16 de agosto de 2013

WILMA MANTÉM SUSPENSE E NÃO DESCARTA CANDIDATURA AO GOVERNO DO RN

untitledA vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), preferiu manter em aberto a possibilidade de ser candidata ao Governo do Estado no próximo ano. Abordada pela reportagem nesta sexta-feira (16), no Portugal Center, momentos antes de se encontrar com o vice-governador Robinson Faria para discutir o cenário político do próximo ano, ela comentou:

Veja só… Eu… Bem, já dei declaração à imprensa, rádios, tv etc. etc. etc [principiou enquanto gesticulava círculos com a mão direita] de que estávamos no caminho do Legislativo. No entanto, a população, não nego, tem clamado [pela candidatura majoritária]”, disse a ex-governadora.

Seguindo o rito adotado pelos atores envolvidos no processo eleitoral de 2014, Wilma diz que as definições vão ficar para 2014. “Esse ano é para refletir. Já 2014 é para definir”, comentou incisiva, antes de girar nos saltos e caminhar rumo à sala 201 do Portugal Center para se reunir ao vice-governador.

O partido liderado pela ex-governadora já estabeleceu tratativas com o PT e PCdoB. Após o PSD, o PPS de Wober Júnior deverá ser cortejado. A intenção em princípio é formar um grupo de coalizão com capital político suficiente para enfrentar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), cujo governo enfrenta desgaste.

Ao grupo, poderá se reunir o PMDB, que ainda é aliado do governo estadual, mas emite sinais de que vai romper com as relações com DEM a partir de outubro. O desafio, a partir daí, seria acomodar os agentes políticos numa chapa que dispõe de uma vaga para o governo e vice e uma para o senado.

A gente está fortalecendo a oposição. Existem nomes. O próprio Robinson diz que é candidato [ao governo]. A oposição está em momento de fortalecimento. A gente parou para ouvir a voz das ruas. A população estava reivindicando os serviços essenciais”, acrescentou ainda Wilma, que também questionou sobre a crise financeira do Estado: “O RN está quebrado para não atender aos demais poderes ou para não atender aos servidores?”.

O encontro dos vices de Natal e do Estado contou com a participação dos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Sandra Rosado (PSB), das deputada estaduais Larissa Rosado e Márcia Maia (PSB) e do vereador de Mossoró Lahyre Neto Rosado (PSB). Após o encontro, eles seguem para o Hotel Maine, onde ocorre encontro com os filiados do partido.

Fonte: Portal no ar - Foto: Wellington Rocha.

PROCURADOR ELEITORAL CONFIRMA COMPRA DE VOTOS E PEDE CASSAÇÃO DA PREFEITA DE MOSSORÓ, CLÁUDIA REGINA

126296A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) opinou pela cassação da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM). Ao apresentar as alegações finais no recurso em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), o procurador Paulo Sérgio Rocha disse estar convencido de que houve “abuso excessivo de poder” durante a campanha da democrata e que “não há dúvidas” de que as irregularidades cometidas sugerem a destituição do cargo de chefe do Executivo municipal. O parecer do representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), publicado ontem, segue agora para análise do juiz Verlano Medeiros, relator do processo. O magistrado deve conceder prazo de igual período para as argumentações da defesa, antes de levar o caso para decisão do plenário do TRE/RN.

O novo recurso foi interposto na Corte Regional Eleitoral por três partes distintas: o Ministério Público Eleitoral, a Coligação “Frente Popular Mossoró Mais Feliz” e o Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No processo, o MPE se manifesta contrário a expedição dos diplomas da prefeita e do vice, Wellington Filho (PMDB), por entender que ambos foram beneficiados por atitudes que configuram “abuso de poder político, econômico e nos meios de comunicação social, uso da máquina administrativa e captação ilícita de sufrágio (compra de voto)”.


O procurador regional destacou que “as provas das irregularidades são robustas e coesas”. Segundo ele, os candidatos, “por meio de seus colaboradores, ofereceram aos eleitores as mais variadas benesses (sacos de cimento, promessa de legalização de terras, bicicletas e outros bens) com o objetivo de angariar-lhes o voto”.

O representante do Ministério Público Eleitoral afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini e a então prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, fizeram uso de seus cargos para favorecer os correlegionários políticos. De acordo com o parecer, o uso da máquina pública, pela gestora municipal, incluiu a utilização de servidores públicos, ocupantes de cargos comissionados, na campanha, seja na realização de pesquisas de intenção de votos, na colocação de cartazes e bandeiras nas residências dos eleitores, colaborando na elaboração do plano de governo dos candidatos, comparecendo a reuniões políticas, ou mesmo trajando roupas com a cor adotada pela chapa de Cláudia Regina e Wellington de Carvalho, em pleno local de trabalho.

