6 de novembro de 2015

APÓS PERSEGUIÇÃO, POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE ASSALTO EM ACARI

Na manhã dessa sexta-feira, (06) Policiais Militares da cidade de Acarí apreenderam um revólver calibre 38 e prenderam um jovem suspeito de participar de um assalto na cidade de Cruzeta.

As primeiras informações chegadas ao Blog dão conta que houve perseguição e os acusados abandonaram a arma e fugiram entrando na mata fechada. Após diligências um dos acusados foi localizado e preso e a arma apreendida.

Fonte: PM Currais Novos.

COMERCIANTES DE ACARI ESTÃO REVOLTADOS COM “FEIRÃO” QUE ACONTECERÁ EM PRÉDIO PÚBLICO

Ao invés de inventivos para enfrentarem a crise financeira, os comerciantes de Acari estão recebendo um “presente de grego” do poder público, que achou por bem alugar o ‘Municipal Clube’ da cidade para comerciantes de outras cidades fazerem concorrência com o comércio local.

12219383_800316150097739_8811465887408235952_n

Revoltados, muitos comerciantes procuraram os vereadores, “Zuil” e “Leó”, para repudiar a atitude do poder público em alugar um prédio público para um “feirão” que vai prejudicar o comércio local, que já passa por muitas dificuldades por causa da crise.

Ademais, vale salientar que, os comerciantes de Acari pagam todos os seus impostos e alvarás, e o dinheiro que é arrecadado circula dentro da cidade, enquanto que, os comerciantes de fora não pagam os “direitos”, e ainda levarão o dinheiro para circular em suas cidades.

A reclamação dos comerciantes é grande, mas, parece que o atual gestor nunca sabe de nada que acontece em seu município, e por isso, mais uma vez, a sua administração mostra não ter compromisso para com o seu povo.

Do Blog: Eita ideia “inteligente”!

DIREÇÃO DO DETRAN RECEBE DEMANDAS DO SINDBUGGY

A Direção-Geral do Detran recebeu nesta quinta-feira (05), na sede administrativa da Autarquia, uma representação do Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN (Sindbuggy). O encontro serviu para debater assuntos relacionados a fiscalização de veículos clandestinos e outras providências necessárias ao bom andamento da atividade no Estado.

renunião detran sidbuggy (6)

O diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, ouviu as solicitações e explicações do presidente do Sindbuggy, Luiz Thiago de Souza, e se colocou apto a atender as demandas que cabem na responsabilidade executiva do Departamento. Um dos pontos apresentados se referiu ao transporte de turistas exercido por motoristas e buggys não credenciados, o que na opinião do presidente da categoria, gera risco de acidentes por não serem esses condutores qualificados para exercerem esse tipo de transporte.

A decisão imediata do diretor Júlio César foi de trabalhar a ampliação da equipe de fiscalização do Detran, que deve atuar em conjunto com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), como também com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). “Vamos trabalhar para aumentar a fiscalização e combater mais intensamente essas situações que estão em desacordo com a legislação”, assegurou.

Outro ponto de debate levado pelo Sindbuggy foi relacionado ao que o representante do sindicato chamou de “divergência ou contradição dos emplacamentos dos buggys tendo o mesmo modelo e a mesma fabricação, porém uns com a definição de quatro passageiros e outros com cinco”. Nesse caso, o procurador-geral do Detran, Marco Medeiros, explicou que as especificações citadas são expedidas pela fábrica responsável pela produção do veículo, cabendo ao Detran, apenas informar o dado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). “Vamos provocar a fábrica para que se pronuncie sobre a situação para que possamos dirimir quaisquer dúvidas”, disse.

A reunião solicitada pelo Sindgbuggy reuniu ainda o secretário adjunto de Turismo do Estado, Manuel Gaspar, os representantes do CPRE, Tenente Coronel Oizes Lago, do DER, Cláudio Medeiros, da Procuradoria do Estado, Marjorie Madruga, além do assessor jurídico do Sindbuggy, Luiz Gomes, e da coordenadora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Débora Gurgel.

