6 de setembro de 2011

IMPORTANTE! “UM PRESENTE PARA JARDIM”; LEIAM COM ATENÇÃO

Um Presente Para Jardim

Estamos vivendo a semana da pátria, assim como, ainda estamos vivenciando a semana alusiva ao aniversário de 153 anos de emancipação política. Portanto é tempo de comemoração. Mas peraí, comemorar o quê? Aprendemos desde cedo que tudo que nasce cresce e desenvolve. Assim, também o é com uma cidade. O normal seria se nascer, crescer e desenvolver com o seu povo. Contudo, infelizmente nossa terra tem vivido uma situação anormal, posto que tem regredido a cada dia, a cada mês, a cada ano.


Não é segredo pra ninguém que Jardim do Seridó já foi uma das cidades mais importantes do Estado, inclusive participava significativamente das decisões políticas e econômicas do Rio Grande do Norte. Já tivemos Deputados Estaduais, como Paulo Gonçalves e Manoel de Brito, tendo este, ainda, ocupado o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Indubitavelmente, essa situação política representava enormes ganhos pra nossa cidade, como agências do Banco do Nordeste e do INSS, além do Hotel Conceição Palace, hoje pertencente ao Município.


No mesmo pórtico, em função da boa situação econômica proporcionada pelo algodão mocó e o pleno funcionamento da saudosa fábrica de Medeiros e Cia, com suas indústrias de margarina, sabão, óleo, beneficiamento de caroço de algodão e castanhas de caju, além das Confecções Soriedem, este município viveu o seu apogeu, uma vez que ofertava empregos a todos os Jardinenses que desejassem trabalhar, bem como, dos habitantes das cidades vizinhas. Pra se ter uma idéia da ótima situação sócio-econômica jardinense, nosso solo sediava 04 agências bancárias, onde, além do Banco do Brasil e do Nordeste, ainda tínhamos o Bradesco e a Caixa Econômica Federal.


É, falar sobre isso dar saudade! Ainda mais agora, como se não bastasse a falta de empregos e perspectivas, vivenciamos justamente uma guerra fria sertaneja provocada pela discórdia política, onde metade da cidade odeia a outra metade e se desejando reciprocamente que o pior aconteça, sem perceberem, que pena! que em assim sendo, todos perderão.


Jardim do Seridó já foi a 3ª cidade do Seridó, perdendo apenas para Caicó e Currais Novos em desenvolvimento. Hoje, perdeu 4 posições e ocupa o 7ª lugar perdendo o posto para Parelhas, que já foi sua, Jucurutu, Lagoa Nova e Jardim de Piranhas. Ei, onde você acha que vamos parar? Em 10 anos, acredite, nossa cidade aumentou pouco mais de 100 habitantes e se não fossem as fábricas de facção, com seus empregos, estaríamos pior!


Tenho absoluta certeza que nossa terra merece o melhor. Desenvolver-se e crescer com o seu povo. Este coitado, tem a auto-estima cada vez mais baixa, pois a cada dia ver tudo piorar, sem nuvens no horizonte que representem melhoras. Não existem projetos governamentais municipais, estaduais ou federais capazes de colocar a cidade no rumo do crescimento outra vez. Pelo contrário, a rede de arrogância, entrigas e rancor liderada por quem mais deveria pregar a paz e o progresso apenas aceleram a queda livre da cidade com destino ao nada.


Como advogado e cidadão sensível as questões socais da minha terra, lanço um prognóstico de que, acaso as pessoas de bem não se unam em defesa da cidade, com trabalho e verdadeira fé e esperança de que precisam evitar o pior, Jardim virará um canteiro de flores secas, folhas mortas, frutos muchos e lembranças esquecidas.


Oh, Sagrado Coração de Jesus, nesta semana, em que também o nosso amor ao celebrarmos sua festa, aproveitamos para agradecer o passado feliz e rogamos por um Presente de Aniversário, Um Presente Pra Jardim, Mande-nos a PAZ e com ela a VERDADEIRA FÉ E ESPERANÇA por e com dias melhores, posto que até agora, é tudo um faz de conta!


Anesiano Ramos de Oliveira
Advogado



MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA PRIORIDADE PARA IDOSOS EM POSTOS DE SAÚDE DE CAICÓ

A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó expediu recomendação à Secretária Municipal de Saúde da cidade, Lúcia Batista de Araújo, que prevê a elaboração, em 15 dias, de portaria (ou ato normativo) que discipline o atendimento prioritário nas unidades de saúde do município; e também proíba qualquer forma de propaganda ou promoção de marcas de remédios, assim como o recebimento de visitas de representantes comerciais de medicamentos nas unidades e serviços de saúde de Caicó.


A recomendação considera as informações colhidas nos autos do Procedimento Preparatório n.º 46/2011, onde foi relatado que um paciente idoso deixou de ser atendido, e foi preterido por uma pessoa jovem, em um posto de saúde do município.


Também está sendo levado em consideração as declarações prestadas pela Secretaria de Saúde de Caicó, que informou que não há vedação ao recebimento de visitas de representantes comerciais de medicamentos nas unidades de saúde da cidade.


De acordo com a a Lei nº9.787/99 e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC nº 17, a visita de representantes comerciais de medicamentos em unidades de saúde do SUS não se revela cabível, já que a prescrição de medicamento pelo nome comercial por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) ou que preste serviços para o Sistema é conduta ilegal, dificultando o atendimento regular e prioritário dos usuários do SUS.


O MP recomenda ainda que seja vedada qualquer forma de propaganda ou promoção de marcas de remédios nas unidades de saúde da cidade e que as prescrições de medicamentos não sejam receitadas com a utilização do nome comercial, devendo a secretaria de saúde adotar a Denominação Comum Brasileira (DCB), ou na falta desta, a Denominação Comum Internacional (DCI).


DESRESPEITO! OBRA DO GOVERNO FEDERAL DE QUASE 100 MIL EM JARDIM DO SERIDÓ FINDOU EM BURACO, PLACA E NADA MAIS

Após muito tempo de espera para ver o resultado da obra financiada com recursos do governo federal, intitulada pela prefeitura municipal de Jardim do Seridó, como sendo um pórtico e revitalização da entrada da cidade, o “blog” mostra a realidade, pois a referida obra não passou de uma placa de identificação e um buraco no chão. A obra custará quase 100 mil reais.



Assim como outras duas obras, uma quadra no bairro COHAB e um a Praça no Bairro Baixa da Beleza, que por sinal recebeu um apelido muito feio, a obra que fica na entrada do posto de gasolina do “todo poderoso” Morvanildo dos Santos, também ficou até o momento só no início, deixando uma dúvida muito grande quanto à capacidade do atual governo municipal em administrar as referidas obras.



Resta apenas saber se o dinheiro dessas obras já foi liberado, pois nunca se ouviu falar de uma obra ser iniciada sem que o dinheiro tenha sido liberado. Se o dinheiro já foi liderado e as obras encontram-se paralisadas, então cadê o dinheiro? Cadê os prazos obrigatórios de entregas das mesmas que nem constam nas placas? Com a palavra, os vereadores.


OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...