3 de agosto de 2017

JUIZ DETERMINA QUE IBAMA DEVOLVA PAPAGAIOS APREENDIDOS AO DONO NO SERIDÓ POTIGUAR

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte determinou que o Ibama devolva dois papagaios apreendidos ao proprietário deles. Os animais estavam com o autor da ação há 15 anos.
 
 
 
 
A ordem foi do juiz Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, que atua na 9ª Vara Federal, na subseção de Caicó, região Seridó potiguar.
 
 
 
 
Na decisão, o magistrado observou que a posse de animal silvestre, sem autorização ou permissão da autoridade competente, é uma infração ambiental. Porém chamou atenção para o fato de que as aves estão com o autor da ação há 15 anos e não existe qualquer relato de maus-tratos.
 
 
 
 
Ele ainda levou em conta que colocar os animais de volta ao meio ambiente depois de tanto tempo poderia resultar em "dano irreversível para a própria ave, que possivelmente sequer saberia lutar por sua sobrevivência no habitat natural respectivo".
 
 
 
 
Para concessão a tutela antecipada, o juiz também ressaltou que não há notícias de que a espécie esteja ameaçada de extinção.
 
 
Foto: Ilustração.

PRESOS SERRAM GRADES FOGEM DE CADEIA NA REGIÃO NO INTERIOR DO RN

Sete presos escaparam do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pau dos Ferros, na região Oeste potiguar. De acordo com a direção da unidade, a fuga aconteceu na madrugada desta quinta-feira (3). Ninguém foi recapturado.
 
 
 
 
 
 
 
 
O diretor do CDP, Laiw Anderson Peixoto Soares, informou que os detentos serraram as grades da cela II, no térreo do prédio, para ter acesso ao hall. “Depois serraram a grade que dá para a área externa e pularam o muro”, detalhou Soares.
 
 
 
 
De acordo com ele, atualmente, após a fuga, há 61 homens encarcerados no Centro de Detenção. A capacidade é de 35 presidiários. O CDP funciona no mesmo prédio da DP do município e também da delegacia regional.
 
 
Foto: Divulgação/PM. 

MAIA DIZ QUE OS QUE VOTARAM CONTRA TEMER PODEM APOIAR REFORMAS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, contou nesta quinta-feira (3) que falou "rapidamente" por telefone com Michel Temer depois da votação que barrou o avanço da denúncia de corrupção contra o presidente (veja vídeo abaixo). Ele voltou a dizer que será preciso recompor a base para aprovar as reformas e que não acredita que quem foi favorável à denúncia necessariamente votará contra reformas.
 
 
 
 
 
 
 
"Ele [Temer] ligou para agradecer a condução da sessão e eu disse que era meu papel", disse Maia antes em um hotel na Zona Oeste de São Paulo. Ele viajou à capital paulista para participar da 4ª Conferência Anual sobre Macroeconomia e Estratégia no Brasil, evento promovido por uma companhia financeira multinancional e do qual também participou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
 
 
 
 
Maia fez uma avaliação da sessão presidida e do comportamento dos colegas deputados durante a votação: "Quando você tem um embate político, às vezes o clima fica um pouco mais quente do que deveria, mas acho que na média a Câmara cumpriu bem seu papel".
 
 
 
 
O presidente da Câmara também voltou a falar sobre a questão do desembarque de tucanos da base aliada. "Se você projetar um futuro, vê que para se votar as reformas, principalmente a da Previdência, o governo vai precisar reorganizar a base. Nesse ponto, é muito importante que se reorganize e se traga de forma unida o PSDB de volta para o governo".
 
 
 
Para Maia, o governo precisa recompor sua base com pelo menos 330 deputados para aprovar as emendas constitucionais, que demandam 308 votos, com certa folga. Ele mostrou otimismo em aumentar o número de aliados. "Deputados que votaram pela abertura da denúncia não necessariamente votarão contra as reformas, alguns já me disseram isso. Então, precisa ser construído isso", revelou.
 
 
 
 
Para ele, o que vai definir se o Brasil volta ou não a crescer é essa "reconstrução da base" parlamentar, especialmente com o apoio do PSDB.
 
 
 
 
"Acho que o ponto-chave nesse momento, já que a maioria dos partidos da base votou majoritariamente no governo, é você reorganizar com o PSDB. O PSDB é muito importante para a base do governo", acrescentou Maia.
 
 
 
 
Segundo ele, a questão da denúncia contra Temer "passou" e tem que ser deixada "para trás". "A Câmara decidiu rejeitar a denúncia, então foi uma decisão tomada. Daqui para frente nós temos que olhar o governo do presidente até final de 2018", explicou.
 