ÁRVORE DE NATAL SERÁ ACESA NESTA SEGUNDA-FEIRA (9), EM NATAL

A tradicional Árvore de Mirassol, localizada na zona Sul da cidade, será acesa oficialmente e entregue à população nesta segunda-feira (9), a partir das 18h. A cerimônia terá a presença do Prefeito Carlos Eduardo, apresentação de coral e vai contar com a abertura da Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho receberá as crianças, das 18h às 22h, sempre às sextas, sábados e domingos. A outra árvore natalina terá 42 metros de altura e ficará no largo do Ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na Zona Norte.

TESTE ÁRVORE 3

A estrutura da Árvore de Mirassol possui 108 metros de altura com 160 cordões luminosos, 800 mil lâmpadas de LED nas cores amarelo, azul e branca e 20 mil metros de cabos, com peso total de mais de duas toneladas. Haverá também mais de 2 mil lâmpadas estrobo (lâmpadas brancas que piscam em sequência). A árvore terá movimentos giratórios completos e os efeitos serão em quatro etapas, montadas de forma sequencial e programadas para que a mudança seja gradativa.

Com o uso da iluminação em LED, a árvore natalina, terá 16 vezes mais economia no consumo de energia e atingirá apenas a potência de 30.000 Watts. A árvore conta ainda com uma fonte no seu entorno, equipada com 130 lâmpadas de LED e uma iluminação especial na praça.  A Fonte Luminosa do Viaduto de Ponta Negra também será inaugurada nesta segunda-feira. "A Praça da Árvore de Mirassol vai se tornar um cartão postal de Natal e certamente vai atrair não só as famílias potiguares como os turistas que visitam a cidade", destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes.

A Árvore de Mirassol deste ano segue o projeto  “Guiados pela Estrela”, vencedor do primeiro concurso público realizado pelo Município para a decoração especial do período. O projeto foi elaborado pelas arquitetas potiguares Juliana Nóbrega e Luana Duarte e contempla as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e foi dividido em sete alamedas temáticas: Alameda dos Anjos (BR-101), Alameda dos Pastores (Avenida Roberto Freire), Alameda das Estrelas (Avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, João Medeiros Filhos e passarelas), Alameda Natureza Divina (Avenidas Afonso Pena, Campos Sales, Alexandrino de Alencar e Paulistana), Alameda dos Animais (Canteiros Centrais) e Alameda do Presépio (Viaduto do 4º Centenário e Árvore do Mirassol) com destaque para a grande árvore instalada no bairro Mirassol. Também pela primeira vez será contemplada a Zona Oeste de Natal, em bairros como Cidade da Esperança e Felipe Camarão, e ainda está sendo recuperada cerca de 70% das peças do acervo natalino de 2014, ampliando ainda mais a decoração especial para o período do Natal.

FEIRA DE GASTRONOMIA E ARTE

Além da Casa do Papai Noel, a Praça da Árvore de Mirassol também contará a partir do dia 13 de novembro com a tradicional Feira de Gastronomia e Arte, que seguirá até o dia 11 de janeiro com o melhor da culinária gourmet, artesanato e apresentações culturais diárias.

GRUPO JARDINENSE RECEBE APOIO DE ROGÉRIO MARINHO E FLÁVIO AZEVEDO PARA TRAZER ‘PRÓ-SERTÃO’ PARA JARDIM DO SERIDÓ

Dr. Manoel de Brito, o suplente de Deputado Amazan Silva, o vereador Dr. Gilberto Brito e o empresário Janúncio, estiveram na capital do Estado buscando apoio para trazer para Jardim do Seridó incentivos para geração de emprego e renda através do projeto ‘Pro-Sertão’, do Dep. Fed. Rogério Marinho, com o apoio do Governo do Estado através do SEBRAE.

Pronta

A comitiva Jardinense pleiteia os incentivos, haja vista que, o projeto tem como objetivo atrair mais empresas do ramo têxtil de outras regiões do País para nossa região, aumentando assim a procura de mão de obra das facções.

Para tal, a comitiva conversou e recebeu total apoio do Deputado Rogério Marinho, e do Secretário de Governo, Flávio Azevedo, filho do saudoso Alínio Azevedo, que deve colaborar com a parte de responsabilidade do Governo do Estado.

