela prefeitura em vários bairros do município.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...