30 de novembro de 2010

PRESOS MORREM SOTERRADOS AO TENTAREM FUGA POR TÚNEL EM PRESÍDIO POTIGUAR

O secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, confirmou a morte de dois dos cinco presos da Penitenciária de Alcaçuz que tentaram fugir na manhã desta terça-feira (30).

As vítimas são Marcos Daniel Gregório de Souza e Giglinaldo Francisco de Oliveira, que lideravam a tentativa de fuga no presídio em Nísia Floresta, quando o túnel desabou em cima de quatro deles.

De acordo com informações do coordenador de Administração Penitenciária do RN, José Deques Alves, um dos cinco presos um percebeu o desmoronamento e conseguiu retornar.

Marcos Daniel cumpria pena por furto. Ele foi preso pela primeira vez em 11 de fevereiro de 2009, porém conseguiu fugir, sendo capturado apenas no dia 4 de maio deste ano. Já o Giglinaldo Francisco era preso provisório, cumpria pena desde 21 de agosto deste ano, e respondia por homicídio.

Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, os outros dois foram resgatados com vida. Os técnicos do Instituto Técnico-Científico da Polícia (Itep) recolheram os dois corpos e encaminharam à sede na Ribeira.Os presos saíram da cela 7 do pavilhão 4.

Eles pretendiam usar o túnel para ter acesso à parte externa da unidade prisional. Ainda não se tem a confirmação da identidade dos três sobreviventes do acidente.

Após a retirada dos corpos, a administração do presídio utilizou um caminhão de areia para tapar o buraco cavado pelos presidiários.

Fonte: Nominuto.com
Foto: Vlademir Alexandre.


GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA AUTORIZA CONTRATAÇÃO DE MAIS 163 PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O governador Iberê Ferreira autorizou nesta segunda-feira (29) a imediata contratação de 163 profissionais de Saúde, aprovados no último concurso público, para reduzir o déficit nos hospitais da rede pública estadual em Natal e região metropolitana. Serão nomeados, para lotação imediata, 33 médicos, 30 enfermeiros e 100 técnicos de enfermagem. O novo contingente de profissionais será também utilizado para completar as escalas nos hospitais da rede pública.

Os profissionais serão destinados aos hospitais Walfredo Gurgel, Maria Alice Fernandes, Deoclécio Marques de Lucena (Parnamirim), Doutor José Pedro Bezerra (Conjunto Santa Catarina, Zona Norte) e João Machado.

Reajuste do piso e investimentos:

O governador também autorizou a implantação da progressão para avaliação de desempenho dos profissionais e a segunda parcela do reajuste do piso remuneratório a partir de 1º de dezembro de 2010, com base na Lei Complementar nº 423/2010.
Os investimentos do Governo do Estado na Saúde ultrapassam os R$ 782 milhões neste ano de 2010. Esse montante representa 17,9% do orçamento do Estado e bem acima dos 12% estabelecidos pela Constituição Federal. “A Saúde é uma prioridade e assim será tratada até o final de nossa gestão”, afirmou o governador Iberê Ferreira de Souza.


POLÍCIA PRENDE DUAS MULHERES ACUSADAS DE TRÁFICO DE MACONHA NO SERIDÓ POTIGUAR

Uma equipe de policiais da delegacia de policia civil de Caicó, prendeu em flagrante na manhã de hoje (30) duas mulheres identificadas como, Gilka Figueredo Lopes Sisneiro de 24 anos Residente na Rua José Simplício Nº04 Bairro recreio, e Sueli Diniz Dantas de 38 anos residente na Rua Maria da Luiz Lima Nº 716 no bairro Boa Passagem por tráfico de drogas.

Os policiais receberam uma denuncia que Gilka iria fazer uma entrega de drogas na manhã de hoje em Caicó, os policiais montaram campana próximo a residência de Gilka e quando ela saiu de casa começaram a seguir a mesma, Gilka pegou um moto-taxi e foi até a casa de Sueli no bairro de boa passagem, os policiais ficaram observando e quando Gilka pegou o pacote para entregar a Sueli as duas foram presas em flagrante pelos policiais.

No pacote a polícia encontrou cerca de 500 gramas de Maconha, as duas foram levadas para 3º DRP onde foi feito o flagrante.

Fonte e foto: Rosivan Amaral.