Do Blog: Parabéns!

ABASTECIMENTO D’ÁGUA EM JARDIM DO SERIDÓ É SUSPENSO ATÉ DIA 14

untitledEm contato com ‘Blog Barra Pesada’, o gerente do escritório de Jardim do Seridó, “Zé vital”, informou que, água da Barragem Passagem das Traíras, fornecida pela CAERN só será bombeada novamente no sábado dia (14), quando a empresa deve concluir os trabalhos de mudanças de local da balsa de captação.

A demora é causada porque o cabo de energia que liga as bombas da balsa de captação é importado, e por isso demoram à chegar. “Os cabos devem chegar à Jardim do Seridó na quinta-feira, (11), e o serviço deve demorar uns dois dias para ser concluído, então, possivelmente estaremos bombeando água no sábado, (14)”, explicou “Zé Vital”.

ADOLESCENTE DE 15 ANOS DIRIGIA CARRO QUE MATOU HOMEM EM NATAL

Um adolescente de 15 anos dirigia o carro que matou um homem na tarde desta quarta-feira (04) na Avenida Prudente de Morais, no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal. A informação foi confirmada pela Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (Deav), que ouviu o pai do jovem nesta quinta-feira (05). O adolescente fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima, identificada como Josenildo Lima dos Santos, de 35 anos.

Atropelamento aconteceu na subida da Avenida Prudente de Morais, próximo ao ginásio DED (Foto: Muriú Mesquita/ G1)

O chefe de investigação da Deav, Francisco Falcão, explica que a identificação do motorista só foi possível por causa de uma testemunha. "A testemunha seguiu o carro do adolescente até a casa dele, fotografou o carro e observou enquanto o rapaz entrava em casa. A denúncia foi feita ao Ciosp - Centro Integrado de Operações da Segurança Pública - e a testemunha já prestou depoimento na delegacia. Com as informações, localizamos o pai, que confirmou que o filho de 15 anos dirigia o carro", detalha.

Na versão do pai, o adolescente estava sozinho em casa e pegou o carro para ir até a casa da avó buscar um livro. "O pai disse que ter sido a primeira vez que o rapaz fazia isso", acrescenta o chefe de investigação.

Como o motorista é menor de idade, o caso será investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA).


Sobre a vítima, Francisco Falcão conta que o homem morava na rua, segundo testemunhas, e fazia pequenos serviços na Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa).


Segundo as testemunhas, a vítima havia almoçado no restaurante popular 'Barriga Cheia', no Centro Administrativo, e atravessou a avenida no trecho em frente ao Presépio de Natal, onde foi atropelado por um carro branco. A população ainda pediu socorro, mas o homem não resistiu aos ferimentos e faleceu antes da chegada da ambulância.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o atropelamento aconteceu por volta das 14h. Homens do 5º batalhão realizaram o isolamento do corpo até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e da Polícia Civil.

CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL COMEÇA NESTA SEXTA EM CAICÓ, RN

O projeto Conexão Elefante Cultural chega a Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (6) levando exposição, contação de histórias, dança e circo para a cidade. As apresentações acontecem na rua e são gratuitas. A caravana vai passar por 13 cidades do Rio Grande do Norte até o início de 2016.

Projeto vai visitar 13 cidades do RN (Foto: Brunno Martins)

O projeto chega às ruas e praças das cidades por meio de um caminhão itinerante customizado e tecnicamente adaptado para a montagem de exposições de livros infantis e adultos, espaço para leitura, dança e circo, viabilizando a participação da comunidade numa atmosfera cheia de riquezas culturais e literárias. Além das ações previstas no cronograma do grupo, em cada desembarque, o projeto dar oportunidades para ações das comunidades locais.

Em abril deste ano, o Conexão Elefante Cultural passou pelas quatro regiões de Natal e agradou tanto o público quanto os artistas que participam das apresentações. "Foi uma experiência incrível, a receptividade do público, o sorriso das crianças, o brilho no olhar, foi muito gratificante", disse Diana.

