3 de junho de 2016

APÓS PEDIDO DE NOEIDE SABINO, DER INICIA RECUPERAÇÃO DA RN 086 ENTRE EQUADOR E PARELHAS

O DER/RN iniciou nesta sexta-feira, (03), a operação Tapa-Buraco na RN 086, que liga Parelhas, Santana do Seridó e Equador. Atendendendo a reivindicação, via ofício, da prefeita de Equador.
 
 
A prefeita de Equador, Noeide Sabino, esteve pessoalmente recentemente na sede do DER, em Natal, onde entregou ao diretor de obras, Dr. Caio Pascoal, um oficio solicitando a  recuperação da RN 086, que liga Equador à Parelhas, quando lhe foi prometido que o serviço seria iniciado com brevidade.
 
 
Ademais, no mesmo ofício, a prefeita também solicitou a recuperação dos pontilhões, que também precisam de recuperação, para garantir o tráfego de veículos no referido trecho.
 
Do Blog: Parabéns pela sua luta prefeita!

EM OPERAÇÃO EM NATAL, CÃES ACHAM DROGAS DURANTE BUSCA POR ARMAS MOSTRADAS POR BANDIDOS EM REDES SOCIAIS

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou que policiais militares, com a ajuda de cães farejadores, encontram aproximadamente 20 quilos de drogas escondidos sob o piso de uma casa na chamada Favela do Mosquito. A comunidade fica no Bairro Nordeste, Zona Oeste de Natal. O entorpecente foi descoberto durante a 'Operação Mosquito', realizada na manhã desta sexta-feira (03).
 
 
Fotos com criminosos armados circulam nas redes sociais (Foto: Reprodução)
 
 
Um dos objetivos da ação foi procurar pelas armas que aparecem em fotos que foram postadas em redes sociais nesta quinta (02). As imagens, que circularam principalmente por grupos de WhatsApp, mostram pistolas, um revólver, espingardas e um fuzil AK-47. O armamento não foi encontrado.
 
 
Além das drogas (maconha, crack e cocaína), duas motocicletas roubadas foram recuperadas e três pessoas presas, incluindo um foragido da Justiça. “Além disso, seis pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e assaltos foram conduzidas para a delegacia para prestarem esclarecimentos”, ressaltou o coronel Jair Júnior, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PM.
 
Ainda nesta quinta, a Sesed informou que tomou conhecimento do fato e que o serviço de Inteligência já estava apurando a veracidade das fotografias. Em uma das imagens, há a sigla de uma facção criminosa e a palavra 'Natal' que foram formadas com munições. A Secretaria de Segurança comunicou ainda que a PM faria operações para intensificar o policiamento nas possíveis áreas onde as imagens foram captadas. Por fim, a secretaria comunicou que em 2016 foram apreendidas cerca de 500 armas de fogo no Rio Grande do Norte.

ESQUEMA DA PETROBRAS PAGOU DESPESAS PESSOAIS DE DILMA; CABELEIREIRO CUSTAVA 5 MIL POR VIAGEM

Já existem documentos em posse da Procuradoria-Geral da República que revelam que a presidente afastada, Dilma Rousseff, tinha conhecimento do teor das negociações envolvendo interesses políticos na compra da refinaria de Pasadena, antes da reunião do Conselho de Administração da Petrobras que aprovou o negócio. 
 
Os envolvidos na venda de Pasadena trocavam mensagens em uma rede de e-mails do Gmail que não era rastreável, pois as mensagens ficavam sempre numa nuvem de dados, sem serem enviadas. Numa dessas mensagens, na véspera da reunião decisiva, há a informação de que “a ministra” já estava ciente dos arranjos dos advogados.
 
Em outras mensagens, há informações sobre pagamentos de itens pessoais da presidente pelo esquema montado na Petrobras, como o cabeleireiro Celso Kamura, que viajava para Brasília às custas do grupo. Cada ida de Kamura custava R$ 5 mil. Há também indicações de que um teleprompter especial foi comprado para Dilma sem ser através de meios oficiais, para escapar da burocracia da aquisição.
 
 

SEARA ACOMPANHA TRABALHOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL EM ÁREAS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

Os resultados que estão sendo obtidos através da Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural em Unidades Produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foram apresentados na manhã desta sexta- feira (3) ao Secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa, e à coordenação da Unidade Técnica Estadual (UTE), que executa o PNCF no RN.
 
As atividades da Chamada Pública estão sendo feitas pela Cooperativa Terra Livre e pela Emater, e atende aproximadamente 1.500 famílias de trabalhadores rurais de 51 municípios do estado, todas beneficiadas pelo Crédito Fundiário. A Chamada é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e teve início em 2015, e sua vigência é três anos.
 
