11 de abril de 2022

EX-MINISTRO DA FAZENDA E CEO DA BTG PACTUAL ASSET, MORRE AOS 56 ANOS

O economista Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda e CEO da BTG Pactual Asset, morreu aos 56 anos, em São Paulo nesta segunda-feira (11). A causa da morte não foi divulgada. 
 

Guardia estava no BTG desde 19 de janeiro de 2019, e ocupou o cargo de ministro da Fazenda durante os últimos nove meses do governo Temer. Assumiu a função, até então ocupada por Henrique Meirelles, após ter atuado como secretário-executivo do Ministério da Fazenda entre 2016 e 2018. 

 

Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), foi diretor de produtos e relações com investidores da BM&F Bovespa, diretor executivo da B3 e diretor financeiro e de relações com investidores da gestora GP Investments. 

 

Guardia era lembrado nos setores público e privado como um profissional sério, respeitoso, centrado, organizado e extremamente qualificado tecnicamente.

 

LEI RECONHECE BASÍLICA DE ACARI COMO PATRIMÔNIO DO RN

A governadora Fátima Bezerra sancionou nesta segunda-feira (11) a lei 11.079/2022, que reconhece como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte, a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, em Acari. Trata-se do reconhecimento da igreja, construída em 1863 como um dos principais templos do RN, dada sua importância histórica, artística e arquitetônica.

 

 

O ato foi realizado no Centro Pastoral com a presença do prefeito Fernando Antônio Bezerra, dos nove vereadores da cidade, lideranças políticas da região e da senadora Zenaide Maia, que é seridoense.

 

 

Em nome da Paróquia, o padre Emanuel Medeiros elogiou a iniciativa de reconhecer a basílica como patrimônio do Estado. "Nos orgulhamos de ver esse reconhecimento do governo do Estado, de perceber que aquilo que o Papa Francisco defende - a humanidade como algo que deve ser buscado como um ponto de convergência nosso para com o nosso Deus - também está sendo reconhecido pelas autoridades. Nossa alegria em poder acolher, receber em nossa casa, a governadora, as autoridades de nosso estado, da região e do município, para esse momento tão significativo."

 

 

 

O prefeito Fernando Bezerra destacou o momento especial que vive Acari, saudou a governadora e destacou a importância da Basílica para o Seridó. O município comemora nesta segunda-feira, 189 anos de emancipação política.

 

 

 

Basílica

 

Em março do ano passado, a então Igreja Matriz de Nossa da Guia foi elevada à condição de Basílica Menor, primeira do Rio Grande do Norte, conforme decreto emitido pelo Papa Francisco, em razão da história e da arquitetura da igreja. Foi nela que o cardeal Eugênio de Araújo Sales (1920-2012) recebeu o Sacramento do Batismo, 100 anos atrás. As basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, tem particular vínculo com o Vaticano.

 

 

Acariense, há mais de 20 anos residente em Roma, onde atua no cerimonial da Basílica de São Pedro, Monsenhor Flávio José de Medeiros Filho, cônego da Papal Basílica de São Pedro do Vaticano, enviou mensagem à governadora, ao deputado autor do projeto de lei, ao prefeito, ao presidente da Câmara Municipal e ao pároco da cidade, manifestando "imensa alegria por tamanha e benemérita homenagem." Ao reconhecer a Basílica como

Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado - ressalta ele - o RN não presta homenagem apenas aos acarienses, seridoenses e norte-rio-grandenses, "mas à pessoa do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, e da Sé de Pedro que preside a catolicidade da Igreja de Cristo."

 

CRIMINOSO QUE MATOU EX-MULHER NO SERIDÓ POTIGUAR É CONDENADO A 24 ANOS DE PRISÃO

O assassino, Roberto Alexandre de Barros, de 47 anos, que matou a ex-mulher, Maria Procilene de Macena e Silva, conhecida popularmente como “Kika Macena”, de 41 anos, morta a tiros em 08 de novembro de 2021, na cidade de Parelhas, foi condenado em júri popular nesta segunda-feira, (11), a 24 anos de prisão. Após o crime contra a ex-mulher, o criminoso tentou se matar com um tiro no pescoço, mas escapou.

 

CHACINA DEIXA 6 MORTOS E OUTROS FERIDOS NA PB

Seis pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em uma chacina no Litoral Norte da Paraíba, neste domingo (10). Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na Aldeia Caeira, no município de Marcação.

 

De acordo com a polícia, o grupo tinha voltado de uma festa e estava em uma casa que possivelmente era usada como ponto de tráfico na região.

 

Por volta das 23h, cinco homens saíram do matagal próximo a residência e dispararam vários tiros contra as pessoas que estavam no local. Após o ataque, os homens fugiram pelo matagal.

 

Seis pessoas, sendo três homens e três mulheres, morreram ainda no local. Entre os mortos estão a dona da casa, a filha e uma nora dela.

 

Um morador informou que estava em casa, quando as pessoas voltaram da festa e ficaram de frente a casa se confraternizando. Os homens chegaram disparando vários tiros contra todas as pessoas que estavam no local. O homem afirmou que a esposa, a mãe, uma irmã e um irmão morreram no local.

 

Ainda de acordo com a Polícia Militar, outras pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres, foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Duas vítimas que foram socorridas com vida foram atingidas apenas de raspão, e não precisaram ir para o hospital.

 

Segundo o boletim do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa , três pessoas, sendo uma adolescente de 15 anos, um adolescente de 16 anos e um homem de 21 anos, foram socorridas para a unidade. Os estados de saúde das vítimas é considerado estável.

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...