5 de novembro de 2019

ONZE VEREADORES DE CIDADE PARAIBANA SÃO PRESOS POR DESVIO DINHEIRO PÚBLICO PARA VIAGEM

Onze vereadores e um contador da Câmara Municipal de Santa Rita, na Grande João Pessoa, foram presos nesta terça-feira (05), suspeitos de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.









Os parlamentares foram detidos durante a operação ‘Natal Luz’ do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).




De acordo com o delegado Allan Terruel, a operação teve início após o MP suspeitar da viagem dos vereadores, que usaram um seminário como justificativa para a ida a Gramado.




A empresa organizadora da viagem seria da cidade de Sergipe, o que fez a investigação ser iniciada. 




A operação contou com a participação da Gaeco da PB e do Rio Grande do Sul, além da Polícia Civil de Sergipe. De acordo com a operação, só em diárias foram gastos R$69 mil.




Ainda segundo Terruel, foi confirmado que os parlamentares forjaram o evento para realizar a viagem com dinheiro público. Os vereadores foram encaminhados para a Central de Flagrantes, em João Pessoa, onde aguardam a audiência de custódia, prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (5).

FALTA DE PAGAMENTO GERA CORTE DE ENERGIA DE PRÉDIOS PÚBLICOS DE CIDADE DO RN

A COSERN cortou nesta terça-feira (05) a energia de prédios públicos de Macau. De acordo com o prefeito Túlio Lemos, o débito soma mais de R$ 30 mil e é referente às contas de julho, agosto e setembro. 





Além do prédio da prefeitura, foi cortada a energia do mercado público, de uma quadra de esportes e da Escola Municipal João Penha Filho. A escola, inclusive, teve as aulas suspensas no período da tarde por causa da falta de energia. 




Em nota, o prefeito afirmou que a a ação da Cosern "surpreendeu a administração municipal que havia tentado uma negociação desde último dia 30". Ainda segundo o prefeito, uma nova negociação foi feita na tarde desta terça com a direção da Companhia e garantiu a religação da energia. 




Ele explicou que o atraso no pagamento é "decorrente da frustração de receitas, com as quedas na arrecadação e o consequente aumento no déficit orçamentário mensal, que tem comprometido o planejamento orçamentário da gestão". 


EX-SECRETÁRIO DE CIDADE DO RN É MORTO

Ex-secretário de Transportes do município de Tibau, na região Oeste potiguar, o motorista Luciélio Bento da Silva, de 36 anos, foi assassinado na manhã desta terça-feira (5), segundo informações da Polícia Militar do município. A vítima estava em uma oficina mecânica, quando foi atingida por cerca de 15 tiros de pistola. 




De acordo com a PM, a vítima estava em uma oficina mecânica, em frente a uma construção dele, quando dois homens chegaram de bicicleta e ao se aproximarem da vítima efetuaram vários disparos de pistola. 




Luciélio, que também era conhecido como "Helinho", chegou a ser socorrido pela PM para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu.





Ainda de acordo com a polícia, a vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio no ano passado, quando criminosos, armados de escopeta calibre 12, invadiram sua casa. Na ocasião, ele conseguiu fugir, mas ainda foi atingido com um tiro na mão. Ele já havia sido preso por porte de arma ilegal em 2016. 


Fonte: G1/RN.

JARDINENSE DR. MANOEL DE BRITO É HOMENAGEADO NO CENTENÁRIO DO SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO NA AL/RN

O Seminário de São Pedro completa seu primeiro centenário em 2019. Para celebrar a data, foi realizada nesta segunda-feira (04) uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, quando foram homenageados nomes de destaque na Igreja potiguar ou que fizeram parte da história da instituição. O evento foi proposto pelos deputados Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente do Legislativo, e Cristiane Dantas (SDD).










Coube ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, falar em nome dos homenageados. “Celebrar esta data é comemorar e agradecer pela importância das raízes da nossa vocação e valoriza-la pelo que é, um dom precioso de Deus. Com frequência, acontece que urgências do cotidiano nos impedem de apreciar este tesouro que nos foi confiado. E terminamos por acostumarmos com isso sem conferir-lhe a devida importância. Assim vivemos este momento tão importante que passa para os anais da história desta Casa e de toda a arquidiocese”, disse.






A criação do Seminário de São Pedro se deu oficialmente em 15 de fevereiro de 1919 com o 2º bispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. Sua primeira turma contava com 12 alunos no Colégio Santo Antônio, ao lado da Igreja.






Dentre os homenageados, o ilustre jardinense, Dr. Manoel de Medeiros Brito, foi homenageado pessoal como ex-aluno e representando todos os ex-alunos leigos. Na oportunidade, o mesmo foi representado pelo seu filho, Dr. Gustavo Brito, haja vista que “Seu Manoel de Brito” se recupera de uma cirurgia.




Do Blog: Parabéns!

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO A TIROS NO RN

Um mototaxista de 24 anos foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (4) em Parnamirim, por trás do centro de treinamento do America. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas afirmaram que dois homens que estavam em uma moto se aproximaram, armados, e atiraram contra a vítima. Os criminosos teriam fugido sem levar nada.





O mototaxista foi identificado como Judson Wesley da Silva Lopes. De acordo com familiares que foram até o local, ele era um trabalhador e fazia seu ponto de mototáxi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.




O motivo de a vítima estar no local em que foi assassinada, bem como os motivos do homicídio ainda não foram esclarecidos. A investigação sobre o caso vai ficar a cargo da Polícia Civil.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA AMSO OFERECE CURSO DE CONTROLE INTERNO PARA SERVIDORES

A semana começou com mais uma capacitação oferecida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental-AMSO, nesta segunda-feira (4), em Currais Novos. O projeto que tem oferecido cursos de reciclagem desta vez tratou do tema "Controle Interno: eficiência e transparência da gestão". Coube ao auditor externo do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Ricardo Villaça, a condução do seminário. A ação foi possível através de uma parceria junto a Escola da Assembleia.








 

"Falamos do correto funcionamento de uma unidade de controle interno e a padronização de procedimentos para melhor eficiência da máquina administrativa. Na plateia pessoas de toda região, uma turma bem diferenciada com servidores da área contábil, administrativa, financeira, patrimônio... Controle Interno não é só a unidade de controle interno, mas a atividade de controle da administração pública, que é imprescindível para a gestão funcionar, que é o controle dos seus atos", contou Ricardo Villaça.




O próximo curso acontecerá dia 11 de novembro com o tema Redação Oficial.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...