12 de agosto de 2016

PAPA FRANCISCO FAZ VISITA SURPRESA A EX-PROSTITUTAS EM ROMA

O Papa Francisco surpreendeu 20 ex-prostitutas ao bater na porta da casa de acolhida onde vivem, em Roma, para uma visita e uma conversa, com motivo da "Sexta-feira da Misericórdia", informou o Vaticano em um comunicado.
 
 
 
Papa Francisco beija membro da comunidade Papa João XXIII em Roma (Foto: Osservatore Romano/Handout via Reuters)
 
 
O pontífice, que classificou repetidamente o tráfico humano por trás de parte da prostituição como um "crime contra a humanidade", se sentou com o grupo, que incluía quatro mulheres da Albânia, sete da Nigéria e seis da Romênia. As outras três eram da Itália, Tunísia e Ucrânia, segundo o comunicado.
 
 
As moradoras, todas na faixa dos trinta anos, foram acolhidas pela associação católica Comunidade Papa João XXIII após serem resgatadas de redes de tráfico humano para prostituição.
 
 
 
Papa Francisco conversa com ex-prostitutas em Roma (Foto: Osservatore Romano/Handout via Reuters)
 
Francisco, de 79 anos, escutou durante mais de uma hora as histórias das ex-escravas sexuais, que "sofreram graves abusos físicos e vivem sob proteção", informou o Vaticano.
 
 
A visita ocorreu no âmbito do que Francisco chama de "Sextas-feiras da Misericórdia", nas que realiza atos não programados de piedade, generalmente perto de Roma, durante o ano do Jubileu que convocou em dezembro passado e durará até novembro.
 
 
Nos primeiros meses de 2016, o pontífice visitou um lar para idosos e pessoas em estado vegetativo, uma casa de reabilitação para viciados em drogas e um centro de refugiados, antes de viajar, em abril, para a ilha grega de Lesbos, onde visitou requerentes de asilo.
 
 
Depois disso, o papa visitou doentes mentais e padres idosos, além de crianças doentes na Cracóvia, onde esteve em julho para a Jornada Mundial da Juventude.

ESTADO INVESTE R$ 28,7 MILHÕES EM PROJETOS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA E INCLUSÃO PRODUTIVA

O Governo do Estado destina R$ 28,7 milhões em investimento para projetos de acesso à água e inclusão produtiva em todo o Estado. Os convênios foram assinados nesta sexta-feira (12) pelo governador Robinson Faria com 135 associações de produtores de 55 municípios.
 
 
 

 
 
Os investimentos vão beneficiar 19. 935 pessoas nas regiões do Vale do Açu, Oeste, Agreste Litoral, Alto Oeste, Potengi, Seridó e Trairi.
 
 
Os recursos serão empregados principalmente em perfuração de poços, rede de adução e distribuição, dessalinização e instalação de reservatórios. Os associados passaram por curso de capacitação para a gestão dos convênios.
 
 
 
 
Estamos aqui firmando convênios que atendem as necessidades definidas por vocês. Estamos trabalhando para permitir o acesso à água e à produção quando vivemos um dos momentos mais difíceis devido aos cinco anos consecutivos de seca e à crise econômica do país”, afirmou Robinson Faria. Ele acrescentou que “mesmo diante das dificuldades, o governo trabalha forte para superar as dificuldades e atender o que o povo quer. Hoje 55 associações estão sendo atendidas, são milhares de norte-riograndenses que vivem o drama da seca. O governo está efetivando ações que vão ajudar vocês a enfrentar a falta de água e a produzir”, declarou o governador, no ato de assinatura dos convênios no auditório da Escola de Governo.
 
 
O evento contou com a presença da secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS) Julianne Faria, de associados em todos os municípios e onze prefeitos.

COVARDIA! MULHER É MORTA COM TIROS NA CABEÇA NO RN

Uma mulher de 21 anos foi assassinada a tiros na noite desta quinta-feira (11) em frente a uma academia no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Mykaella Ruanna Pereira Fagundes estava conversando com uma amiga quando foi baleada na cabeça. O ex-namorado da vítima é o principal suspeito do crime.
 