PREFEITURA IGNORA A CRISE E ANUNCIA QUASE UM MILHÃO PARA A EDUCAÇÃO EM MENOS DE 30 DIAS

Enquanto vários prefeitos reclamam e se digladiam com a crise estado a fora, o prefeito de Lagoa Nova dribla a má fase e vai provar em mais um ano seguido que sua gestão é mesmo uma das mais comprometidas com a educação do estado. Além de promover um ano inteiro de merenda de boa qualidade, com um quadro de professores bem remunerados com o melhor piso salarial em atividade e em dia, sem falar de outros benefícios, o prefeito anuncia agora mais uma grande e boa novidade de final de ano.

A gestão atual de Lagoa Nova vai pagar em menos de 30 dias três salários á rede de funcionários da educação do município. Hoje (30), o prefeito paga o mês de novembro. Já dia 10 de Dezembro pagará o 13° salário e no dia 22 do mesmo mês Erivan Costa anuncia a antecipação do pagamento da folha de dezembro, um fato inédito que só mostra o carinho da gestão pelo funcionalismo público municipal. Com esta ação, a prefeitura injetará só neste intervalo de pouco mais de 20 dias, quase um milhão de reais na economia local.

Além do bem causado pelo lado econômico, o principal resultado vem das escolas. Além da queda dos índices de evasão e reprovação, a secretaria de educação tem sentido paralelamente uma ampliação nos índices de aprovação e de alunos em atividade escolar satisfatória.

A notícia sobre a liberação do pagamento por parte da prefeitura foi dada nesta terça-feira assessor financeiro da prefeitura, João Maria Assunção. "Economizamos e unimos força o ano inteiro para que este benefício pudesse chegar aos professores de forma concreta e merecida", frisou João.

Para ele, uma classe que se dedica o ano inteiro em apresentar bons resultados merece ser reconhecida e tratada com carinho pela gestão, essa é a ordem do prefeito Erivan e uma meta de nosso setor financeiro, finalizou. Os grandes investimentos feitos pela gestão em prol da classe educadora tem surtido grandes efeitos na área educacional.


ROSALBA COMEMORA A APROVAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELO SENADO FEDERAL

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou, em decisão terminativa, o parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) ao projeto (PLS 698/07) que cria o Programa Nacional de Educação Infanti (Pronei) para aumentar a rede de creches em todo o Brasil. Além das creches, o Programa pretende expandir a rede de pré-escolas gratuitas, de qualidade, em tempo integral para a população de baixa renda, utilizando os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo da Educação Básica (FUNDEB). “É uma forma de estimular participação da sociedade civil”, comemorou a senadora Rosalba, que também é médica pediatra.

A proposta, de autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), vai beneficiar crianças de seis meses a seis anos de idade e teve o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente, apenas 17% das crianças brasileiras, entre zero e três anos têm acesso a creche. A proposta define como as unidades educacionais devem funcionar - garantindo desde a nutrição saudável até atividades educativas para pais, parentes ou substitutos - despertando-os para os direitos das crianças e para as práticas preventivas que garantem qualidade de vida. Terão acesso aos recursos não só os municípios, mas entidades privadas sem fins lucrativos, que poderão obter financiamento para construção de novas unidades, localizadas prioritariamente em comunidades de baixa renda. A aplicação será coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).

O compositor e escritor Chico Buarque, considerado o padrinho do Pronei, comemorou a aprovação: “Vocês estão de parabéns pela lei de licença-maternidade, que acompanhei pelos jornais. Não tenho dúvidas quanto à relevância deste novo projeto. Vejo nele a inspiração original de Darcy Ribeiro, quando da implantação dos Cieps, no Rio de Janeiro. Contem com meu nome, minha imagem, minhas canções”, disse o cantor.

Rosalba foi relatora do Pronei nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), da qual é presidenta e na Comissão de Educação. Nas duas Comissões o projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para a Câmara dos Deputados.

O programa pretende estruturar e fazer funcionar unidades de educação infantil, públicas e privadas sem fins lucrativos. Serão priorizados os financiamentos às unidades localizadas em comunidades de baixa renda, de acordo com critérios do Ministério e das Secretarias de Educação. Desta forma, evitaremos que os recursos fiquem centralizados nas regiões mais ricas e não cheguem aos mais carentes, como os municípios do Norte e Nordeste”, defendeu a relatora.



PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ DECLARA QUE NÃO EFETUOU QUALQUER PAGAMENTO A EMPRESA OBREGON

O “Blog Barra Pesada” vem reafirmar por meio do presente que, em esclarecimento a notícia veiculada no dia 28/08/2010, intitulada: “Confirmado! Prêmio Ganho Por Prefeito Jocimar Dantas é Vendido Pela Empresa Obregon”, conforme informado pelo prefeito Jocimar Dantas, não foi efetuado qualquer pagamento pelo prêmio recebido da empresa Obregon.