 
 

Maia disse ainda que a agenda da Câmara é agora a agenda do mercado e da geração de empregos, e não das grandes corporações. "Os investimentos privados é que vão recuperar o investimento no Brasil, recuperar a renda. Quando digo o mercado, digo isso. O mercado para mim são aqueles que vão gerar emprego para os brasileiros e que precisam, sim, olhar o futuro avaliando quais são os cenários em relação ao que o governo está propondo e o Congresso está propondo.".
 
 
 
 
 
Com o arquivamento das investigações contra Temer, Maia já traça planos para agilizar o trâmite de pautas de interesse do governo na Casa, como a reforma tributária: "Se puder avançar de forma paralela à da Previdência é bom também porque o Brasil é um país que perde muito em produtividade e segurança jurídica porque tem um sistema tributário muito complexo, difícil, que gera custos absurdos para o setor privado".
 
 

PREFEITURA E UFRN REALIZAM ATIVIDADES DO PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES EM JARDIM DO SERIDÓ

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó iniciou na última segunda-feira, 31 de julho, através de alunos e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atividades como parte do Programa Trilhas Potiguares.
 
 
 






Ao todo, serão realizadas, até o sábado (5), cerca de 20 ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município.
 
 
 

Nesta quinta-feira, a equipe realizou a confecção de uma horta com alunos do primeiro ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Medeiros Cunha, palestra sobre Economia Solidária nos sítios Catururé e Recanto. As atividades seguem à tarde e noite, com Oficina de Formação para Rádio Escolar com professores da Escola Municipal Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, às 17h, e uma palestra sobre Economia Solidária e Desenvolvimento com gestores das Oficinas de Costura do município, às 19h.
 
 
 
 
 

Já na sexta-feira (4), a equipe realizará plantação de mudas na Creche Modelo (7h), formação sobre Gestão Ambiental para Melhoria do Clima com equipe de servidores municipais (8h), entrega de kits de preservativos à Secretaria Municipal de Saúde (10h) e Oficina de Autoconstrução para trabalhadores da construção civil (18h). À noite, será realizada uma sessão cultural com participação da Banda Euterpe Jardinense e exibição do filme “O pequeno Príncipe”, às 18h na Casa de Cultura com entrada gratuita.
 
 
 
 

O Trilhas Potiguares é um Programa de Extensão para promover interação entre a UFRN e a comunidade de municípios do Rio Grande do Norte com até 15 mil habitantes.  A ação é realizada desde 1996 e, em 2017, 25 municípios forma contemplados, envolvendo mais de 350 alunos e 30 coordenadores entre professores e técnicos da Universidade.

FAMILIARES ACOMPANHAM BUSCAS A DESAPARECIDOS EM NAUFRÁGIO COM REBOCADOR NO PA

Familiares de dois dos nove tripulantes desaparecidos após o naufrágio de um rebocador da empresa Bertolini acompanham as buscas nesta quinta-feira (3) no local do acidente, que fica próximo ao munícipio de Óbidos, no oeste do Pará. O rebocador colidiu com um navio da empresa Mercosul na madrugada de quarta-feira (3).
 
 
 
 
 
 
 
 
Um comboio formado por um rebocador e nove balsas da empresa Bertolini afundou no rio Amazonas, próximo ao município de Óbidos, depois de bater com um navio da empresa Mercosul.
 
 
 
As embarcações seguiam em sentidos opostos, o navio estava indo para Manaus carregado de produtos diversos em container. O rebocador saiu de Porto Velho com destino à Santarém, carregado de grãos de milho. O acidente aconteceu por volta das 4h40 da manhã de quarta-feira (2).
 
 
 
A polícia civil vai abrir um inquérito para investigar se um erro de manobra ocasionou o acidente.
 
 
 
Militares da Capitania Fluvial de Santarém, além de mergulhadores do Corpo de Bombeiros saíram de Santarém na tarde de quarta-feira (2) para iniciar as buscas aos desaparecidos no município de Óbidos. As equipes de resgate e salvamento estiveram no local do acidente no fim da tarde, mas as buscas iniciam oficialmente nesta quinta.
 
 
 
Fonte: G1/PA - Foto: Marcos Cantuario/Sentinela TV.
 

