12 de janeiro de 2016

IDOSO É MORTO E CRIANÇA FERIDA DENTRO DE MERCADO PÚBLICO NO RN

Uma criança ficou ferida e um idoso de 73 anos foi morto durante um tiroteio no final da manhã desta terça-feira (12) em Parnamirim, cidade da Grande Natal.
 
Segundo a Polícia Militar, os tiros foram disparados dentro do mercado público de Santos Reis. Um homem, ainda não identificado, teria ido matar um desafeto e fez os disparos em meio às pessoas que estavam no local.
 
Baleado na barriga, o aposentado José Ferreira da Silva não resistiu ao ferimento e morreu no local. A criança, atingida na mão, foi socorrida ao Hospital Regional Deoclécio Marques. O criminoso fugiu.
 
Fonte: G1/RN. Foto: Ilustração.

PROCON/RN ENCONTRA SÉRIE DE IRREGULARIDADES NO COMÉRCIO DO LITORAL

O PROCON/RN fiscaliza estabelecimentos comerciais no litoral sul e detecta preços abusivos, produtos sem preço, sem data de validade e peso, produtos estragados, estabelecimento sem ter o Código de Defesa Consumidor de forma visível e ostensiva para o cliente, venda casada e propaganda enganosa.
 
 
Os estabelecimentos foram notificados para se readequarem dentro do prazo de 48hs sob pena de multa. O PROCON/RN voltará aos estabelecimentos visitados para fazer valer o cumprimento da lei e o direito do consumidor.

46 DETENTOS FOGEM DE CADEIA DO RN

A maior fuga no sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) na capital potiguar. A informação foi confirmada pela direção da Cadeia Pública de Natal, como também é conhecido o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes. De acordo com a diretora Dinorá Simas, 46 detentos usaram um túnel para escapar da unidade. Sete já foram recapturados pela Polícia Militar.
 
Presos usaram túnel para escapar; sete já foram recapturados  (Foto: G1/RN)

 
 
 
 
 
 
Ainda de acordo com Dinorá, a unidade tem capacidade para 216 detentos, mas atualmente mantinha 430. A Cadeia Pública de Natal foi parcialmente interditada em julho do ano passado. A decisão foi do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais da capital potiguar. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de segurança motivaram a medida.
 
 
Do alto da guarita desativada, é possível ver que os presos estão soltos na quadra  (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 
A fuga aconteceu por volta das 2h30. Os presos escavaram um túnel que se estendeu até o Complexo Penal João Chaves, que fica ao lado da cadeia. Os detentos escaparam por lá. "O guariteiro percebeu a ação, mas vários homens já estavam fora da unidade", informou Dinorá.
 
 
 
 

GOVERNO PROMOVE OFICINA DE VALIDAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO

O Governo do Estado promove dias 13, 18, 19 e 27 de janeiro, na Escola de Governo, a oficina de Validação do Mapa Estratégico e Elaboração de Indicadores. O evento é parte da programação do Governança Inovadora, projeto de Modernização da Gestão Pública do Rio Grande do Norte em curso desde agosto de 2015. Até o início de fevereiro o Mapa Estratégico será apresentado à sociedade.

A capacitação é oferecida aos mais de 100 servidores indicados pelas secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado. Os consultores do Instituto Publix Caio Marini, Renata Vilhena e Carolina Siqueira coordenam a oficina. O objetivo é validar o mapa estratégico criado no final de 2015 para o Estado e elaborar os indicadores para o acompanhamento dos objetivos estratégicos propostos.

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira ressalta a importância do Governança Inovadora retomar as atividades validando o mapa estratégico. “Como tenho dito desde o ano passado, o Rio Grande do Norte está em ebulição do ponto de vista do planejamento. O Governo está construindo junto com a sociedade esse novo modelo de Estado. A oficina de validação do mapa estratégico é mais um passo em direção ao nosso objetivo maior, que é tornar o Estado mais eficiente para oferecer mais e melhores serviços a todos os potiguares”, afirmou.