 
 
Mykaella Ruanna foi morta com 5 tiros na cabeça  (Foto: Arquivo pessoal)
 
 
Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 20h30. Mykaella e uma amiga estavam em frente a uma academia quando um carro prata se aproximou e o criminoso que estava no banco do passageiro atirou. A amiga não foi atingida, mas Mykaella levou cinco tiros na cabeça.
 
 
A vítima trabalhava como diarista. A mãe da jovem informou à polícia que a filha havia terminado recentemente com o namorado, que está preso. O detento teria ligado para Mykaella para avisar que mandaria dinheiro para o filho do casal, que tem 3 anos. Na hora marcada do encontro para receber a quantia, os criminosos atiraram na mulher.
 
 
A Polícia Civil vai investigar se o crime tem mesmo motivação passional. Até o momento ninguém foi preso.

JULGAMENTO FINAL DE DILMA NO IMPEACHMENT COMEÇA NO DIA 25

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff foi informada nesta sexta-feira (12), por meio de uma notificação entregue no Senado, que o julgamento final da petista no processo de impeachment começará às 9h do dia 25 de agosto. A data foi definida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que comandará o julgamento.
 
 
 
 
 
 
A notificação, assinada por Lewandowski, convoca Dilma ou seus advogados a comparecerem na sessão marcada para o dia 25. Um funcionário do Senado foi ao Palácio da Alvorada, onde a presidente afastada reside, e entregou, às 16h05, uma notificação à petista sobre a data de início do julgamento.
 
 
 
O julgamento deverá ser interrompido no sábado (27) e no domingo (28). Depois disso, na segunda-feira (29) o julgamento será retomado com o depoimento de Dilma Rousseff, caso ela decida comparecer ao Senado. Senão, será lida uma manifestação da petista pelo seu advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo. Depois, acusação e defesa vão debater o processo.
 
 
Cardozo não quis antecipar se a presidente afastada vaicomparecer ao julgamento final.
 
 
Na terça-feira (30), os senadores deverão fazer a última discussão sobre o processo. A votação final aconteceria após a discussão entre os parlamentares. Dependendo da duração dos debates, a votação em si pode acontecer na quarta-feira (31), e não no dia anterior.
 
 
O calendário oficial do julgamento será divulgado após reunião de Lewandowski com líderes partidários do Senado e com o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
 
Para Dilma ser afastada definitivamente, são necessários os votos de pelo menos 54 senadores. Caso contrário, o processo será arquivado e a petista reassumirá a Presidência da República.

ROBINSON ASSINA ORDEM DE SERVIÇO NO HOSPITAL DA PM

O governador Robinson Faria assinou na manhã desta sexta-feira (12), a ordem de serviço para a instalação do sistema de climatização do Hospital Coronel Pedro Germano (conhecido como Hospital da Polícia), em Natal. A partir de agora, será possível retomar as obras da unidade hospitalar, que estão com 87% dos serviços executados. Após a assinatura, o governador visitou o prédio e a sala onde já está instalado um novo equipamento de Tomografia.
 
 

 
Robinson Faria destacou que quando estiver pronta, a unidade suprirá a demanda de novos leitos de UTI no Estado. “O número de leitos aqui subirá de 65 para 130. Assim, passará a ter 10 leitos de UTI adulto e 10 de UTI Neonatal. Nesse hospital, também faremos um centro de diagnóstico para a realização de exames. Com o empenho de nossa equipe, queremos entregar este centro pronto até o final do ano, oferecendo melhores serviços de saúde para a população”, ressaltou o governador.
 
 

Estão em funcionamento os setores de clínicas médicas, farmácia, núcleo de residência em saúde e administrativo. Os aparelhos de ultrassonografia e de endoscopia também já estão sendo utilizados. Em andamento, estão o centro cirúrgico, UTI Adulto e Neonatal, maternidade, Setor de Imagem e laboratório de Análises Clínicas. Com a ampliação, a área do hospital passará de 2.075m² para 6.302m².
 
