13 de outubro de 2015

PARQUE FAZ ADEQUAÇÕES E JUSTIÇA MANDA REABRIR FESTA DO BOI NO RN

A Justiça do Rio Grande do Norte mandou desinterditar o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, que fica em Parnamirim, na Grande Natal. Com uma liminar concedida na madrugada pelo desembargador Ibanez Monteiro, a Festa do Boi – maior feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte – voltou a abrir os portões no início da manhã desta terça-feira (13).

Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)

O parque havia sido fechado no último domingo (11) em razão da falta do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e passou todo o feriado da segunda-feira (12) sem funcionar. Uma programação especial, preparada para celebrar o Dia das Crianças, chegou a ser suspensa e o público fechou a BR-101 como forma de protesto.

Segundo a assessoria de imprensa da Associação de Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), resposável pelo evento, foram feitas as adequações exigidas e uma nova vistoria foi feita pelo Corpo de Bombeiros, que emitiu o AVCB.

 

CUNHA DIZ QUE DECISÃO DO STF NÃO MUDA PAPEL DELE SOBRE IMPEACHMENT

Eduardo CunhaO presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comentou nesta terça-feira (13) a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, de suspender o rito definido pelo deputado para um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para Cunha, a decisão do STF não muda o papel dele de deferir ou indeferir pedidos para o impeachment de Dilma.

A liminar (decisão provisória) de Zavascki atendeu ao pedido protocolado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ) questionando o fato de Cunha não ter analisado um recurso apresentado contra o rito estabelecido pela presidência da Câmara.

Além de Damous, outros dois deputados da base governista – Rubens Pereira Júnior (PC do B-MA) e Paulo Teixeira (PT-SP) – acionaram o STF para tentar barrar o avanço dos processos de impeachment na Câmara baseados nas regras definidas monocraticamente pelo presidente da Casa.

Cunha havia definido que, caso ele recusasse um pedido para abertura de processo de impeachment contra Dilma, algum deputado poderia recorrer dessa decisão e a palavra final ficaria com o plenário da Câmara. Com a liminar de Teori, Cunha é o único responsável por aceitar ou recusar os pedidos, e não poderá haver eventuais recursos ao plenário.

"Isso não interfere no trabalho, porque, a meu papel, cabe deferir ou indeferir, esse papel não está em questão. Então o que está ali é tratando de rito futuro. Então não tem que pensar no rito futuro, tem que pensar no rito presente", afirmou Cunha na Câmara, ao ser questionado por jornalistas sobre a liminar de Teori.

Cunha afirmou ainda que deve analisar nesta terça os pedidos pendentes de impeachment de Dilma, menos aquele assinado pelo jurista Hélio Bicudo. Esse pedido, que é a aposta da oposição, deve ser analisado depois, segundo Cunha. O pedido elaborado por Bicudo deve ser incrementado pelos oposicionistas com denúncias de que as chamadas "pedaldas fiscais" do governo ocorreram em 2015.

"Eu pretendo despachar os pendentes hoje. As oposições me procuraram agora pela manhã, pedindo que eu não analisasse o do Hélio Bicudo, porque está sendo feita um aditamento. Em função disso, eu vou respeitar, não vou analisar isso. Vou analisar o conjunto do aditamento”, disse Cunha

MENINO DE 5 ANOS QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO COM CORPO ABERTO NO INTERIOR DA PB

Uma criança que estava desaparecida desde o último final de semana na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, foi encontrada morta dentro de uma vala perto da escola em que estudava, nesta terça-feira, 13.


Everton Siqueira da Silva, de cinco anos de idade, foi encontrado com cortes no tórax e com perfurações também próximas da virília. A Polícia Civil identificou também pancadas na cabeça.


Ele havia saído de casa no último sábado com alguns amigos para brincar na calçada. Depois disso ele não foi mais visto e a família passou a procurá-lo pelo bairro da Várzea Redonda, onde mora.


Os amigos e parentes chegaram a iniciar uma campanha nas redes sociais, pedindo que quem o visse, avisasse à família.

Mas na manhã desta terça-feira, 13, o corpo foi encontrado pelo padrasto identificado como Daniel, que saiu de casa para o procurar mais uma vez e se deparou com o corpo dentro de uma vala nas proximidades da escola dele.


