19 de setembro de 2015

PM É MORTO A TIROS NA FRENTE DA MULHER NO RN

Um soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (18), em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Márcio de Souza Costa, de 38 anos, tinha acabado de deixar os dois filhos na casa de uma amiga da família na rua Parque dos Igarapés, bairro Nova Esperança. Na saída, foi baleado na frente da mulher por dois homens em uma moto. A mulher não foi atingida por nenhum disparo.

Soldado Márcio Costa foi executado nesta sexta (18), em Parnamirim (Foto: Divulgação/PM)

O policial e a mulher estavam dentro do carro quando dois homens chegaram em uma moto. Enquanto um deles desce com a arma em punho, o outro abre a porta do carro. O policial Costa sai do carro e tenta tomar a arma do bandido, que dispara cinco vezes. Após o crime, a dupla foge na moto.

A mulher do policial acionou a PM. Márcio Costa ainda foi socorrido em um carro da Polícia Civil, mas morreu a caminho do pronto-socorro.

Policiais da Delegacia de Homicídios fizeram a perícia no corpo do soldado. Segundo o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), o policial foi atingido por 5 tiros: dois no pescoço, um no rosto e dois no queixo. A Polícia Militar fez buscas pela dupla na região, mas até agora ninguém foi preso.

De acordo com a PM, Márcio Costa era evangélico e deixa a mulher e dois filhos pequenos, um de 8 e outro de 9 anos.

Márcio Costa trabalhava na companhia de policiamento de guardas na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo o supervisor de policiamento metropolitano, major Fábio Araújo, o soldado não tinha nenhuma punição disciplinar desde que inicou a carreira na polícia.

Do Blog: Revoltante!

RAPAZ DE 22 ANOS MATA NAMORADO DA MÃE DE 27 ANOS A FACADAS EM CIDADE DO RN

19-cam1Um jovem de 27 anos foi morto com golpes de faca na noite de sexta-feira (18), dentro de uma churrascaria de um posto de combustíveis, em São José do Campestre.


19-cam2Segundo informações, a vítima identificada foi João Paulo Félix da Silva, 22 anos, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O autor do crime foi identificado como, Armando Lucena de Medeiros Junior, 22 anos, natural de Patu.


O fato que motivou a briga entre vítima e acusado era um relacionamento amoroso entre a vítima e a mãe do acusado. Os dois se encontraram em uma seresta e armados de faca entraram em confronto.


O acusado foi socorrido e depois de liberado do hospital em Santo Antonio foi reconduzido até a delegacia em Campestre onde foi flagranteado e se encontra preso na cidade de Tangará enquanto aguardará uma vaga no sistema prisional da grande Natal. O Acusado responde a um processo por violência doméstica em Patu.


Fonte: O Paralelo.

ASSEMBLEIA VAI CRIAR FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

O deputado estadual Jacó Jácome (PMN) anunciou nesta sexta-feira (18), durante audiência pública na Assembleia em alusão à campanha nacional Setembro Dourado, a criação de uma Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil para a discussão e planejamento de ações voltadas ao tema. O parlamentar, propositor da discussão, revelou ainda outras ações com foco na prevenção do câncer infantojuvenil.


Iremos destinar uma emenda parlamentar para a promoção de campanhas educativas voltadas à prevenção da doença. Nós vamos fazer uma reunião com a direção da TV Assembleia e a Comunicação da Casa para solicitar o apoio na divulgação de ações voltadas para o combate do câncer infantojuvenil”, disse Jacó.


Em pronunciamento, o parlamentar revelou dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que apontam que 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, caso diagnosticados precocemente. “A oportunidade de cura para esses jovens é alta, desde que os atores públicos e sociais ofereçam as condições necessárias e adequadas para isso”, disse Jacó Jácome, que também alertou para que os pais permaneçam atentos ao comportamento dos seus filhos e aos sinais da doença.


No Rio Grande do Norte, a campanha Setembro Dourado vem sendo capitaneada pela Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Hospital Infantil Varela Santiago e Liga Norte-riograndense Contra o Câncer. Presente no debate, o diretor-presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, enalteceu a iniciativa do Legislativo potiguar e comemorou o crescimento da campanha. “Precisamos que os poderes constituídos se mobilizem, pois as atividades das instituições do terceiro setor devem ser complementares às ações públicas”, disse Rilder.


Segundo a coordenadora de desenvolvimento institucional do GACC, Natividade Passos, a campanha procura dar maior visibilidade aos sintomas da doença e à necessidade do rápido diagnóstico, além de cobrar ações públicas dos órgãos governamentais.


Sobre as ações públicas de saúde voltadas às crianças, a secretária municipal de saúde de Natal, Ana Paula Queiroz, disse que o município tem investido na intensificação das medidas de prevenção ao câncer infanto-juvenil e das tradicionais ações de saúde. “A nossa prioridade é na atenção primária. Hoje mantemos um programa chamado ‘Saúde na Escola’ que abrange cerca de 25 mil alunos com ações preventivas”, comentou.


