3 de novembro de 2021

CPI APROVA REQUERIMENTO À GOVERNADORA PARA SAÍDA DO RN DE CONSÓRCIO NORDESTE

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na tarde desta quarta-feira (3), requerimento que pede à governadora Fátima Bezerra a saída do estado do Consórcio Nordeste. O requerimento foi aprovado por dois votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Além disso, os parlamentares também confirmaram a data para o final dos trabalhos da CPI, que será 16 de dezembro. Na reunião, três investigados tinham depoimentos marcados para esta quarta, mas somente uma falou aos deputados, enquanto outros dois permaneceram em silêncio.



No início da reunião, o deputado presidente da CPI, Kelps Lima (Solidariedade), confirmou as datas previstas para os últimos atos da comissão. Pelo cronograma, o relatório do deputado Francisco do PT será lido na sessão do dia 2 de dezembro, com os dias 8 e 15 destinados à discussão do conteúdo e possível apresentação de modificações e alterações. No dia 16, está prevista votação. 



Além dessa informação, o presidente da CPI colocou em votação o requerimento solicitando que a CPI encaminhe solicitação formal à governadora Fátima Bezerra para a saída do estado do Consórcio Nordeste. O pedido, de acordo com Kelps Lima, teve por base o próprio contrato previsto para o ingresso e os indícios que foram encontrados de fraudes no grupo. Sem poder detalhar os argumentos devido a informações sigilosas a que a CPI teve acesso, o presidente disse que são informações que apontam fraudes e que a própria chefe do Executivo também teve acesso.



Na votação do requerimento, Kelps Lima e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) foram favoráveis à proposta. Para Kelps, a permanência do estado no Consórcio, mesmo após acusações de corrupção, mal uso de dinheiro pública e desvio de finalidade, seria um péssimo indicativo de prioridades da governadora. 



"Agora é aguardar se a Governadora Fátima Bezerra, que será notificada formalmente e com acesso aos documentos comprobatório de mal uso de dinheiro do nosso Estado, irá permanecer ou não com sua decisão de prestigiar o senhor Carlos Gabbas. Entre outros fatos suspeitos, Carlos Gabbas solicitou que quase R$ 5 milhões do dinheiro arrecadado pelos estados nordestinos fossem doados à Prefeitura de Araraquara, gerida pelo seu colega de partido Edinho do PT. O que parece é que os aliados partidários da governadora são mais importantes que o nosso Estado", disse Kelps Lima. 



Por outro lado, os deputados Francisco do PT e George Soares (PL) defenderam o Consórcio Nordeste enquanto instrumento capaz de colaborar com as ações dos estados. Para eles, é preciso que se aguarde o fim das investigações antes de atitudes como a saída. "O Ministério Público e a Justiça foram contra um pedido para suspensão dos repasses para o consórcio, entendendo a importância que ele tem e que não há razões concretas para suspensão. Por entender que as pessoas ainda são investigadas, e não condenada, e pela importância do Consórcio, voto contrário ao requerimento", disse Francisco do PT. "Não creio em conluio de governadores para fraudes, mas como o requerimento é para sugestão, indicação à governadora, eu me abstenho", disse George Soares.

BEBÊ ENGASGADO É SALVO PELA PRF ÀS MARGENS DE BR NO RN

Um bebê de menos de um ano de idade que estava engasgado e sem conseguir respirar foi salvo por um policial rodoviário federal na tarde desta terça-feira (2), feriado do Dia de Finados, em Natal.

 

O pequeno Josué estava com a mãe no bairro Mirassol, na Zona Sul da capital, por volta das 15h, quando uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou pela BR-101 e parou para prestar auxílio na beira da pista.

 

Os policiais realizaram os primeiros socorros e conseguiram liberar as vias aéreas do bebê. Em seguida, mãe e o filho, que já estava reanimado, foram levados para o hospital pela própria PRF para acompanhamento.

BOLSONARO DIZ A TEDROS ADHANOM QUE VACINAS DO BRASIL AJUDARÃO O MUNDO

Em sua última agenda oficial no encontro dos líderes das vinte maiores economias mundiais, o G20, em Roma, na Itália, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

 

Acompanhado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Bolsonaro e Adhanon conversaram  sobre o potencial do Brasil para a produção de vacinas contra a covid-19 que atendam às demandas da América Latina e do mundo.

 

“Discutimos os avanços do combate à covid-19 no Brasil, o fortalecimento dos Sistemas de Saúde, a promoção do acesso global a medicamentos e imunizantes, e ações de prevenção a futuras crises de saúde”, resumiu o ministro Queiroga, nas suas redes sociais.

 

O diretor-geral da OMS também registrou seu encontro com Bolsonaro nas redes sociais, narrando que reiterou para o presidente o compromisso de apoiar o Brasil na resposta à pandemia de covid-19

 

“Discutimos o potencial do Brasil para a produção local de vacinas e terapêuticas, o que também poderia atender às necessidades da América Latina e do mundo”, afirmou.

NÚMERO DE MORTES POR COVID NO BRASIL NAS ÚLTIMAS 24 HORAS FICA ABAIXO DE 200

O Brasil registrou nesta terça-feira (2) 164 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 608.118 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 261 -- abaixo da marca de 300 pela segunda vez desde 27 de abril de 2020, ou seja, 18 meses atrás. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -31% e aponta queda.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...