O administrador público informou ainda que recebeu o prêmio enviado pelo correio, reiterando que não efetuou qualquer pagamento pelo mesmo, não tendo comparecido a qualquer solenidade festiva.

Esta notícia está sendo publicada em decorrência de acordo firmado pelo “Blog Barra Pesada” e o prefeito de Jardim do Seridó nos autos do processo nº 0000586-96.2010.8.20.0117.

SUSPEITO DE ASSALTAR A ÓTICA MIRNA EM JARDIM DO SERIDÓ É ACUSADO DE OUTRO ROUBO NO SERIDÓ POTIGUAR

O Principal suspeito de ser um dos assaltantes da loja das Óticas Mirnas em Jardim do Seridó no dia 29 de setembro passado, estar sendo acusado de ter roubado uma motocicleta tipo Yamaha 125cc, de cor azul, placa MZC - 2981. O assalto aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), na vizinha cidade de Caicó.

Vidalvo Miguel da Silva. Vidalvo, (foto ao lado) que foi reconhecido através de fotos do arquivo da polícia, como sendo um dos autores do assalto a Ótica Mirna em Jardim do Seridó (RN) é velho conhecido da polícia. Contra ele (Vidalvo) existe um mandado de prisão expedido pela vara criminal da comarca de Caicó.

A polícia do Seridó está em alerta, tendo em vista que, o modus operantis (maneira de agir criminalmente) do acusado é sempre o mesmo. Rouba um veículo para realizar assaltos usando o mesmo para sua locomoção.

Desta forma, quem vier a encontrar a motocicleta Yamaha supracitada ou, deparar-se com o acusado, por favor, ligar urgentemente para o (84) 3472-5797, 3421-4831 ou 190.

Do:Blog Barra Pesada” com Informações da “2ª Cia do 6º BPM”.



MP AJUÍZA AÇÃO CONTRA UNIMED POR NÃO DISPOR DE MÉDICOS NOS PLANTÕES PARA SEUS CLIENTES

A Unimed Mossoró não vem disponibilizando aos seus usuários o atendimento de urgência e emergência conforme o contrato que firma com seus usuários”. Com essa constatação a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor de Mossoró, Ana Araújo Ximenes Teixeira Mendes, ajuizou uma ação Civil Pública para garantir a presença de médicos de plantão no Hospital da Unimed.

Desde 2008 a Promotoria de Justiça recebe reclamações sobre a falta de pediatras e ortopedistas para o atendimento de urgência e emergência. De acordo com as reclamações, muitas vezes os usuários do plano de saúde precisam procurar a rede pública porque os médicos de plantão, no regime de sobreaviso, nem sempre são localizados.

Foi o que aconteceu com uma idosa que procurou atendimento no hospital da Unimed por duas vezes mas não conseguiram localizar o médico de plantão e ela foi obrigada a buscar atendimento na rede pública, mesmo sendo cliente do plano de saúde e pagando uma mensalidade de mais de R$ 300,00.

Ana Ximenes esclarece que “o Ministério Público, ao longo dos últimos dois anos, procurou, sem sucesso, celebrar com a promovida termo de ajustamento de conduta visando garantir ao usuários da Unimed Mossoró o atendimento de urgência e emergência nos moldes do que preconiza a Resolução n. 1451/1995-2ª.PJM, ou seja, com a presença ininterrupta de equipe composta por pelo menos 1 ortopedista, 1 pediatra, 1 clínico geral, 1 anestesiologista e 1 cirurgião geral nas dependências do Hospital da Unimed Mossoró”.

Para solucionar definitivamente o problema a Promotora de Justiça requer na Ação civil Pública que a Unimed cumpra as determinações da Resolução n. 1451/1995-CFM; ou seja, contrate os médicos necessários para a realização do atendimento de urgência e emergência com a equipe completa (1 anestesista, 1 clínico geral, 1 pediatra, 1 cirurgião e 1 ortopedista), em regime presencial.

Fonte: MP/RN.



JOGO DE BOZÓ TERMINA EM BRIGA ENTRE IRMÃOS NO INTERIOR POTIGUAR

José Erivonaldo da Silva, 23 anos, casado, residente no Distrito Manoel Domingos, Lagoa Nova, foi agredido através de socos e ponta pés pelo seu próprio irmão, conhecido por Nadim. Com a violência das agressões, a vítima teve de que ser encaminhado para o hospital Padre João Maria, em Currais Novos, para receber os cuidados médicos, mas não corre risco de morte.

