9 de março de 2016

MEMBRO DO GRUPO DE CAVALGADA DE SÃO VICENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO

Amante das cavalgadas, muito conhecido no meio, o membro do grupo de Cavalgadas da cidade de São Vicente, Severino Adelino da Costa, “Birino”, morreu em um trágico acidente na manhã desta quarta-feira, (09).
Segundo informações, “Birino” conduzia um ciclomotor modelo Traxx, quando foi colhido por uma caminhonete Hillux, placas de Mossoró. O acidente aconteceu na BR 226 à 5km de São Vicente.
Do Blog: Nossos sinceros votos de pesar! Vá com Deus companheiro!

PRESO É FOTOGRAFADO ANTES DE MORRER ENFORCADO EM ALCAÇUZ

André Carlos Silva de Limeira (Foto: Divulgação/Alcaçuz)
Um detento morreu na madrugada desta quarta-feira (9) dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. André Carlos Silva de Limeira, de 28 anos, mais conhecido como 'André Pé Seco', foi encontrado com uma corda amarrada no pescoço, dependurado numa trave de futebol na quadra do pavilhão 2, dominado por uma facção da Paraíba. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
 
 
A identificação do preso foi confirmada pela Coordenadoria de Administração Penitenciária. Durval Franco, diretor da Coape, afirmou que a suspeita é que o preso tenha sido assassinado. Ao analisar uma foto tirada pelos próprios presos do pavilhão 2 momentos antes de o detento morrer, Durval disse que "isso foi um recado claro de que André seria assassinado. Ou seja, fizeram questão de mostrar que ele seria morto". Na imagem, o detento aparece, ainda vivo, com uma corda no pescoço. Depois, os presos também divulgaram outras fotos, onde André já aparece morto, dependurado na trave.
 
 
"As brigas de facções supostamente podem estar por trás dessas mortes. A Alcaçuz, maior penitenciária do RN, pode tornar-se um ambiente tenso. A direção está fazendo de tudo para identificar os responsáveis. A polícia ficará responsável pelas investigações", destacou Juciélio Barbosa, vice-diretor do presídio.
 
Ainda segundo a Coape, André Carlos Silva de Limeira cumpria pena pelo crime de assalto à mão armada.

MUCUGÊ É A ÚNICA CIDADE DA BAHIA SEM DOENÇAS CAUSADAS PELO AEDES

Dos 417 municípios da Bahia, apenas um ainda não registrou casos de dengue, chikungunya ou zika em 2016. Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), trata-se de Mucugê, cidade localizada na região turística da Chapada Diamantina.
 
 
Bandidos fazem reféns em assalto a banco na cidade de Mucugê (Foto: João Oliveira de Freitas/Arquivo Pessoal)
 
 
Segundo a Sesab, de janeiro até 22 de fevereiro deste ano, foram notificados em todo o estado 7.700 casos suspeitos de dengue em 201 cidades; 1.777 de zika em 18 cidades; e 1.240 de chikungunya em 68 cidades.
 
Fonte: G1/BA.

TJ RECEBE PEDIDO DO MPRN PARA CONTINUAR INVESTIGAÇÃO DE DEPUTADO

O Tribunal de Justiça recebeu nesta quarta-feira,  (09) pedido da Procuradoria Geral de Justiça para continuidade de investigação referente ao deputado estadual Getúlio Rego.
 
O processo de caráter sigiloso foi distribuído para relatoria do desembargador Ibanez Monteiro. Não há prazo fixado para a decisão do desembargador. 

VIVALDO CONSIDERA IMPORTANTE PARA CAICÓ SUA PERMANÊNCIA NA ASSEMBLEIA AO LADO DE BIBI NA PREFEITURA

Nas recentes declarações do deputado Vivaldo Costa, onde convidou o ex-prefeito Bibi Costa, para seguirem unidos no mesmo partido e ser Bibi o candidato a prefeito, nas próximas eleições, pelo sistema da bandeira vermelha. O Papa Jerimum disse que continua com seu nome à disposição, para disputar o executivo, mas acha que o povo quer ver a união do seu grupo político para deixar Caicó forte.
 