 

 
A secretária de Saúde, Eulália Albuquerque, informou que em breve serão iniciados mutirões de cirurgias eletivas de hérnia e vesícula com a estrutura já existente no local.
 

Participaram da assinatura os secretários de Infraestrutura, Jader Torres; e de Segurança, Ronaldo Lundgren. Também estiveram presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, Dancleiton Pereira Leite e o Diretor de Saúde da PM, Coronel Roberto Galvão.

POLÍCIA FECHA CERCO CONTRA EX-MARIDO QUE MATOU SOCORRISTA DO SAMU A FACADAS NO INTERIOR DO RN

A Polícia Militar intensificou as buscas para localizar e prender o assassino da atendente de enfermagem do SAMU, Ana D'avila Oliveira, que foi morta a facadas dentro de sua residência, pelo seu ex-companheiro, identificado inicialmente por Josinaldo, conhecido como Vaqueiro.
 
 
 
Segundo informações da PM, Josinaldo foi visto circulando entre as comunidades de Boa Vista, Mundo Novo e Chaves Belas, na divisa dos municípios de Lajes Pintadas e São Tomé.



Policiais seguiram um irmão dele que estava levando água e comida em uma moto para o acusado. Quando percebeu que estava sendo seguido, o irmão soltou a moto e também entrou na mata. A motocicleta, a mesma utilizada na ocorrência de ontem, foi recuperada.

EX-PREFEITO DE OURO BRANCO, “ZÉ BRAÇO” E EX-VEREADOR, EDIWILSON AGORA ESTÃO ELEGÍVEIS, DIZ STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 10 de agosto que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas somente pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer às eleições de outubro. De acordo com o entendimento firmado pela Corte, os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa se tiverem as contas reprovadas pelas câmaras municipais. Com essa decisão, o ex-prefeito de Ouro Branco José Batista de Lucena, que teve sua candidatura dificultada por ter tido problemas e ter seu nome listado pelo Tribunal de Contas do RN na eleição de 2012, agora poderá concorrer inclusive ao pleito desse. A decisão também favorece o ex-presidente da Câmara de Vereadores Ediwilson Azevedo. Os dois são, portanto, FICHAS LIMPAS, por todos os critérios de lei. 
 
 

No julgamento, por 6 votos a 5, a maioria dos ministros entendeu que a decisão dos tribunais que desaprova as contas do governo deve ser tratada apenas como um parecer prévio, que deve ser apreciado pelos vereadores. Para os ministros, o Legislativo local tem a palavra final sobre a decisão que rejeita ou aprova as contas. Dessa forma, somente após decisão desfavorável dos vereadores, um candidato pode ser impedido de concorrer às eleições. No caso do ex-prefeito Zé Braço, suas contas foram todas aprovadas pela Câmara Municipal de Ouro Branco e assim nem ele nem o ex-presidente da Câmara de Vereadores Ediwilson apresentam mais qualquer problema que os impeça de serem candidatos.
 
 
 

A Lei da Ficha Limpa diz que as pessoas que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão. Seguiram o entendimento os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente, Ricardo Lewandowski.
 
 
 

A decisão põe arrepios no sistema situacionista, com a possibili
dade de, em caso de renúncia registrada de algum candidato do PSD, entrarem em jogo Zé Braço e Ediwilson, considerados os maiores e mais temidos adversários ao sistema da prefeita. Resta agora o ex-prefeito de Ouro Branco, Zé Braço, solicitar reconhecimento de condição de elegibilidade junto à Justiça Eleitoral, para, em caso de renúncia registrada de algum candidato, caso o mesmo deseje, entrar na disputa por um cargo na política de Ouro Branco, já que está com seus direitos políticos plenos novamente.

PARAIBANA É PRESA POR SUSPEITA DE TER COMETIDO MAIS DE 50 FURTOS

Uma mulher de 34 anos foi presa suspeita de ter cometido mais de 50 crimes em Campina Grande, agindo principalmente em escolas, igrejas, clínicas e academias. A prisão foi realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos da cidade, nesta quarta-feira (10), e conforme a Polícia Civil (PC), a acusada abusava da confiança das vítimas para praticar os crimes de roubo e furto, chegando a se passar por diarista em alguns casos. As informações foram repassadas durante uma coletiva de impressa na manhã desta quinta-feira (11).
 