A Chamada Pública foi dividida em dois contratos, um de responsabilidade da Cooperativa Terra Livre, que está realizando os trabalhos de assistência técnica em 35 municípios das regiões Açu/Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste, e o outro com a Emater, que atende 16 municípios dos territórios do Sertão Central Cabugi e Seridó.
 
É de suma importância acompanhar as atividades benéficas que estão sendo feitas pelas entidades de assistência técnica, afinal, a secretaria é o órgão do estado responsável pelo Programa de Crédito Fundiário e por seus beneficiários”, ressaltou o secretário. A Terra Livre e a Emater ao longo do contrato estão realizando visitas técnicas, realizando capacitação, incluindo os beneficiários do Programa em políticas públicas voltadas para o meio rural, dando incentivo às atividades produtivas, bem como apoiando os favorecidos com o PNCF a renegociarem suas dívidas, caso tenham.
 
As duas entidades também estão efetuando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades rurais. Ao todo, a Emater já cadastrou 51 propriedades, e Terra Livre, 140. Além disso, estão elaborando o acesso das famílias ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

MAIS UMA! SECRETÁRIA DAS MULHERES DE TEMER É INVESTIGADA POR DESVIOS DE 4 MILHÕES DE REAIS

 O presidente em exercício Michel Temer nomeou a ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) para comandar a nova Secretaria de Políticas para Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça. A nomeação foi publicada na edicão desta sexta-feira (3) do "Diário Oficial da União".
 
 
Fátima Pelaes Michel Temer Amapá (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)
 
Pelaes (PMDB) é próxima a Temer e ocupava a presidência nacional do PMDB Mulher, um dos núcleos do partido. Já foi filiada ao PFL e ao PSDB.
 
Evangélica, a ex-deputada foi presidente da Frente Parlamentar da Família e Apoio à Vida, e defende posições mais conservadoras que as da antecessora no cargo, Eleonora Menicucci, que ocupou o cargo durante o governo Dilma Rousseff.
 
Fátima Pelaes é investigada na Justiça Federal por supostamente ter participado de um esquema que desviou R$ 4 milhões de verbas do Ministério do Turismo para capacitação de profissionais no Amapá. O esquema foi desvendado pela Operação Voucher, em 2011.
 
Em depoimentos à PF, pessoas ligadas a uma das entidades supostamente beneficiadas pelo esquema afirmaram que o dinheiro desviado do ministério seria entregue à deputada peemedebista, responsável pela emenda parlamentar que liberou os recursos para o convênio.
 
Ela nega participação no esquema e, à época da operação, colocou seus sigilos fiscal e bancário à disposição da Justiça.

PROMOTORA DE JUSTIÇA APURA AUSÊNCIA DE ACESSIBILIDADE EM PRÉDIOS PÚBLICOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotora de Justiça em substituição legal, Dra. Marília Regina Soares Cunha Fernandes, instaurou inquérito civil para apurar a oferta de acessibilidade nas repartições públicas, espaços e equipamentos urbanos da cidade de Carnaúba dos Dantas, com intuito de corrigir eventuais falhas por meio das reformas arquitetônicas pertinentes ou propositura das medidas judiciais cabíveis, com base na legislação protetiva à pessoa com deficiência.
 
O IC nº 013/2016 publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (02) foi instaurado após constatado, em visita de rotina a prédios públicos da cidade de Carnaúba dos Dantas, a existência de barreiras arquitetônicas (degraus, inexistência de rampas de acesso, soleiras altas, portas estreitas, etc.) e empecilhos diversos ao acesso por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida; inclusive na sede da Secretaria de Assistência Social do município.
A Promotora de justiça requisitou informações à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, a serem prestadas no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sobre:
1 – Quantidade total de repartições públicas existentes no Município, dentre edificações que abriguem secretarias municipais, unidades de saúde, órgãos de vigilância, sede da prefeitura, bibliotecas, museus, e demais unidades que realizem atendimento à população – com exceção dos estabelecimentos educacionais – devendo indicar se os respectivos edifícios atendem à normatização vigente acerca da acessibilidade a pessoas com deficiência, e se houve obras ou reformas recentes nesses locais;
b.2 – Adequação ou não dos logradouros públicos, espaços e equipamentos urbanos às normas técnicas de acessibilidade, visando garantir o pleno acesso a pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, comprovando, se possível, com registros fotográficos;
b.3 – Disponibilidade do ente municipal em sanar as irregularidades porventura constatadas, caso não haja adequação plena.

