25 de março de 2015

FÁBIO FARIA SOLICITA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR CONTINUIDADE DO PROGÁS NO RN

O Governo do Estado entregou à Petrobras, nesta quarta-feira (25), uma proposta de continuidade do contrato do Progás, que concede gás natural a preço reduzido para novas companhias e indústrias já implantadas no Rio Grande do Norte. Para discutir os efeitos gerados pelo possível fim do Progás para a economia do RN, o deputado federal Fábio Faria (PSD) solicitou audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, com a presença do presidente da Petrobras e o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Aldemir Bendine e Hugo Repsold; ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga; governador Robinson Faria; presidente da Fiern, Amaro Sales, e o presidente do Conselho da Potigás, Carlos Alberto Santos.

250315ministroEduardoBraga

O Rio Grande do Norte é o único Estado do Brasil com incentivo de gás natural às empresas, através do Progás, e precisamos continuar esse programa que garante milhares de empregos, através de grandes indústrias. O governador Robinson Faria tem buscado o diálogo com a Petrobras e com o governo federal, porque essa causa é muito importante para a economia do nosso Estado”, disse Fábio Faria.

Após a reunião da Comissão, o deputado acompanhou o governador em audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, onde pediram apoio a esse pleito junto à petrolífera. O ministro também foi informado sobre a audiência pública que será realização na Câmara, cuja data ainda será definida pelo presidente da Comissão.

CRIANÇAS DA CRECHE RITA DE CASSIA COMEÇAM A RECEBER SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL

As crianças da Creche municipal Rita De Cácia Nóbrega, em Equador, começam a receber o suplemento vitamínico NutriSus, que é adicionado à alimentação principal feita na unidade de ensino. O suplemento tem a finalidade de combater a anemia na infância e é subsidiado pelo Ministério da Saúde.

11087038_430863310423760_132576810_o

O NutriSus é um suplemento vitamínico em pó composto de micronutrientes. Ele não tem gosto e nem cor e será manuseado pelas manipuladoras de alimentos das unidades de ensino. Cada criança vai receber um sachê durante o mínimo de 36 e no máximo de 60 dias.

A iniciativa nasceu após o Ministério da Saúde ter acesso a um estudo que revelou que práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas à morbidade de crianças. A má alimentação pode ocasionar doenças infecciosas, problemas respiratórios, desnutrição, excesso de peso e carências de micronutrientes, o que ocasiona a anemia.

MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL PEDE DEMISSÃO

O porta-voz da Presidência da República do Brasil, Thomas Traumann, durante evento em São Paulo em maio de 2013 (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou nesta quarta-feira (25) que o ministro Thomas Traumann (Comunicação Social) entregou pedido de demissão à presidente Dilma Rousseff, que aceitou.

Nota divulgada pelo Palácio do Planalto não informa o motivo nem diz quem assumirá a pasta.

Traumann é o terceiro ministro a deixar o cargo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Além dele, saíram Cid Gomes (Educação), substituído interinamente por Luiz Cláudio Costa; e Marcelo Néri (Secretaria de Assuntos Estratégicos), substituído por Roberto Mangabeira Unger.

Conforme a Secretaria de Imprensa, o atual secretário-executivo da Secom, Roberto Messias, assumirá o comando da pasta de forma interina, até que Dilma nomeie um sucessor.

Minutos após a Presidência confirmar a saída de Traumann, o ex-ministro usou sua conta no microblog Twitter para postar trechos da música “Novos Rumos”, do compositor Paulinho da Viola.

Vou imprimir novos rumos ao barco agitado que foi minha vida. Fiz minha velas ao mar, disse adeus sem chorar e estou de partida. Todos os anos vividos são portos perdidos que eu deixo para trás. Quero viver diferente, que a sorte da gente é a gente que faz”, escreveu.

MERCADO DO PEIXE SE PREPARA PARA SEMANA SANTA

Mercado do PeixeSemana Santa se aproximando e já se espera o aumento do consumo de pescado. Tradicionalmente, nesse período, o peixe é eleito como prato principal na mesa das famílias. Para receber a população com qualidade, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciou ações de reparos na estrutura do Mercado do Peixe, localizado no bairro das Rocas.

As melhorias incluem revisão da parte elétrica, manutenção da câmara refrigerada, pintura, desinsetização, limpeza e iluminação do entorno.

Segundo o secretário da Semsur, Raniere Barbosa, “O Mercado do Peixe é um dos locais mais procurados nesse período, nós buscamos proporcionar uma maior segurança, higienização ao longo dos anos. Estas medidas beneficiam o consumidor que busca produtos e espaço com qualidade”, afirma.