GOVERNADOR BUSCA ALTERNATIVAS À REDUÇÃO DE INVESTIMENTO DA PETROBRAS NO RN

O Governador Robinson Faria se reuniu com o Diretor Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone, na manhã desta quinta-feira, 03, na sede da ANP, no Rio de Janeiro, para tratar sobre o processo de redução dos investimentos da Petrobras e os leilões de campos maduros no Rio Grande do Norte, previstos para o mês de setembro próximo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do Presidente da Potigás, Beto Santos, e dos representantes da cadeia produtiva do petróleo de Mossoró, o governador relatou os impactos econômicos da queda dos investimentos da Petrobras no Rio Grande do Norte e solicitou a democratização do acesso ao leilão para contemplar o empresariado local com o objetivo de melhorar os indicadores econômicos e a geração de emprego. "O desaquecimento das atividades econômicas relacionadas à exploração de petróleo abalou a economia de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Estou aqui para defender a geração de alternativas de enfrentamento à crise", cobrou Robinson Faria.
 
 
 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, defendeu uma participação maior do empresariado local no processo produtivo. "Compreende as exigências diante dos riscos inerentes à atividade. Mas o tamanho dos blocos excede a capacidade de investimento dos empresários locais", ressaltou. 
 
 
 
 
 
"Com o leilão dos poços, ainda mais produtores independentes terão acesso ao mercado do gás e a Potigás não pode perder esse movimento de vista. Vai alterar a dinâmica do mercado e a concessionária estará à frente para garantir a regularidade de suas operações", alertou Beto Santos.
 
 
 
 
O presidente da RedePetro/RN, Guthemberg Dias, destacou a importância da reunião de iniciativa do governador. "Vamos conversar com os empresários de acordo com os entendimentos com a ANP. A cadeia de Mossoró tem mão de obra qualificada e todas as condições de reativar e construir perspectivas de futuro a médio e longo prazo", garantiu.
 
 
 
 
 
 
O Diretor Geral da ANP, Décio Oddone, anunciou uma visita ao Rio Grande do Norte para tratar sobre o leilão e apresentou o cenário da "Rodadas de licitação 2017 - Potenciais Impactos no RN". A produção da Petrobras no RN caiu para 50 mil barris de petróleo/ dia e 1220 mil m3/ dia, segundo a média de junho de 2017. O Estado é o sexto produtor nacional de petróleo e gás com 4.161 poços produtores e 7.108 poços perfurados.
 
 
 
 
 
 
"Tudo que ouvi de vocês está 100% alinhado com o que estamos trabalhando. Estamos vivendo a maior transformação da indústria de petróleo da história do Brasil. A sociedade precisa entender os benefícios que esse novo momento pode gerar", complementou Oddone.

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA DE BANCO NO RN E USAM MORADORES COMO 'BARREIRA'

Criminosos explodiram um caixa do Bradesco na madrugada desta quinta-feira (3) na cidade de Parazinho, distante 116 quilômetros de Natal. Na fuga, os bandidos obrigaram moradores a ficarem no meio da rua para impedir a passagem de veículos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Moradores da cidade contaram que a explosão aconteceu por volta das 2h, e que seis homens arrombaram a agência. O prédio fica no centro da cidade.
 
 
 
 
A PM confirmou que foram três explosões e muitos tiros. Na fuga, a quadrilha rendeu um grupo de aproximadamente 15 pessoas. O pessoal foi obrigado a ficar na rua para bloquear a passagem de carros.
 
 
 
Ainda não se sabe se os bandidos conseguiram levar o dinheiro do terminal.

PREFEITO HUDSON BRITO RECEBE EQUIPE DE PRÓ-REITORES E COORDENADORES DO TRILHAS POTIGUARES DA UFRN

O Prefeito de Santana do Seridó, Hudson Brito recebe nesta quarta-feira, (02),  na prefeitura os Pró- reitores e coordenadores gerais do programa  'Trilhas Potiguares' da UFRN - Natal.
 
 
 
 

 

Na oportunidade, foi falado sobre os benefícios e qualificações que tais oficinas e projetos trazem para a população, e o prefeito Hudson Brito se mostrou muito satisfeito com o programa, e ainda expôs suas ideias de parcerias entre a UFRN e os municípios.
 
 
 
 
Por fim, como é padrão, a equipe e o prefeito plantaram um muda de árvore, símbolo do programa, e que será visitada novamente pela equipe no próximo ano, quando o município receberá o ‘Trilhas Potiguar’.
Do Blog: Parabéns!

PREFEITURA E EMATER REALIZAM LAUDOS DE VISTORIAS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2016/2017

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó em parceria com a Emater/RN, realizaram no período de 08 a 15 de julho as vistorias para verificação de perdas do Programa Garantia Safra. Foram visitados 20 agricultores para emissão de laudos, beneficiando 241 produtores que irão receber o valor de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais), dividido em cinco parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais).
 
