23 de junho de 2020

GOVERNO ADIA PELA SEGUNDA VEZ A RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO RN


O governo do Rio Grande do Norte vai prorrogar por mais sete dias o decreto de isolamento social, adiando a retomada econômica no estado, que estava prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (24). A prorrogação foi anunciada pelo secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, durante entrevista coletiva no início da tarde desta terça (23). 





O início da retomada das atividades econômicas estava previsto para esta quarta, dia 24 de junho, mas era condicionado ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%. A retomada das atividades foi marcada, a princípio, para o dia 17 de junho, porém não pôde acontecer porque a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 99%. O motivo do novo adiamento é o mesmo.




De acordo com o boletim de segunda-feira (22) da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o RN registra 730 mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

DIA DO DESAPEGO SOCIAL É APROVADO E SEGUE PARA SANÇÃO DA GOVERNADORA

Foi aprovado hoje (23), na sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto de lei n° 54/2020, de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PL), que institui no Estado o Dia do Desapego Social. O projeto foi aprovado à unanimidade e segue agora para sanção da governadora Fátima Bezerra. 





Pelo projeto, o Dia do Desapego Social acontecerá uma vez por mês, sempre no dia 19. "O dia 19 foi escolhido para lembrarmos desta crise mundial provocada pela pandemia do Covid-19", explica Ubaldo Fernandes. O objetivo é arrecadar e doar objetos que poderão servir para famílias carentes, para entidades e instituições sem fins lucrativos, promovendo na sociedade uma educação solidária duradoura, através do descarte consciente de objetos em condições adequadas de reutilização.





De acordo com o projeto, são considerados objetos: brinquedos, peças de vestuário, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, livros, colchões, peças de cama, mesa e banho, utensílios domésticos e sobras de materiais de construção em condições de reutilização, desde que possam ser recolhidos manualmente, sem o auxilio de equipamentos. O deputado Ubaldo Fernandes acredita que o Poder Público Estadual e diversas entidades e instituições adotarão o Dia do Desapego Social. "Vamos incentivar as campanhas institucionais junto aos meios de comunicação para fixar rotinas de coletas organizadas divulgando a campanha Desapego Solidário, uma ação relevante neste momento de crise social que estamos vivendo”, enfatiza ele.

CÂMARA PREVÊ VOTAR PROJETO QUE ELEVA NÚMERO DE PONTOS PARA SUSPENDER CNH


A Câmara dos Deputados tem previsão de votar nesta terça-feira (23) o projeto de lei que altera trechos do Código Brasileiro de Trânsito




Entre outras mudanças, a proposta original do governo federal aumenta o número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retira a multa para quem transportar criança sem a chamada “cadeirinha”




Críticos à proposta, alguns partidos de oposição pretendem dificultar a votação com a apresentação do chamado “kit obstrução” – um conjunto de requerimentos com o objetivo de atrasar a sessão. 




Considerado um assunto prioritário pelo Palácio do Planalto, o projeto foi apresentado em junho do ano passado. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente à Câmara para fazer a entrega do texto.

VACINA BRITÂNICA CONTRA A COVID COMEÇA A SER TESTADA EM SP


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann confirmaram nesta segunda-feira (22) que começaram os testes em São Paulo da vacina ChAdOx1 nCoV-19, liderada globalmente pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. 





A vacina é uma das 141 candidatas cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) e está entre as 13 que já estão em fase clínica de testes em humanos no mundo. 




Os testes da vacina em São Paulo começaram na sexta-feira (19) e prosseguiram nesta segunda-feira(22), segundo o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Unifesp, que coordena a aplicação da vacina em São Paulo. 




Segundo a assessoria da Fundação Lemann, a primeira fase da pesquisa, iniciada sexta e segunda, é a fase de triagem dos testes sorológicos nos voluntários, feitos pelo laboratório Fleury. As aplicações da vacina em si, segundo a entidade, devem começar entre esta terça-feira (23) e quarta-feira (24).

DEPUTADO UBALDO FERNANDES ASSUME LIDERANÇA DE BLOCO PARTIDÁRIO NA ALRN

O deputado Ubaldo Fernandes (PL) assumiu nesta segunda-feira,  (22) a liderança do bloco partidário PL/PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Este bloco partidário é composto pelos deputados estaduais Ubaldo Fernandes, George Soares, Kleber Rodrigues, Francisco do PT e pela deputada Isolda Dantas, que exercia a liderança. A deputada Isolda anunciou sua saída do cargo por motivos pessoais e a liderança passou para Ubaldo Fernandes.




"A liderança deste bloco partidário nos garante assento no Colegiado de Líderes da Casa. Assumir este papel nos permite avaliar mais de perto as questões do dia-a-dia do parlamento, apreciar iniciativas importantes e continuar lutando por projetos de grande interesse para a população norte-rio-grandense. Muito nos honra assumir esse papel", afirmou o deputado Ubaldo Fernandes.

CASOS DE NOVO CORONAVÍRUS NO MUNDO PASSAM DE 9 MILHÕES


O número de casos confirmados de novo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 9 milhões nesta segunda-feira (22), mostra monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Segundo o levantamento, o número de mortes pela Covid-19 passa de 469 mil.




Em números absolutos, EUA e Brasil são os dois países com mais casos do novo coronavírus e mais mortes pela Covid-19. Ambos, inclusive, são os únicos a registrar mais de 1 milhão de casos confirmados e respondem por mais de um terço de todos os registros da virose.




Mesmo com os números em queda na Europa, o avanço da Covid-19 no mundo ainda preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobretudo pela alta dos casos nas Américas e por novos registros em países da Ásia que já haviam controlado a doença.

SENADO DEVE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA, (23) PEC QUE ADIA ELEIÇÕES MUNICIPAIS


O Senado deve votar nesta terça-feira (23) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. 




Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno será em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. O relator da PEC, Weverton Rocha (PDT-MA), defende que o primeiro turno seja adiado para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. 




Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto será submetido a dois turnos de votação, o que deve acontecer nesta terça, e precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados. 




O adiamento das eleições passou a ser discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas em razão da pandemia. As autoridades de saúde recomendam como medida preventiva, por exemplo, o isolamento social.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...