
Francisco Fernandes da Mota, 86 anos, cometeu suicídio por enforcamento no interior de sua residência localizada na Rua José Eustáquio, n° 1330, no Bairro Paraíba, por volta das 11 horas.
Seu corpo foi encontrado por familiares, pendurado em uma corda, amarrada a um torno no seu quarto. Um dos filhos confirmou que Chico Mota, estava enfrentando problemas de depressão.
O blog www.violadechicomota.blogspot.com conta um pouco da história de vida de Chico Mota. Ele o primeiro a apresentar um programa de rádio onde se apresentam os repentistas amantes da viola. Há 48 anos, está no ar o programa Violeiros do Seridó pela Rádio Rural AM de Caicó. Ele começou o programa no dia 1° de maio de 1963, juntamente com o companheiro de viola, José Soares Sobrinho, de saudosa memória.
Natural de Catolé do Rocha/PB, Chico nasceu na Fazenda Dinamarca, e começou no ramo da viola em 1949. Teve 10 filhos com dona Hermínia Joaquina Alves. Ambos se casaram no ano de 1955, na cidade de São Bento/PB.
Como poeta, repentista e tocador de viola lançou várias obras como cordéis e livros, sendo eles: Veredas Nordestinas, Trovas etc. (contos) e Violas e Cantadores. Também gravou 5 CDs, sendo 4 em parceria com outros cantadores.
Os familiares de Chico Mota encontraram um *epitáfio deixado por ele para o seu túmulo, mas, só será revelado durante a missa de corpo presente.
Fonte: Sidney Silva. (link ao lado).

Nenhum comentário:
Postar um comentário