 
 
 




O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), voltada para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. É um seguro que conta com a contribuição do agricultor, prefeitura, governos estadual e federal.



O direito ao benefício é dado aos agricultores que perderam pelo menos 50% da produção de culturas como feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. Para aderir ao programa também é preciso ser agricultor familiar, não ter renda familiar mensal superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo. Além disso, a área mínima plantada deve ser de 0,6 hectare e a máxima de 5 hectares. A adesão ao Garantia-Safra tem que ser feita antes do plantio.

FILHO FLAGRA ESTUPRO DA PRÓPRIA MÃE DE 65 ANOS, REAGE E QUEBRA O BRAÇO DO TARADO

Um homem de 53 anos foi preso em flagrante por estuprar uma idosa, de 65, com distúrbios mentais, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. O filho da vítima flagrou o abuso e lutou com o agressor, que foi preso por uma equipe da Polícia Militar.
 
 

 
 
 
 
 
 
O crime ocorreu em uma residência no bairro Balneário Mares do Sul. Um dos filhos da idosa encontrou a mãe e o homem sem roupas em uma rede na casa dela. A mulher, segundo ele, tem transtornos mentais e depende de ajuda para realizar atividades.
 
 
 
 
Ao notar a chegada do rapaz, o suspeito fugiu para um matagal próximo. A Polícia Militar foi acionada, foi até o local, realizou buscas, mas não conseguiu localizá-lo. Porém, mais tarde, ele retornou ao imóvel para buscar as roupas que havia deixado.
 
 
 
 
Ao invadir a casa novamente, o filho da idosa conseguiu detê-lo e os dois brigaram. A polícia foi chamada pela segunda vez e uma equipe chegou a tempo de conseguir prender o homem, que teve o braço quebrado durante a luta corporal, segundo registro.
 
 
 
 
A idosa foi levada para atendimento médico, enquanto que o suspeito foi encaminhado a um hospital antes de ser apresentado na Delegacia Sede da cidade. Pela Polícia Civil, o suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável e permaneceu preso.



Fonte: G1/SP - Foto: PM.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ SE REÚNEM PARA DISCUTIR PROCESSO DE TRABALHO E ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó realizou nesta segunda- feira (31), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, a reunião de matriciamento do mês de julho com as equipes da Estratégia de Saúde da Família.
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Os temas discutidos foram sobre os processos de trabalho, criação e andamento de grupos terapêuticos, a semana da amamentação, educação permanente, demandas e entre outros.

 
 
 
As reuniões com as outras equipes possibilitam melhoria no atendimento aos usuários.

VIGILANTE É BALEADO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO NO RN

Um vigilante foi baelado no tórax no início da tarde desta quarta-feira (02) durante uma tentativa de assalto em um shopping Unicenter, na Zona Leste de Natal. As informações são da Polícia Militar.
 
 
 
 
 
 
 
 
A vítima foi socorrida por pessoas que pararam para prestar socorro e levada para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do homem.
 
 
 
 
Segundo o chamado recebido pela PM, o crime aconteceu durante tentativa de assalto a uma agência do Banco Safra. Mas de acordo com o comandante do 1º Batalhão da PM, coronel Fábio Araújo, ainda não sabe se os criminosos tentaram assaltar o banco ou uma casa lotérica. Ambos os estabelecimentos ficam no centro comercial.
 
 
 
 
A PM faz diligência à procura dos suspeitos, que estariam em um carro modelo Saveiro de cor branca.

CÂMARA REJEITA DENÚNCIA E LIVRA TEMER DE RESPONDER A PROCESSO NO SUPREMO

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (2) o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo a secretaria da Câmara, votaram 492 deputados dos 513 deputados: 263 a favor do relatório, 227 contra e duas abstenções. Houve 19 ausências. De acordo com a secretaria, um deputado – Adail Carneiro (PP-CE) – está licenciado para tratamento de saúde e não houve convocação de suplente. Com base no regimento da Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) não votou.
 
 
 
 
 
Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) a processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá no STF somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018. O procurador-geral Rodrigo Janot, porém, deverá apresentar outra denúncia contra Temer, por organização criminosa e obstrução de justiça.
 
 
 
 
 
A acusação de Janot se baseia nas investigações abertas a partir das delações de executivos da empresa JBS no âmbito da Operação Lava Jato. Em março deste ano, o ex-assessor do presidente e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil. Segundo a PGR, o dinheiro era parte de propina e destinava-se a Temer. A defesa do presidente nega.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...