12 de fevereiro de 2016

CARAVANAS DE VÁRIAS CIDADES DO SERIDÓ E CONTERRÂNEOS ACOMPANHAM ENTERRO DE MISS DE S. JOÃO DO SABUGI

Foi enterrado na manhã desta sexta-feira, (12) o corpo da adolescente Emilly Medeiros, de 17 anos, encontrada morta dentro do quarto de casa nesta quinta-feira, (11) em São João do Sabugi. Em 2015, Emilly foi eleita miss e representava o município em vários desfiles pelo estado. A polícia investiga a possibilidade de suicídio.
 
Emilly Medeiros foi eleita miss São João do Sabugi em 2015 (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Segundo informações, quase mil pessoas foram se despedir da miss em São João do Sabugi. Pessoas de várias cidades do Seridó foram ao cortejo e sepultamento de Emilly. A mãe da jovem sentiu mal e teve que ser atendida.
 
Do Blog: Uma tristeza mesmo!

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER NA INFÂNCIA ACONTECE SEGUNDA, (15)

A Casa Durval Paiva apoia a campanha mundial do dia internacional de luta contra o câncer na Infância, referendado em 15/02. A ação visa promover a conscientização global quanto ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A campanha foi lançada pela primeira vez em 2002 pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer – ICCCPO, uma rede de 177 bases e redes nacionais de organizações de pais, em 90 países e cinco continentes e está embasada na proposta de que todas as crianças com câncer merecem o melhor atendimento médico e psicossocial possível, independentemente do país de origem, raça, condição financeira ou classe social. Ancorada na premissa de que as mortes por câncer na infância são evitáveis, sendo oportunas e precisas de diagnóstico, também na disponibilidade e acesso ao tratamento adequado e cuidados, bem como, medicamentos essenciais a preços acessíveis.

No Rio Grande do Norte muitos pacientes ainda são encaminhados aos centros de tratamento com doenças em estágio avançado, o que se deve a diversos fatores, como a desinformação dos familiares e dos profissionais de saúde. Diante dessa realidade, a Casa realiza desde 2002 a campanha do diagnóstico precoce, promovendo capacitações regionais para os profissionais de saúde. A partir de 2006, a campanha ganhou proporções maiores, chegando a toda a população, através de visitas, palestras, peças de teatro, distribuição de panfletos e cartazes, além de material veiculado em rádios e TVs. 
 
Diversas empresas fazem responsabilidade social no Estado e abraçam a causa junto com a Casa, na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer, é o caso do Nordestão, RedeMais, Favorito, Cosern, Água Mineral Santa Maria, Miranda Computação, FIERN, dentre outras. Neste ano, a campanha prossegue acontecendo em sacolas de compras, contas de luz, abrigos de passageiros, ônibus, papeis bandejas, spots nas rádios e vídeos nas TVs, disseminando as informações que podem ajudar a salvar muitas vidas.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer em crianças e adolescentes. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com menos sequelas após o tratamento.

CÂMARA DE CAICÓ RETOMA TRABALHOS LEGISLATIVOS NA PRÓXIMA SEGUNDA, (15)

A Câmara Municipal de Caicó estará retornando ao período ordinário a partir da próxima segunda-feira (15). A abertura dos trabalhos legislativos é marcada pela leitura da mensagem anual por parte do prefeito Roberto Germano, que fará um balanço destes últimos três anos de mandato e ainda metas para este ano de 2016, último de seu mandato. A sessão solene está marcada para acontecer no horário regimental, a partir das 17h30 no palácio Ivanor Pereira, sede do poder legislativo.

O presidente da Câmara de Caicó, vereador Nildson Dantas, destaca o ano atípico que se inicia. “Este ano de 2016 é um ano de eleições municipais, onde todos os vereadores estarão tentando renovar seus mandatos ou buscando novos rumos, mas, vamos intensificar as ações do legislativo. Continuar com as transmissões das sessões que garanti a população acompanhar todos os debates no legislativo”, frisou Nildson Dantas.