 
 
 
 
 
De acordo com o delegado de roubos e furtos, Cristiano Santana, Aluska Ferreira de Araújo foi vista nas imagens das câmeras do circuito de segurança dos estabelecimentos assaltados. “Conseguimos levantar várias provas contra a suspeita, inclusive, tivemos o subsídio das imagens de circuito de câmeras dos estabelecimentos, que flagraram vários delitos. Ela agia de diversas formas, muitas vezes se passava por diarista, era contratada e levava tudo das residências. Nas igrejas, academias e escolas fazia amizade com as vítimas e depois realizava os furtos”, explicou.

FALA DE MINISTRO DA SAÚDE PROVOCA CRÍTICAS DA PRÓPRIA FILHA

A declaração do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que os homens vão menos ao médico porque trabalham mais, levou a própria filha do ministro, a deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros (PP-PR), a criticar a afirmação do pai nesta quinta-feira (11). “Trabalhamos 5 horas a mais na semana que os homens”, reagiu a filha, acrescentando ainda que as mulheres fazem “jornada dupla de trabalho, quando voltam para casa”.
 
 
 
Deputada Maria Victoria criticou declaração do pai, o ministro da Saúde Ricardo Barros (Foto: G1)
 
 
 
A fala do ministro também ocorreu nesta quinta, durante anúncio da criação de um plano para aumentar as estatísticas de atendimento a homens na rede pública de saúde do Brasil. Para Barros, os homens vão menos aos serviços de saúde porque trabalham mais. “Eu acredito que é uma questão de hábito. Os homens trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para a saúde preventiva. Isso precisa ser modificado”, disse.
 
 
A filha reagiu à declaração do pai no início da noite, e a bronca foi parar no Facebook. Maria Victoria postou um vídeo criticando a fala do pai em seu perfil na rede social.
 
 
Hoje eu tive que dar um ‘puxão de orelhas’ no meu pai, que deu a entender que os homens trabalham mais que as mulheres...”, postou a deputada.
 
 
No vídeo, Maria Victoria afirma que “não é preciso dados para provar que as mulheres trabalham muito”.
 
 
Do Blog: Concordo plenamente com ela!

POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE MATOU MULHER A FACADAS NA FRENTE DOS FILHOS NO RN

Policiais civis e militares de São Rafael/RN, conseguiram prender em flagrante delito a pessoa de João Batista da Costa, acusado de matar a golpes de faca na noite desta quarta-feira em São Rafael/RN sua companheira de nome Josefa Ferreira da Silva, 41 anos de idade.
 
 
 


O acusado estava escondido por trás da residência do casal e populares ao o avistarem teriam informado aos policiais civis que realizavam diligências com os policiais militares desde a hora do sinistro. João Batista foi preso e conduzido à presença do Delegado plantonista em Caicó/RN para serem feitos os procedimentos cabíveis e responder por esse crime bárbaro que chocou a população de São Rafael/RN. O acusado não ofereceu resistência e apresentava está em estado de embriaguez.


O casal vivia junto há algum tempo, eram constantes as agressões por parte do acusado à vítima que deixa três(3) filhos pequenos.


 Fonte: PM São Rafael.

GOVERNO FINALIZA OPERAÇÃO TAPA BURACO EM TRECHO DA RN-160

O Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) finaliza nesta quinta-feira (11) a operação Tapa Buraco na RN-160. O trecho recuperado contempla 16 km, com início na BR-406 (Igapó/Natal), passando pelo município de São Gonçalo do Amarante até Macaíba. O trecho é utilizado para acesso ao aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, além de municípios como Vera Cruz, Lagoa de Pedras e Santo Antônio. Diariamente, cerca de 3 mil veículos trafegam pelo local.
 
 
 


 
De acordo com o diretor geral do DER, General Ernesto Fraxe, as obras trazem mais segurança para quem passa constantemente pela via. “É um serviço de manutenção regular e de caráter permanente que oferece uma melhor estrutura e conforto aos usuários”, ressaltou Fraxe.
 