Programação tem circo, dança e contação de histórias (Foto: Brunno Martins)

Agora o projeto pega a estrada para causar essas mesmas sensações em pessoas que moram no interior do estado. A primeira cidade visitada será Caicó, no dia 6 de novembro. A programação passa ainda por Santana do Seridó, Currais Novos, Campo Grande, Assú, Mossoró, Baia Formosa, Pipa, Goianinha,  Praia de Pirangi, Natal, Nova Cruz e Ceará Mirim.

O Conexão, em sua essência, visa fomentar e valorizar as apresentações de rua, inserindo novos significados para a utilização de espaços públicos alternativos. Fazem parte da programação os seguintes espetáculos: Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Gonzagando; Grock Entretenimento – Monocirco e Contação de História: Celina Arte e Educação/Trotamundos Cia de Artes – Era Uma Vez.

Confira a data das apresentações
Seridó:
06 de Novembro: Caicó
07 de novembro: Santana do Seridó
08 de novembro: Currais Novos

Oeste:
13 de novembro: Campo Grande
14 de novembro: Assú
15 de novembro: Mossoró

Litoral/Agreste: 2016
15 de janeiro: Baía Formosa
16 de janeiro: Pipa (tarde)
17 de janeiro: Goianinha
22 de janeiro: Pirangi Praia
23 de janeiro: Natal
24 de janeiro: Nova Cruz
31 de janeiro: Ceará-Mirim

DEPUTADO PASSA MAL DURANTE COMÍCIO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM CIDADE DO RN

O deputado José Adécio passou mal  quando participava de um comício dos candidatos a prefeito e vice, Lucinaldo(PT) e Robson (DEM) da eleição suplementar que está acontecendo no município de Passagem para escolha do novo prefeito e vice-prefeito da cidade.

O deputado estava no palanque quando teve que se levado às pressas para o hospital regional de Santo Antônio. José Adécio começou a se sentir mal e por pouco não desmaiou, sendo socorrido pelas lideranças políticas presentes ao palco. O fato aconteceu na noite desta quinta-feira, (05), no momento em que a prefeita interina Wedna Tavares discursava.


Ao perceber o estado do deputado, Wedna interrompeu o seu discurso por alguns instantes e pediu a presença de uma ambulância, mas o parlamentar foi levado pelo seu motorista particular até o hospital. Um verdadeiro estado de pânico e preocupação tomou conta das pessoas que estavam no centro da cidade onde ocorreu o comício. Pouco tempo depois, a assessoria de comunicação do evento informou que o deputado passava bem e o seu estado de saúde era estável.

GOVERNO DO RN MARCA PRESENÇA NA FEIRA DE TURISMO DE GRAMADO

Seguindo a máxima de quem não é visto, não é lembrado, o Governo do RN mantém a política de promoção e divulgação do destino potiguar nas principais feiras de turismo nacional e internacional.

turismo potiguar 

A Feira de Turismo de Gramado é tradicional já em sua 27ª edição. Tem início hoje (5) e segue até sábado, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em um amplo espaço onde serão travados congresso, fórum e rodada de negócios.

É um evento significativo para divulgarmos o turismo dos nossos cinco pólos ao público sulista. Teremos um stand de 28m2 com presença maciça de hoteleiros e receptivos potiguares, apostando numa grande divulgação do nosso destino e com certeza um bom fluxo turístico da região na próxima temporada”, acredita a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

Aninha participará ainda, no sábado, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A presença do RN na feira é viabilizada com recursos do RN Sustentável e com apoio da Prefeitura do Natal, Fecomercio e ABIH/RN.

O Governo do Estado também estará presente, no mesmo período de quinta a sábado, no Workshop Pré Expo Abreu, na cidade de Porto e na capital Lisboa, em Portal. Também com recursos do RN Sustentável.

EX-PRESIDENTE LULA AFIRMA QUE NÃO TEM MEDO DE SER PRESO

imagesO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao "Jornal do SBT" veiculada nesta quinta-feira (5), que não tem medo de ser preso durante as investigações tanto da Operação Lava Jato quanto da Operação Zelotes. Apesar de ter sido citado no curso das operações, Lula não é investigado e não há nenhuma acusação formal contra ele em nenhuma das investigações.

"Não temo. Não temo ser preso porque eu duvido que tenha alguém neste país, do meu pior inimigo ao meu melhor amigo, que diga que um dia teve uma conversa comigo ilícita. Duvido. Então eu tenho a consciência tranquila", afirmou Lula.

"Eu acho que essas coisas [investigações] são normais de um pais democrático", destacou o ex-presidente.

Questionado pelo jornalista Kennedy Alencar sobre declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o petista teria "plantado as sementes" do esquema de corrupção que atuava na Petrobras e que é "encantado pelas delícias do poder", Lula disse que FHC "sofre" com o seu "sucesso".

"Eu deveria ter apreço pelo Fernando Henrique Cardoso porque tenho uma boa relação com ele mas eu acho que ele tem um problema comigo. É um problema de soberba. Ele sofre com o meu sucesso", criticou Lula.

Assim como já havia feito em um discurso na última semana, o ex-presidente afirmou que a presidente Dilma Rousseff cometeu "equívocos" durante o atual governo. Ele também voltou a criticar a mudança de discurso em relação às promessas feitas por Dilma na campanha eleitoral do ano passado.

"Eu não sei se o governo todo tinha clareza [sobre a situação do país durante a campanha de 2014], porque toda vez que você conversava [com alguém do governo], parecia ter os caminhos", disse Lula.

"Eu não digo que houve estelionato eleitoral. [...] A presidenta Dilma foi vítima do sucesso do seu primeiro mandato", afirmou.

Entre os "equívocos", Lula apontou o congelamento do preço dos combustíveis em 2012 e as desonerações como alguns dos principais erros do governo Dilma.

"Houve [equívocos]. Acho que a atitude de não aumentar [o preço da gasolina] foi um equívoco. [...] Talvez o governo tenha descoberto que desonerou tanto quando ultrapassou o limite. Foi um equívoco. Eu acho que não deveria fazer tanta desoneração porque o governo tem que manter uma capacidade de arrecadação", explicou o ex-presidente.


Durante a entrevista, Lula disse estar "disposto" a ser candidato nas eleições presidenciais de 2018 para "defender" o projeto em curso. "Se for apenas para evitar a oposição, não precisa ser candidato", afirmou.

"O importante é defender um projeto político. Para defender esse projeto, eu posso ser candidato outra vez. [...] Se eu perceber que ele [o projeto] pode correr risco, você não tenha dúvidas que estou disposto a ser candidato", complementou Lula.

MINERADORA DIZ QUE DUAS BARRAGENS SE ROMPERAM EM MG

O diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, disse que duas barragens romperam na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte.

02

Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado. No comunicado, publicado por volta das 23h, Vescovi explica que a barragem de Santarém também se rompeu. O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.

Até as 23h desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem uma equipe trabalhando nas buscas, havia confirmado uma morte e 15 desaparecidos. A vítima seria um homem que teve um mal súbito no momento que as barragens romperam – a identidade dele ainda não foi divulgada.

01

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há um balanço oficial de vítimas.


Segundo Vescovi, o rompimento foi identificado na tarde desta quinta e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento das pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens.

"No momento não podemos confirmar as causas e a completa extensão do ocorrido, bem como o número de vítimas. Nosso foco nesse momento crítico é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente", afirma o diretor-presidente no comunicado.
"Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente", afirma Vescovi no vídeo.

Um dos sobreviventes da tragédia, Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro na empresa Integral, uma terceirizada da Samarco, disse que, na hora do almoço, houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente. "Começou a praticamente ter um terremoto", disse sobre o momento que as barragens se romperam.

Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.

O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.
Os desabrigados das áreas atingidas pela lama estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município. A prefeitura está pedindo doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal, que devem ser entregues no centro de convenções de Mariana, na Rua Juscelino Kubitschek.
O Ministério Público de Minas Gerais informou que foi aberto um inquérito civil para apurar as causas do acidente e os possíveis responsáveis.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...