15 de janeiro de 2016

RN ABRE PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTES PENITENCIÁRIOS TEMPORÁRIOS

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15) a publicação de uma lei que autoriza a Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) a realizar um processo seletivo para a contratação de agentes penitenciários e de vigilância prisional temporários.
 
 
 
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania Cristiano Feitosa, o edital do processo de seleção deve ser publicado em um mês e o concurso deve ser feito em seguida. A princípio, cerca de 200 agentes penitenciários serão contratados temporariamente. De acordo com a lei, as contratações serão feitas pelo prazo de um ano e podem ser prorrogadas pelo mesmo período.
 
Atualmente, o estado possui 900 agentes efetivos para 7.700 detentos. Segundo o secretário, a medida deve reforçar o sistema prisional potiguar. "Sabemos que o sistema penitenciário está em crise. Estas novas contratações devem ajudar a tirar o estado da situação de calamidade", disse.
 
Os agentes penitenciários temporários não podem ganhar mais ou o mesmo salário dos agentes concursados, de acordo com a lei sancionada. Hoje, os agentes efetivos ganham, inicialmente, R$ 3.153.
 
A publicação já estabelece os requisitos para a contratação dos agentes penitenciários temporários. São: ser brasileiro; ter entre 18 e 55 anos de idade; ter concluído o nível escolar médio; estar quite com as obrigações eleitorais e militares, quando for o caso; não possuir antecedentes criminais; não ter sofrido sanção disciplinar no exercício de cargo, emprego ou função públicos; ter conduta social ilibada; ter capacidade física e aptidão psicológica compatível com o cargo; possuir carteira nacional de habilitação, categoria “B”. "Terão prioridade pessoas que tem experiência prévia nas Forças Armadas, Polícia Militar ou no sistema penitenciário", informou o secretário.

IDOSO CAI EM POÇO DE 5 M E É SALVO APÓS CRIANÇA OUVIR GRITOS

 
Laje do poço cedeu após idoso subir em cima, em Ariquemes (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)
 
 

Ao ouvir gritos de socorro, Vitor avisou os pais e pediu ajuda (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)

Em entrevista, Tião, como é conhecido pelos vizinhos, conta que tem uma plantação de feijão nos fundos de casa e por isso tem costume de molhar as plantas. "Subi em cima da laje do poço como de costume para irrigar a plantação, mas a laje rachou, cedeu e eu cai no poço", disse.
 
Quando o aposentado caiu no poço, parte da laje caiu na cabeça do idoso. A outra parte da estrutura atingiu a perna de Sebastião, causando uma fratura exposta. Ele relata ainda que o poço tinha cerca de dois metros de água e não se afogou porque se segurou no barranco.
 
Após cair, Tião gritou por socorro e foi ouvido por Vitor Hugo, o vizinho de 9 anos. A criança, que se diz melhor amigo do idoso, logo chamou os pais, que acionaram o Corpo de Bombeiros. "Fiquei com muito medo de perder meu melhor amigo", comentou Vitor Hugo. 

Após cair no poço, idoso foi atingido por laje na cabeça e perna (Foto: Rede Amazônica/ Reprodução)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O resgate do idoso de dentro do poço durou cerca de 40 minutos, segundo os Bombeiros. Após ser resgatado, o homem foi encaminhado para o Hospital Regional, onde passou por cirurgia na perna e passa bem. "Subir na laje nunca mais. Estou vivo por um milagre", comentou.
 
Fonte: G1.

HOMEM É PRESO APÓS INCENDIAR MOTO DE SARGENTO DA PM EM CIDADE DO SERIDÓ

Na noite desta quinta-feira, (14), no Bairro Severina Lopes, em Jucurutu, um Sargento da Polícia Militar, lotado na sede do 6º BPM, em Caicó, teve sua moto completamente destruída, após um homem, até então desconhecido, resolver atear fogo em sua moto, uma Honda Broz, de cor vermelha.



Ao ser informada da ação criminosa, uma Guarnição do GTO, que tem à frente o Cabo Guilherme, iniciou as diligências no sentido de identificar e localizar o autor do ato criminoso, quando, já na madrugada desta sexta-feira, (15), descobriu que um homem, que, inclusive, mora vizinho à vítima, teria comprado 500 ml de gasolina em um posto de combustíveis.
Com essa informação, o GTO chegou à pessoa de Jailton Pereira da Silva, 32 anos, natural de Jucurutu, o qual foi surpreendido pela Polícia, já nesta manhã, quando saía de casa para o trabalho. O suspeito, de imediato, confessou a prática do crime, e logo recebeu voz de prisão.

