12 de dezembro de 2016

EM SEIS HORAS, TERRA TREME 17 VEZES EM CIDADE DO AGRESTE POTIGUAR

A cidade de João Câmara, no Agreste potiguar, registrou 17 tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (12).  De acordo com o técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor do Departamento de Geofísica, Eduardo Menezes, os tremores ocorreram entre 0h e 6h, o maior atingiu magnitude de 2,1 graus na escala Richter.
 
 
 
 
Cidade de João Câmara fica localizada na falha geológica da Samambaia (Foto: Reprodução/LabSis)
 
 
 
 
Segundo o especialista, os moradores ficaram muito assustados. "Ninguém quer viver isso de novo", disse ele lembrando do abalo de 30 de novembro de 1986, considerado o maior do RN. Na época, os tremores atingiram magnitude de 5.1º da Escala Richter.
 
 
 
 
 
Eduardo Menezes diz que a magnitude de 2,1 graus é de pequena intensidade e quase não é sentido por moradores das regiões afetadas. Na maioria das vezes não provoca desastres, apenas balanço de telhas, portas e pequenas fissuras dependendo da estrutura de cada construção. "Como faz tempo que a cidade não sentia um tremor, o fato chama atenção, A cidade está assustada", comenta Eduardo.
 
 


O epicentro dos  tremores ocorreu na  área que está localizada na parte norte da falha sísmica de samambaia. O professor ainda lembrou que os tremores de terra são comuns na região de João Câmara. "É muito comum, mas é imprevisível, não tem como saber quando será o próximo", explica.

CARRO CAI DE PRÉDIO E ADOLESCENTE FICA FERIDO EM MG

Um adolescente de 16 anos ficou ferido após um veículo cair de cerca de oito metros de altura em um prédio no Bairro São Vicente de Paula, em Muriaé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele lavou o carro da mãe dele e, quando foi o guardar na garagem, bateu no muro e foi parar na laje de outro imóvel.
 
 
 
 
 
Carro despencou cerca de oito metros de altura (Foto: Rádio Muriaé)
 
 
 
O adolescente ficou preso às ferragens, foi socorrido e levado para o Hospital São Paulo. De acordo com a unidade, ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
 
 
 
Fonte: G1/MG - Foto: Rádio Muriaé.

DETRAN/RN AVISARÁ CONDUTORES COM CNH VENCIDA OU COM VENCIMENTO PRÓXIMO

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, a partir de janeiro enviará um aviso de alerta aos condutores de veículos que estiverem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou prestes a vencer em até 30 dias. Pelo comunicado que chegará pelos Correios, o motorista será informado sobre o prazo de vencimento e os procedimentos para a renovação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A proposta para envio da carta aviso foi discutida hoje pela manhã numa reunião entre a direção do Detran e dos Correios. Considerando o momento atual da economia, o envio das notificações para os condutores poderá estimulá-los a realizar a renovação da CNH e, assim, aumentar a arrecadação de recursos para o Estado.
 
 
 
 
 
O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, considera que a ação vai facilitar a vida do condutor, que muitas vezes não se atenta para esse prazo e acaba ficando impedido de dirigir.  “Essa medida vai estimular que os condutores renovem a CNH dentro do prazo, evitando multas por dirigir com o documento vencido. A renovação é fundamental porque avalia as condições do motorista e garante a segurança do trânsito”, destaca o diretor.
 
 
 
 
 
De acordo com a legislação, o cidadão tem o dever de manter sempre o endereço da residência atualizado junto ao órgão de trânsito, porque as correspondências são enviadas para o endereço cadastrado. A carta com o aviso informará como renovar a habilitação, detalhando os exames e documentos exigidos e as taxas a serem pagas.
 
 
 
 
 
A CNH definitiva tem validade de cinco anos para motoristas entre 18 e 65 anos. Os condutores com mais de 65 anos precisam renovar a habilitação a cada três anos ou a critério médico. Para renovação, o usuário deve procurar uma das unidades do Detran, com a habilitação antiga e comprovante de residência.

ADOLESCENTES QUE ROUBARAM E MATARAM PADRE SÃO CONDENADOS

Os três adolescentes que roubaram e mataram o padre João Paulo Nolli, de 35 anos, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foram condenados a cumprirem medidas socioeducativas por prazo indeterminado. A medida, da juíza Maria das Graças Gomes da Costa, foi confirmada pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude, Ari Madeira Costa.
 
 
 
 
 
O padre desapareceu no mês de outubro deste ano e foi encontrado morto em um terreno baldio da cidade. Os três adolescentes, com idades dentre 16 e 17 anos, foram detidos e confessaram o crime. O Ministério Público Estadual (MPE) chegou a conclusão que João Paulo ofereceu carona aos adolescentes. Durante o trajeto, os adolescentes planejaram roubar a vítima.
 
