6 de junho de 2011

DENUNCIA DE IMPROBIDADE EM LICITAÇÃO DE 2002 EM SÃO VICENTE SERÁ APURADA

O MP vai investigar denúncias de irregularidades na licitação para execução de obras de drenagem e pavimentação no Município de São Vicente no ano de 2002. O Investigado é o ex-prefeito do município Josifran Lins de Medeiros. A apuração dos fatos será gerida por meio de Inquérito Civil Público instaurado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Florânia, da qual São Vicente faz parte.

Para apurar os dados da licitação de 2002, a Promotora de Justiça Marília Cunha requisitou a Central de Perícias a emissão dos laudos sobre a compatibilidade dos preços indicados no certame analisado pelo procedimento.

No documento publicado em Diário Oficial, a Promotora de Justiça esclarece que apesar da denúncia referir-se ao ano de 2002, o fato do prefeito ter sido reeleito deixando o cargo apenas em 2008, faz com que o termo inicial do prazo prescricional da ação de improbidade administrativa, no caso de reeleição de prefeito, se aperfeiçoa após o término do segundo mandato, concluindo-se que não ocorreu a prescrição, razão pela qual as investigações vão continuar.


CORPO DE POETA QUE COMETEU SUICÍDIO EM CAICÓ SERÁ ENTERRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

O corpo do poeta Chico Mota, que morreu na manhã de domingo, 05 de junho, em sua residência está sendo velado no Centro de Velório Santa Clara na Avenida Rio Branco, no centro de Caicó. Às 16 horas haverá missa de corpo presente na Igraja Matriz de São José no Bairro Paraíba, e logo em seguida acontece o sepultamento no cemitério São Vicente de Paulo.

Francisco Fernandes da Mota, 86 anos, cometeu suicídio por enforcamento no interior de sua residência localizada na Rua José Eustáquio, n° 1330, no Bairro Paraíba, por volta das 11 horas.

Seu corpo foi encontrado por familiares, pendurado em uma corda, amarrada a um torno no seu quarto. Um dos filhos confirmou que Chico Mota, estava enfrentando problemas de depressão.

O blog www.violadechicomota.blogspot.com conta um pouco da história de vida de Chico Mota. Ele o primeiro a apresentar um programa de rádio onde se apresentam os repentistas amantes da viola. Há 48 anos, está no ar o programa Violeiros do Seridó pela Rádio Rural AM de Caicó. Ele começou o programa no dia 1° de maio de 1963, juntamente com o companheiro de viola, José Soares Sobrinho, de saudosa memória.

Natural de Catolé do Rocha/PB, Chico nasceu na Fazenda Dinamarca, e começou no ramo da viola em 1949. Teve 10 filhos com dona Hermínia Joaquina Alves. Ambos se casaram no ano de 1955, na cidade de São Bento/PB.

Como poeta, repentista e tocador de viola lançou várias obras como cordéis e livros, sendo eles: Veredas Nordestinas, Trovas etc. (contos) e Violas e Cantadores. Também gravou 5 CDs, sendo 4 em parceria com outros cantadores.

Os familiares de Chico Mota encontraram um *epitáfio deixado por ele para o seu túmulo, mas, só será revelado durante a missa de corpo presente.


Fonte: Sidney Silva. (link ao lado).


QUADRILHA FILHOS DA TERRA É MAIS UMA VEZ ESPERADA POR TODOS EM JARDIM DO SERIDÓ

Ao chegar mais um período de festas juninas a grande expectativa é para a possível reestréia da quadrilha junina “Filhos da Terra”, organizada pelo atual secretário de cultura da cidade, José Renato, que durante a administração do ex-prefeito, Dr. Edimar, recebeu todo o apoio financeiro, mas que ainda era tido como muito pouco pelo organizador, que prometia “ganhar” muitos títulos para a cidade quando a administração fosse do seu sistema político.

Mesmo sendo o atual prefeito “Colega”, “Amigo” e “Correligionário” do secretário de cultura e “organizador” da referida quadrilha, José Renato, a agremiação junina não foi apresentada no ano passado, sob a alegação de uma crise financeira, ficando apenas na promessa que a mesma voltaria a representar a cidade neste ano, o que faz crescer a expectativa para saber se realmente a quadrilha vai “dançar” novamente.

A crise financeira realmente foi a única desculpa apresentada pela atual administração, mesmo a prefeitura tendo recebido muitos milhões de reais a mais que o mesmo período da administração passada, para a falta de apoio à quadrilha, o que deixa uma dúvida muito grande, já que existe a possibilidade da mesma não sair novamente este ano, o que não será mais culpa da crise financeira, pois isso é coisa do passado.

O mais engraçado em tudo isso é a passividade do “organizador” da quadrilha e de outros “Babões Oficiais” do prefeito, que antes cuspiam palavras de ordens, exigindo do poder público mais apoio para a referida quadrilha, que diziam representar nosso povo, mas que agora caiu no esquecimento.