 

SOCIALITE “CHIFREIRA” QUE MANDOU ATIRAR EM AMANTE DO AMANTE É CONDENADA A MAIS DE 7 ANOS DE PRISÃO

O juiz Mauro Antony anunciou, na noite desta quinta-feira (02), a sentença dos réus envolvidos no "Caso Denise" após dois dias de julgamento. A socialite Marcelaine dos Santos Schumann foi condenada a 7 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto pela tentativa de homicídio de Denise Silva. Outros três réus também foram condenados. Edney Costa Gomes foi absolvido. O crime, motivado por ciúmes, ocorreu em 2014. A vítima sobreviveu e ficou com uma bala alojada no pescoço. Os condenados ainda deverão indenizar Denise com um total de R$ 18 mil.
 
 
Além de Marcelaine, eram réus: Rafael Leal dos Santos, o "Salsicha"; Charles Mac Donald Lopes Castelo Branco; Karen Arevalo Marques; Edney Costa Gomes.
 
 
 
 
Apontada como mandante do crime, Marcelaine foi condenada a 13 anos de prisão, mas teve a pena atenuada por ser ré primária e por ter confessado parcialmente o crime. A pena a ser cumprida em regime semiaberto foi estabelecida em 7 anos, 9  meses e 4 dias. Ela ainda terá que pagar indenização de R$ 7 mil para a vítima Denise.
 
Rafael foi condenado a 8 anos, dois meses e cinco dias de reclusão em regime fechado.
 
Karen foi condenada a 6 anos e 5 meses e 18 dias de prisão em regime semiaberto. Rafael e Karen terão que pagar indenização de R$ 3 mil, cada.
 
Charles Mac Donald deve cumprir pena em regime fechado por 8 anos, 2 meses e 5 dias. A multa a ser paga por Charles ficou estabelecida em R$ 5mil.
 
Edney foi absolvido. Emocionado, ele comemorou o resultado com familiares. “Estou muito feliz por ter sido absolvido e de não ter que voltar mais para aquele lugar horrível”, disse.
 
A tentativa de homicídio ocorreu em novembro de 2014 no estacionamento de uma academia no Centro de Manaus.
 
Denise estava dentro de um automóvel quando um homem se aproximou e atirou. Um dos tiros atravessou o vidro lateral e o projétil atingiu o pescoço.
 
Denise é casada com um advogado e Marcelaine com um publicitário, mas, segundo a denúncia que teve confirmação durante depoimentos no julgamento, ambas mantinham relacionamento amoroso com o empresário Marcos Souto, de 50 anos, que também é casado. Ele é apontado como o pivô do crime.
 
Do Blog: Um balaio de chifres! Uma chifreira brigando pelo amante, que tinha um caso com outra chifreira. É muito chifre!

TJRN REALIZA EDIÇÃO DO JUSTIÇA NA PRAÇA NESTA SEXTA-FEIRA, (03) EM PARELHAS

A comarca de Parelhas recebe nessa sexta-feira (3) edição do programa Justiça na Praça, realizado pelo Tribunal de Justiça do RN, por meio do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS). O município seridoense de 23 mil habitantes receberá os serviços do Judiciário e instituições parceiras durante todo o dia, das 8h às 17h, na Praça Arnaldo Bezerra, Centro.
 
O evento será aberto às 8h, com a celebração de casamento comunitário que formalizará a união civil de 84 casais. A juíza Fátima Soares presidirá o ato. Também estão agendadas 170 audiências, além do plantão jurídico, formado por magistrados, promotores e conciliadores para a resolução de conflitos e decisões judiciais apresentados pela população durante o evento. O plantão é acompanhado pelo atendimento jurídico gratuito prestado por advogados, defensores públicos e ABMCJ.
 
O Tribunal de Justiça levará os serviços da Ouvidoria, do NAPS, Noade, Novos Rumos, Justiça por Elas, Copegam e Pai Presente, possibilitando aos presentes conhecer ações do Judiciário em prol do combate à violência contra a mulher, reconhecimento de paternidade, combate às drogas, ressocialização de apenados, educação ambiental, entre outros.
 
Durante o evento em praça pública, a população também tem acesso à emissão de documentos, como carteira de identidade e CPF.
 
As diversas secretarias municipais de Parelhas estarão presentes com seus serviços, como atendimento médico, cadastro no programa federal do Minha Casa Minha Vida, dentre outros. O INSS estará presente para atendimentos sobre previdência.
 
Representantes das Forças Armadas também participam do Justiça na Praça, assim como o Corpo de Bombeiros, mostrando à população as suas atividades.

