12 de fevereiro de 2016

ASSOCIAÇÕES DE EQUADOR, PARELHAS E CARNAÚBA DOS DANTAS SÃO CONTEMPLADAS COM PROJETO PILOTO DE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO

Três municípios de Seridó do RN serão contemplados com o Projeto Piloto de Combate à Desertificação, que será apresentado às 9h, desta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Parelhas. Nove associações pertencentes aos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador foram contempladas neste piloto que tem financiamento de 100% do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social com recursos do RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
 
 

 
O Projeto Piloto de Combate à Desertificação terá duração de até 30 meses. As associações contempladas receberão assistência técnica (ATER) para elaboração dos diagnósticos, Planos de Investimentos e Gestão Socioambiental, execução dos projetos e Capacitação dos beneficiários.

O objetivo do projeto será promover ações voltadas para recuperação do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recurso naturais, e troca de experiências de convívio com a semiaridez garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade.

Esse piloto é um sonho para muitos agricultores dessa região. Uma característica comum desses municípios é que o solo em muitas áreas já encontra-se bastante desgastado devido a intensa retirada da vegetação (lenha), e por isso alguns agricultores já não conseguem desenvolver suas práticas agrícolas”, relata Andrea Batista, gestora ambiental do Projeto RN Sustentável.

O Piloto de desertificação conta ainda com apoio do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Instituto Nacional do Semiárido - INSA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN - SEMARH e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA

Confira a lista de associações que integram o Projeto Piloto de Combate à Desertificação
 
Associação Comunitária de Timbaúba                         - Parelhas 
Associação de Desenvolvimento Rural Beira Rio        - Parelhas
Associação Comunitária do Boqueirão                        - Parelhas 

Associação Comunitária do sítio Carnaúba de Baixo e Adjacentes - Carnaúba dos Dantas
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ermo  - Carnaúba dos Dantas
Associação Comunitária da Comunidade de Rajadas    - Carnaúba dos Dantas

Associação Rural de Boqueirãozinho e Galo Branco     - Equador 
Associação Rural de Serra Redonda de Cima, Tanquinho e Salgadinho - Equador 
Associação de Boa Vista e Favela  - Equador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...