HOMEM MORRE ENFORCADO NA ZONA RURAL DE JARDIM DO SERIDÓ

O senhor, Valdemar Pereira de Medeiros, de 66 anos, morador no Sítio Brabo, na zona rural de Jardim do Seridó, morreu enforcado na manhã desta terça-feira, (12), em sua residência.
Segundo informações, o mesmo estava depressivo, e infelizmente cometeu o ato extremo, dando fim a própria vida. O corpo foi achado de joelhos pendurado pelo pescoço em uma rede.
Do Blog: Lamentável! Uma triste realidade.

AGENTES ENCONTRAM MAIS UM TÚNEL EM ALCAÇUZ

Um túnel de aproximadamente 6 metros de profundidade foi descoberto na manhã desta segunda-feira (11) sob o piso de uma das celas do pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade carcerária do Rio Grande do Norte
 
 
Segundo a direção do presídio, algumas facas artesanais também foram encontradas durante a revista. A intervenção foi feita por agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE). Dentro da escavação havia uma corda feita com lençóis amarrados, um balde que era utilizado para a retirada da terra e uma gambiarra de fios elétricos que garantia a iluminação dentro do buraco.
 
Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal, e possui cerca de mil detentos. No pavilhão 4, são 191.

CAERN PODERÁ REATIVAR ABASTECIMENTO EM EQAUDOR, DIZ PREFEITA

Segundo informações da prefeira Noeide Sabino, em breve a CAERN poderá reativar o abastecimento d’água na cidade de Equador, onde o abastecimento foi suspenso após a cidade entrar em colapso total por falta d´água no Açude Mamão, reservatório responsável pelo abastecimento na cidade.

Em contato com o  engenheiro responsável pela qualidade de água da CAERN, a prefeita teve a informação de que a água do Açude Mamão se encontra em estudo e aguardando o período de decantação, passando já por tratamento para que as torneiras possam ser religadas.
 
Durante sua gestão, a atual prefeita Noeide Sabino vem enfrentando de forma corajosa todos os problemas causados pela seca, agindo e atacando com ações os efeitos da terrível seca que devasta todo o nordeste, como por exemplo, a grande abra de desassoreamento do Açude Mamão, quando foram retiradas mais de sete mil carradas de barro do seu leito, aumento sua capacidade de armazenamento d´’água.
Por fim, vale salientar que, a prefeita Noeide Sabino esteve recentemente em Brasília em buscar de recursos para resolver os problemas da falta d´água em Equador, na oportunidade tendo conseguido a perfuração de vários poços, e apresentado o projeto da tão sonhada adutora Boqueirão/Equador, como também o projeto de ampliação do reservatório local.
 
Do Blog: Que venham mais chuvas para garantir o abastecimento. Amém!

MILAGRE! BEBÊ DE 7 MESES SOBREVIVE POR 4 DIAS COM AVÓ MORTA DENTRO DE CASA

Uma menina de 7 meses sobreviveu após ficar quatro dias trancada dentro de uma casa ao lado do corpo da avó, no Itapoã, no Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança foi encontrada desidratada e chegou a comer os próprios dejetos, como pedaços de fralda descartável e as fezes.
 
A bebê Nikolly Landim em dois momentos: no hospital, logo após ser encontrada pelos bombeiros (esquerda); e duas semanas depois (direita) (Foto: Magda Lamdim de Farias/Arquivo Pessoal)

 
Nikolly Maria Landim ficava com a avó enquanto a mãe, a doméstica Débora Landim Santana, de 19 anos, morava no Jardim Ingá, em Luziânia, onde trabalha. A menina foi encontrada em 22 de dezembro, quatro dias depois da avó, Luzineide Paes Landim, de 46 anos, ter morrido.
 
Débora diz que tentou ligar para a mãe durante quatro dias, mas ninguém atendeu. “Procurei minha tia, parentes em Goiás, mas ninguém sabia dela. Assim, decidi antecipar a visita de Natal.
 