Vivaldo lembrou que se ele continuar na Assembleia e Bibi Costa na prefeitura a cidade é quem ganha. “É importante minha atuação na Assembleia Legislativa, tenho feito um trabalho importante para o Seridó. Como Bibi aparece bem nas pesquisas, foi prefeito duas vezes, os eleitores que votam em mim aceitam ser Bibi o candidato a prefeito. Fiz este pedido a Bibi para seguirmos juntos e unidos”, contou.

SEARA VAI IMPLANTAR 10 BIBLIOTECAS RURAIS EM COMUNIDADES DE TRÊS MUNICÍPIOS DO SERIDÓ

Em reunião realizada nesta terça- feira (8) com Membros da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), o Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa, e integrantes da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Rural (CADR) da secretaria, planejaram entregar 10 móveis do Programa de Bibliotecas Rurais Arcas das Letras para comunidades rurais de três municípios do Seridó. Este Programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e as entregas serão fruto de parceria entre o MDA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
 
 
 
 
 
Na reunião, Raimundo Costa, Vanderli de Araújo, diretor da Adese, e o técnico da Agência, Emídio Gonçalves, discutiram a possibilidade da entrega ser realizada no 1 de abril, no município de Acari. Na ocasião, serão contempladas dez comunidades rurais dos municípios de Carnaúba dos Dantas, Acari e São João do Sabugi.
 
As comunidades rurais são: Povoado Ermo, em Carnaúba dos Dantas; Barra do Rio Carnaúba, Cacimba do Meio, Fazenda Parelhas, Bico D´Arara, Vaca Brava, Entre Vales e Boa Sorte, em Acari; e Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Caieira e Ass. Comunitária dos Criadores de Abelha Sabugiense, em São João do Sabugi.
 
O programa  implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. Ele beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

EX-VEREADOR ALIADO DO PREFEITO DE ACARI ENGROSSA A LISTA DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS DA AL/RN

Com um salário que quase 20 mil reais, o ex-vereador de Acari, atual suplente de vereador pelo sistema político do atual governista, José Gentil Fernandes de Medeiros, é um dos supostos “fantasmas” da AL/RN.
 
 
 
Segundo informações, o “servidor” mora em Acari, e nunca cumpriu com sua carga horária na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que tem sua sede em Natal.
Todos sabem que “Zé Gentil” mora aqui em Acari, e dificilmente vai à Natal. Vive fazendo política aqui todos os dias da semana!”, disse um morador.
Conforme consulta, o “servidor” recebe quase 20 mil reais, mas não cumpre com sua carga horária de trabalho.
Do Blog: E o povo cada dia mais pobre!
 
 
 

HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO AO “SE METER” EM BRIGA DE HOMEM E MULHER EM CAICÓ

Um homem identificado pelo apelido de, "Cara Queimada" residente no bairro Walfredo Gurgel, tentou contra a vida de, Francisco Alves dos Santos, de 55 anos, neste final de tarde de terça-feira, (08), em Caicó.
Segundo testemunhas, “Cara Queimada” estava discutindo com uma mulher, próxima ao “Beco da Troca”, quando a vítima “se meteu”, tentando acalmar os ânimos, mas foi ferido a facadas.
Ferido por várias cutiladas de faca peixeira, Francisco foi socorrido para o hospital regional de Caicó, onde passou por cirurgia. A polícia procura o acusado.
 
Foto: Ilustração.

DILMA SE REÚNE POR QUASE TRÊS HORAS COM LULA E MINISTROS NO ALVORADA

A presidente Dilma Rousseff se reuniu por quase três horas nesta terça-feira (8) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. Homens da confiança de Dilma e Lula, os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, todos do PT, também participaram do encontro.
 Lula e Dilma pretendiam usar o encontro para avaliar as estratégias que passarão a adotar após a Polícia Federal deflagrar, na semana passada, uma operação que teve o ex-presidente como principal alvo – ele foi levado a prestar depoimento e a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa dele e na sede do Instituo Lula.
 
Segundo informações,  Lula será recebido nesta quarta em um café da manhã pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que convidou outros senadores para a reunião. No café, o ex-presidente tentará costurar apoios para evitar que o PMDB abandone a base do governo no Congresso.
 
Na última sexta (4), Lula foi levado coercitivamente a prestar depoimento à Polícia Federal para esclarecer suspeitas em torno de seu patrimônio. Os investigadores da Lava Jato apuram se o ex-presidente ocultou ser o dono de um apartamento triplex no Guarujá (SP) e de um sítio em Atibaia (SP).
 
