3 de junho de 2016

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS É APROVADO DURANTE PLENÁRIA DO CBH PPA

O Plano de Recursos Hídricos -PRH da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu foi aprovado por unanimidade na tarde desta quinta-feira (02/06) durante a 14ª Reunião Ordinária do Comitê. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Caicó, e contou com a presença da maioria dos membros do comitê e representantes da Agência Nacional de Águas. A Reunião Ordinária segue nesta sexta com outras discussões pertinentes aos recursos hídricos da bacia.
 
 

"O plano traz as principais questões a serem enfrentadas pela bacia, um prognóstico que inclui análise do aporte das águas São Francisco, e traz um plano de ações divididas em três partes: gestão, estudos complementares ao plano e projetos para viabilizar a estrutura hídrica estratégica na bacia. Esse plano está orçado para os primeiros cinco anos em cerca de 150 milhões de reais", disse Sérgio Ayrimoraes, Superintendente de Planejamento da ANA.

Após a aprovação pela plenária do comitê, o PRH da bacia deve iniciar a fase de execução com uma série de ações a serem executadas. "O comitê é o verdadeiro guardião do plano e cabe a ele, agora, uma ação política para que esse orçamento se materialize. Parte desses valores já estão previstos nos próprios órgãos, como por exemplo a transposição e outras ações do Igarn, da Aesa. Já outra parte desses valores vai depender dessas ações políticas do comitê para que os órgãos estaduais e federais disponibilizem em seus orçamentos", explicou Paulo Varela, diretor de gestão da ANA.

Uma das ações de destaque no plano é o gerenciamento hídrico dos reservatórios da bacia. De acordo com Paulo Varela, "essa ação é plenamente possível. Inclusive já está sendo feito esse gerenciamento. No plano essa situação representa os estágios hidrológicos, ou seja, quando o açude estiver sangrando pode ser usado em qualquer situação, mas se chegar a 80% vai acender uma luz amarela, chegar a 50% vai acender outra luz diferente. Para cada estágio desse nós vamos estabelecer regras de uso da água", finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...