À reportagem o suspeito disse que estava embriagado e praticou o crime após ouvir do seu filho que o Sargento teria discutido com ele. Quanto ao Sargento, este informou que o filho de Jailton Pereira é uma criança e que jamais levantou a voz para ele.

A Polícia Militar conduziu suspeito para a Delegacia Regional, em Caicó, onde serão feitos os procedimentos legais, para posterior envio do caso à Justiça.
 
Fonte: Blog PM Jucurutu.

DETRAN IMPLANTA SISTEMA DE PROVAS ONLINE EM CIDADES DO INTERIOR DO RN

Visando ampliar o acesso aos serviços prestados pelo Detran à população do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado inaugurou nesta semana, nas cidades de Nova Cruz, Caicó  e Santa Cruz, o sistema online de provas teóricas direcionado as pessoas que desejam retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
 
 
De acordo com a Coordenadoria de Registro de Condutores, antes a prova nesses municípios era realizada e corrigida de forma manual, o que demorava 48h para o resultado ser divulgado. Com o novo sistema, o candidato saberá se foi ou não aprovado logo após o término da avaliação. Para 2016, a meta da Direção do Detran é implantar pelo menos mais cinco unidades do provão online em outras cidades do interior do Estado.
 
A prova é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário nos centros de formação de condutores. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.
 
 
 
O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova, já tem acesso automaticamente ao resultado da avaliação, como também os dados são lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante. No caso de nota abaixo de 7,0, o aluno é reprovado e pode repetir a avaliação após 15 dias, pagando a devida taxa.
 
A medida possibilita maior comodidade aos usuários das cidades contempladas e região circunvizinha, além de gerar economia para os cofres do Governo do Estado, já que não é mais necessário deslocamento de servidores para aplicação e correção das provas.

IDOSO MATA ENTEADO A FACADA APÓS DISCUSSÃO NO RN

Um idoso de 71 anos matou o enteado a facada após uma discussão na tarde desta quinta-feira (14) em Natal. O crime aconteceu na casa onde os dois moravam, em Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. O cabeleireiro Luciano Ivo de Queiroz, de 39 anos, foi atingido na barriga e morreu no local.
 
 
Crime aconteceu em Mãe Luíza na tarde desta quinta-feira (14) (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)

De acordo com a Polícia Civil, Luciano chegou em casa embriagado e teve uma discussão com o padrasto. Durante a briga o padrasto deu uma facada no enteado. Ele fugiu em seguida. Luciano morreu na sala da casa onde morava com a mãe e o padrasto.
 
Ainda segundo informações da Polícia Civil, vizinhos disseram que as brigas eram constantes na casa por causa do envolvimento de Luciano com drogas. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios
 

Foto: Inter TV Cabugi.

ARTESANATO DO RN DUPLICA PARTICIPAÇÃO NA FIART

A participação dos artesãos potiguares na 21ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) vai duplicar neste ano, com relação ao ano passado. Lançado nesta quinta-feira (14), o evento será realizado de 22 a 31 deste mês, no Centro de Convenções, com 385 estandes com produtos de todo o Brasil e mais 14 países. Coordenado pelo Programa Estadual do Artesanato (Proart), da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), o artesanato potiguar estará presente com cerca de 280 expositores em 93 estandes.
 
 
 
Segundo a coordenadora do Proart, Salmira Torres, os artesãos participantes são trabalhadores individuais e também integrantes de associações e cooperativas de 38 municípios. Os estandes do Rio Grande do Norte serão divididos em Salão dos Mestres, contemplando mestres de oito tipologias de artesanato, um pavilhão apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e a novidade é o Mercado que contempla artesãos de 25 municípios. Dentre os produtos comercializados estarão renda, esculturas, garrafas de areia colorida e cerâmica.

TRAGÉDIA! ACIDENTE DE ÔNIBUS DEIXA 14 MORTOS E 27 FERIDOS NO JAPÃO

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas em um acidente de ônibus ocorrido nesta sexta-feira na província de Nagano, no centro do Japão, quando o veículo se dirigia para uma estação de esqui em Shiga, informou a imprensa local.
 
