15 de maio de 2020

PRESIDENTE DO SINMED RN DEFENDE USO DA HIDROXICLOROQUINA E DIZ QUE “POLITIZARAM” O TRATAMENTO

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, defendeu o uso da hidroxicloroquina para pacientes em estado inicial da Covid-19, e afirmou que a valorização do tratamento tomou rumos políticos.




O Sinmed recorreu à Justiça para contestar o pedido de “lockdown” em Natal e Região Metropolitana, solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde), na quinta-feira (14). Em nota divulgada pelo Sindicato dos Médicos, além de ser contrário à medida de restrição de circulação, também foi citado o uso da hidroxicloroquina, medicamento defendido e lembrado frequentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.




Para Geraldo Ferreira, o tratamento sofre interferências por direcionamentos políticos. O sindicalista acredita que apesar de apresentar resultados positivos em diversos países, o medicamento tem sofrido "desprezo" no Brasil, por conta de divergências voltadas para o cenário político.




"Há uma polarização muito grande, que tem desprezado experiências vitoriosas. Tem se colocado a questão da hidroxicloroquina como um grau de politização. Acho que aí é o mais sensível. Pessoas pertencentes a uma corrente política, desprezam qualquer medida da hidroxicloroquina, quando, na verdade, a Costa Rica usou, a Itália e a Espanha também. A Índia tem usado com sucesso. É uma droga absolutamente segura, com uso de anos no Brasil para tratamento de malária e lúpus. Ela tem sido desprezada. Estava na hora do governo estadual e municipal começar a explorar. Isso poderia diminuir a busca por leitos de hospital e de UTI", explicou.





Segundo o presidente do Sinmed, os tratamentos experimentais de maior conhecimento foram efetuados de forma errada, que conforme dito por Ferreira, pode ser considerado um crime. Outro ponto alertado é o momento do uso do medicamento.

HOMEM QUE VENDIA MÁQUINAS, FERRAMENTAS, ELETRÔNICOS E PERFUMES ROUBADOS NA INTERNET É PRESO NO RN

Um homem foi preso com uma carga roubada de furadeiras, parafusadeiras, material de construção, eletrônicos e cosméticos na cidade de Vera Cruz, região Agreste do Rio Grande do Norte. O suspeito é um paraibano, com extensa ficha criminal, que fornecia vendia os itens roubados por preços bem abaixo do mercado. Ele foi capturado pela Polícia Civil na quinta-feira (14). 


 






Ao ser preso, o homem confessou todos os crimes. Ele escondia na própria casa a carga que foi roubada no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. Havia maquinário, serras, chaves de fenda, luminárias, televisões, ferramentas de oficina, materiais de limpeza e higiene, perfumes e outros itens de beleza. 




Os itens são oriundos de roubos a duas lojas: uma no bairro do Alecrim em Natal, no início deste mês de maio e outra na cidade de Recife, em Pernambuco, em novembro de 2019. O homem preso tinha uma lista de compradores e utilizava um caminhão para entregar as mercadorias roubadas. Ele responde a diversos processos na Justiça pernambucana.

JACARÉ DE QUASE 2 METROS É ENCONTRADO NA RUA PERTO DE LAGOA DE CAPTAÇÃO EM NATAL

Um jacaré de aproximadamente um metro e 70 centímetros foi encontrado nesta sexta-feira (15) na calçada da lagoa de captação da Avenida Jaguarari, em Candelária, Zona Sul de Natal. 




O bicho foi capturado pela Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam) da PM e, à tarde, devolvido à natureza, em ambiente seguro. 




O jacaré da espécie papo amarelo pesa 35 quilos. O animal foi avistado por pessoas que transitavam pela avenida de manhã cedo. Os policiais da Cipam acreditam que ele saiu da lagoa durante as chuvas da madrugada.

EX-MINISTRO DISSE QUE DEIXA PLANO PARA ESTADOS E DEFENDEU COOPERAÇÃO


"A vida é feita de escolhas. E hoje eu escolhi sair. Digo a vocês que eu dei o melhor de mim nesses dias que eu estive aqui nesse período. Não é uma coisa simples estar à frente de um ministério como esse num período tão difícil. Agradeço ao meu time que sempre esteve ao meu lado. Sempre. Esse é o trabalho de um grande time. Conduzir a saúde é o trabalho de muita gente e de um grande time. E eu tenho aqui a honra e o prazer de ter estado ao lado dessas pessoas que como eu, repito, sempre estiveram do meu lado, sempre me apoiaram e sempre trabalharam intensamente por este país. 




