11 de agosto de 2010

ESCOLAS DO RN PARTICIPARÃO DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS NA COLÔMBIA

Cinco escolas estaduais do Rio Grande do Norte estão acertando os últimos preparativos para o intercâmbio que levará, na próxima segunda-feira (16), 41 professores de todo o Brasil à Colômbia. Agendada para o período de 16 a 21 de agosto, a viagem é parte da premiação das unidades educacionais que venceram o concurso Escola de Leitores no ano passado. A iniciativa é uma ação do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, realizado no RN em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura

A experiência pretende apresentar aos professores as políticas de promoção da leitura daquele país, consideradas de vanguarda na América Latina. A Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura), instituição sem fins lucrativos situada em Bogotá, será a anfitriã do encontro. Além do Instituto C&A e da Asolectura, a organização do intercâmbio conta com a participação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), do Rio de Janeiro.

O concurso Escola de Leitores envolveu secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura nas cidades de Natal (RN), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O projeto foi criado com a finalidade de mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura e de formação de leitores nas redes públicas de educação e nas comunidades em que essas redes estão inseridas.

Durante a viagem, os educadores assistirão a uma palestra sobre cidadania, literatura e escola com o bibliotecólogo Didier Álvarez. O palestrante é especialista em Pedagogia Social e professor associado da Escuela Interamericana de Bibliotecología de la Universidad de Antioquia, localizada em Medellín, na Colombia.

Outro destaque da programação é a visita dos professores à Asolectura, seguida de um debate sobre políticas de cultura escrita e de leitura comandado por Silvia Castrillón, presidente da instituição. A Asolectura dedica-se a promover a união entre pessoas e instituições voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita como meio de ascensão social. A instituição constitui uma interface entre o governo e as gências privadas para melhoria da educação e da escola, apoiando a criação e o fortalecimento de bibliotecas, fomentando a pesquisa e a promoção da leitura e da escrita.

A programação do intercâmbio prevê, ainda, o encontro dos professores com os escritores colombianos Yolanda Reyes, Francisco Montaña e Ivar Da Coll. Além disso, os educadores farão visitas a bibliotecas públicas e comunitárias de Bogotá.

A parte a viagem à Colômbia, as escolas vencedoras do concurso Escola de Leitores recebem recursos financeiros para a implementação de projetos de leitura e para formação técnica. Um total de R$ 412 mil está sendo investido pelo Instituto C&A em projetos de promoção da leitura nas 22 escolas ganhadoras do concurso.

Conheça os vencedores do concurso Escola de Leitores no RN:

E. E. Hegésippo Reis (Nova Descoberta - Natal)

E. E. Prof. Stella Gonçalves (Alecrim - Natal)

E. E. Clara Camarão (Felipe Camarão - Natal)

E. E. Isabel Gondim (Santos Reis - Natal)

E. E. Maria Cristina (Parnamirim).



HOMEM MORTE HÁ 2 MESES ESTAVA ENTERRADO DENTRO DE CASA NO INTERIOR POTIGUAR

O corpo de um homem identificado como Cícero Nascimento de Oliveira, de 68 anos foi encontrado enterrado, recoberto com cimento, dentro de uma casa no Conjunto Bela Vista, no município de Santo Antônio, distante 70 km de Natal. O fato aconteceu na manhã desta terça-feira (10). Cícero teria sido vítima de um crime cometido há dois meses por outro homem, identificado como Diobaldo Viana da Silva, de 43 anos.

De acordo com o agente Edgar Fabrício, da Polícia Civil do município, a vítima teria pedido abrigo na casa do acusado, tendo dormido lá durante uma noite. Este, por sua vez, alega que Cícero voltou dois dias depois, ameaçando matá-lo com uma faca. Ao tentar se defender, o acusado acabou dando um golpe com um pedaço de madeira em sua cabeça.

Segundo o agente, ao perceber que a vítima não acordava, ele então, decidiu enterrá-lo dentro de sua própria casa, em um dos quatros da residência.

Ainda de acordo com o agente Fabrício, o corpo só foi encontrado dois meses depois, quando o dono da casa que era alugada por Diobaldo soube que ele estava preso por roubo. Ele, então, decidiu procurá-lo na delegacia para pegar a chave da residência. Ao cegar em casa, o proprietário percebeu que havia algo estranho e resolveu chamar a polícia para vistoriar o local.

Ao chegar na casa, os policiais perceberam que o piso de um dos quartos, no qual o acusado dormia estava afofado. Então, resolveram cavar e se depararam com o corpo em total estado de decomposição.