 Mercado do Peixe 6

O Mercado do Peixe possui estacionamento próprio, monitoramento eletrônico, zona de Wi-Fi, vigilância armada, auxiliares de limpeza permanentes. O horário de funcionamento é da 6h às 17h, de segunda a sábado e até 12h aos domingos.

SESSÃO SOLENE CELEBRA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (25), sessão solene para celebrar a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema “Eu Vim para Servir”. O evento atendeu a requerimento do deputado Hermano Morais (PMDB), que cedeu o tempo previsto para seu pronunciamento para o deputado José Dias (PSD).


Assim como o legislativo, a Igreja também tem como missão lutar pela justiça social”, disse o deputado José Dias, que destacou a importância do tema proposto neste ano e as obrigações da igreja e sociedade. De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e missão de todos os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, propostos pelo Vaticano.


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, destacou a importância da parceria entre a igreja, sociedade e Poder Legislativo. “A sensibilidade da igreja se volta para a sociedade como um todo na tentativa de enxergar, de modo muito claro, todos esses desafios do tempo presente. A participação de todos aqui representa a confiança, compromisso, atenção e esperança que podemos ter por um mundo melhor, que passa pela ação de cada responsável pelos representantes da sociedade”.


O coordenador da Campanha da Fraternidade 2015, padre João Maria do Nascimento compareceu à solenidade junto com o diretor Emprotur, Assis Oliveira, representando o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD); o chefe da assessoria de relações institucionais da prefeitura, Públio Otávio José de Sousa, representando o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT); vice-presidente da Ordem dos Advogados do RN, Marcos Guerra, representando o presidente da OAB RN, Sérgio Eduardo; 2º tenente Rodrigo Gunter Lemos Guerra, representando o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Antônio Carlos Barboteo Pinto. Os deputados estaduais Márcia Maia (PSB), George Soares (PR) e Souza (PHS) também participaram da sessão solene.

Campanha 2015

O texto base da Campanha da Fraternidade 2015 está divido em quatro partes. No primeiro capítulo são apresentadas as reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”. No segundo, é aprofundada a relação da “Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus, do magistério e da doutrina social”. Na terceira parte, discute-se “uma visão social a partir do serviço, dialogo e cooperação entre Igreja e Sociedade”. No último capítulo, são apresentados os resultados, os projetos atendidos por região, prestação de contas, entre outras ações.

ALUNOS VISITAM PREFEITURA DE CAMPO REDONDO NA PROGRAMAÇÃO DE EMANCIPAÇÃO

A cidade de Campo Redondo está comemorando sua Emancipação Política com uma vasta programação cultural. Na terça-feira (24) o prefeito Alessandru Alves (PROS), recebeu em seu gabinete dezenas de crianças estudantes da Escola Angelina Aurina.

ALESSANDRU-ALUNOSPREFEITURA2

Os estudantes puderam visitar todas as repartições da administração e conhecer um pouco sobre a história da cidade. Alessandru fez questão de acompanhar toda a visita. “São estas crianças o nosso amanhã. Precisamos cuidar bem delas. O que mais me chamou a atenção (além, é claro, do carinho que por mim demonstraram, e isto me deixou bastante contente e realizado) é que quando pedi para que alguns sentassem na cadeira do prefeito e, se prefeito fossem, o que queriam para Campo Redondo, nenhum deles pediu alguma coisa individual; todos, sem exceção, pediram pela coletividade. O futuro do nosso município está sendo bem cuidado”, escreveu em seu facebook.

ALESSANDRU-ALUNOSPREFEITURA3ALESSANDRU-ALUNOSPREFEITURA

A Programação festiva continua, nesta quarta-feira (25) aconteceu Ação Cidadania com várias atividades no centro da cidade.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; A PODRIDÃO DO CONGRESSO

clip_image002

A PODRIDÃO DO CONGRESSO:

Disse que cheirava mal

Sem qualquer hipocrisia,

Cid falou que fedia

No congresso nacional.

Com instinto passional

Cometeu o adultério,

Apontou o deletério

Erguido por encomenda,

Com escritura de venda

Ou troca por ministério.

Por: Primo Poeta.

MPRN SUGERE AÇÕES DE COMBATE ÀS REBELIÕES NOS PRESÍDIOS E ONDA DE VIOLÊNCIA NO ESTADO

imagesCACG4XQYOs presos que lideraram as rebeliões da semana passada nos presídios do Estado foram transferidos no sábado (21), do Presídio de Alcaçuz, para o Presídio Federal de Mossoró como forma de reduzir a interferência desses apenados no sistema penitenciário estadual.


A transferência realizada por patrulheiros federais e policiais dos batalhões de Choque e de Operações Especiais, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, foi uma das medidas sugeridas pelo Ministério Público Estadual no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-RN), instalado oficialmente pelo Governo do Estado desde o dia 16 de março.