Do Blog: Quem aqui faz, aqui paga!

ESTRADA DOS CURRAIS NOVOS PODE TERMINAR IGUAL MATADOURO PÚBLICO PROMETIDO POR JOCIMAR E ALIADOS

untitled_thumb[1]Infelizmente, são grandes as possibilidades da tão sonhada pavimentação da estrada de acesso ao Povoado Currais Novos em Jardim do Seridó terminar do mesmo jeito do matadouro público, que foi prometido e muito comemorado, mas tudo não passou de uma falsa promessa pré-campanha eleitoral.

Talvez para tentar “apagar” os muitos eventos em comemoração do “matadouro virtual”, que teve até foto do local onde seria construído, agora a ‘bola da vez’ é a referida estrada que também já havia sido prometida na primeira campanha do atual prefeito, mas que nunca passou de promessas.

Engraçado é que ninguém fala mais no matadouro, e ficam todos com os “radinhos entre as pernas”, fazendo os “bestas” (que acreditam neles) de “otários”, que infelizmente ainda acreditam em promessas de certos tipos de políticos que vivem de enganá-los para lograr êxito em seus projetos políticos pessoais.

Por fim, gostaria que realmente a pavimentação da estrada se tornasse uma realidade, pois o Povoado Currais Novos é um importante gerador de emprego e renda do município de Jardim do Seridó, mas infelizmente as chances são remotas.

Do Blog: Falem para o povo do matadouro! Vocês apareceram nas fotos, almoçaram com deputado, prefeito, soltam fogos, festejam, mas no final enganam e se calam. Coisa feia!

JULGAMENTO DE RECURSOS DE CONDENADOS DO MENSALÃO É INTERROMPIDO APÓS DISCUSSÃO ENTRE MINISTROS

A sessão desta quinta-feira (15) do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão foi encerrada no final da tarde imediatamente após uma discussão entre o presidente Joaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski.

chicana

Em meio a um debate sobre o recurso do ex-deputado Bispo Rodrigues, em relação ao qual os dois divergiram, Joaquim Barbosa acusou Lewandowski de fazer "chicana" (no jargão jurídico, uma manobra para dificultar o andamento de um processo).

Lewandowski tinha sugerido interromper a discussão sobre o assunto para reiniciá-la na semana que vem, mas Barbosa foi contra.

"Presidente, nós estamos com pressa de quê? Nós queremos fazer justiça", afirmou Lewandowski. "Nós queremos fazer nosso trabalho. Fazer nosso trabalho e não chicana", respondeu Barbosa.

Em seguida, Lewandowski indagou ao presidente se estava sendo acusado de fazer chicana e pediu retratação.

"Vossa excelência está dizendo que eu estou fazendo chicana? Peço que vossa excelência se retrate imediatamente". Barbosa disse: "Eu não vou me retratar, ministro".

"Estou trazendo um argumento [...] apoiado em fatos. Apoiado em fatos, em doutrina. Eu não estou brincando presidente. Vossa excelência está dizendo que estou brincando? Eu não admito isso [...] Vossa excelência preside uma casa de tradição multicentenária", reagiu Lewandowski. "E que vossa excelência não respeita", completou Barbosa.

Durante a discussão, o ministro Celso de Mello fez uma intervenção e sugeriu que a sessão fosse interrompida para ser retomada na próxima semana a partir do ponto onde parou.

São importantes as razões que o eminente ministro Lewandowski suscita e expõe. Tem sido tradição nesta corte, quando um ministro está em dúvida e prefere não pedir vista, ao invés disso, porque, talvez, nós pudéssemos encerrar a sessão. [...] Na quarta-feira, podemos partir deste ponto apenas.

Após a discussão, a sessão foi encerrada.

PROMOTORIA REALIZA INSPEÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ABRIGO DE IDOSOS DE CIDADE DO RN

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso, Família, Infância e Juventude da Comarca de Ceará-Mirim, em parceria com o CAOP Inclusão, realizou visita de inspeção multidisciplinar ao abrigo de idosos Casa de Caridade São Vicente de Paulo, localizado no município.

mostra_imagem

A instituição filantrópica vem sendo acompanhada pela Promotoria de Justiça local, já havia apresentado algumas irregularidades e recentemente foi alvo de denúncias pelo Disque 100, por maus-tratos e moléstia aos idosos. Entretanto, durante a visita, não foi detectado qualquer indício de maus-tratos.

Quanto às condições estruturais da Instituição, verificou-se uma situação precária de acessibilidade, com rampas com inclinação inaceitável e ambiente com obstáculos severos aos usuários de cadeira de rodas.

