23 de novembro de 2018

PROFESSOR DO IFRN MORRE EM ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CARRO NO INTERIOR DO RN

Um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) morreu na manhã desta sexta-feira (23) vítima de uma colisão entre um ônibus de uma empresa intermunicipal de passageiros e um Gol. O acidente aconteceu no km 32 da BR-406, em Guamaré, na região salineira potiguar. 









Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão foi transversal. O professor tinha 26 anos e morava em Macau. Ele estava no Gol, a caminho de Campina Grande, na Paraíba, quando perdeu a direção do veículo e atravessou a pista contrária. No ônibus, ainda de acordo com a PRF, ninguém se feriu.

MINISTRO DO STJ NEGA PEDIDO DE LULA QUE TENTAVA REVERTER CONDENAÇÃO NO CASO DO TRIPLEX

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta sexta-feira (23) um pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva que tentava reverter a condenação do ex-presidente. 





Em janeiro deste ano, Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) em um processo da Lava Jato, e a desfesa recorreu ao STJ. 

 

MPF OBTÉM CONDENAÇÃO DE DEPUTADO ESTADUAL DO RN

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação do ex-prefeito de São Miguel (RN) e atual deputado estadual José Galeno Diógenes Torquato. Além do político, cinco pessoas e três construtoras também foram condenadas por improbidade administrativa. Em 2010, Galeno e os demais envolvidos participaram de um esquema que desviou recursos públicos destinados à construção de uma Unidade Básica de Saúde.


 


Aproximadamente R$ 34 mil (em valores atualizados até 2016) foram recebidos pelo Município de São Miguel, através de um convênio celebrado com o Ministério da Saúde, e deveriam ter sido usados para custear a construção de um posto de saúde. Galeno Torquato não realizou a licitação pública exigida por lei e repassou parte da verba para uma empresa “escolhida a dedo”. A beneficiada foi a Construser Construção e Serviços de Terraplanagem Ltda, administrada por José Audísio de Morais.





Na tentativa de ocultar o desvio de dinheiro público, o ex-prefeito contou com a ajuda do ex-presidente de sua Comissão Permanente de Licitação (CPL), Walkei Paulo Pessoa Freitas, que forjou uma série de documentos para fazer crer que a escolha da empresa teria ocorrido através de uma licitação, tentando dar “aparência de legalidade” à contratação. As irregularidades foram descobertas através do trabalho da Corregedoria-Geral da União (CGU).




A partir das investigações, mais atividades suspeitas envolvendo a Construser vieram à tona. Entre elas, o fato de a organização já ter sido contemplada em outras licitações, inclusive com empresas administradas por familiares de José Audísio. O esquema também envolveu vínculos empresariais e beneficiou uma terceira pessoa jurídica – a Construtora Aurorense, administrada pelo réu Francisco Barbosa Lima.





Para o Ministério Público Federal, “a participação das mesmas empresas, que, por sua vez, eram administradas por familiares e parceiros comerciais, em várias cartas convites, alternando-se apenas as vencedoras, sinaliza que os agentes públicos do Município de São Miguel atuaram efetivamente em todo o esquema”.





O desvio dos recursos fez com que o posto de saúde não fosse concluído como previsto. O engenheiro do município na época, Antônio Lisboa Sobrinho, até assinou o Termo de Recebimento Definitivo da Obra, mas uma visita da CGU comprovou que ocorreu superfaturamento. O Ministério da Saúde utilizou essas informações para exigir que Galeno Torquato restituísse parte dos recursos que correspondiam à parcela inacabada da obras, no total de cerca de R$ 24 mil. No entanto, o ex-prefeito não cobrou tais valores da empresa contratada, fazendo a devolução, segundo afirmou, com recursos próprios, o que, porém, não foi comprovado.

TUDO PRONTO PARA A MAIOR FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DA REGIÃO DO SERIDÓ

A 5ª edição da Feira do Agronegócio de Jardim do Seridó vai reunir na área do Ibama, a partir desta sexta-feira (23),  muitos expositores e deve atrair visitantes de toda região. O evento acontece de 23 a 25 de novembro. 








Direcionada aos agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários, estudantes e outros segmentos ligados ao agronegócio, a feira conta com expositores que oferecem produtos e serviços para quem trabalha com agricultura e pecuária, desde a pequena até a grande propriedade rural.



Programação:

Sexta-Feira. 13h - Recebimento de animais;. 16h - Montagem dos Stands;. 19h – Abertura em frente ao Solar Padre Justino, em seguida concurso da Garota do Agronegócio, reabertura do Museu Antônio de Azevedo Maia e o momento cultural; 


Sábado:
. 7h - Abertura dos portões e visitação a Feira; 
. 13h - Forró com Joãozinho do Acordeon;
. 18h – Forró com Neto da Paraíba;


Domingo:
. 7h às 11h - Visitação a Feira;
. 12h - Encerramento.

ASSALTANTES MORREM EM TENTATIVA DE ASSALTO Á CARRO FORTE NO INTERIOR DO CE

Uma tentativa de assalto a um carro-forte terminou com cinco suspeitos mortos num confronto com a polícia na manhã desta sexta-feira (23), em Quixeré, a 195 km de Fortaleza. A informação foi confirmada por uma fonte do alto escalão da Polícia Militar. 










Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entretanto, a polícia "revidou e lesionou seis suspeitos" na ação. Em nota, o órgão não confirmou as mortes.





Seis fuzis e munições de diversos calibres, explosivos, coletes balísticos e outros artefatos foram apreendidos, confirmou a SSPDS. De acordo com o órgão, a operação foi planejada durante a última semana numa parceria entre a Polícia Federal e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da secretaria. A ação foi realizada por equipes do Grupo de Ação Táticas Especiais (Gate) da PMCE. 





Ainda de acordo com a SSPDS, o grupo criminoso estava dividido em três carros, em direção ao Rio Jaguaribe, para interceptar o carro-forte. O Gate foi ao local e foi recebido com disparos. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio aos policiais em terra.

LULA, DILMA E PALOCCI VIRAM RÉUS POR SUSPEITRA DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, recebeu denúncia e abriu ação penal por suposta organização criminosa envolvendo integrantes da cúpula do PT. Passam a ser réus na ação os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros Antônio Palocci e Guido Mantega, além do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. 





O caso é conhecido como "quadrilhão do PT", porque se originou de um inquérito no qual integrantes de diversos partidos eram investigados por organização criminosa, mas depois foi dividido por partidos





Procurado, o advogado Alberto Toron, que representa Dilma, disse que não vai comentar o caso. "Ela não foi citada. Não conheço os termos da denúncia ou mesmo da decisão do magistrado", declarou.
O advogado Fábio Tofic, que integra a defesa de Guido Mantega, disse que também não vai comentar. "Não fomos comunicados da decisão, vamos aguardar para dar qualquer manifestação", afirmou o advogado. 






O advogado Tracy Joseph Reinaldet afirmou que Palocci vai colaborar com a Justiça durante o processo. 





Em nota, o advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirmou que ele jamais integrou organização criminosa e que irá demonstrar isso durante o processo. Informou ainda que todas as doações destinadas ao PT enquanto ele era tesoureiro do partido são legais e declaradas à Justiça.

SERIDOENSE É MORTO A FACADAS NO SERTÃO PARAIBANO



Um homicídio foi registrado nesta quinta-feira, (22), em Picuí-PB, onde foi morto a facadas o seridoense da cidade de Lagoa Nova-RN, Valdemar Paulino da Silva, de 62 anos.





Segundo informações, o autor do crime é um adolescente, que teria matado a vítima por vingança, haja vista que, tempos atrás, a vítima teria se desentendido com alguém de sua família.

BOLSONARO ANUNCIA RICARDO VELEZ RODRIGUEZ COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, escolheu o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez para o Ministério da Educação. O anúncio foi feito por ele pelas redes sociais.




Gostaria de comunicar a todos a indicação de Ricardo Velez Rodriguez, Filósofo autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e estado Maior do Exército, para o cargo de Ministro da Educação”, disse Bolsonaro.




“Velez é Professor de Filosofia, Mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica RJ, Doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho, Pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, Paris, com ampla experiência docente e gestora”, afirmou o presidente eleito.




Rodriguez foi chamado às pressas de Juiz de Fora (MG) para conversar com Bolsonaro nesta quarta-feira (21) após reação de evangélicos ao vazamento, na quarta (21), de que Mozart Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, havia aceito convite de Bolsonaro.




Durante o dia, Bolsonaro afirmou que o procurador Guilherme Schelb era um dos cotados para a vaga. Eles chegaram a se reunir na Granja do Torto nesta quinta, criando expectativa de que seria anunciado.




Indicado como ministro da Educação, Rodriguez é formado em filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana e em teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá. Hoje é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

HOMEM ACUSA ESPOSA DE TRAÍ-LO COM VIZINHO E INCENDEIA A PRÓPRIA CASA EM ALDEIA DE MS

Um homem de 28 anos incendiou a própria casa após ameaçar e acusar a esposa de traição em uma aldeia em Dourados, a 214 km de Campo Grande, nesta quarta-feira (21) . A mulher disse aos policiais que ao chegar em casa na noite de terça-feira (20), o homem a acusou de ter um relacionamento extraconjugal com o vizinho, e a ameaçou de morte.








Em depoimento, ela contou que o marido tem ciúme do vizinho por ele “emprestar” alimentos quando a família passa por dificuldades financeiras. 




De acordo com a polícia, após acusar a esposa de traição e ameaçá-la, ele foi até a casa do vizinho dizendo que voltaria para matar a mulher. Ela, com medo, pegou os três filhos e foi para a residência do irmão, que mora nas proximidades, onde passou a noite. 




Na quarta-feira (21) a mulher voltou à residência para pegar roupas para os filhos, quando o homem chegou e começou a chamá-la, dizendo que iria matá-la e queimar a residência. 





Segundo a ocorrência, a mulher saiu correndo e pediu ajuda aos vizinhos. O homem então, a seguiu até a casa do cunhado e disse que colocaria fogo na casa. Da casa do irmão, ela viu o esposo iniciar o incêndio, em poucos minutos a residência foi destruída pelo fogo. 





A mulher pediu medida protetiva contra o marido. A polícia investiga o caso.





OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...