Desde o início das rebeliões ocorridas, o MPRN tem participado de reuniões com as autoridades relacionadas à segurança pública e ao sistema penitenciário, com o objetivo de definir estratégias de controle e retomada da ordem pelo Poder Público, além da recuperação emergencial das vagas no sistema penitenciário prejudicadas com os motins.


Além das sugestões de medidas urgentes, o Ministério Público Estadual propôs alternativas voltadas para, em curto, médio e longo prazo, mudarem a realidade prisional no Rio Grande do Norte, bem como também tem empreendido diligências para monitorar as iniciativas adotadas pelo Governo.


Essa representação do Ministério Público Estadual tem ocorrido de maneira intensa, através das Promotorias de Justiça de defesa dos direitos relacionados ao Sistema Penitenciário e à Segurança Pública e das Promotorias de Justiça de Nísia Floresta, de Parnamirim e de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, além do próprio PGJ, do GAECO, do GSI e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOP Criminal).

Os presos transferidos foram apontados pelo Ministério Público Estadual como os líderes dos motins.E a transferência se mostrou necessária para reduzir a possibilidade de interferência desses apenados no sistema penitenciário estadual.

JOVENS SÃO PRESOS APÓS POLÍCIAS CUMPRIREM MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM PARELHAS

Policiais Militares e Civis de Parelhas cumpriram na manhã desta Terça-Feira (24), quatro mandados de busca e apreensão em pontos diferentes da cidade.

FOTO DANILO

Na ocasião foram presos: Danilo Soares Barbosa, de 24 anos e Wesley José da Silva Bezerra, 18 anos.

FOTO WESLEY

FOTOMT~1Durante a ação foram apreendidos um revolver calibre 32 com seis munições intactas, uma trouxinha de maconha, algumas pedras de crack, celulares e uma certa quantia de dinheiro fracionado.

Segundo informações, o intuito da ação foi combater a criminalidade principalmente no Bairro São Sebastião.

Após o termino da ação policial os acusados junto com o material apreendido, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Parelhas para as medidas necessárias.

Fonte: Marcos Silva - Fotos: Polícia Civil.

CHOVEU FORTE NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA, (24) NO SERIDÓ POTIGUAR

imagesCAF3YWQJO Seridó Potiguar teve mais uma noite de muito inverno nesta terça-feira, (24). Trovões fortes e clarões de relâmpagos mostravam que as chuvas estavam caindo em várias cidades da região.

Em Jardim do Seridó choveu forte, mas a chuva forte foi rápida. Já na vizinha cidade de Ouro Branco a chuva foi de quase 70 mm. Em muitas outras cidades do Seridó também choveu.

Do Blog: Que venham mais chuvas. Amém!

RECOMEÇAM BUSCAS POR VÍTIMAS DE AVIÃO QUE CAIU NA FRANÇA

Equipes de resgate retomaram, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), o trabalho de busca por vítimas em meio aos destroços do avião da companhia aérea alemã Germanwings, que caiu na terça (24) nos Alpes franceses. Nevou muito durante a madrugada na região onde a aeronave caiu.

000_par8129058

O movimento de veículos por terra se intensificou a partir das 7h (horário local, 3h de Brasília) logo assim que saiu o sol na cidade de Seyne-les-Alpes, a poucos quilômetros do local do acidente e onde se concentram os serviços de resgate.

000_par8129408O início dos sobrevoos dos helicópteros encarregados de transportar os investigadores ao local exato da queda, de acesso impossível por estrada, começou pouco depois, às 8h (4h de Brasília).

As equipes de buscas quase não abrigam esperanças de encontrar com vida algum dos 150 ocupantes do avião, seis deles integrantes da tripulação.

As autoridades tentarão criar um caminho rumo ao lugar onde se encontram, quase pulverizados, os destroços do Airbus A320 e que durante a noite permaneceu vigiado por cinco agentes.

aptopix-france-plane-_fran

Embora as nuvens estejam altas, o que facilita o voo dos helicópteros, é possível que chova e que haja vento ao longo do dia, segundo os serviços meteorológicos.

As autoridades francesas organizaram um grande esquema em Seyne-les-Alpes para receber os familiares das vítimas que queiram chegar até o local.

A previsão é que também cheguem ali na primeira hora da tarde o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

Caixa-preta danificada


O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, informou tanmbém nesta quarta que a
caixa-preta encontrada até agora está danificada. No entanto, ele disse que o equipamento pode ser analisado por especialistas e já foi enviado ao Escritório de Investigação e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA, na sigla em inglês), cuja sede fica em Paris.

O avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França na terça. A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Düsseldorf, na Alemanha. O voo 4U9525 viajava com 150 pessoas a bordo – 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes

ROGÉRIO ARTICULA APOIO DE MAIS DE 100 DEPUTADOS PARA FRENTE EM DEFESA DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

Rogério Marinho 2É a própria Associação Brasileira de Supermercados (Abras) que informa em seu portal. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), "já conquistou mais de uma centena de parlamentares para aderir à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo". O tucano tem sido, ainda de acordo com a instituição, um dos "principais apoiadores" da iniciativa, pela qual tem trabalhado "firmemente".

Nós precisamos atuar no sentido de contribuir para a geração de emprego no país, assim como a desburocratização do nosso sistema e a diminuição da carga tributária, que é uma das mais altas do mundo. O setor de comércio e serviços é uma atividade de fundamental importância para a economia do Brasil e merece toda a nossa atenção”, disse Rogério.

A expectativa é que a instalação e eleição dos membros da Frente seja realizada no mês de abril, em data ainda a ser confirmada. Por sugestão de Rogério, o grupo deverá ter reuniões mensais, além de um simpósio por semestre sobre um tema de interesse nacional para o setor de comércio, serviços e empreendedorismo.

A Frente está sendo constituída pelo Congresso para auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem os setores em relação à simplificação da carga tributária, desburocratização, regulamentação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com mais de 85 mil lojas no território nacional. O setor, que faturou cerca de R$ 300 bilhões em 2014, é um dos maiores empregadores do país, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego - RAIS.

PREFEITO DE CIDADE DO RN CONVOCA DEFESA CIVIL PARA AVALIAR RISCOS APÓS A SANGRIA DE AÇUDE

As fortes chuvas que caíram sobre a região do Vale do Açu deste esse último sábado, 21, fizeram os açudes do estado atingirem a capacidade máxima, um deles é o açude público de Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, a 214 km de Natal.

Açude_Foto_NielleLopes (3)

O açude que tem capacidade de 24.500.000m³ de água teve a sangria registrada por volta das 8:16 da manhã desta terça-feira, 24. Ao longo do dia o reservatório vem registrando crescimento no volume de água. Isso porque as águas do açude no município de Angicos desaguam para o afluente.

O prefeito Leonardo Oliveira, convocou uma reunião com todos os secretários, auxiliares e a comissão de Defesa Civil municipal. Reunião aconteceu nessa tarde de terça-feira, 24, na sede da Prefeitura. Na pauta o gestor municipal avaliou a situação que o município vivência nas últimas horas, como também discutiu a execução do plano de contingência contra possíveis inundações.Açude_Foto_NielleLopes (4)

Ipanguaçu tem sido vítima das águas há décadas, a última cheia registrada foi em 2011. Mesmo com poucos recursos, a Prefeitura realizou no mesmo ano a limpeza do leito do assoreado Rio Pataxó. Os efeitos foram notáveis já que o número de desabrigados em 2011 cairão em 90% do total registrado em 2009. Embora o trabalho tenta reduzir os problemas, naquele ano mais de 160 famílias tiveram que deixar suas casas e mais de 2 mil famílias ficaram isoladas em 13 comunidades rurais, deixando ainda quilômetros de estrada danificadas, além de prejuízos que ultrapassaram os R$ 2 milhões.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Genilo Rodrigues dos Santos, o momento agora é estável, e requer atenção em busca de prevenir qualquer outra anormalidade. “Estamos em atenção, porque em menos 72h o açude recebeu um volume de água muito grande, já que ele estava com sua capacidade com menos de 28%. Mas não há alerta algum neste momento. O momento é de acompanhar criteriosamente”, analisa.

Açude_Foto_NielleLopes (2)

Segundo dados do pluviométrico do Instituto Técnica e Extensão Rural (EMATER) instalado no centro da cidade em parceria com a Prefeitura, as chuvas registraram desde o sábado. um volume de água 158,5mm.

O prefeito Leonardo Oliveira, disse durante a reunião, que o município está à disposição da defesa civil para qualquer eventualidade, e espera que as chuvas que chegam ao município venham amenizar a estiagem dos últimos anos, na qual trouxe prejuízos as famílias do meio rural. “Ficaremos dando toda a assistência a defesa civil, a Secretaria de Assistência Social acompanhará todo esse momento em conjunto com as demais secretarias. As águas que chegam do Rio Pataxó, abastecerá ainda a lagoa de Ponta Grande, na comunidade de Porto, que esta bastante seca, acreditamos que com isso, as águas não venham atingir a cidade”, destaca o gestor.

Até às 16h30h da tarde desta terça, segundo a defesa civil local as águas do açude de Pataxó, registrava uma lâmina de 40 cm. Nesta quarta-feira, 25, a Defesa Civil volta a se reunir durante a manhã na sede da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...