A Polícia Civil já estava fazendo um trabalho preliminar de investigação.

Fonte: Guia Paraibano.

TURISMO DO RN É DESTAQUE NA PRINCIPAL MÍDIA ARGENTINA

A aposta na divulgação dos atrativos potiguares no promissor mercado argentino tem surtido efeito. Diversos pontos turísticos do Rio Grande do Norte estão estampados hoje no principal site do país: o Clarin (www.clarin.com), dentro do sítio de viagens do site (www.todoviajes.com) e ainda com pacotes inseridos no (www.shoppingviajes.com).

RN no Clarin

O plano de divulgação e promoção do RN na Argentina acontece desde junho, já como preparativo para lançamento do voo direto Buenos Aires/Natal, pela Gol Linhas Aéreas, iniciado no último mês de julho. Desde então o Governo do RN tem empreendido eventos ou participado de feiras no país, como a recente Feira Internacional de Turismo (FIT).

Para o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, o Rio Grande do Norte ou mesmo o Nordeste ainda é um mercado inexplorado pelo argentino. “Agora reconquistamos um voo direto para cá e temos feito o dever de casa, divulgando e promovendo nosso Estado para preencher esses voos e tornar essa rota costumeira ao argentino”.

No site de viagens do Clarin estão nossa Praia de Ponta Negra com destaque aos “120 metros do Morro do Careca”; a área de preservação ecológica e de “imensas dunas e lagoas tranquilas” de Jenipabu; os 300 dias de sol em Natal; a adrenalina do esquibunda de Jacumã; os mais de 400 quilômetros de litoral potiguar; o passeio de buggy e locais ideais para prática do kitesurf e windsurf.

E a Argentina é apenas um dos mercados internacionais nos planos do Governo do RN. Com recursos do Projeto RN Sustentável, e a partir deste mês de outubro já foi iniciada divulgação do RN na Itália (dois meses), Argentina (quatro meses), Portugal (duas semanas) e França (publicação em revista), além de realização de Famtour com agentes internacionais.

Nosso planejamento promocional é muito bem estudado, seja na escolha do país ou nos roteiros já elaborados que divulgaremos lá. Há anos não tínhamos uma agenda tão positiva de divulgação do nosso destino. Graças à credibilidade dada pelo Governo aos gestores do turismo, o RN tem voltado ao cenário de destaque no turismo nacional e internacional”, opinou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

PARA ACESSAR O CLARIN:

DONO DE BAR É MORTO AO REAGIR A ASSALTO NO RN

TiroUm comerciante foi morto a tiros após reagir a um assalto na tarde desta segunda-feira (12) no bairro Santa Teresa, em Parnamirim, na Grande Natal. O crime aconteceu dentro do bar que pertencia à vítima. O comerciante foi identificado como Joaci Daniel da Costa, de 42 anos.

A Polícia Militar informou que seis suspeitos bebiam no local quando anunciaram o assalto. O comerciante reagiu e foi atingido por tiros na barriga e cabeça. Joaci Daniel morreu no local do crime.


Os suspeitos do crime fugiram em um carro e estão foragidos. O crime aconteceu por volta das 17h.

INTERDITADA NO RN, FESTA DO BOI TINHA PROBLEMAS COM HIDRANTES E BOTIJÕES

Disparidades entre o projeto apresentado e a estrutura disponibilizada para combate a incêndio levaram à interdição do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal. As irregularidades, que vão desde a obstrução de hidrantes ao uso inadequado de botijões gás, foram identificadas em uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros no local, que recebe até o dia 17 de outubro a Festa do Boi, tradicional feira de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte. A programação do evento foi suspensa nesta segunda-feira (12) e o público fechou a BR-101 como forma de protesto.

parque


O parque foi interditado pelo juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, que condicionou a reabertura do parque à liberação do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A interdição foi determinada após denúncia do Ministério Público Estadual.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros listou os problemas encontrados em uma vistoria realizada no parque antes do início do evento, aberto no sábado (10) . De acordo com a corporação, pontos apresentados no projeto de combate a incêndio não tinham conformidade com o que foi encontrado no espaço. Depois da interdição, os bombeiros solicitaram adequações e sugeriram medidas alternativas. Em nota, a Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte (Anorc), responsável pelo evento, informou que já fez as adequações na estrutura, que recebeu uma nova vistoria durante a noite desta segunda.