Cadê as reclamações do secretário de cultura pela falta de apoio para a quadrilha? Cadê os “babões oficiais” que não reclamam mais? Cadê a quadrilha do “poderoso” "José Renato”? Estamos aguardando os títulos! Sem serem comprados, por favor!


FISCALIZAÇÃO NA SAÚDE DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Por causa do descaso que vem acontecendo no atendimento dos serviços de saúde da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, a FISCALIZAÇÃO DO CREMERN, visitou neste sábado, dia (04) o Hospital Maternidade Estelita dos Santos Dantas, conferindo e averiguando o atendimento hospitalar da cidade.

E para comprovação dos inúmeros e irresponsáveis casos de desmando com a saúde dos carnaubenses, aconteceu que uma senhora gestante, acompanhada do seu esposo, na ocasião, chegou ao hospital necessitando de assistência médica. E PARA A CONSTATAÇÃO DOS FATOS NÃO HAVIA MÉDICO NO ATENDIMENTO! Para quem entende das armadilhas da vida, vê que Deus fez mostrar o fato, comprovando o que vem sendo visto e vem sofrendo o povo carnaubense, já que naquele momento, perante os fiscalizadores foi enviado dois pacientes para outra cidade..

O alerta foi dado! Espera-se que a Administração Municipal tome as providências, já que comprovadamente houve a constatação desse descaso com a saúde dos cidadãos e cidadãs da comunidade carnaubense.

E lembramos aos responsáveis que apesar do povo saber que já tem hora e data marcada para esses gestores municipais deixarem a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, é importante que o povo tenha suas necessidades atendidas. O POVO NÃO SUPORTA MAIS VIVER JOGADO NOS HOSPITAIS DAS CIDADES VIZINHAS POR IRRESPONSABILIDADE DESSES GOVERNANTES!

Fonte e fotos: JCN - Junquinha.

Montagem: Paulinho Filho.


DESRESPEITO! FALTA D’ÁGUA IRRITA E PREJUDICA MORADORES DE OURO BRANCO

Após as constantes faltas de energias que foram denunciadas pelo “Blog Paulinho Barra Pesada”, agora a cidade de Ouro Branco padece com as também constantes faltas d’águas em quase toda a cidade, irritando e prejudicando seus moradores.


Conforme informações de moradores do município, a falta d’água já chegou a durar até três dias, transformando a vida das donas de casa em um verdadeiro martírio, já que os afazeres do lar dependem diretamente do liquido precioso.


Mostrando total falta de respeito para com seus consumidores na cidade, a CAERN não dá nenhuma satisfação, e não faz comunicados prévios para que os moradores se previnam para os dias que a água não sairá nas torneiras, dificultando assim a vida daquela comunidade.


Será que os consumidores terão descontos nas faturas d’água pelos dias que estão sem o serviço prestado pela CAERN? Será que algum vereador da cidade já exigiu uma explicação da CAERN?

REALIZADA A PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE NO INTERIOR DO RN‏

A saúde pública do Rio Grande do Norte viveu um momento histórico neste final de semana. Pela primeira vez, uma equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap realizou a captação de órgãos em uma unidade hospitalar no interior do estado.

A cirurgia aconteceu na noite deste sábado (04), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Dois médicos cirurgiões, que fazem parte da equipe da Central, embarcaram de Natal no avião do Governo do Estado rumo ao município. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu, pessoalmente, a logística para a primeira captação multi-órgãos, acompanhando todo o processo.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes da Sesap, Rodrigo Furtado, foram retiradas as duas córneas, que serão transplantadas em pacientes do Rio Grande do Norte; dois rins, também destinados ao estado; e o fígado, que será transplantado em um paciente de Fortaleza. A preparação da potencial doadora – uma mulher de 61, vítima de Acidente Vascular Cerebral – levou 24 horas, tendo sido mantida artificialmente.

Participaram da cirurgia para captação dos órgãos a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró, Dra. Elizabeth Carrillo; os cirurgiões Dr. Fernando Lisboa Jr., Dr. Alexandre Borges e Dra. Keli Regina Holanda Rego; o anestesista Dr. Francisco Charles Raulino; e as enfermeiras Luana Moraes, Lourdens Miranda, Pecilla do Vale, Suzete Medeiros, Rejane Felix e Francineide Paula.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do país com maior captação de órgãos para transplante, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina e São Paulo. Com a boa estrutura existente no Hospital Regional Tarcísio Maia e o treinamento que está sendo oferecido à equipe médica de Mossoró, a expectativa é que o município se transforme no segundo pólo de transplantes do RN, já que Natal ainda é a única cidade a realizar o procedimento.

Visando esse potencial, o Hospital Albert Einstein – centro de referência em medicina no Brasil – convidou 20 profissionais de Natal, entre médicos e enfermeiros, a participarem de um treinamento em São Paulo, na sede da instituição. A capacitação aconteceu em maio sem nenhum ônus para o Governo do Estado. E como a expectativa é que o número de transplantes aumente a partir da implantação desse novo pólo em Mossoró, uma equipe do Hospital Tarcísio Maia deve participar da mesma capacitação já no segundo semestre deste ano.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...