 
 

 
 
O projeto de restauração geral deste trecho que prevê o alargamento da via, construção de acostamento e pavimentação foi concluído e a licitação para execução das obras será aberta nos próximos dias. O DER continua a operação Tapa Buraco na RN-160 em direção à cidade de Vera Cruz.

JUIZ SUSPENDE SESSÃO DA CÂMARA DE CAICÓ QUE REPROVOU CONTAS DE ROBERTO GERMANO

Está suspensa a sessão que a Câmara Municipal de Caicó reprovou as contas do prefeito Roberto Germano. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (11) pelo juiz André Melo. Ele julgou um pedido de contestação do prefeito, e deferiu a tutela de urgência de natureza antecipada, suspendendo os efeitos do decreto legislativo.

Portanto, não observado o devido processo legal administrativo pela Câmara Municipal de Caicó antes da elaboração do Decreto Legislativo nº 102/2015, devem os efeitos desse ato serem suspensos, até que o julgamento das contas seja precedido do procedimento previsto regularmente no Regimento Interno da Câmara Municipal de Caicó, assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa em cada fase“, diz um dos trechos da decisão.

Na ação, Roberto Germano alegou que em sessão ordinária, datada de 14 de outubro de 2015, a Câmara Municipal de Caicó se reuniu para votar o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, concernente às suas referente ao exercício de 2004, tendo redundado tal sessão na lavratura do Decreto Legislativo nº 102/2015, que manteve o referido parecer e rejeitou as suas contas, já que não foram alcançados os dois terços para rejeitar o parecer e aprovar as contas.

Também alegou que pela forma como se deu a votação e aprovação do referido Decreto Legislativo, ora impugnado, este estaria eivado de ilegalidades, já que não só não foi remetido para análise e parecer pela Comissão de Finança e Orçamento da Câmara, regimentalmente competente para analisá-las e emitir parecer, como também não teria sido assegurado o devido processo legal com o corolário princípio do contraditório na referida comissão.

 

RODRIGO MAIA CONTESTA CRÍTICAS SOBRE DATA PARA VOTAR CASSAÇÃO DE CUNHA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contestou nesta quinta-feira (11)  as críticas que tem sofrido desde que anunciou para o dia 12 de setembro a votação do processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia negou interferência do Palácio do Planalto no agendamento da votação e disse duvidar que não será alcançado quórum na data prevista para analisar o caso no plenário da Câmara.
  
 
 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comanda sessão no plenário da Casa (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
 
 
O processo disciplinar de Cunha, que tramitou no Conselho de Ética e depois na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estava pronto para votação antes mesmo de os deputados entrarem em recesso, em meados de julho. Após pressões de oposicionistas, Maia anunciou nesta quarta (10) a data da análise final do processo no plenário.
 
 
Adversários de Cunha questionam a demora para pautar o desfecho do processo. Deputados da oposição afirmam que 12 de setembro é uma data ruim por ser uma segunda-feira, quando o número de parlamentares presentes costuma ser baixo. Além disso, os oposicionistas reclamam que neste dia os deputados estarão envolvidos com as campanhas municipais, que estarão na reta final a menos de três semanas do pleito.
 
 
O líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), já disse que pretende apresentar um requerimento na próxima sessão deliberativa, prevista para o dia 22 de agosto, pedindo a convocação de uma extraordinária para votar o processo no dia seguinte. O pedido terá que ser colocado em votação por Rodrigo Maia – que não confirmou se pretende fazer isso – e depois aprovado pela maioria dos deputados.
 
 
O quórum baixo, teoricamente, é uma vantagem para Eduardo Cunha tentar escapar da cassação, na medida em que são necessários pelo menos 257 votos a favor do parecer do Conselho de Ética que recomenda que ele perca o mandato de deputado.
 
 
Rodrigo Maia, no entanto, disse não acreditar que isso vá acontecer. “Duvido [que haverá baixo quórum]”, respondeu ao ser confrontado com as queixas dos oposicionistas.
 
Fonte: G1.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...