Na vistoria, o Corpo de Bombeiros encontrou problemas com a rede de hidrantes, que tinha parte da estrutura obstruída e outra montada em local diferente do colocado no projeto de combate a incêndio. A mesma situação foi identificada em relação a extintores, iluminação de emergência e sinalizações, que estavam em locais diferentes ou não instalados.


Quanto ao sistema de gás, os bombeiros informaram que apesar da existência de uma central, alguns bares e restaurantes estavam utilizando botijões de forma inadequada. A assessoria de comunicação da corporação explica que os estabelecimentos usavam botijões residenciais para cozinhas industriais, o que não é indicado. Em um dos locais vistoriados, foi montada uma central de gás dentro da cozinha, desrespeitando a distância de segurança para casos de vazamento de gás.


O Corpo de Bombeiros também identificou edificações inexistentes no projeto. As casas de bombas de incendio estavam sem sinalização e não ligavam no automático, como é orientado pela corporação. Além disso, foram encontrados problemas de falta de rampas, escadas e sinalizações em quadros elétricos.


Dos problemas encontrados na vistoria, o Corpo de Bombeiros acredita na possibilidade de correções em alguns casos. Em outros, foram sugeridas medidas alternativas. Para amenizar as obstruções de hidrantes, por exemplo, foi solicitada a presença de carros-pipa. A organização do evento detalhou que três veículos já foram levados ao parque.


Sobre os estabelecimentos com sistemas de gás irregulares, os bombeiros exigiram interdições pontuais em determinados restaurantes e bares, o que segundo a organização do evento, também foi atendido.
Apesar das sugestões, o Corpo de Bombeiros esclareceu que a desinterdição do parque ainda depende da Justiça do
Rio Grande do Norte. A corporação explica que as medidas alternativas foram enviadas para análise na Comarca de Parnamirim, assim como deve acontecer com o resultado da nova vistoria feita durante a noite de segunda.


A corporação reafirma que é parceira do evento e que os transfornos causados pela interdição visam a melhoria na qualidade da segurança da festa. Por enquanto, a organização da Festa do Boi não se pronunciou sobre o restante da programação do evento.

Fonte: G1/RN.

TRAGÉDIA! CAMINHÃO COM MELANCIAS TOMBA E MATA 6 EM MG

Um acidente causou seis mortes e deixou quatro pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (12), na BR-040, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão que transportava melancias tombou em um trecho de serra em curva e atingiu dois carros de passeio que seguiam em sentido contrário, na altura do km 588, em Itabirito. O caminhão atingiu a mureta de proteção e caiu em um barranco. A polícia não informou o que pode ter provocado o tombamento.

Acidente deixa mortos na BR-040, na Região Central de Minas (Foto: João Paulo Moraes/TV Globo)

Com o tombamento, parte da carga de melancia ficou espalhada na pista. O congestionamento na região chegou a 25 quilômetros.

Caminhão tombou e atingiu dois carros na BR-040, segundo a PRF  (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Dentre os mortos, quatro eram ocupantes do Pálio, um do Prisma e o motorista do caminhão. Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte e para um hospital particular na capital.

Segundo a PRF, 3 carros e um caminhão de melância se envolveram no acidente, na BR-040 (Foto: João Paulo Moraes/TV Globo)

Segundo a Via 040, concessionária que administra o trecho que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, após o acidente, a rodovia foi parcialmente bloqueada. Às 19h45, havia um congestionamento de 10 quilômetros no sentido Belo Horizonte e de 4,5 quilômetros no sentido Rio de Janeiro. Por volta das 21h, a PR informou que o trecho havia sido totalmente liberado.

PRESO FICA FERIDO APÓS BRIGA ENTRE DETENTOS EM CADEIA DO INTERIOR DO RN

Um preso ficou ferido durante uma briga nesta segunda-feira, (12) no Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Os agentes penitenciários interviram na confusão e encontraram o detento ferido com perfurações na barriga. O preso, identificado como Elias Rodrigues Nunes, foi socorrido para o hospital e não corre risco de morte.