O ocorrido aconteceu em um jogo de bozó (Dados) onde estavam os dois. Segundo a esposa da vítima, o seu esposo tentou apartar uma briga e acabou levando a pior.

A vítima foi orientada a procurar a delegacia para prestar queixa sobre o ocorrido.

Fonte: Bate Bola 95.



GOVERNO DO RN ANUNCIA SÉRIE DE MEDIDAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS NA SAÚDE

O Governo do Estado confirmou uma série de medidas emergenciais para solucionar os problemas relacionados à Saúde do Rio Grande do Norte. Na manhã desta segunda-feira (29), em entrevista coletiva, os secretários estaduais de Planejamento e de Saúde Pública anunciaram quais as providências emergenciais. No âmbito financeiro, o governo conseguiu R$ 2 milhões a serem destinados especificamente ao Hospital Walfredo Gurgel e mais R$ 20 milhões para o setor da saúde como um todo. Além disso, o governador Iberê vai a Brasília essa semana buscar junto ao Governo Federal a liberação de mais R$ 66 milhões via medida provisória.

Devemos destacar todo o esforço que o Governo do Estado vem fazendo para sanar esses problemas, mas estamos tratando de uma questão nacional, na qual todos os Estados estão passando pela mesma dificuldade. Por isso, o socorro do governo federal é fundamental. Ou seja, não podemos esquecer que a solução definitiva só virá com uma ação coletiva entre os três entes federados, União, Estados e Municípios. O governador deixou claro, a saúde é prioridade e assim será tratada até o final da gestão”, declarou Nelson Tavares, secretário estadual de Planejamento.


Pelo que foi detalhado os R$ 2 milhões solicitados pela direção do hospital Walfredo Gurgel, em Natal, servirão para resolver o problema imediato de desabastecimento na unidade hospitalar - recursos oriundos de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE). Já a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) vai repassar os demais R$ 20 milhões para a saúde através de cortes de gastos determinados pelo governador Iberê em despesas com diárias, viagens e combustíveis, por exemplo. Este montante servirá para renovar contratos de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e garantir o abastecimento de todos os hospitais do Estado até o final de de dezembro.


Além disso, o governador Iberê Ferreira de Souza autorizou a implantação da progressão para avaliação de desempenho dos profissionais e a segunda parcela do reajuste do piso remuneratório a partir de 1º de dezembro de 2010, com base na Lei Complementar nº 423, de 31/03/2010. Iberê também autorizou a contratação de 163 profissionais da Saúde, aprovados no último concurso público, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Investimento em saúde no RN:

Pela constituição, os governos estaduais são obrigados a aplicar no mínimo 12% de seus orçamentos em saúde. No Rio Grande do Norte, esse investimento vem superando o piso estabelecido e crescendo ano a ano. Só para ter uma idéia, em 2002 foram aplicados R$ 222,3 milhões, o que representou, na época, 12,7% do orçamento. Em 2010 o montante repassado, só do tesouro estadual, até o fim do ano vai chegar a R$ 782,5 milhões, o que totaliza 17,9%.

Fonte: Agência RN.


MEDICINA É TEMA DE PALESTRA PROFERIDA DRª VERÔNICA NO CUCA

O Grêmio estudantil Juscelino Kubitschek do Colégio Universitário de Caicó (CUCA) realizou na manhã desta segunda-feira (29) mais uma palestra para jovens alunos da escola.

A idéia do grêmio é realizar várias palestras com vários profissionais das mais diversas profissões para auxiliar o alunado a escolher uma profissão. Principalmente visando os vestibulares.

A primeira palestra foi sobre o curso de Direito e foi proferida pelos estudantes de Direito Sávio (4º período) e Fernando (6º período), ambos da UFRN.A palestra que aconteceu na manhã desta segunda foi proferida pela médica e ex-vereadora caicoense Verônica Alcântara e teve como tema abordado o curso de Medicina.

Na palestra médica destacou o que os alunos irão encontrar durante o curso de medicina, atuação dos profissionais, mercado de trabalho, entre outros assuntos relacionados à profissão. “Todos sabemos a importância da educação e da difícil escolha de qual profissão seguir carreira, e com iniciativas como esta, os estudantes podem ter uma melhor noção de vários cursos, e com isso auxiliá-los a prestarem vestibular em uma área que eles se identifiquem mais”, destacou Dra. Verônica.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...