SESAP CONFIRMA ZIKA EM JOVEM MORTA NO RN, MAS INVESTIGAÇÃO PROSSEGUE

Autoridades em saúde do Rio Grande do Norte confirmam a presença do vírus da zika no exames da jovem Ana Cláudia Alves Cavalcante, moradora de Serrinha. A morte da paciente, que ainda continua sendo investigada, foi listada pelo Ministério da Saúde como a terceira relacionada ao vírus no país. Dez meses depois, a família ainda lamenta a perda.
 
 
Ana Cláudia Alves Cavalcante morreu em abril de 2015  (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Fátima Alves explicou que a filha começou a sofrer com tosse. "Uma tosse. E ela dizia que doía o estômago. Depois, deu febre. Passou o dia com febre", disse. Moradores da cidade, após a divulgação do laudo, disseram ter sido surpreendidos e que o fato vai servir de motivação para mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.
 
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte reafirmou na quinta-feira (11) que o vírus da zika está presente nas amostras que estão sendo investigadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. Apesar das declarações do Ministério da Saúde, a secretaria ainda não aponta que a zika tenha sido o motivo da morte. A Sesap diz que a causa do óbito ainda continua sendo investigada com previsão de conclusão de 60 dias.
 
Coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, Cláudia Frederico explicou que a pasta age com prudência antes de apontar uma associação direta. “Esse achado é muito importante do ponto de vista da investigação, mas devemos ser prudentes porque o processo investigativo é longo, ainda vai passar por outras fases até que seja concluído”, ressaltou.
 
Ainda de acordo com a coordenadora, a confirmação da presença do zika vírus nas amostras que estão sendo estudadas pelo Instituto Evandro Chagas é importante do ponto de vista científico, mas "atribuir o fato à causa do óbito seria imprudente".

Fabiano Teixeira, prefeito de Serrinha, informou que acompanhou a internação da jovem passo a passo e que, devido ao seu quadro clínico, não foi feito um diagnóstico preciso, suspeitando-se inicialmente de leucemia e posteriormente de pneumonia. “É importante deixarmos claro que a causa da morte continua sendo investigada, para que a população de Serrinha e do próprio RN não entre em pânico”, acrescentou.

PREFEITA USA REDES SOCIAIS PARA REPUDIAR VANDALISMO COM ARVORES RECETEMENTE PLANTADAS EM PRAÇA DE EQUADOR

A prefeita de Equador, Noeide Sabino, repudiou e se mostrou imensamente triste em seu facebook com a atitude covarde de vândalos, que destruiram as mudas recetemente plantadas em praças pela equipe da prefeita.
 
 
Noeide havia postado em seu face as fotos do trabalho de arborização que estava sendo realizado, e isso deve ter despertado a ira daqueles que nada fazem e que sempre lutam pelo, “quanto pior, melhor!”.
 
 
Conforme print, a prefeita atribue o crime ambiental à adversários, que não querem vê a cidade bonita e arborizada.
Do Blog: Nunca fizeram, e agora estão destruindo. Uma vergonha!

HOMEM AGRIDE OUTRO A PAULADA NO MATADOURO PÚBLICO DE CAICÓ

Um briga envolvendo o auxiliar de Magarefe, Isaías Fernandes, 51 anos residente no bairro Frei Damião e um colega de trabalho conhecido por "Chita", resultou em um profundo corte na cabeça do Isaías, causado por um pau arremessado por "Chita" contra sua pessoa.

Segundo as informações, era por volta das 3:30 desta madrugada de quinta, quando iniciou a confusão entre os dois no matadouro público de Caicó, terminando com essa paulada na cabeça do Isaías, que foi socorrido para o hospital regional, onde foi atendido e liberado.

O acusado fugiu do local e não foi encontrado pela polícia.
 
Fonte: Caicó Digital.