 
 
 
 
O sacerdote reconheceu um dos adolescentes e acabou morto pelo grupo. Os adolescentes ficaram com receio de serem identificados posteriormente, conforme concluiu o MPE.
 
 
 
 
De acordo com o promotor, os três adolescentes envolvidos deverão se submeter à medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado, com avaliações psicossociais a cada seis meses.
 
 
 
 
As medidas socioeducativas cessam quando os envolvidos atingirem 21 anos. No entanto, o promotor declarou que não há como prever se novas medidas serão aplicadas após esse período.
 
 
 
 
Os três adolescentes estão detidos no Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri. João Paulo era pároco da Paróquia São José Esposo, em Rondonópolis.
 
 
 
Relembre o caso:

DIPLOMAÇÃO DE ELÍDIO E NANA SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA, (13) EM JARDIM DE PIRANHAS

A diplomação do prefeito reeleito Elídio Queiroz e seu vice Naná da Farmácia acontecerá em solenidade nesta terça-feira, (13) na Câmara de Vereadores de Jardim de Piranhas.
 
 
 
 
 
 
 
Filiado a PSD, Elídio fez uma excelente administração nestes quatro anos de mandato com grandes conquistas para a população. A promessa é de dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do município.

BANCADA FEDERAL LEVARÁ PLEITO DE PREFEITOS A BRASÍLIA

Membros da bancada federal do Rio Grande do Norte estiveram reunidos na segunda-feira (12) com prefeitos de municípios potiguares no auditório da sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), em Natal. Na pauta do encontro, o pleito dos prefeitos do pagamento da multa de repatriação de recursos. Estiveram presentes na reunião o coordenador da bancada, deputado federal Felipe Maia, senadores Garibaldi Alves Filho e Fátima Bezerra e o deputado federal Walter Alves.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O prefeito de Assú e presidente da Femurn, Ivan Júnior, enfatizou a importância do apelo aos parlamentares para a liberação dos recursos antes do final do ano. “Com a vinda desses recursos, o Rio Grande do Norte receberia R$ 104 milhões, e isso seria um alento para que as prefeituras não deixem dívidas para as próximas gestões. Agradeço o empenho da bancada federal, em nome do deputado Felipe Maia que sempre se colocou à disposição para defender os interesses dos prefeitos do RN”, comentou o presidente.
 
 
 
 
 
Ao final da exposição, o senador Garibaldi Alves propôs que a bancada se reunisse com o ministro do Planejamento com a finalidade de solicitar o empenho da liberação dos repasses, a medida foi acatada pelos membros presentes na ocasião. “O que a bancada federal irá cobrar é que se faça cumprir a Constituição Federal. Vamos unir forças e buscar junto ao governo federal o pagamento da multa de repatriação para que os prefeitos possam honrar com suas obrigações financeiras”, comentou o coordenador da bancada, Felipe Maia.

HOMEM E ESPOSA SÃO BALEADOS EM TENTATIVA DE ASSALTO NO RN; VEJA VÍDEO

Um casal foi baleado durante uma tentativa de assalto, na noite deste domingo (11), no bairro Bom Jardim em Mossoró/RN.
 
 
 
 
 
 
 
 
Francisco A. Barreto de 38 anos de idade e sua esposa Jéssica Pereira Batista de 29, foram baleados quando foram abordados por dois criminosos que queriam roubar a moto do casal. 
 
 
 
 
O homem que pilotava a moto acelerou o veículo para fugir dos assaltantes, mas acabou baleado, juntamente com sua mulher. Ela foi alvejada com um tiro na coxa e ele foi atingido com um disparo na região do abdômen. Os dois foram socorridos.
 
 
 
 
 
 

ATENÇÃO! AGENDA DA ECON/PARELHAS DE 12 A 17 DE DEZEMBRO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, do dia 12 ao dia 17 de Dezembro.
 
 
 
 

CADEIRANTE É PRESA AO TENTAR ENTRAR COM PISTOLA EM PRESÍDIO DO RN

Uma mulher cadeirante foi presa neste sábado (10) ao tentar entrar com uma pistola calibre 9 milímetros na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Segundo Wallber Virgolino, secretário de Justiça e da Cidadania (Sejuc), a arma é de uso exclusivo da Polícia Federal e Exército.
 
 
 
 
Além da pistola, também foram encontrados e apreendidos 18 munições, um aparelho celular e uma bateria de telefone   (Foto: Sejuc/Divulgação)
 
 
 
 
Além da pistola, também foram encontrados e apreendidos 18 munições e um aparelho celular. "Foi um trabalho do nosso setor de Inteligência em parceria com a equipe de plantão da unidade. Fomos informados que a companheira de um apenado tentaria adentrar com uma arma de fogo na penitenciária. Então preparamos a operação e a visitante foi flagrada", relatou Virgolino.
 
 
 
Ainda de acordo com o secretário, o detento que receberia a pistola foi identificado e levado ele e a mulher para a delegacia, onde ambos foram autuados.
 