CRIMINOSOS DO RN POSTAM FOTOS EM REDE SOCIAL COM FUZIL AK-47 E ESPINGARDAS

Criminosos de Natal já não fazem questão de esconder o rosto e até posam para fotos com armas e drogas. Imagens postadas em redes sociais e que circulam no Whatsapp mostram cinco homens armados - um deles com um fuzil AK-47. Em uma das fotos há a sigla de uma facção criminosa e a palavra "Natal" escrita com munição.
 
 
Fotos com criminosos armados circulam nas redes sociais (Foto: Reprodução)
 
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou que tomou conhecimento do fato e que o serviço de Inteligência já está apurando a veracidade das informações. "A Sesed comunicou ainda que a Polícia Militar também está com operações em andamento intensificando o policiamento nas possíveis áreas onde as imagens foram captadas".
 
 
Fotos circulam nas redes sociais (Foto: Reprodução)
Por fim, a secretaria comunicou que em 2016 foram apreendidas cerca de 500 armas de fogo no Rio Grande do Norte.
 
O fuzil de assalto AK-47 surgiu na União Soviética em 1947 e é fuzil mais fabricado do mundo. É conhecido pela facilidade de produção em massa, operação e manutenção, além de estabilidade em baixas e altas temperaturas. De acordo com especialistas, o AK-47 tem a fabricação de baixo custo e pode disparar 600 tiros por minuto.
 
Fonte: G1/RN.

RAIO PODE TER MATADO 21 CABEÇAS DE NOVILHAS EM MG

Um raio durante uma forte chuva nesta quarta-feira (1º) pode ter causado a morte de 21 novilhas em Carmo da Cachoeira (MG). O prejuízo chegou a R$ 70 mil. De acordo com o dono da fazenda, Ademar de Barros, os animais foram encontrados mortos, no pasto, na manhã desta quinta-feira (2).
 
 
Raio pode ter matado 21 cabeças de novilhas em Carmo da Cachoeira, MG (Foto: Reprodução EPTV)
 
A suspeita é de que as novilhas, que pastavam próximas a uma área cercada por árvores, tenham sido eletrocutadas após serem atingidas por um raio, já que os animais não tinham nenhum tipo de ferimento visível.
 
 
Segundo o dono da fazenda, um veterinário deve fazer uma análise dos animais para saber qual foi a causa da morte. As novilhas eram da raça nelore e tinham 20 meses. Elas eram criadas para serem revendidas na região.

DILMA SABIA TUDO SOBRE PASADENA, AFIRMA CERVERÓ EM DELAÇÃO PREMIADA

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse em depoimento de delação premiada que a presidente afastada, Dilma Rousseff, sabia de todos os detalhes da compra da refinaria de Passadena, nos Estados Unidos, que trouxe prejuízo aos cofres da Petrobras.
 
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da presidente afastada informou que prestou informações sobre o caso de Pasadena à Procuradoria Geral da República em 8 de abril de 2014.
 
O teor das delações de Cerveró foi tornado público nesta quinta-feira (2), após retirada do sigilo do processo pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria Geral da República. Pelo acordo de delação, ele deixará a prisão no próximo dia 24 e se comprometeu a devolver mais de R$ 17 milhões em dinheiro desviado.
  
Em 2006, a Petrobras pagou US$ 360 milhões por 50% da refinaria (US$ 190 milhões pelos papéis e US$ 170 milhões pelo petróleo que estava em Pasadena). O valor é muito superior ao que foi pago um ano antes pela belga Astra Oil pela refinaria inteira: US$ 42,5 milhões. O preço levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas na negociação.
 
Segundo relato do depoimento de Cerveró no texto do acordo de delação, "Dilma Rousseff tinha todas as informações sobre a refinaria de Pasadena". O texto diz ainda "que o Conselho de Administração não aprova temas com base em resumo executivo; que o projeto foi aprovado na Diretoria Executiva da Petrobras numa quinta e na sexta o projeto foi aprovado no Conselho de Administração; que esse procedimento não era usual".
 
Em outro trecho, Cerveró diz "que não corresponde à realidade" a afirmativa de Dilma Rousseff de que somente aprovou a aquisição porque não sabia das cláusulas do contrato que trouxeram prejuízo à Petrobras.

ELÍDIO BUSCA MELHORIAS PARA A SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS

O prefeito Elidio Queiroz esteve em audiência com a secretária estadual de saúde, Dra. Eulália Albuquerque e o governador em exercício Fábio Dantas, para tentar conseguir recursos para a Saúde do município de Jardim de Piranhas. Elídio tentou viabilizar o custeio e manutenção do Hospital Geral Francisca Pereira Mariz, além de solicitar junto a SESAP, viaturas e mais medicamentos.



