19 de maio de 2014

EQUADOR “ DIZ NÃO” À EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Equador deu mais um passo, neste domingo, 18, em direção à proteção da criança e do adolescente. Um trabalho de conscientização foi feito na feira livre da cidade pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social , Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Conselho Tutelar. Durante toda semana várias ações estarão acontecendo na cidade.

Foto de Ascom Equador.

Acompanhe :

DOMINGO: 18/05/2014
• Campanha de conscientização na feira livre.
- Entrega de panfletagem informativa de prevenção na feira livre;
- Vinheta sobre o 18 de maio;
SEGUNDA-FEIRA: 19/05/2014
• Distribuição de cartazes nas escolas e postos de saúde
- Conselho Tutelar
• Campanhas de conscientização nas escolas
- Distribuição de materiais informativo sobre o 18 de maio.
• Escolas
-Durante a semana as escolas irão inserir o tema nas aulas de história (contextualização histórica de surgimento do 18 de maio – Historia de Aracele); nas aula de biologia (conversar sobre as consequências das relações sexuais precoces para as crianças e adolescentes); e português (elaboração de redação sobre o tema do 18 de maio).
• Programa Mais Educação
- Durante a Semana o Programa Mais Educação das Escolas Municipais e Estaduais irão trabalhar o tema do 18 de Maio através de oficinas de artes (confecção de cartazes e materiais informativos) e música (com as músicas da campanha do 18 de maio), dentre outras ações.
TERÇA-FEIRA: 20/05/2014
• 08h às 11h e das 13h às 16h – Orientações sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, focando nas consequências físicas e psicológicas.
- Local: Unidades Básicas de Saúde
• 08h - SCFV de Crianças: Ensaio do Coral com a canção da campanha do 18 de maio.
• 14h - SCFV de Crianças: Ensaio do Coral com a canção da campanha do 18 de maio.
QUARTA-FEIRA: 21/05/2014
• 19h - Palestra com os professores das escolas municipais e estaduais
QUINTA-FEIRA: 22/05/2014
• 08h - SCFV de Crianças: Elaboração de oficinas, colagens e cartazes sobre o tema 18 de maio.
• 14h - SCFV de Crianças: Elaboração de oficinas, colagens e cartazes sobre o tema 18 de maio.
SEXTA-FEIRA: 23/05/2014
• 8h – Campanha com os jovens do SCFV nos bairros de Equador
• 8h30m – Caminhada do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
- Apresentação dos monitores SCFV de crianças com uma Peça Pantomima (teatro mudo)
- Apresentação do Coral do SCFV de Crianças;
- Exposição de materiais elaborados pelo SCFV de Crianças e Jovens;
• 14h - Encontro com as mães do SCFV: apresentação de um curta metragem e discussão do tema do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
- Responsável: Larissa Roque ( Psicóloga do CRAS)
• 16h - Campanha com os jovens do SCFV nos bairros de Equador.

 

RN LAMENTA MORTE DO PROCURADOR-GERAL DO ESTADO MIGUEL JOSINO

O procurador-geral do Estado (PGE), Miguel Josino Neto, 48 anos, teve a morte cerebral atestada pelo boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração, às 13h30 desta segunda-feira (19). Em nota, a equipe médica que o atendeu afirma que ele sofreu um dano irreversível. Familiares afirmam que os órgãos do advogado serão doados.

Posse de Rinaldo Reis - Miguel Josino (3)

O documento informa ainda que o procurador deu entrada ao hospital às 17h50 deste domingo (18) e foi diretamente encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro era de traumatismo cranioencefálico.

Miguel Josino foi atendido pelos neurocirurgiões Eduardo Ernesto, Nilson Pinheiro Júnior, além de Gutemberg Gurgel, Ana Cláudia Solano e Madson Vidal. Segundo a nota, “a equipe, apesar de toda assistência dada ao paciente, constatou dano cerebral irreversível”. O boletim diz ainda que os exames feitos nesta manhã reafirmaram o diagnóstico inicial de morte encefálica. O documento foi assinado pelos neurocirurgiões que o atenderam, bem como pelo chefe da UTI, Marcel Delafiori Hikiji.

Em entrevista coletiva dada no início desta tarde, no Hospital do Coração, o neurologista Nilson Pinheiro Júnior revelou que o diagnóstico foi confirmado após a realização de três exames. Tais procedimentos visavam, entre verificar a passagem de sangue para o cérebro de Miguel Josino e as possíveis reações neurológicas. Contudo, não foi notada qualquer atividade neurológica básica aos estímulos feitos.

Miguel Josino sofreu politraumatismo após a queda com fraturas no crânio, tórax, coluna, e osso occipital do cérebro. A equipe médica informou que seguiu todos os procedimentos médicos que o caso exigiu, com a realização dos três exames que constataram a ausência total de respostas aos estímulos e a parada total da atividade cerebral.

Com a confirmação do quadro irreversível, os irmãos do procurador, Sebastião Leite Filho e Daniel Leite, informaram que a central de doações de órgãos já foi acionada e terá de seis a 24 horas para fazer o procedimento.

 

ACARIENSE E JARDINENSE REPRESENTARÃO O SETOR TÊXTIL DO SERIDÓ EM CONGRESSO EM SÃO PAULO

Leó, Associados e Diretores da Guararapes - CópiaNo decorrer deste ano de 2014 os seridoenses continuam a testemunhar ações promovidas pela Associação Seridoense de Confecções, que, como pôde ser visto desde de sua fundação, vem buscando desenvolver a região do Seridó no setor têxtil.

O presidente da ASCONF, Leonardo Ferreira de Azevedo, o vereador Leó”, e o secretário Janúncio Nóbrega, também empresário, irão representando o Seridó no Congresso ENCANDEAR em São Paulo, promovido pelo SEBRAE, onde será discutidos projetos para pequenas e grandes empresas de todo o país.

A ASCONF, sendo uma das grandes interessadas em geração de emprego e renda na região, acredita que esta é uma oportunidade de adquirir novas informações e estratégias que ajudem no desenvolvimento empresarial seridoense.

IGREJA LANÇA CAMPANHA SOCIAL PARA COPA DO MUNDO NO MARACANÃ

O estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, recebeu uma benção especial no final da manhã desta segunda-feira (19). Representantes de várias religiões se reuniram no estádio em um ato para promoção da paz. O evento marcou o lançamento da campanha social – promovida pela Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio – para a Copa do Mundo de 2014: "Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo".

O pastor da Igreja Presbiteriana Unida, José Roberto Cavalcanti e o presidente da Associação Israelita do Estado do Rio de Janeiro atem bola em ato ecumênico realizado no estádio do Maracanã (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

O culto ecumênico foi conduzido pelo padre Leandro Lenin, coordenador do Projeto 100 Dias de Paz. Durante a celebração foi apresentada a canção "Fé na Copa e ninguém pra escanteio", que será executada nos eventos da arquidiocese antes, durante e depois do mundial de futebol. A música destaca a importância da preservação da vida.

Participaram do evento Dom Roque Costa Souza, bispo auxiliar do Rio; a pastora evangélica Lusmarina Campos Garcia; Sami Amed Isbelle, representante do islamismo; Carlos Alberto Ivanir dos Santos; representante do candomblé; Maria de Fátima da Rocha Damas, da umbanda; Gyoushu Tadokoro, representando o budismo; Matthias Tolsdorf, da Igreja Luterana; e Dom Filadelfo Oliveira, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Cada um dos líderes religiosos enfatizou o empenho em promover a paz entre seus seguidores e, principalmente, a comunhão de todos em prol do fim da violência e da intolerância religiosa. Praticante da umbanda há 40 anos, Maria de Fátima afirmou que ainda sofre com a intolerância. "Quando temos amor no coração e respeito pelo nosso irmão, temos a paz presente", disse.

"O que leva ao racismo, ao ódio, é a ignorância", afirmou Carlos Alberto Ivanir, do candomblé, que destacou o delicado momento enfrentado pelas religiões de raízes africanas depois que o juiz federal afirmou em decisão judicial que o candomblé e a umbanda não são religiões.

Ato ecumênico no Maracanã na manhã desta segunda-feira (19) (Foto: Daniel Silveira/G1)

A pastora Lusmarina fez questão de expressar apoio e solidariedade aos seguidores das duas religiões africanas, classificando como lamentável a postura do magistrado. "É preciso pararmos com a propagação da raiva", disse.

"Hoje, com esse cenário que é o Maracanã, nós temos a oportunidade de a sociedade civil e sua representação através dessas religiões, da um pontapé mais marcante para aquilo que já vem sendo esforço de muita gente, que é a luta pela paz", destacou o padre Leandro Lenin.

O muçulmano Sami Amed, além de fazer coro com os demais religiosos em defesa da paz e união dos povos, lembrou que o momento era propício para pedir a Deus "para que esse título [campeão da Copa do Mundo de 2014] fique em nossa casa".

Balões brancos foram soltos no gramado do estádio por um grupo de crianças. Ao final do evento, todos os religiosos se reuniram para posar para fotos segurando a bola oficial dos jogos do mundial.

Fotos:  Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Daniel Silveira/G1.

DEPUTADO NELTER QUEIROZ PUBLICA NOTA DE PESAR POR MORTE DO SOBRINHO DO EX-PREFEITO DR. SAINT-CLAIR TORRES

untitledO deputado estadual Nelter Queiroz vem à público manifestar sua profunda e sincera condolência aos familiares e amigos de Francisco Torres de Paula Neto, falecido no último domingo (18), vítima de um acidente automobilístico do Estado do Pará, onde morava seu pai Francisco Torres, o Torrinho.

“Neto Torres” como era mais conhecido é sobrinho do ex-prefeito de Jucurutu, nosso estimado amigo Saint-Clair Torres.

Nesse momento de dor e tristeza pedimos ao Espírito Santo Consolador que transforme essa dor em saudade e esperança, pois são elas que mantêm vivos os nossos entes queridos no único lugar onde eles não podem morrer: nosso coração.

41ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO SERIDÓ BATE RECORDE E MOVIMENTA R$ 7 MILHÕES EM NEGÓCIOS

A 41ª Exposição Agropecuária do Seridó realizada no último final de semana, em Caicó, está sendo considerada a melhor de todas as edições e bateu recorde histórico em seus 41 anos de existência. Em três dias, entre a última sexta-feira, e o domingo, 18, o evento movimentou R$ 7 milhões em negócios no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.

Exposição 41ª Expocaicó 1 fot Ivanízio Ramos

As diferenças para as edições anteriores começam pelo número de animais expostos que passou de 500, em 2013, para 2 mil, entre caprinos, ovinos e bovinos. A ocupação que no ano passado foi de 4 currais, este ano chegou a 44.

Mudanças na organização também foram consideradas primordiais para o sucesso. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, realizou melhorias no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel,em parceria com a Prefeitura de Caicó, além de incrementar a exibição.

Exposição 41ª Expocaicó 3 fot Ivanízio Ramos 

Nesta edição a feira contou com a exposição regional de caprinos da raça Boer, trazida pela Associação Brasileira de Criadores de Caprinos Boer, normalmente organizada em grandes cidades. A novidade atraiu maior público para o tradicional evento.

Para fortalecer ainda mais os negócios, a Governadora Rosalba Ciarlini anunciou que, a pedido dos criadores, o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel vai passará a ter a gestão compartilhada entre a Prefeitura de Caicó e Associação Seridoense de Criadores (Asserc). Uma alternativa para a criação de uma feira semanal na cidade.

Exposição 41ª Expocaicó 5 fot Ivanízio Ramos

A 41ª Exposição Agropecuária do Seridó foi realizada pelo Governo do Estado em Parceria com a Ancoc, Anorc e Prefeitura de Caicó.

PACIENTES DIZEM QUE HOSPITAL REGIONAL DE ACARI FICOU SEM MÉDICO NO SÁBADO

imagesO blog recebeu uma denúncia de que o Hospital Regional de Acari teria ficado sem médico plantonista para atender os casos de urgências neste último sábado, (17).

Segundo a denúncia, por não ter médico na casa de saúde, os casos de urgências estavam sendo encaminhados de ambulância para a cidade de Cruzeta.

Do Blog: De que adianta um Hospital sem médico?

FAMÍLIA RECEBE DEFUNTO TROCADO E DESCOBRE ERRO DURANTE VELÓRIO NO RS

Uma família de Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, passou por uma situação complicada em um momento de dor neste final de semana. Durante o velório de um familiar, eles perceberam que o corpo do morto havia sido trocado. Hospital e funerária trocam acusações pelo erro.

Velório Santa Clara do Sul troca de cadáver (Foto: Reprodução/RBSTV)

Segundo os familiares, o homem de 81 anos morreu neste final de semana no Hospital Bruno Born, em Lajeado. O corpo foi levado neste domingo (18) para o velório em Santa Clara do Sul, cidade a cerca de 17 quilômetros de distância. Só quando familiares abriram o caixão para o velório é que perceberam a troca de cadáveres.

Após a constatação do erro, o corpo do homem de 81 anos foi levado novamente a Lajeado para a troca. Só depois é que o velório pode ser realizado. O sepultamento ocorreu neste domingo (18) no Cemitério Católico de Santa Clara do Sul. Abalados com a situação, familiares não quiseram falar sobre o caso.

Por meio da assessoria de imprensa, o Hospital Bruno Born disse que houve falha na identificação da vítima por parte da funerária. Segundo a instituição, o corpo que foi retirado do morgue pela empresa era de um homem de 65 anos, cujo nome constava na pulseira de identificação, presa ao pulso.

Ainda de acordo com a instituição, o corpo do homem de 81 anos não havia sido liberado pela instituição, pois ainda estava na UTI no momento em que a funerária esteve no hospital. A Funerária Sabke, por sua vez, alega que retirou do morgue o corpo identificado com o nome correto, escrito em uma fita de esparadrapo colocada sobre o corpo

MIGUEL JOSINO CAI DE APARTAMENTO E É INTERNADO EM ESTADO GRAVE

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Natal. No fim da tarde deste domingo (18), Josino caiu da varanda apartamento onde mora, em Candelária, para o salão de festas do prédio, um andar abaixo. Ele teve traumatismo craniano e medular e permanece em coma.

Miguel Josino deu entrada na UTI do Hospital do Coração com traumatismo craniano

De acordo as informações, o acidente aconteceu por volta das 17h. Miguel Josino estava em uma área afastada na varanda do seu apartamento, onde costumava usar para colocar a churrasqueira quando, por volta das 17h30, seus familiares perceberam sua ausência e o encontraram já caído na garagem do prédio.

Miguel  passará por novos exames para avaliar a atividade cerebral às 8h e 16h desta segunda-feira (19). A informação foi confirmada pelo advogado Sebastião Leite, irmão de Josino, que conversou com a equipe médica responsável pelo caso. Josino permanece em coma.

Irmão de Miguel Josino, Sebastião Leite conversa com o médico Fernando Pinto sobre a situação


Segundo Leite, o estado de saúde de Miguel Josino é bastante delicado, porém os médicos afirmaram que "tudo é possível". No boletim divulgado mais cedo, o Hospital do Coração explicou que ele está em coma e respirando através de aparelhos.

Na noite deste domingo, foi confirmado que Miguel Josino está em coma profundo, o chamado Glasgow 3, que é quando o paciente não responde a nenhum estímulo externo. Após certo período, os médicos realizarão novo exame clínico e eletroencefalograma para avaliar a atividade cerebral e se Josino passará a responder aos estímulos.

Miguel Josino Neto está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Natal, após cair da varanda apartamento onde mora, em Candelária, às 17h. Josino estava em uma área afastada na varanda do seu apartamento, no primeiro andar, onde, de acordo com amigos próximos, ele costumava posicionar churrasqueira em reuniões no apartamento. Por volta das 17h30, no entanto, seus familiares notaram a ausência e o encontraram já caído no salão de festas do prédio. Ninguém presenciou o momento da queda.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...