O diretor da unidade prisional, Jaime de Carvalho, informou que ainda não se sabe o motivo da briga.

A briga aconteceu em uma cela externa do complexo penal, segundo o diretor, e o detento Elias Rodrigues Nunes cumpre pena por latrocínio. O complexo penal de Pau dos Ferros possui atualmente 160 apenados.

UNIVERSIDADES FEDERAIS ENCERRAM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA

Professores e funcionários técnico-administrativos das instituições federais em greve começam a voltar às aulas e aos trabalhos a partir desta terça-feira (13) em todo o país. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a greve durou 139 dias e afetou "cerca de 50 instituições federais de ensino", entre universidades e institutos.

Professores protestam em frente ao MEC contra falta de investimento na educação do país  (Foto: Divulgação/Anes-SN)

Entre outras reivindicações, eles exigiam valorização salarial e melhores condições de trabalho. Durante a paralisação, sindicatos e Ministério da Educação (MEC) trocaram críticas sobre falta de diálogo e intransigência.

Em um comunicado divulgado neste domingo (11), o Andes afirmou que reduziu sua reivindicação de reajuste salarial de 27,3% para 19,7%, além de uma reestruturação do plano de carreira docente. O governo ofereceu reajuste de 5,5% para agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

Segundo o sindicato, apesar da decisão de encerrar a greve, os docentes e técnicos não aceitaram a proposta, e vão substituir os comandos locais de greve por comandos de mobilização, para seguir reivindicando um aumento salarial mais alto.

 

SERIDOENSE MORRE APÓS CAIR DE PONTE DE 7 METROS DE ALTURA COM CAMINHONETA

Um homem, que trafegava na RN que liga as Cidades de Angicos e Cerro Corá morreu, vítima de um grave acidente, na noite deste domingo 11, quando despencou de uma ponte, que mede cerca de 7 metros de altura, no Sítio Pedra Branca, no Município de Santana do Matos.

 


Os Policiais Militares de Santana do Matos foram até o local, já por volta das 05h30 min., da manhã desta segunda-feira, (12), quando receberam a informação, vinda de um um popular, que passava pelo local ao amanhecer e percebeu o veículo em baixo da ponte.


O condutor do veículo, tipo D-20, ano 1993, de cor azul, placa HUF – 6906, Município de Lagoa Nova, foi identificado por Francisco Jacó de Araújo Filho, conhecido popularmente por “Dita de Jacó”, 44 anos, que residia na Serra de Santana, no Município de Lagoa Nova.

 

Policiais Militares foram informados de que o acidente pode ter ocorrido ainda no início da noite deste domingo, tendo em vista que moradores de uma residência próxima ao local do sinistro disseram que, por volta das 17h30 min. “Dida de Jacó” teria passado em sua residência, conversado um pouco e se deslocado para a Serra de Santana. Tudo indica que, minutos depois, “Dida de Jacó” perdeu o controle do seu veículo em uma curva, vindo a despencar da ponte, que fica logo em seguida.


A ponte fica logo após uma curva. Nota-se que, além da via não ser asfaltada, não há qualquer sinalização ou proteção na ponte.


A RN onde aconteceu o grave acidente é uma, entre outras rodovias estaduais que cortam o Município de Santana do Matos, que não são asfaltadas, tendo a população há muito tempo sofrido com essa falta de atenção do Estado.


O Itep foi acionado e esteve no local e removeu o corpo da vítima para Caicó, de onde deverá ser liberada para sepultamento.

Fonte: PM de Jucurutu.

PRAIA DO PA É TOMADA POR BOIS MORTOS APÓS NAUFRÁGIO; MORADORES PROTESTAM

Moradores de Vila do Conde realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (12) em frente ao principal portão de acesso da Companhia Docas do Pará (CDP), em Barcarena, no nordeste do Pará. Eles cobraram providências imediatas para os problemas decorrentes do naufrágio de uma embarcação que transportava cinco mil bois, em Barcarena, no último dia 6.