 
Acompanharam Elidio a secretária municipal de saúde, Dayse Queiroz, o coordenador da atenção básica George Pereira e o secretário de obras João Dutra.

Elidio deixou o gabinete da secretária bastante animado. “Fiquei muito feliz com nossa conversa, se a Sesap conseguir o que solicitamos para Jardim de Piranhas, as pessoas terão ainda mais qualidade na saúde do município”. Disse Elidio Queiroz.

PC PRENDE HOMEM QUE ESPANCOU CRIANÇA DE 3 ANOS NO INTERIOR DO RN

Uma equipe de policiais civis da Delegacia de Pendências, com o apoio do Conselho Tutelar do Alto do Rodrigues, prendeu Leonardo Xavier de Oliveira, 20 anos, suspeito de agredir brutalmente uma criança de três anos na cidade de Alto do Rodrigues, localizada na região do Vale do Assú, na tarde desta quinta-feira (02).
 
 


A polícia entrou em ação e prendeu Leonardo após a repercussão acerca do vazamento de imagens da criança machucada em redes sociais. A motivação das agressões do suspeito contra a criança é desconhecida, mas de acordo com investigações da polícia ele tinha um relacionamento com a mãe da vítima.

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS É APROVADO DURANTE PLENÁRIA DO CBH PPA

O Plano de Recursos Hídricos -PRH da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu foi aprovado por unanimidade na tarde desta quinta-feira (02/06) durante a 14ª Reunião Ordinária do Comitê. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Caicó, e contou com a presença da maioria dos membros do comitê e representantes da Agência Nacional de Águas. A Reunião Ordinária segue nesta sexta com outras discussões pertinentes aos recursos hídricos da bacia.
 
 

"O plano traz as principais questões a serem enfrentadas pela bacia, um prognóstico que inclui análise do aporte das águas São Francisco, e traz um plano de ações divididas em três partes: gestão, estudos complementares ao plano e projetos para viabilizar a estrutura hídrica estratégica na bacia. Esse plano está orçado para os primeiros cinco anos em cerca de 150 milhões de reais", disse Sérgio Ayrimoraes, Superintendente de Planejamento da ANA.

Após a aprovação pela plenária do comitê, o PRH da bacia deve iniciar a fase de execução com uma série de ações a serem executadas. "O comitê é o verdadeiro guardião do plano e cabe a ele, agora, uma ação política para que esse orçamento se materialize. Parte desses valores já estão previstos nos próprios órgãos, como por exemplo a transposição e outras ações do Igarn, da Aesa. Já outra parte desses valores vai depender dessas ações políticas do comitê para que os órgãos estaduais e federais disponibilizem em seus orçamentos", explicou Paulo Varela, diretor de gestão da ANA.

Uma das ações de destaque no plano é o gerenciamento hídrico dos reservatórios da bacia. De acordo com Paulo Varela, "essa ação é plenamente possível. Inclusive já está sendo feito esse gerenciamento. No plano essa situação representa os estágios hidrológicos, ou seja, quando o açude estiver sangrando pode ser usado em qualquer situação, mas se chegar a 80% vai acender uma luz amarela, chegar a 50% vai acender outra luz diferente. Para cada estágio desse nós vamos estabelecer regras de uso da água", finalizou. 

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO DIALOGA COM REPRESENTANTE DOS SERVIDORES ESTADUAIS

O governador em exercício Fábio Dantas recebeu representantes dos servidores do Estado, na tarde desta quinta-feira (2), para dialogar em torno da pauta de reivindicações dos trabalhadores que engloba diversas pastas. Os sindicatos e entidades representadas já fazem parte de um fórum que está em entendimento contínuo com o Gabinete Civil, por meio da titular Tatiana Mendes Cunha, que também participou do encontro.
 
 
 
 
Entre os assuntos, foi abordado o calendário de pagamentos dos servidores. Após apresentar a situação financeira precária do Estado, que motivou a alteração na data dos pagamentos, Fábio Dantas se comprometeu em rever o modelo adotado neste mês e adotar outra forma, possível aos cofres do Governo,  e que minimize danos aos trabalhadores. 
 
Nós estamos abertos ao diálogo com as categorias. Estamos trabalhando formas e propostas para incrementar o orçamento estadual, e até sairmos dessa crise continuaremos buscando a melhor forma de realizar estes pagamentos”, assinalou Fábio Dantas.
 

Também foi proposta pelos servidores a suspensão na tramitação do projeto da aposentaria complementar no Legislativo. Foi sinalizado pelo Governo que todo o projeto poderá discutido também com os trabalhadores e com a Assembleia.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...