Quando chegou na casa do Itapoã, a mãe da menina encontrou todas as portas trancadas. Preocupada e sem conseguir entrar, ela chamou um chaveiro. “Ele entrou na casa e falou: ‘Mataram as duas’”, diz a mãe.
 
Foi quando a Débora me ligou e todos da minha casa saíram correndo até lá. Entramos, mas a neném não tinha se mexido. Pouco tempo depois, os bombeiros chegaram. Pelo cheiro, falaram que quem cuidaria do caso seria a Polícia Civil. Entraram de novo e a bebê levantou a cabecinha para um deles”, afirmou a tia de Nikolly, a socorrista Magda Landim de Farias.

Acreditamos que tinha pelo menos quatro dias que o corpo estava ali. A filha mesmo relatou que a última conversa com a mãe foi em uma quinta-feira [dia 17, cinco dias antes de encontrarem a bebê com vida]. E ela foi encontrada na terça. O aspecto do corpo também indicava isso”, afirma o sargento Nelson Antônio Carmo Araújo, do 10º Grupamento de Bombeiros Militar do
Paranoá, responsável por retirar a menina da casa. Segundo ele, o odor no local era forte, devido ao estado do corpo de Luzineide.

Eu avistei o corpo em estado de decomposição. Em seguida, vi a bebê. Mexi nela, ela parecia estar morta, mas olhou na minha direção. Nesse momento, saí de dentro da casa com ela nos braços”, afirma Araújo.
 
Chegando na ambulância, percebemos que ela estava com alguma coisa na boca. Foi quando retiramos pedaços de fralda. Ela chegou a querer comer a gaze que usamos”, afirma.
 
A menina foi encaminhada ao Hospital Regional do Paranoá (HRP), onde ficou internada por um dia. Ela chegou ao centro médico pesando 6,4 kg. Na última consulta, em 3 de setembro, ela pesava 6,575.
 
Do hospital do Paranoá, Nikolly foi para a casa de Magda, onde se recupera e passa bem. No último dia 1º, ela completou 8 meses de vida. Não há informações sobre o peso da criança, mas a família acredita que ela esteja com pelo menos 200 gramas a mais.
Segundo a pediatra da UTI Neonatal do Hospital Santa Lúcia, Andréa Duarte Jácomo, crianças são capazes de sobreviverem, em média, de 48 horas a 72 horas sem líquido.

Temos relatos de crianças que sobreviveram a desastres, como deslizamentos, por até três dias. Mas isso depende muito da fonte de líquido. Porque sem isso, há a desidratação, o rim para de funcionar”, diz. “Algum meio ela deve ter encontrado para não ter morrido, pois não há explicação.
 
O caso foi registrado na 6ª DP, no Paranoá, no mesmo dia em que a menina foi encontrada. A morte de Luzineide é investigada pela Polícia Civil.

Inicialmente, o caso é tratado como morte natural. No atestado de óbito, consta que a morte é por "causa indeterminada". Segundo Débora, ela havia passado por um transplante de rins há cinco anos.
 
Fonte: G1/DF.
 

CHUVAS FAZ RIO PIRANHAS VOLTAR A TER ÁGUA EM TODO SEU LEITO

As chuvas que caíram recentemente no sertão fizeram o Rio Piranhas voltar a ter água em abundância, minimizando o sofrimento do povo seridoense, principalmente os ribeirinhos e as populações de cidades que são abastecidas pelo rio.
 
 
As águas são fruto das últimas chuvas que caíram em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, principalmente no vizinho Estado da Paraíba.
Com isso, o problema do abastecimento d’água que encontra-se suspenso em várias cidades que dependem o Rio Piranhas pode ser retomado em muito breve.
Do Blog: Aleluia!
 