De acordo com a Promotora de Justiça Naide Maria Pinheiro, Coordenadora do CAOP Inclusão, as várias fiscalizações que o MP faz nos abrigos tem por fim, sempre, garantir melhores condições de vida aos idosos neles residentes.

A visita contou com a aplicação de questionários individuais aos idosos lúcidos, por psicólogos e assistentes sociais do MPRN, entrevistas com os gestores e técnicos do abrigo sobre a rotina e administração da Instituição, além de observações e registros sobre a estrutura do prédio pela equipe de arquitetura.

A Promotoria de Justiça de Ceará-Mirim analisará os dados coletados durante a inspeção e tomará as providências cabíveis. “Iremos priorizar as melhorias, o que pode ser mudado para que o local funcione de forma regular”, disse o Promotor de Justiça Ivanaldo Soares da Silva Junior.

Abrigo São Vicente de Paulo

Instituição filantrópica localizada no município de Ceará-Mirim, que integra o Centro Social Leci Câmara. Abriga atualmente 60 idosos e conta com a estrutura de 25 funcionários, entre cuidadores e técnicos. Os dias e horários para as visitas são às quartas e sábados, das 13h às 16h. Doações podem ser realizadas pessoalmente ou pelo telefone: (84) 3274 – 2400.

SENHOR TENTA PERSEGUIR MOTORISTA DE TERIA BATIDO E AMASSADO EU VEÍCULO, CAPOTA O CARRO NA BR 427, E MORRE EM CAICÓ

Um carro tipo Fiat Palio de placas NNV-6767 - Mossoró, guiado por JOSÉ OLIVEIRA, capotou no trecho compreendido entre o posto do Moinho e o girador da BR-427, cerca de 5 quilômetros da saída oeste da cidade de Caicó, sentido Jardim de Piranhas.

SAM_3274

Segundo relato de testemunhas, o senhor José Oliveira, de 73 anos, teria discutido com um motorista que parou no posto do Moinho para abastecer, e involuntariamente teria batido o carro no Palio do senhor, este não gostou e tentou acionar a PRF, mas o acusado evadiu-se do local, alegando não ter causado avaria no carro da vítima.

Já com o veículo do acusado em deslocamento, o senhor José Oliveira saiu em disparada para alcançar o veículo do então acusado, que viu José passando em alta velocidade pelo mesmo e a uns 1000 metros do posto, fazendo zig zag, o veículo Palio, dirigido por José capotou, jogando-o a cerca de 150 metros para fora do carro.

SAM_3274 copy

O socorro, por meio do Corpo de Bombeiros veio rápido, e a equipe conseguiu localizar o senhor José em estado grave, ele emitia sons sem nada falar, e devido seu estado de saúde, a equipe do Corpo de Bombeiros já adiantou o procedimento e ligou para a urgência do H.R.C, para que a vítima tivesse prioridade no atendimento.

A poucos instantes o Hospital Regional de Caicó, através da central de atendimento telefônico, confirmou para o blog Jair Sampaio a notícia da morte do senhor José, 73 anos, Mossoroense, que capotou na tarde de hoje (15), por volta das 14:20 horas, após uma discussão num posto de combustíveis.

A polícia já manteve os primeiros contatos com a família da vítima, que reside na cidade de Mossoró. A PRF esteve no local para fazer o registro da ocorrência e apurar os posteriores motivos que levaram a este trágico acidente, que vitimou um senhor de 73 anos de idade

Fonte e fotos: Jair Sampaio – Montagem fotos: Paulinho Filho.

VEREADOR APRESENTA PROJETO DE LEI QUE PROÍBE O QUADRO NEGRO E GIZ NAS SALAS DE AULA EM CAICÓ

Baixe nildsondantas-dem.jpg (30,3 KB)

Preocupado com a educação no município de Caicó, o vereador Nildson Medeiros Dantas (DEM) apresentou na Câmara Municipal de Caicó com indicações voltadas diretamente com a melhoria na educação básica.

Nildson Dantas deu entrada com o Projeto de Lei Nº084/2013 em que proíbe a utilização de quadros negros e giz à base de óxido de cálcio em todas as escolas da rede municipal. Na prática, a substituição destes objetos é uma tendência para evitar doenças em professores e alunos.

Em uma indicação, o vereador cobrou a aplicação da Lei federal Nº 11.758/2008 que implanta o piso salarial nacional dos professores.

Temos sempre o cuidado de apresentar indicações que venham a melhorar nossa cidade de Caicó, e nada mais justo com nossos professores da rede municipal, um projeto de Lei que traga mais benefícios na sua vida”, justificou.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...