Acidente de ônibus deixa mortos e feridos em estrada de Nagano, no Japão (Foto: AFP PHOTO/JIJI PRESS JAPAN OUT )
No ônibus, que foi contratado por uma agência de viagens com sede em Tóquio e partiu da capital na noite de ontem, viajavam 41 pessoas, incluídos os dois motoristas.
 
Por razões ainda desconhecidas, o veículo saiu da pista durante a madrugada na cidade de Karuizawa, ultrapassou a barreira de segurança da estrada e caiu alguns metros por uma encosta.
 
Os feridos foram transferidos para vários hospitais das províncias de Nagano e Gunma, informou a emissora pública "NHK".
 
O presidente da agência de viagens que organizou o tour de esqui disse à "NHK" que os passageiros eram jovens com entre 18 e 24 anos.
 
A polícia relatou que não havia neve nem gelo na estrada no momento do acidente.
 
Foto: AFP PHOTO/JIJI PRESS JAPAN OUT.

VERGONHA! PREFEITURA ABANDONA HOSPITAL DE OURO BRANCO

A atual gestão pública de Ouro Branco abandonou totalmente o hospital da cidade, deixando-o sem condições de atender os casos de urgência, como foi o caso dos feridos em um acidente nesta quinta-feira, (14), quando uma criança foi atropelada por um mototaxista.
Para desesperos de todos, apenas um técnico de enfermagem se encontrava no hospital na hora em que os feridos foram levados lá. Não tinha médico, nem enfermeira(o), nem maqueiro, nem recepcionista, nem diretor. E para piorar ainda mais, não tinha ambulância para a remoção dos feridos, tendo então que esperar uma ambulância da vizinha cidade de Várzea/PB, pois a atual gestão deixou as ambulâncias ficarem “sucateadas”, e as mesmas constantemente estão quebradas.
Por fim, resta apenas repudiar o descaso da atual prefeita e de seu vice, ambos formados na área da saúde, mas que mostram não terem nenhum compromisso para com a saúde pública.
Do Blog: Falta de aviso não foi! E quando denunciamos os descasos, ainda vem os babões perseguir e ameaçar, como se estivéssemos errados. Uma vergonha!
 

GOVERNADOR PARTICIPA DAS POSSES DOS NOVOS PRESIDENTES DA OAB E DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS

O governador Robinson Faria participou, na noite desta quinta-feira (14), das posses do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, e da nova presidência, diretoria e conselheiros da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), eleita para o triênio 2016/2018. Paulo Coutinho foi eleito em 16 de novembro de 2015 e assume a vaga de Sérgio Freire, que será conselheiro federal do OAB. Para o CAARN foi eleito presidente Thiago Galvão Simonetti, ex-tesoureiro da OAB.
 
 
 
No seu discurso, Sérgio Freire agradeceu aos companheiros de gestão pelo apoio e cooperação ao longo de três anos, e desejou votos de bom trabalho ao novo titular. Paulo Coutinho falou sobre os novos desafios e o que espera para o mandato: “Não descansaremos até que a democracia seja alcançada de forma plena”, disse.
 
Na cerimônia, o governador destacou a ação da OAB na defesa da democracia para os cidadãos e no fortalecimento da cidadania no Brasil. Robinson Faria, que é advogado, declarou que a Ordem dos Advogados é “um escudo da liberdade democrática”.
 
O chefe do Executivo Estadual completou fazendo uma convocação aos novos eleitos. "Faço um convite à OAB, protagonista nas principais conquistas da sociedade brasileira, para que nesse momento dificílimo, de uma das maiores crises do nosso país, para que façamos uma grande pactuação pelo Rio Grande do Norte. Estendo as mãos para que, juntos, possamos vencer essa dificuldades, em favor do desenvolvimento do nosso Estado”, encerrou.
 
O evento contou também com a senadora da República, Fátima Bezerra, com a chefe do Gabinete Civil do RN, Tatiana Mendes Cunha, do Consultor Geral do Estado, Francisco Wilkie Rebouças, representantes de órgãos jurídicos, membros da OAB do RN e de estados vizinhos, além do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia.