Bois mortos em naufrágio em Barcarena acumulam-se na orla de praias tomadas pelo óleo diesel que vazou de embarcação no último dia 6. (Foto: Guilherme Mendes/TV Liberal)

Três praias de Vila do Conde, o píer onde ocorreu o naufrágio e a praia de Beja, em Abaetetuba, foram interditados e proibidos para qualquer tipo de atividade, já que estão tomados por bois mortos e óleo decorrente do naufrágio. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), pouco mais de 100 bois foram resgatados com vida - a maior parte morreu afogada e muitos animais não conseguiram sobreviver porque teriam ficados presos no porão do navio, o que gerou um alerta também para a vigilância sanitária, preocupada com o consumo dessa carne.
A comunidade reclama que vem sofrendo os efeitos dos danos provocados ao meio ambiente, à economia da cidade e à vida dos moradores. Centenas de bois mortos estão sendo levados pelas águas do rio Pará para as margens da praia de Vila do Conde, onde estão ficando encalhados na areia. Máscaras respiratórias estão sendo distribuídas para a população para evitar contaminação.
Bois Barcarena Naufrágio (Foto: Guilherme Mendes/TV Liberal)
Os moradores afirmam ainda que a barreira de contenção que isolava a área do naufrágio rompeu-se na noite do domingo (11), causando um forte mau cheiro por conta da decomposição dos animais e do óleo que se espalhou pelas águas do rio Pará.
No distrito de Vila do Conde, com 8 mil moradores, os comerciantes da beira da praia fecharam as portas e os pescadores se recolheram. Moradores afirmam que não há condições de trabalho com as praias interditadas e que as nódoas de óleo mancham as águas e a areia por mais de três quilômetros.
"Nós vivemos da praia. É daqui que sai comida, bebida, água, pão, tudo. Essas empresas vêm pra cá, derramam as coisas e quem paga o pato somos nós. Quem vai botar comida na minha mesa se não posso mais pescar? Quem vai sustentar os filhos da Dona Maria se ela não tem mais freguês na barraca com a praia fechada? Alguém tem que fazer alguma coisa e esse alguém é a CDP e os donos do barco e dos bois", reclama Adauto Lopes, um dos pescadores entre os mais de 500 que participaram da audiência pública ocorrida quinta-feira (8), no centro comunitário da cidade.
Bois Barcarena Naufrágio (Foto: Guilherme Mendes/TV Liberal)
Órgãos competentes querem que os animais sejam retirados o quanto antes e levados para um local adequado. Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi enviada na também manhã desta segunda-feira para Barcarena com o objetivo de acompanhar o andamento das ações por parte da empresa. "Forçar que as empresas resolva o problema retire toda essa carcaça que chega as praias enquanto não se resolve ela deve ficar em contêineres”, disse o secretário da Semas, Luiz Fernandes.
Equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros tentam conter vazamento de óleo nas águas do rio Pará após naufrágio com 5 mil bois vivos em Barcarena. (Foto: Guilherme Mendes/TV Liberal)
A Companhia Docas do Pará (CDP) informou que as determinações judiciais já estão sendo cumpridas, mas que a retirada, transporte e incineração dos bois foi suspensa no final da tarde do domingo porque pessoas da comunidade obstruíram a rodovia que dá acesso às valas, que foram cavadas para que fosse feito o descarte e a queima dos animais em decomposição. O serviço completo de limpeza na área tem previsão de duração de até 6 meses.
A Semas informou que aumentou de R$ 200 mil para R$ 1 milhão a multa diária caso a CDP e todas as empresas envolvidas direta e indiretamente no naufrágio do navio boiadeiro em Vila do Conde, Barcarena, não cumpram as exigências da secretaria para conter o impacto ambiental provocado pelo incidente, ocorrido no último dia 6. No local do naufrágio, o navio submerso permanece atracado e sobre ele há quase 50 bois mortos.
Mancha Óleo Barcarena Naufrágio Bois Morrem (Foto: Reprodução/TV Liberal)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mergulhadores estão na área afetada trabalhando para a contenção do vazamento e tentando evitar que a mancha de óleo se espalhe ainda mais pelo rio Pará.
A prefeitura de Barcarena informou que está dando o apoio aos moradores da cidade desde o incidente.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...