GOVERNADOR RESSALTA IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS DURANTE POSSE DA DEFENSORA GERAL NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

O governador Robinson Faria acompanhou a posse da Defensora pública geral do Rio Grande do Norte, Renata Alves Maia, realizada na tarde desta segunda-feira (11), na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo. Na ocasião, ele parabenizou todos os defensores público pelo alto número de atendimentos prestados aos potiguares mais carentes.
 
 
Desejo que Renata, a nova defensora pública geral do Rio Grande do Norte, continue com o mesmo idealismo e essência em ajudar a população carente no campo do Direito. E que cada vez mais possamos fortalecer este sentimento de parceria com o estado”, ressaltou Robinson, destacando os mutirões realizados pela defensoria para a diminuição da população carcerária do RN.
 
Renata Alves, após tomar posse, ressaltou que quando se tornou defensora pública não fazia ideia do papel social que o ofício tem. “Não é ser advogado de pobre é defender a cidadania dos mais vulneráveis. É impossível passar pela defensoria e sair ileso a seu papel social”, salientou, assinalando o compromisso de ir ainda mais longe.
 

Entre várias autoridades presentes na posse, estavam o presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, e o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis.
 

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE REDE COM CORPO PERFURADO DE BALA EM CAICÓ

No início da noite desta segunda-feira, (11), populares encontraram o corpo de um homem com perfurações de bala em uma residência próximo Castelo de Engady no bairro Paulo VI zona oeste de Caicó.
 
 
Segundo informações, o crime deve ter ocorrido na noite do domingo, (10). Moradores vizinho da vítima afirmam que o mesmo tinha envolvimento com o mundo das drogas.
 
A vitima é conhecido é Gutemberg mais conhecido por Gutinho, o mesmo foi morto dentro de uma rede na sala de casa. No local impera a lei do silêncio, "ninguém viu nada, ninguém sabe de nada".

CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL ANUNCIA NOVAS DATAS PARA AS APRESENTAÇÕES DA ETAPA ESTADUAL

Hora de colocar o pé na estrada. Com a chegada de 2016, a Trupe do Elefante se prepara para continuar a etapa estadual do Projeto Conexão Elefante Cultural.  Após apresentações pelo Seridó e Oeste do estado do Rio Grande do Norte, a Trupe faz apresentações pelo Litoral Sul e região Agreste até fevereiro. Entre os locais escolhidos pelo Conexão, estão: Pirangi do Norte, Ponta Negra, Nova Cruz, Ceará-Mirim, Goianinha e Baía Formosa.
 
 
 
Nos dias 22, 23, 24 e 31 de janeiro, o Conexão desembarca respectivamente em Pirangi do Norte, Ponta Negra, Nova Cruz e Ceará-Mirim com uma programação gratuita e pautada na dança, no circo e na literatura. A programação é executada através dos espetáculos: Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Gonzagando; Grock Entretenimento – Monocirco e Contação de História: Celina Arte e Educação/Trotamundos Cia de Artes – Era Uma Vez.
O Conexão Elefante Cultural chega aos quatro cantos do RN através do patrocínio da Cosern, por meio da Lei de incentivo à cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto,  apoio do SESC e realização do Espaço Vivo e Natal Cultural.
 
Conheça o Conexão Elefante Cultural
 
Com alguns quilômetros já trilhados e com a aprovação do público por onde passa, a Trupe chega às ruas e praças das cidades com um caminhão itinerante customizado e tecnicamente adaptado para a montagem de exposições de livros infantis e adultos, espaço para leitura, dança e circo, envolvendo a comunidade numa atmosfera cheia de riquezas culturais e literárias. Além das ações previstas no cronograma do grupo, em cada desembarque, o projeto dar oportunidades para ações das comunidades locais.
 
PROGRAMAÇÃO – Etapa Estadual
Pirangi do Norte: 22 de Janeiro
Ponta Negra: 23 de Janeiro
Nova Cruz: 24 de Janeiro
Ceará-Mirim: 31 de Janeiro
Goianinha: 19 de Fevereiro
Baía Formosa: 20 de Fevereiro

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...