POLÍCIA IDENTIFICA E PRENDE ACUSADO DE MATAR EX-PRESIDIÁRIO A TIROS NO SERIDÓ

Num trabalho rápido e eficiente, a Polícia Civil identificou e prendeu na tarde desta quinta-feira (14), Eudes Carlos, acusado de matar a tiros o ex-presidiário, Joacir Azevedo. O crime aconteceu em Florânia um dia antes da prisão do acusado.
Com a prisão decretada, após ser preso, o acusado foi encaminhado para o “Pereirão” em Caicó, onde ficará à disposição da justiça.
Do Blog: Parabéns à Polícia pelo excelente trabalho!
 

GOVERNADOR REÚNE SECRETÁRIOS PARA DISCUTIR POSSIBILIDADE DE NOVOS INVESTIMENTOS ATRAVÉS DE PPP’S

O governador Robinson Faria reuniu hoje (14) parte da equipe de secretários da administração estadual para avaliar possibilidades de parcerias público privadas (PPP's) e concessões que venham a proporcionar investimentos e melhorias nos serviços públicos.


 
Essa primeira reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e tratou de ações concretas para áreas críticas como sistema prisional, Saúde, abastecimento de água, mobilidade e recuperação e manutenção de estradas. O objetivo do Governo é oferecer respostas rápidas, eficientes e de menor custo às demandas dos vários setores da sociedade e dotar o Rio Grande do Norte de melhor infraestrutura para novos negócios que venham a gerar oportunidades de trabalho e renda.
 
Robinson Faria cita como muito importantes a conclusão das obras do Pró-transporte em Natal, os acessos ao aeroporto de São Gonçalo, a nova ponte sobre o Rio Potengi, a nova estrada para a praia de Pipa, a instalação do Hospital de Trauma e a construção de novos presídios. “Temos uma agenda de metas e estamos trabalhando forte para alcançarmos resultados. Buscamos um novo modelo de governança focado nos resultados e na eficiência dos serviços públicos”, explicou o governador, acrescentando: “Queremos contornar as dificuldades geradas pela crise econômica que atinge todo o Brasil e adotar medidas para desenvolver o nosso Estado”.
 
A reunião contou com a presença dos seguintes secretários: Flávio Azevedo (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Nogueira (Planejamento), André Horta (Tributação), Ieda Cortez (adjunta da Infraestrutura), Ricardo Lagreca (Saúde), Cristiano Feitosa (Justiça e Cidadania), Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil), Juliska Azevedo (Comunicação) e o diretor do DER, Ernesto Fraxe.

CRIANÇA É ATROPELADA POR MOTOTAXISTA EM FAIXA DE PEDESTRE EM OURO BRANCO

Um acidente foi registrado por volta das 18:00hs desta quinta-feira (14), uma criança foi atropelada quando passava por uma faixa de pedestre na RN-089, próximo a praça Arlinda Medeiros no centro da cidade de Ouro Branco.


Segundo informações um mototaxista vinha na sua moto quando a criança iria transitando pela faixa de pedestre e aconteceu o atropelamento. A criança de 8 anos foi conduzida para a cidade de Caicó e o mototaxista teve escoriações pelo corpo.


Fonte: Ouro Branco Notícias.

GOVERNO FAZ ESTUDO SOBRE IMPACTO DA LIBERAÇÃO DE CASSINO E BINGO NO BRASIL

A pedido do Palácio do Planalto, o Ministério do Turismo iniciou no final do ano passado uma ampla pesquisa para avaliar os impactos da eventual liberação de cassinos no Brasil e os possíveis modelos de exploração de jogos de azar.
 
A pesquisa servirá para subsidiar a proposta que o Executivo vai defender no Congresso Nacional para permitir essa atividade e aumentar, com isso, a arrecadação da União e dos estados.

A proposta inicial é autorizar a instalação de cassinos somente em hotéis e mediante regulamentação.
 
No final do ano passado, líderes da base aliada disseram ter sido consultados, em reunião com a presidente Dilma Rousseff, sobre a possibilidade de aprovar um projeto de lei que permita jogos de azar no país. No entanto, nenhum representante do governo falou, até hoje, oficialmente sobre o tema.

Embora o Palácio do Planalto não tenha divulgado um posicionamento sobre o assunto, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, responsável pela articulação política defende, pessoalmente a liberação do jogo.
 
Já tramitam tanto na Câmara quanto no Senado propostas de liberação de jogos de azar.
 
O governo deverá usar os dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo para modificar esses projetos em tramitação ou apresentar um novo texto.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...