
O parlamentar lembrou que o câncer é uma das doenças mais letais da atualidade. Mas que o diagnóstico precoce auxilia no sucesso do tratamento. “Por isso, quanto maior o acesso do cidadão ao sistema de saúde, maiores serão as chances de salvar vidas”, ressaltou o deputado.
A região do Seridó é rica em minérios e submetida a altos níveis de incidência de raios solares. E tanto a extração mineral quanto a incidência dos raios ultravioletas favorecem a incidência de câncer.
“O Poder Público, conhecedor da situação, precisa adotar medidas que diminuam o impacto desses complicadores. Mecanismos preventivos e interventivos precisam ser adotados, pois é dever do Estado prover os serviços de saúde ao povo brasileiro”, apontou Felipe Maia.
De acordo com Felipe Maia, a escolha por Caicó para implementar a unidade de tratamento aconteceu pela localização estratégica da cidade, que faz divisa com importantes municípios do RN. Além disso, a população do interior sofre com o descaso das ações governamentais, que se concentram nas grandes cidades.
“O interior sofre com a carência de recursos para a saúde. E esse contexto precisa ser modificado. Precisamos agir, inicialmente, nos municípios que exercem influência em determinada região, que assumem posição estratégica perante outros municípios, como é o caso de Caicó. A instalação de unidades de atendimento à saúde nessa localidade poderá beneficiar quase toda a região de Seridó”, explicou Felipe Maia.
Fonte e Foto: Blog Suebster Neri