A missão da saúde, ela é tripartite. Então, a gente envolve Ministério da Saúde, o Conass, o Conasems, os secretários estaduais e municipais. E isso é importante deixar claro. O Ministério da Saúde vê isso como algo absolutamente verdadeiro e essencial para conduzir a saúde desse país tanto na parte estratégica quanto na parte de execução. Esse é um momento em que um país inteiro luta pela saúde do Brasil, mas aqui eu realço a participação do ministério, do Conass e do Conasems.




Traçamos aqui um plano estratégico que foi iniciado, as ações foram iniciadas, e que ele deve ser seguido. É importante lembrar que durante esse período a gente tem um foco total na Covid, mas a gente tem que lembrar que tem todo um sistema que envolve várias outras doenças, toda uma população para ser cuidada. Então, em todo o tempo que a gente trabalhou, que trabalha e trabalhou para solucionar e passar por esse momento da Covid, todo o sistema é pensado em paralelo. 




 
Nesse período, a gente auxilia estados e municípios a passar por essas dificuldades. Habilitação de leitos foram quase 40 mil, são as EPI´s, são os respiradores, são os recursos humanos. Isso acontece num momento de grande crise mundial, tanto dos insumos quanto dos equipamentos e dos EPI´s. É uma luta diária, é uma luta intensa para que a gente consiga entregar e auxiliar estados e municípios a passar por isso."

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ANUNCIA MUDANÇA NA SUPERINTENDÊNCIA DA PF NO RN


O Ministério da Justiça anunciou nesta quinta-feira (14) a saída da superintendente da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, Tânia Fogaça. Ela será a nova diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 




O Ministério não divulgou o nome de quem assume a superintendência da PF no RN. 




O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, durante uma videoconferência com secretários de Administração Penitenciária dos Estados e Distrito Federal.

VEREADOR DE CIDADE DO INTERIOR DO RN É PRESO POR CONTRABANDEAR CIGARROS

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prenderam em flagrante na tarde desta quinta-feira (14) um vereador do município de Serrinha dos Pintos, no interior do RN, suspeito de contrabandear cigarros. Macio Ferreira de Aquino, de 38 anos, conhecido como "Pato Choco", foi preso em um condomínio de luxo no município de Parnamirim. Segundo a Polícia Civil, ele confessou o crime. 











De acordo com a Deicor, ele seria um dos maiores responsáveis pela distribuição ilegal de cigarros importados no Rio Grande do Norte. 




A prisão aconteceu após os policiais civis encontrarem na manhã desta quinta-feira um galpão subterrâneo - embaixo de um campo de futebol de areia - na granja do vereador em Serrinha dos Pintos. No local, de 60 metros quadrados, havia 20 caixas de cigarros contrabandeados, avaliadas em mais de R$ 40 mil reais, além de munições calibre ponto 40. 




A investigação teve início em março, quando um agência bancária na cidade de Antônio Martins foi alvo de ação de criminosos. A Deicor recebeu uma denúncia anônima de que alguns bandidos estavam escondidos na granja do vereador Pato Choco, que fica na zona rural de Serrinha dos Pintos. 




Durante as investigações, os policiais descobriram que havia um galpão subterrâneo na granja, que eles acreditam que era usado para guardar grandes cargas de cigarros contrabandeados. Além disso, segundo a Polícia Civil, o espaço também servia para guardar armas de grosso calibre para ações criminosas.

GOVERNO PUBLICA CALENDÁRIO DA 2ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL


O calendário do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.




Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento. 




Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento. 




Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1. Os demais serão liberados nos dias seguintes.

VIVALDO PEDE QUE GOVERNO CRIE UM PLANO EMERGENCIAL PARA PROTEÇÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

O deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou mais um importante requerimento nesta quinta-feira (14) que trata do Combate a Covid-19. O parlamentar solicitou a criação de um Plano Emergencial para a proteção das pessoas em situação de rua no Rio Grande do Norte. Vivaldo disse que a proposta deve ser feita através de parcerias com os municípios. 



 
Em sua fala durante sessão ordinária, Vivaldo disse que as pessoas em situação de rua encontram-se precocemente inseridas como um grupo de risco devido à fragilidade de condições de alimentação e higiene. Lembrou ainda que a própria condição de vida nas ruas torna praticamente impossível a adoção de medidas como o isolamento social e a higienização frequente.


 

“Muitos na faixa dos 40 ou 50 anos já possuem características e fragilidades idênticas à população idosa. A disponibilização de estruturas com alojamento, refeitório e instalações sanitárias mostra-se de fundamental importância e deve ter em conta a heterogeneidade dessa população, sendo recomendável, portanto, que haja espaços diversos para que se respeite essa característica, ou seja, espaços específicos à população em situação de rua para homens, mulheres com crianças, idosos, pessoas já com suspeitas de infecção pelo COVID, entre outros”, defendeu.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...