Além disso, a força tarefa da Lava Jato investiga se Lula recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras por meio de imóveis, móveis de luxo e reformas. O ex-presidente nega as acusações.
 
Nesta segunda (7), Lula convocou uma reunião de emergência com diretores do Instituto Lula, em São Paulo, para definir as estratégias que irá adotar ao longo das próximas semanas.
 
Participaram do encontro na sede da entidade, entre outros, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-ministro da extinta Secretaria-Geral da Presidência Luiz Dulci e o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva.
 
Do Blog: Enquanto isso, a crise consume o País. Lula não é muito grandinho para se “cuidar” sozinho?

CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ INSTALA PONTO ELETRÔNICO

Eu quero colocar para os que cobram mais transparência dos poderes, que desde janeiro tomamos a decisão de implantar o Ponto Eletrônico na Câmara. Nós temos acompanhado nos diversos setores dos órgãos públicos, muitas vezes a ausência de profissionais nomeados e até de efetivos que não comparecem ao seu local de trabalho. Nós temos em torno de 60 funcionários, incluindo os efetivos e comissionados, sendo  preciso que eles venham até a Câmara e através do ponto eletrônico possam justificar e reconhecer a sua presença através de sua digital”, disse Nildson Dantas.
 
Ele confirmou que o processo de dispensa de licitação correu num processo normal desde janeiro e nos próximos dias, o ponto eletrônico entrará em operação em fase experimental, para fazer a cobrança do ponto através da digital.
 
É uma medida importante e que deixa o Poder Legislativo com uma responsabilidade maior no controle do ponto dos seus profissionais”, ressaltou o vereador Nildson Dantas.

GOVERNO DO RN LANÇA PROGRAMAÇÃO E CAMPANHA VOLTADAS PARA AS MULHERES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RN, realizou na tarde desta terça-feira, 8, o lançamento da programação de atividades para todo o mês de março, em razão do Dia Internacional da Mulher. A solenidade aconteceu na sede da secretaria, e recebeu autoridades de diversos setores e representantes da sociedade civil organizada.
 
 
 
 
O governador Robinson Faria realçou em sua fala o trabalho de valorização da mulher e a luta contra a violência doméstica em sua gestão. “Pra começar, criamos esta secretaria. Havia um compromisso nosso com os movimentos sociais, que fizemos questão de cumprir”, destacou o governador, acrescentando que o enfrentamento da violência contra as mulheres é uma luta permanente. “E hoje, é um dia especial, é um dia abençoado, é um dia de comemorar”, completou.

Estamos comemorando também um ano de secretaria. Este é o nosso segundo 8 de março. A luta nos mostra que é possível construir esse coletivo para a valorização da mulher. Nossa meta agora, é atuar na implantação de políticas públicas consistentes”, destacou a titular da pasta, Tereza Freire.

Na programação apresentada para março, estão previstos dois grandes seminários: no dia 16, direcionado aos servidores públicos, e, no dia 19, aos trabalhadores da área de educação. No dia 30, haverá o lançamento do projeto “Mulheres Conquistando Autonomia” e a abertura da exposição itinerante “Mulheres Potiguares: Memórias e Lutas”.

Durante a solenidade, a secretária de Estado de Comunicação, Juliska Azevedo, apresentou a nova campanha publicitária do Governo do Estado para a conscientização acerca da violência doméstica. Com peças para TV, rádios, e veículos impressos, o governo chama atenção para a importância da denúncia, que pode ser feita no RN pelo telefone 0800-281-2336.

A campanha vai de encontro aos números estatísticos. O Rio Grande do Norte é o sétimo estado que menos denuncia a violência contra a mulher.

PRÊMIO
 
Dentro da programação da solenidade, ainda foi feita a entrega do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora do ano de 2015. A vencedora foi a professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Shirlene Santos Mafra Medeiros.
 
 

 
O Prêmio Mulher Pesquisadora busca reconhecer a atuação das mulheres na área da ciência. A premiação, já na sua 4ª edição, acontece a cada dois anos, com a proposta de dar notoriedade às estudiosas, cujas investigações estejam voltadas para os interesses do Rio Grande do Norte. 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...