De acordo com a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Senei da Rocha, “o momento é rico por reunir o diálogo de vários setores”. Já a presidente da Liga Contra o Câncer disse que os debates e as campanhas farão a diferença para melhorar a expectativa de cura das crianças com câncer no Rio Grande do Norte.


A audiência contou com a participação ainda do presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Câncer da Câmara Federal, deputado Antônio Jácome (PMN), que relatou que o país registra 580 mil novos casos de câncer ao ano, matando cerca de 180 mil pessoas. “Se nem na assistência primária conseguimos equalizar essa questão, imagine no tratamento do câncer”, disse ele.


O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada e agentes públicos, como a vereadora de Natal Júlia Arruda (PSB), autora da lei municipal que institui o “Setembro Dourado”.

CHACINA! 4 JOVENS ENTREGADORES DE PIZZARIA FORAM MORTOS APÓS SAÍREM DO TRABALHO NESTA MADRUGADA DE SÁBADO EM SP

Os quatro jovens de 16 a 18 anos que foram mortos a tiros em Carapicuíba, na Grande São Paulo, nesta madrugada de sábado, (19), eram entregadores de uma pizzaria, localizada na Rua José Fernandes Teixeira. Eles tinham acabado o turno e conversavam em frente ao local de trabalho quando levaram os tiros.

4478819_x360

Segundo uma testemunha que estava junto com os jovens e conseguiu fugir, um carro com quatro homens parou no local e começou uma discussão entre eles. Uma das pessoas do carro teria sacado uma arma e efetuado os disparos. Quando a polícia chegou no local, as vítimas estavam de bruços. Os tiros foram efetuados principalmente na cabeça. Nenhum dos jovens tinha passagem pela polícia.

Segundo a Polícia Militar, eles conversavam à 0h20 deste sábado quando foram atacados por pessoas dentro de um carro cinza. Os quatro morreram no local.

Dois tinham 16 anos, um tinha 17 e o outro 18, segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Osasco, onde estão os corpos.

A Secretaria de Segurança Pública informou que "a equipe policial está em busca de testemunhas e de imagens que possam auxiliar no esclarecimento dos crimes".

CHUVA DE GRANIZO CAUSA ESTRAGO EM 50 CIDADES DO RS

A chuva de granizo que atingiu quase todas as regiões do estado nos últimos dias causou danos em 50 municípios gaúchos, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual divulgado na tarde desta sexta-feira (18). Já são 3.809 famílias e 16.196 pessoas afetadas.

Granizo registrado em Tapejara, no Norte do RS (Foto: Maurício Mezomo/arquivo pessoal)

Ao todo, são 16 municípios com residências atingidas. Entre os mais afetados são Novo Hamburgo, Taquara e Sarandi. Só em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, o telhado de quase 900 casas foi danificado, segundo a Defesa Civil Municipal.

Na tarde desta sexta, um deslizamento de terra provocou bloqueio parcial na BR-101, em Terra de Areia, no Litoral Norte. Um das faixas da rodovia ficou interrompida por mais de quatro horas e foi liberada por volta de 16h30.

Em Novo Hamburgo, a chuva de granizo durou cerca de 20 minutos. Os moradores ficaram assustados. “Foi horrível. Começou a cair quebras as telhas tudo. Cheguei em casa, meu bebê especial estava vendo TV, e a água jorrando em cima dele. Foi ‘brabo’ mesmo”, relatou o porteiro Mauro Machado dos Santos.  

Os moradores foram surpreendidos pelo temporal por volta das 22h de quinta-feira (18). A Defesa Civil de Novo Hamburgo providenciou 5 mil metros de lona para distribuir para as famílias atingidas. O bairro mais atingido foi o Santo Afonso. Em algumas casas, o prejuízo foi grande.

 

ASSEMBLEIA PROMOVE NO DIA 28 DE SETEMBRO EVENTO “RN PELA TRANSPOSIÇÃO”

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove na segunda-feira (28), a partir das 9h, o evento “RN pela Transposição” para discutir o andamento da obra de transposição do rio São Francisco no Nordeste. Evento é uma iniciativa do Poder Legislativo estadual, Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia, Frente Parlamentar da Água e da Comissão Temporária do Senado Federal para Acompanhamento das Obras da Transposição e vai contar com a presença confirmada do ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi.


A seca tem trazido sofrimento para os norte-riograndenses, principalmente nos municípios aonde o colapso de água chegou no nível mais crítico. Este debate será um momento importante para discutirmos juntos  ações definitivas para combater a crise hídrica no nosso Estado”, justificou o presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

Além do ministro da Integração Nacional, estarão presentes representantes do poder executivo estadual, deputados estaduais, federais, senadores, além de vereadores e prefeitos dos municípios potiguares. Em paralelo ao evento, acontece exposição fotográfica retratando a seca no sertão potiguar, assinada pelo fotógrafo Canindé Soares.

Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte criou o Comitê de Ações de Combate à Seca e a Frente Parlamentar da Água. O assunto foi tema de audiências públicas e debates entre os deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e autoridades políticas do Nordeste. Entre as soluções encontradas pelos parlamentares, está o acompanhamento, por parte dos 24 deputados estaduais, das obras de transposição do rio São Francisco para que as águas cheguem ao Rio Grande do Norte.

HOMEM DE “SETE VIDAS” É ASSASSINADO DENTRO DE CASA EM CAICÓ NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA, (18)

IMG-20150919-WA0000Um jovem identificado como Wallace, morador do bairro Barra Nova (Casas Populares), foi vitima de pelo menos três disparos de arma de fogo nesta noite de sexta-feira, (18), em Caicó.


Segundo as primeiras informações, a vítima foi atingida dentro da casa onde morava por pelo menso três disparos, o Samu foi acionado, mas a vítima não resistiu e veio a óbito ainda no interior do imóvel.


Segundo informações de familiares, a vítima dormia no interior da residência, quando o assassino aproveitando que a porta estava aberta entrou e atirou quatro vezes na cabeça da vítima, não dando chance de reação.


Wallace já tinha sofrido várias tentativas de homicídio e já teve algumas passagens pela polícia, devido a essas várias tentativas de homicídio ocorrida contra ele, algumas pessoas diziam que ele tinha sete vidas.

Segundo informações o acusado após atirar contra a vítima fugiu em direção ao rio Barra Nova.

Fonte: Caicó Digital.

DETRAN ABRE SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO COM ATIVIDADES EM FAIXA DE PEDESTRES

O Detran abriu a Semana Nacional de Trânsito (SNT), às 7h desta sexta-feira (18), com um Comando Educativo que foi realizado no cruzamento das avenidas Salgado Filho com a Bernardo Vieira. A atividade marcou o início da sequência de ações de educação de trânsito que serão desenvolvidas pela equipe de técnicos do Órgão em Natal e no interior do Estado, no período de 18 a 25 deste mês.

detran

A movimentação contou com a participação de 20 técnicos lotados na Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, que abordaram os motoristas distribuindo brindes educativos e folders com informações referentes a não utilização de celular enquanto dirige. A ação foi reforçada pela trupe de teatro do Detran, onde os atores utilizaram a faixa de pedestres para passar mensagens de segurança e gentileza no trânsito. O tema “Seja você a mudança no trânsito”, trabalhado na SNT deste ano, foi abordado junto aos condutores e pedestres que transitavam no local durante a ação educativa.

As atividades foram acompanhada pelo diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, e pela coordenadora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Departamento, Débora Gurgel, que na oportunidade concederam entrevistas para emissoras de televisão locais.

MINISTRO LEWANDOWSKI VIRÁ A NATAL PARA LANÇAMENTO DAS AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

TSE JULGA PEDIDO DE REGISTRO DO PSDO presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, confirmou a vinda a Natal, no dia 9 de outubro, para o lançamento das audiências de custódia no Rio Grande do Norte. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Claudio Santos, assinará termo de adesão ao projeto do CNJ e o ministro Lewandowski deverá participar da primeira audiência de custódia, a ser realizada no prédio do antigo Grande Hotel, na Ribeira.

Nessa quarta-feira (16), o Pleno do TJRN aprovou a Resolução nº 18/2015, que disciplina o procedimento no âmbito do Judiciário potiguar. Com a sua implantação, os presos em flagrante deverão ser apresentados a um magistrado em um prazo de até 24 horas após a lavratura do seu auto de prisão, para que o juiz faça uma análise inicial sobre a legalidade do procedimento e a necessidade de sua permanência na prisão ou a imposição de medidas alternativas ao cárcere.

Atualmente, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, com mais de 600 mil detentos. Deste, 41% são presos provisórios, pessoas que estão encarceradas mas ainda aguardam julgamento pela Justiça.

O CNJ iniciou a implantação das audiências de custódia em fevereiro, no estado de São Paulo. Desde então o procedimento já foi implantado em 19 estados da federação e já resultou na liberação de mais de 6 mil pessoas, apresentando uma média de soltura de 50% dos casos. Importante destacar que a liberdade concedida em nada afeta o prosseguimento do processo a ser respondido pelo acusado.

Segundo estimativas do CNJ, o procedimento proporcionou a economia de cerca de meio bilhão de reais aos cofres públicos ao evitar a manutenção no sistema carcerário dos presos em flagrante por crimes de menor potencial ofensivo.

A estimativa é de que, em um ano, a economia alcance R$ 4,3 bilhões, segundo levantamento do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ.

Controle

Para o presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, a resolução reflete a necessidade sentida pelo Poder Judiciário de impor, com maior rigor e atenção, o controle de legalidade das prisões em flagrante, principalmente pela situação de caos experimentada no sistema penitenciário do RN, com superlotação nos presídios e condições precárias de infraestrutura. Um dos objetivos é conter o número de prisões desnecessárias – Claudio Santos lembra que são registrados, em média, 10 flagrantes por dia na capital.

O desembargador destaca ainda que o normativo vem a apoiar a necessidade de imediata apresentação do preso à autoridade policial, como forma de garantir sua integridade física e psíquica.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...