A polícia investiga, agora, a relação entre os dois homens e o que teria motivado o crime.

Diobaldo está preso na delegacia de Santo Antônio e deverá responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver, além de já responder pelos crimes de roubo, cometidos naquela cidade.


Fonte: DNonline.
Foto: Ilustração.

POLÍCIA APREENDE VASTO MATERIAL ROUBADO EM BOCA DE FUMO

Policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e da 5ª Delegacia de Polícia Civil apreenderam, na manhã desta terça-feira (10), um vasto material roubado em um ponto de venda de drogas, na rua Manoel Márcio, na Vila Guimarães, bairro de Bom Pastor, Zona Oeste de Natal. Entre os objetos apreendidos, estão armas, munições, jóias, eletrodomésticos e celulares.


A polícia chegou até a boca de fumo a partir da detenção de um homem identificado como André Bezerra da Costa, vulgo “Badeco”, apontado como um dos envolvidos no furto ao Ceasa, ocorrido na noite do último sábado (08). “Badeco” foi descoberto após a polícia ter analisado um vídeo gravado durante o fim de semana no local.


Durante depoimento na delegacia, o acusado confessou o crime e ainda revelou ter trocado um notebook furtado no Ceasa por drogas em uma boca de fumo, cujo traficante é conhecido como “Igor”. Os policiais se deslocaram até o ponto de venda citado por ele e se depararam com um vasto material que é, provavelmente, fruto de roubo e teria sido trocado por drogas.

No local, foram encontrados e apreendidos 59 itens, entre eles uma espingarda calibre 12 cano duplo, um revólver calibre 38 de cano longo, 14 munições de calibre 38, uma munição calibre .40, dois cartuchos de calibre 12, jóias, celulares, tênis, perfumes, eletrodomésticos, uma toca usada em assaltos e uma motoneta Traxx vermelha.

ROSALBA ASSUME COMPROMISSO COM JUVENTUDE POTIGUAR

A candidata Rosalba Ciarlini, da coligação A Força da União, disse que os jovens terão participação decisiva em seu governo, a partir das propostas entregues nesta terça-feira (10), durante o Encontro da Juventude promovido pelos Amigos da Rosa.

Rosalba recebeu um documento com 25 reivindicações que incluem criação da Secretaria da Juventude, Olimpíadas do Conhecimento e Jogos Olimpícos Estaduais, criação de uma rede pública de encaminhamento ao emprego, Casas do Estudante, programa Escola Cidadã (funcionamento das escolas nos fins de semana com atividades esportivas, culturais e sociais para toda a comunidade escolar: pais, alunos , funcionários e professores), projeto de conscientização e combate ao crack e outras drogas, em caráter permanente nas escolas, e uma política de acolhimento e tratamento aos dependentes químicos.

A participação política dos jovens manifestada no encontro foi elogiada pelo senador Garibaldi Filho. Lembrando a PEC da Juventude recentemente aprovada no Senado, Garibaldi disse que os jovens conquistaram direitos constitucionais e que Rosalba representa a esperança da nova geração, denunciando a baixa qualidade da educação no Estado. “Faltam professores e o ensino profissionalizante é lastimável, melancólico”, afirmou, considerando que com Rosalba esse quadro negro será revertido.

O senador José Agripino também destacou a perspectiva para os jovens potiguares com Rosalba governadora. “O governo da Rosa vai dar o direito sagrado da competitividade”, declarou, acrescentando que a meta de Rosalba, Agripino e Garibaldi é qualificar o jovem. Outro que ressaltou a confiança do juventude em Rosalba, foi o candidato a vice-governador Robinson Faria. “Nenhum político pode estar bem se não tiver a confiança dos jovens e isso a Rosa tem”.

Comentando as propostas apresentadas pelos Amigos da Rosa, Rosalba disse que o jovem potiguar não quer nada mais do que ensino de qualidade, cultura, oportunidade de trabalho e valorização. “A juventude quer uma escola viva”, afirmou, assegurando que desenvolverá políticas públicas que garantirão oportunidades para os jovens da capital e do interior. “A nossa juventude amadureceu e precisa de oportunidades. É isso que eu vou fazer, eleita governadora”, frisou.

Rosalba disse, ainda, que, a confiança, determinação e garra demonstradas pelos jovens nesse encontro em Natal, lhe dão mais energia para enfrentar todos os desafios para fazer o RN acontecer. A candidata aproveitou para parabenizar todos os jovens pelo Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira, 11.

MORRE AOS 51 ANOS ANDERSON LEONARDO, CANTOR DO MOLEJO

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnósti...