13 de julho de 2010

COLEGAS PRESTAM HOMENAGENS EM SEPULTAMENTO DE POLICIAL MILITAR DE CURRAIS NOVOS

Numa homenagem emocionante Policiais, familiares e amigos compareceram ao sepultamento do Sd PM Jamiltom, de 31 anos, na manhã dessa segunda-feira (12) em Currais Novos. Jamiltom vinha lutando contra um câncer que descobriu há cerca de 03 meses, vindo a falecer na noite desse domingo.

O policial trabalhava no policiamento de trânsito (2°GPRE), em Currais Novos, sendo tido como um excelente Policial, disciplinado e cumpridor de suas obrigações para com o seu trabalho.


Durante a homenagem um culto evangélico foi realizado antes do sepultamento, deixando emocionado parentes, Policiais e amigos que presenciavam a cerimônia.



Em nome dos Policiais Militares que fazem parte da 3ªCIPM e o 2°GPRE, os votos de pesar aos familiares, que Deus conforte os seus corações e possam superar essa perda terrível do nosso companheiro de farda.

Fonte e Foto: PM Currais Novos.



HOMEM É PRESO APÓS MATAR OUTRO A FACADAS NO INTERIOR POTIGUAR

Foi preso em flagrante acusado de homicídio um homem identificado como Josian Lisboa da Costa, de 24 anos, no município de Lajes, na madrugada deste domingo (11). Ele é apontado como responsável pelo assassinato de Gustavo Andson da Silva, morto a facadas naquela mesma noite, nas proximidades de onde acontecia uma festa na cidade.

Policiais militares que trabalhavam no evento festivo tomaram conhecimento de que havia uma pessoa caída próximo àquele local por volta das 2h, através de um popular que afirmou ter avistado, enquanto passava de moto pela localidade, um homem em pé com uma faca na mão e outro caído no chão, como se estivesse ferido.

Um dos PMs decidiu acompanhar o informante até o lugar onde estaria o corpo para averiguar a denúncia. Chegando ao local, havia apenas a vítima, ferida a golpes de faca, que não apresentava sinais vitais. O informante disse ao policial que sabia quem seria o autor do crime e, juntamente ao PM, se deslocou até um bar próximo, onde eles se depararam com o suspeito. No entanto, ao avistar o policial, o acusado tentou empreender fuga, mas foi contido pelo PM.

Durante a luta corporal, os outros policiais que trabalhavam na festa foram até a área onde se concentrava vários populares, e conseguiram dominar o acusado. A princípio, a arma usada no crime não foi encontrada com Josian da Costa, porém, ao ser feita uma revista na motocicleta do acusado, os policiais localizaram sob a cela uma faca peixeira, suja de sangue. O acusado foi então levado à Delegacia Municipal de Lajes, onde assumiu a autoria do homicídio e recebeu voz de prisão.

Na DP, Josian da Costa narrou os momentos que antecederam o crime, afirmando ter encontrado com Gustavo Andson na praça central do município, onde eles teriam bebido juntos e depois fumado maconha. Ele conta que cometeu o homicídio após uma discussão, mais especificamente depois de ter sofrido uma agressão no rosto por parte da vítima. Ele afirma ter desferido cerca de três golpes de faca contra Gustavo Andson. Além dessas confissões, o acusado também disse à polícia que já havia sido preso e processado por crime de roubo, fato ocorrido na cidade de Natal, e acrescenta que foi condenado a nove anos, mas que responde em liberdade.


PÁROCO DE SANT'ANA EXPLICA INTERDIÇÃO DA IGREJA EM CAICÓ

Caicó-RN, 12 de julho de 2010

Paroquianos e devotos de Sant’Ana,


“Nada acontece por acaso, tudo é providência!” Esta seria a frase ideal para avaliarmos o que já transcorreu em 2010 em nossa paróquia. Os últimos dias nos mostraram o quanto devemos estar preparados para grandes decisões, mesmo quando nos sentimos surpreendidos.

Aos 26 de janeiro, próximo de completarmos quatro anos do nosso paroquiato, decidimos retirar a imagem de Sant’Ana do altar-mor para uma restauração, o que foi feito pelo restaurador Hélio de Oliveira. O principal motivo dessa iniciativa foi dar um novo brilho a Festa de Sant’Ana 2010. E isso gerou uma ansiedade natural, que foi sendo superada na medida em que a data do retorno da imagem se aproximava. Uma grande programação para a abertura oficial do mês de julho foi preparada na capital e em Caicó, inclusive uma reforma no altar da Catedral, para a acolhida do retorno de Sant’Ana à sua casa.

Porém, na semana de chegada da imagem fomos surpreendidos com a constatação da necessidade de imediata interdição da Catedral, haja vista o estado de comprometimento do teto da Igreja, que poderia colocar em risco a segurança de todos nós, fiéis, paroquianos e devotos de Sant’Ana. O marceneiro Horácio Medeiros, a quem a Paróquia sempre confiou os melhores trabalhos e a quem havia solicitado uma inspeção no local, nos alertou para falhas no forro da igreja matriz.

Por precaução e zelo com os procedimentos mais apropriados de manutenção e segurança do prédio e dos fiéis, solicitamos a presença de técnicos: o Corpo de Bombeiros e engenheiros foram chamados e, após uma primeira inspeção, apenas confirmaram a preocupação. Não imaginávamos a dimensão do problema. Como nossa fé está na Providência divina, o futuro também! Então, mesmo sem o laudo oficial, fomos buscar a imagem de Sant’Ana em Natal sabendo que a mesma retornaria à sua cidade, mas talvez não diretamente ao seu altar principal.

Com a convicção de que ao povo que faz a Igreja cabe a informação, expusemos a realidade logo no dia primeiro de julho. E como ao povo também cabe a decisão, constituímos uma comissão para que, com os pareceres técnicos em mãos, os próximos passos relativos à indispensável urgente reforma não se confundissem com posicionamentos pessoais do pároco de Sant’Ana.

Neste sentido, fizemos uma primeira reunião, que contou com a presença do Senhor Bispo Diocesano, do Mons. Edson, do marceneiro, do engenheiro e de membros do Corpo de Bombeiros, que emitiram os pareceres técnicos, além de membros da comunidade. Esta reunião ocorreu na última sexta-feira, dia 09, para articular a melhor solução, tendo em vista a interdição do prédio.

Na oportunidade, uma Comissão especial foi formalizada e algumas decisões já foram tomadas: definimos um cronograma de reuniões e atividades; providenciamos a imediata retirada dos equipamentos existentes no interior da igreja (ventiladores, bancadas, imagens, som e outros), criando as condições para imediato início dos trabalhos. Os próximos passos serão estes: a retirada do forro e um novo diagnóstico, agora mais completo e preciso, com a real situação do problema e as possibilidades de ação. A constituição de uma equipe de trabalhadores para realização da obra, contratação e demais providências que se fizerem necessárias.

A próxima reunião da Comissão já está marcada para esta semana. Discutiremos não só as formas de recuperação, mas a possibilidade de ampliação da Catedral. Uma campanha de arrecadação para viabilização da reforma também será planejada.

O mais importante, todavia, é que mesmo sem o prédio, a Festa será realizada e toda ela sob o olhar de Sant’Ana. Com uma imagem da padroeira, no Santuário do Rosário acontecerão todas as celebrações matutinas, como a missa das 06h30, os batizados e as confissões noturnas. A Missa dos Idosos e a Missa Solene na manhã do último domingo serão celebradas no Ginásio Monsenhor Antenor, na Ilha de Sant’Ana.

Quanto as demais celebrações, como a abertura solene, a missa de encerramento, as missas das 17h e as novenas, todas serão realizadas em um altar montado em frente à Catedral, com a presença da imagem de Sant’Ana restaurada.

Mesmo que, eventualmente, algumas decisões ou gestos não sejam entendidos por todos, esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos os fiéis, párocos, devotos e peregrinos de Sant’Ana e de toda a população do Seridó. O que está sendo feito ou mesmo o será, tenham certeza, tem por objetivo zelar pela preservação da nossa Catedral, a casa de Sant’Ana, que é a casa de Deus e de todos nós. Assim como não fomos omissos assumindo falhas, estaremos presentes e determinados nesta nova realização.

Entendendo que nem tudo acontece ao nosso tempo, confiamos nas providencias humana e divina. A imagem de Sant’Ana, por exemplo, antes da restauração escondia fissuras em sua madeira. Pretendíamos apenas entregar o símbolo da região mais bonito, porém acabamos solucionando outro problema. Agora é a casa maior do Seridó que necessita de amparo, e para isto não mediremos esforços, confiantes no deleite futuro e próximo.


Monsenhor Edson Medeiros de Araújo

Vigário Geral e Pároco de Sant’Ana de Caicó.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...