26 de outubro de 2013

2.187 MÉDICOS DO EXTERIOR CHEGAM ÀS CAPITAIS NESTE SÁBADO

untitledNeste sábado (26), 2.187 médicos do exterior, que fazem parte da segunda etapa do programa Mais Médicos, começam a chegar às capitais do país, em voos realizados pela Força Aérea Brasileira. Ministros do governo foram escalados para recepcionar os profissionais e servir como "porta-vozes" da Presidência.

Eles vão atuar a partir de 4 de novembro em Unidades Básicas de Saúde de 783 municípios.

O grupo é formado por 2 mil cubanos e por mais 180 médicos de outras nacionalidades, incluindo brasileiros com diplomas emitidos no exterior, conforme informações do Ministério da Saúde. Eles estavam há três semanas nas cidades de Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE) participando do módulo de acolhimento e avaliação a que todos os profissionais estrangeiros devem passar antes de começarem a atuar pelo programa.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente há 1.499 profissionais do Mais Médicos atuando em regiões carentes do país. 819 brasileiros e 680 estrangeiros. Nas contas do ministério, com a nova leva de médicos, o programa vai atender 13 milhões de pessoas, 6 milhões a mais do que atende hoje.

VIVALDO PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DE FESTA EM CARNAÚBA DOS DANTAS E ENCONTRA EX-GOVERNADORA VILMA

A cidade de Carnaúba dos Dantas viveu nesta sexta-feira (25) os momentos finais da tradicional festa de Nossa Senhora das Vitórias, do Monte do Galo. O deputado Vivaldo Costa (PROS), participou da missa e procissão de encerramento que percorreu as ruas da cidade. O Papa Jerimum estava acompanhado do ex-prefeito Valdenor Euclides (DEM) e sua esposa Maria José.

VIVALDO-CARNAUBA-FESTA1 

Durante o cortejo Vivaldo encontrou e cumprimentou sua amiga, ex-governadora Vilma de Faria que estava junto com o prefeito Sérgio.

VIVALDO-CARNAUBA-FESTA-VILMA

Fico feliz em voltar a Carnaúba dos Dantas, cidade de um povo cheio de virtudes, de muita fé. Aqui reencontrei amigos como o grande líder político Valdenor, sua esposa Maria José, além da abraçar minha amiga, a guerreira Vilma, mulher de quem o Seridó admira. Que esta grande procissão possa renovar a fé e esperança deste povo e que Nossa Senhora das Vitórias traga as vitórias que todos precisam”, destacou Vivaldo.

JUIZ CONSTATA DESCUMPRIMENTO A DETERMINAÇÕES PARA FUNCIONAMENTO DE HOSPITAL REGIONAL EM CURRAIS NOVOS

imagesO juiz da Vara Cível de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, proferiu decisão nesta sexta-feira (25), com base nas considerações extraídas de inspeção judicial e audiência pública ocorridas no município, com fim de verificar as condições de funcionamento do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho (HRMC). O magistrado concluiu que os serviços continuam sendo prestados de maneira inadequada, tendo constatado, também, que as determinações do desembargador Claudio Santos – no sentido de que o Estado providenciasse as condições para efetivo funcionamento da unidade – não foram cumpridas.

Marcus Vinícius declarou encerrada a fase de instrução do processo e encaminhou ao desembargador Cláudio Santos o resultado da análise e da audiência pública realizada no local. O magistrado do TJRN havia suspendido decisão do Juízo de Currais Novos que impedia novos gastos do Governo do Estado com publicidade/propaganda, até que os serviços de Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRMC fossem restabelecidos.

O desembargador Cláudio Santos determinou, ao mesmo tempo, que em 30 dias o Estado retomasse de maneira inadequada os serviços da Unidade. Mas segundo o juiz Marcus Vinícius todas as determinações foram descumpridas.

O juiz de Currais Novos determinou ainda o encaminhamento dos autos para o Ministério Público apresentar as razões finais, no prazo de cinco dias; em seguida, os autos devem ser remetidos às demais partes para também em cinco dias providenciarem as considerações. Com os prazos concluídos, os autos seguirão para julgamento.

MAIOR ENEM DA HISTÓRIA COMEÇA HOJE COM PROMESSA DE MAIS RIGOR NA SEGURANÇA

untitledCom mais rigor na segurança e nas regras da correção da redação, a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior da história, ocorre neste sábado (26) e domingo (27) com recorde de inscritos: 7.173.574 pessoas.

Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, em 5h30 de duração.

FALTA DE CISTERNAS É DISCUTIDA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO EM JUCURUTU

imagesCAURMTSFA Promotoria de Justiça da Comarca de Jucurutu realizou, nesta sexta-feira, dia 25/10,  no auditório do fórum, audiência pública para discutir a situação das 101 famílias da zona rural do município que se encontram sem cisternas como apoio para enfrentar os efeitos da estiagem.


A audiência visou sobretudo cobrar da Prefeitura Municipal adesão ao programa de cisternas do Governo Federal ou que se custeie com recursos próprios o apoio necessário a essas famílias. Moradores que passam por situação difícil, pois com a seca eles não dispõem da cisterna para armazenamento e estratégia para convivência com a estiagem.

Sem alternativas, pois até mesmo os carros-pipas do exército tem como diretriz não abastecerem outros reservatórios que não as cisternas (tambores por exemplo), uma parte dessas famílias sobrevivem através do consumo de água diretamente de cacimbas cavadas no chão, em alguns casos água de qualidade duvidosa, podendo agravar ou causar problemas à saúde.

Também foi discutida  a situação geral de falta de abastecimento de água na cidade, causada por falta de planejamento e de medidas preventivas para construção, a tempo adequado, de uma adutora.

A população teve participação na audiência. Oportunidade onde foi cobrada do poder público, emergencialmente, a definição de diretrizes para o abastecimento por carro-pipa, atendendo-se de forma diferenciada idosos e pessoas com deficiência, além da criação de horário alternativo para pessoas que durante o expediente não se encontram em suas residências para coletar água.

ACIDENTE GRAVE É REGISTRADO NO SERIDÓ POTIGUAR

Dois carros colidiram frontalmente por volta das 16:30hs desta sexta feira 25. O acidente aconteceu na saída de Jardim de Piranhas, após a ponte. Um veiculo tipo Strada vermelha, conduzida por Lucas Hilley da Costa Pereira,23 anos, com placas de Jardim de Piranhas trafegava sentido Brejo do Cruz quando colidiu em um Golf branco com placas de São Bento-PB, condutor não identificado.

Após o impacto, a Strada desceu o aterro e capotou, o condutor sofreu um corte profundo na cabeça e foi encaminhado para o hospital de Jardim de Piranhas, aonde recebe cuidados médicos, seu estado não inspira cuidado. Já o condutor do outro veículo (Golf) não sofreu nenhum tipo de escoriação. A polícia de transito esteve no local para fazer os procedimentos legais.

Fonte: Alez Maia – Fotos: Kaline Silva.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...