FORÇAS ARMADAS ATUARÃO EM 12 CIDADES DO RN EM COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT

Em combate ao mosquito Aedes aegypt, as Forças Armadas vão realizar ações de combate e prevenção em 12 cidades do Rio Grande do Norte até o final de fevereiro. De acordo com informações repassadas pelo 3º Distrito Naval, o trabalho dos militares foi dividido em quatro etapas. A próxima ação acontece neste sábado (13).
 
 
Agentes de endemias e militares do 8ª Bec no combate ao Aedes (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
As cidades que recebem as ações dos militares são: Natal, Parnamirim, Areia Branca, Caicó, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Apodi, Santa Cruz, Tangará, Macaíba e São Paulo do Potengi.
 
Até o momento, apenas a primeira etapa já foi realizada entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Nesta etapa, apenas organizações militares receberam as ações. A próxima atividade está agendada para este sábado (13) e irá mobilizar 3 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica. A ação de conscientização acontecerá nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó e Areia Branca.
 
Enquanto isso, as terceira e quarta fases envolvem a atuação direta no combate ao mosquito e o trabalho de conscientização em unidades de ensino por meio de palestras, respectivamente.
 
Confira abaixo aonde serão realizadas cada ação de conscientização e combate ao mosquito:
 
2º fase – 13 de fevereiro – Conscientização e Motivação da população em Natal (Bairros Lagoa Azul, Potengi, Petrópolis, Alecrim, Quintas, Cidade Alta, Dix-Sept Rosado, Tirol, Rocas, Areia Preta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Felipe Camarão, Nova Descoberta, Nossa Senhora Nazaré, Neópolis, Pitimbu, Ponta Negra), Areia Branca, Parnamirim e Caicó.
 
3º fase -  15 a 18 de fevereiro – Efetivo combate ao mosquito.
Marinha - Natal - São Gonçalo do Amarante -
Ceará-Mirim- Extremoz
Exército - Natal – Apodi- Santa Cruz – Tangará – Caicó.
Aeronáutica- Parnamirim – Macaíba -
São Paulo do Potengi.
 
4º fase – 15 a 19 de fevereiro - Conscientização e Motivação de Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio em Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Areia Branca, Apodi, Santa Cruz, Tangará, Caicó, Parnamirim,  Macaíba e São Paulo do Potengi.
 
Foto: TV Tapajós.

ASSOCIAÇÕES DE EQUADOR, PARELHAS E CARNAÚBA DOS DANTAS SÃO CONTEMPLADAS COM PROJETO PILOTO DE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO

Três municípios de Seridó do RN serão contemplados com o Projeto Piloto de Combate à Desertificação, que será apresentado às 9h, desta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Parelhas. Nove associações pertencentes aos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador foram contempladas neste piloto que tem financiamento de 100% do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social com recursos do RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
 
 

 
O Projeto Piloto de Combate à Desertificação terá duração de até 30 meses. As associações contempladas receberão assistência técnica (ATER) para elaboração dos diagnósticos, Planos de Investimentos e Gestão Socioambiental, execução dos projetos e Capacitação dos beneficiários.

O objetivo do projeto será promover ações voltadas para recuperação do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recurso naturais, e troca de experiências de convívio com a semiaridez garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade.

Esse piloto é um sonho para muitos agricultores dessa região. Uma característica comum desses municípios é que o solo em muitas áreas já encontra-se bastante desgastado devido a intensa retirada da vegetação (lenha), e por isso alguns agricultores já não conseguem desenvolver suas práticas agrícolas”, relata Andrea Batista, gestora ambiental do Projeto RN Sustentável.