 
 
Foto: Sejuc/Divulgação.

VEREADOR ELEITO RONALTTY NERI REALIZA “JOGO SOLIDÁRIO” COM AMIGOS EM JARDIM DO SERIDÓ

O vereador eleito para seu primeiro mandato, Ronaltty Neri, e o seu pai, Reginaldo Lima, receberam na manhã deste domingo, (11), amigos na quadra poliesportiva do bairro Bela Vista, em Jardim do Seridó, para a partida de futebol solidária, chamado de “Jogo Solidário”, onde o público fez doação de material de limpeza.
 





Em nome da solidariedade, o evento reuniu amigos do jovem vereador e do seu pai que se enfrentaram de forma amistosa, em prol de uma causa nobre: ajudar instituições filantrópicas de Jardim do Seridó.
 
 
 
 
 
Um dos destaques da partida foi a participação do Barbeiro Jardinense, “Zé Leite”, que mesmo aos 86 anos, esbanjou energia e simpatia. Participaram também da partida, o atual vereador Dr. Gilberto Brito, e o também leito vereador Cássio Barbosa.
 
 
 
 
 
 
Os produtos de limpeza doados pelo público serão destinados ao Hospital Maternidade Doutor Ruy Mariz e o Abrigo de Idosos Pequena Vilar.

CORPO DE JOVEM DE 22 ANOS É ENCONTRADO CRIVADO DE BALA EM ELEVADOR DE CONDOMÍNIO NO RN

Vítima deixou rastro de sangue por onde passou (Foto: PM/Divulgação)

O corpo de um jovem de 22 anos foi encontrado na madrugada deste domingo (11) dentro do elevador de serviço de um condomínio no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Segundo a PM, a vítima teria levado quatro tiros em uma praça que fica perto do residencial.
 
 
 
 
De acordo com a Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Hugo Parlleon José Bezerra da Silva estava em uma motocicleta quando foi perseguido por uma dupla armada que também estava de moto. Ao ser baleado, correu para dentro do condomínio. “Ele pulou o muro e se escondeu dentro do elevador. Um rastro de sangue ficou pelo caminho”, relatou o delegado Alexandro Borges.
 
 
 
 
O condomínio onde o corpo foi encontrado fica na Av. Gandhi. A PM foi chamada e fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
 
 
 
 
Foto: PM/Divulgação.

BLITZ DA OPERAÇÃO LEI SECA FISCALIZA MOTOCICLISTAS E BUGUEIROS

O Detran realizou neste fim de semana, uma blitz relâmpago da Operação Lei Seca que foi montada na descida da Ponte Newtom Navarro, sentido bairro da Praia do Meio, na zona Leste de Natal. A fiscalização teve como alvo os condutores de motocicletas e de buggys de turismo. O objetivo do Detran é inibir o desrespeito as regras determinadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com destaque para evitar que motoristas alcoolizados conduzam veículos no trânsito da capital.
 
 
 
 
 
 
 
 
Em pouco tempo de fiscalização, os policiais da Operação Lei Seca autuaram três condutores por embriaguez ao volante, sendo dois motociclistas e um condutor de buggy. Outras oitos infrações por motivos diversos foram registradas e cinco motocicletas foram apreendidas e removidas ao pátio de veículos apreendidos do Detran. As mesmas somente serão liberadas depois de sanadas as irregularidades detectadas pela equipe de fiscalização.
 
 
 
 
A blitz relâmpago é uma estratégia planejada pela coordenação da Operação Lei Seca de efetivar pontos rápidos de fiscalização que logo são deslocados para outras áreas, alcançando dessa forma vários locais de abordagem no mesmo dia.
 

TREM DESCARRILA NA ZONA RURAL DE CIDADE DO INTERIOR DE SP

Um trem com três vagões descarrilou na zona rural de Itapetininga (SP), na noite de sábado (10). Com o tombamento, o combustível e o óleo lubrificante usados no funcionamento da composição vazaram para um rio próximo à ferrovia. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada e avalia se o acidente causou danos ao meio ambiente. Ninguém ficou ferido.
 
 
 
 
Trem viajava até Mairinque quando descarrilou (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
 
 
De acordo com a empresa Rumo Locomotivas, responsável pela composição e pelos trilhos, os vagões viajavam de Angatuba (SP) para Mairinque (SP) e estavam vazios.
 
 
 
A empresa diz que já iniciou o trabalho de limpeza da área e todos os esclarecimentos foram dados ao órgão ambiental responsável. A companhia afirma ainda que abriu uma sindicância para apurar as causas do descarrilamento.
 
 
 
 
Trem descarrilou ao lado de chácara na zona rural (Foto: Lucas Cerejo/ TV TEM)
 
 
 
 
Funcionários da Rumo que trabalham no local afirmaram que não há previsão para a retirada dos vagões. Já os funcionários da Cetesb informaram que não é possível medir ainda a quantidade de diesel e de óleo lubrificante que vazou.


 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...