O Piloto de desertificação conta ainda com apoio do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Instituto Nacional do Semiárido - INSA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN - SEMARH e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA

Confira a lista de associações que integram o Projeto Piloto de Combate à Desertificação
 
Associação Comunitária de Timbaúba                         - Parelhas 
Associação de Desenvolvimento Rural Beira Rio        - Parelhas
Associação Comunitária do Boqueirão                        - Parelhas 

Associação Comunitária do sítio Carnaúba de Baixo e Adjacentes - Carnaúba dos Dantas
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ermo  - Carnaúba dos Dantas
Associação Comunitária da Comunidade de Rajadas    - Carnaúba dos Dantas

Associação Rural de Boqueirãozinho e Galo Branco     - Equador 
Associação Rural de Serra Redonda de Cima, Tanquinho e Salgadinho - Equador 
Associação de Boa Vista e Favela  - Equador 

JUSTIÇA DE MG BLOQUEIA R$ 475 MI DE SAMARCO, VALE E BHP EM NOVA AÇÃO

A Justiça de Ponte Nova, comarca que atende Barra Longa e demais municípios atingidos pela lama que vazou da barragem da Samarco, em novembro de 2015, determinou o bloqueio dos bens da mineradora e de suas donas, que são a Vale e a BHP, em um valor total de R$ 475 milhões. A determinação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 5 de fevereiro. Nesta quinta-feira (11), ainda não havia sido confirmado se o bloqueio de bens ou valores nas contas das empresas foi executado. As mineradoras podem recorrer.
 
 
Praça central de Barra Longa, à beira do Rio do Carmo, foi completamente tomada por lama (Foto: Fábio Tito/G1)
De acordo com o Ministério Público, a magistrada declarou a indisponibilidade dos bens das três empresas, “exclusivamente, para a reparação de danos materiais e morais, individuais e coletivos em relação às vítimas da Comarca de Ponte Nova”, no município de Barra Longa, a 70 km de Mariana. O descumprimento do bloqueio está sujeito a multa de R$ 200 mil por dia. A Vale informou que vai recorrer da decisão.
 
Ainda na decisão, a juíza detalha que as empresas devem , ainda, disponibilizar um salário mínimo mensal para cada membro economicamente ativo de Barra Longa e uma cesta básica por família que tenha sido desalojada ou afetada pelo rompimento da barragem; criação de um canal de comunicação com a população; e outras medidas de ajuda no restabelecimento social e econômico dos atingidos.
 
Como o processo foi enviado, no mesmo dia 5 de fevereiro, à vara de Justiça Federal em Belo Horizonte, caberá a ela julgar os recursos existentes.
 
 
Fonte e foto: G1.

PREFEITO DE CIDADE DO SERIDÓ RENUNCIA, E DIZ QUE SAI DE CABEÇA ERGUIDA SEM DEVER UM SÓ CENTAVO

Em seu pronunciamento de despedida, após entregar Carta de Renúncia á Câmara Municipal, o prefeito de Florânia, Júnior de Janúncio, declarou que deixa o Poder Executivo Municipal com a cabeça erguida, sem dever um centavo a ninguém.
Deixo a Prefeitura Municipal de cabeça erguida, com as finanças em dia, sem dever um centavo a ninguém. Além disso, deixo o montante de R$ 5 milhões de reais em obras iniciadas”, frisou.

GOVERNADOR REITERA ESFORÇO PARA INVESTIMENTO NO CAMPUS CENTRAL DA UERN COM RECURSOS DO PROINVEST

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quinta-feira (11) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes. Na reunião, o titular da UERN apresentou ao chefe do Executivo Estadual as melhorias na estrutura do Campus de Caicó, plenamente reformado para início do semestre letivo, o restaurante popular do Campus Central, em Mossoró, que pela primeira vez na história propicia aos servidores e alunos da UERN uma refeição com preço popular. A reunião contou com a presença da secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. 
 
 
 
Também foram tratados: a questão do Proinvest para aplicação de recursos no Campus Natal da universidade, uma das prioridades do governador; o orçamento já assegurado na Lei Orçamentária Anual (LOA) e apresentação do serviço dos ambulatórios da instituição. 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...